Os 23 Benefícios da Canela de Velho Para Saúde

Revisado por

NUTRIÇÃO - CRN6-MA 16199

Benefícios da Canela de Velho que poucos ainda conhecem. Além disso, a Canela de Velho, Miconia albicans, é uma planta muito comum no Nordeste brasileiro. Pertence ao gênero botânico Miconia, da família Melastomataceae, que tem diversas contribuições na medicina popular. Vale a pena você conhecer e, se tiver alguma inflamação dolorosa, experimentar.

canela de velhoA Miconia albicans é uma planta arbustiva (de 0,7 a 3 m de altura) também conhecida como quaresmeira-de-flor-branca, prima das outras quaresmeiras – de flor roxa e rosa – que já conhecemos. Mas, há outras plantas que são conhecidas como canela-de-velho portanto, é importante o nome científico para você saber o que está tomando. Para te ajudar na identificação correta, dê uma lida aqui.

Propriedades da Canela de Velho:

A planta pode ser usada, devido as suas propriedades anti-inflamatória, anti-nociceptivo, antioxidante, antimutagênica, tônica digestiva, antimicrobiana, antitumoral e hepatoprotetora, no tratamento de diversas doenças.

Entre elas, encontramos a artrose, artrite reumatoide, inflamação das articulações, além de poder ser usada na purificação do sangue e na redução dos radicais livres. Ela é conhecida, principalmente, por sua atuação no combate às dores das doenças articulares – eliminando a dor, o inchaço e a inflamação. Então, confira Os 23 Benefícios da Canela de Velho Para Saúde:

1. Auxilia nos Tratamentos Terapêuticos:

A Canela de Velho possui nutrientes que podem auxiliar em tratamentos terapêuticos como artrose, artrite reumatoide, fibromialgia, dores e inflamação das articulações, dores na coluna, bursite, redução de radicais livres, purificação do sangue, reumatismo, tendinite e muito mais.

2. Serve Como um Estimulante Sexual:

A planta ainda é conhecida por atuar como purificador sanguíneo, por agir contra os radicais livres e servir como potente estimulante sexual.

3. Canela de Velho Para Saúde Geral:

Esta incrível planta é uma planta anti-inflamatória, analgésica, antioxidante, antimicrobiana, antitumoral hepatoprotetora e também tônica digestiva, podendo assim ser muito benéfica para saúde geral de nosso corpo.

4. Ajuda no Tratamento da Artrose:

A artrose, também chamada de osteoartrite, é uma doença que ataca as articulações promovendo, principalmente, o desgaste da cartilagem que recobre as extremidades dos ossos, a Canela de Velho possui propriedades anti-inflamatórias que podem auxiliar na recuperação das cartilagens e ossos afetados, a Canela de Velho Combate dores e doenças articulares, eliminando a dor, o inchaço e a inflamação.

5. Ajuda na Purificação Sanguínea:

A Canela de Velho ainda é conhecida por atuar como purificador sanguíneo, por agir contra os radicais livres e servir como potente estimulante sexual.

6. Controla da Diabetes:

O chá da Canela de Velho faz bem para o aparelho circulatório e ajuda a controlar a diabetes, reduzindo a taxa glicêmica.

7. Ajuda no Alivio de Dores:

Os antigos afirmam que a Canela de Velho possui muitas propriedades que auxiliam na eliminação de dores, a Canela de Velho é aplicada desde os períodos mais remotos da humanidade para aliviar rapidamente os sintomas de doenças como artrite, artrose e outras inflamações gerais e nas articulações.

8. Auxilia nos Tratamentos Terapêuticos:

A Canela de Velho possui nutrientes que podem auxiliar em tratamentos terapêuticos como artrose, artrite reumatoide, fibromialgia, dores e inflamação das articulações, dores na coluna, bursite, redução de radicais livres, purificação do sangue, reumatismo, tendinite e muito mais.

9. Estimulante o Desempenho Sexual:

A Canela de Velho ainda é conhecida por atuar como purificador sanguíneo, por agir contra os radicais livres e servir como potente estimulante sexual.

10. Melhora a Digestão:

A Canela de Velho possui muitos nutrientes que atuam como tônico digestivo, por isso ela age contra doenças estomacais, intestinais como diarreia, gastrite, etc.

11. Beneficia a Saúde Geral:

A Canela de Velho é uma planta anti-inflamatória, analgésica, antioxidante, antimicrobiana, antitumoral hepatoprotetora e também tônica digestiva, podendo assim ser muito benéfica para saúde geral de nosso corpo.

12. A Canela de Velho Protege as Células Contra o Câncer:

O flavonoide, substância conhecida e valorizada por ser um poderoso antioxidante capaz de reduzir os radicais livres que causam danos à saúde, foi encontrado por pesquisadores na Miconia albicans, planta do cerrado conhecido popularmente como Canela de Velho.

Também presente em alimentos como as frutas vermelhas e até mesmo no vinho, uma das principais funções dos flavonoides é prevenir ou retardar o desenvolvimento de alguns tipos de câncer. A Miconia albicans mostrou ter propriedades antimutagênicas, ou seja, a planta é capaz de proteger as células contra danos no DNA, o que previne doenças como o câncer e má formação no desenvolvimento do organismo.

13. Possui Efeitos Analgésicos:

Estudos comprovam os efeitos analgésicos dos extratos (hexano, cloreto de metileno e etanol) obtidos a partir das folhas de Miconia albicans (Canela de Velho) utilizando o teste de contorção e os modelos de placas quentes para a dor em camundongos.

Os extratos de hexano e cloreto de metileno, administrados por via oral, produziu antinocicepção (redução na capacidade do cérebro perceber a dor) significativa no teste de contorção. Por outro lado, nenhum dos extractos teve um efeito significativo sobre o teste da placa quente, o fato que sugere que as substâncias presentes nas folhas da Canela de Velho também tem atividades analgésicas periféricas.

beneficios da canela de velho

14. Combate Dores nas Articulações:

Estudos comprovam que as folhas da Canela de Velho apresentam efeitos anti-inflamatório, proteção contra o desenvolvimento da neuropatia dolorosa, anti-nociceptivo (redução da capacidade de perceber a dor pelo cérebro), inibição da glicação protéica em diabetes. Também é de conhecimento popular seus efeitos contra doenças estomacais, intestinais e das dores articulares (artrose, artrite).

15. Benefícios da Canela de Velho no Alívio de Dores no Corpo:

Os mais velhos principalmente em regiões afastadas principalmente áreas rurais conhecem e fazem uso dessa planta Canela de Velho a muito tempo. Pois já conhecem seus benefícios da Canela de Velho a anos. Seus benefícios anti-inflamatórios e antioxidantes ajudam no tratamento não só da artrose mas de dores de origem inflamatórias causada por oxidação celular.

Outros Benefícios da Canela de Velho Para Saúde:

Contraindicações da Canela de Velho:

Não há relatos de efeitos colaterais causados pela Canela de Velho. Entretanto, aconselha-se tomar por um período inicial de testes durante 15 dias, podendo o a ingestão do mesmo se estender, dependendo de como reagir o organismo do usuário, por até 60 dias. Também é importante consultar a opinião de um médico à respeito do uso dessa infusão.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

Os 30 Benefícios do Suco de Ameixa Para Saúde

Os 22 Benefícios do Chá de Aroeira Para Saúde