Os 10 Benefícios da Berinjelinha Para Saúde

Saiba Mais Sobre Os 10 Benefícios da Berinjelinha Para Saúde!

Revisado por

Bioquímica Farmacêutica pela USP

Especialista do Dr. Saúde

Os 10 Benefícios da Berinjelinha Para Saúde aprenda agora, sobre todos os benefícios desse vegetal para saúde. Além disso, embora a Berinjela seja um vegetal muito popular, poucas pessoas realmente conhecem os poderosos benefícios da Berinjelinha para a saúde.

Berinjelinha ou Beringelinha para os nossos irmãos portugueses, é um vegetal muito apreciado na culinária mundial. Originária da China, foi introduzida pelos árabes na Europa durante a Idade Média e provavelmente pelos espanhóis no Novo Mundo.

berinjelinha

Berinjelinha ou mini Berinjela e Berinjela baby, é um vegetal muito nutritivo pois é rico em vários nutriente para a saúde. Além disso, os benefícios da Berinjelinha podem ser aproveitados por todos, pois esse vegetal pode ser encontrado facilmente e pode ser consumido de varias formas.

A Berinjelinha é um legume rico em vitaminas (principalmente a B5) e sais minerais como cálcio, fósforo, ferro e fibras. Ela é famosa, principalmente, por combater o colesterol. Embora a ela seja um vegetal muito popular, poucas pessoas realmente conhecem os poderosos benefícios da Berinjelinha para a saúde.

Berinjelinha ou Beringelinha para os nossos irmãos portugueses, é um vegetal muito apreciado na culinária mundial. Originária da China, foi introduzida pelos árabes na Europa durante a Idade Média e provavelmente pelos espanhóis no Novo Mundo.

A Berinjelinhas muito pequenas, de coloração muito roxa, que cabe, na palma da mão. Seus benefícios para o organismo são os mesmos que a Berinjela comum, ou seja, rica em vitaminas e sais minerais. Seu uso é indicado principalmente no preparo de conservas.

Benefícios da Berinjelinha Para Saúde:

1. Reforça a Memória:

É comum nos preocuparmos com a saúde do corpo e até mesmo do cérebro. Mas por ser abstrata, esquecemos que a memória também pode ser melhorada com a prática de uma boa alimentação. Por ser rica em vitaminas do complexo B, a Berinjelinha contribui para a melhoria de diferentes atividades no corpo, dentre elas a memória e força muscular.

2. Mantém os Ossos Saudáveis:

O cálcio contido na Berinjelinha proporciona diversos benefícios para o osso saudável. Isso ajuda na formação óssea e funciona com fósforo para fortalecimento do osso e os dentes.

3. Auxilia na Digestão:

A Berinjelinha é incrivelmente eficiente para quem tem problemas com o intestino. Mesmo que seja intestino preso ou ao relacionado a diarreia. A Berinjelinha regula o intestino e melhora a digestão por seu alto teor de fibras. Também possui efeito diurético, evitando assim a retenção de líquidos.

4. Ajuda na Prevenção da Pré-Eclâmpsia Durante a Gravidez:

O magnésio presente na Berinjelinha ajuda na prevenção da pré-eclâmpsia durante a gravidez. O magnésio tem a capacidade de relaxante muscular, cujo pode prevenir a pré-eclâmpsia.

5. Ajuda a Emagrecer:

A água do legume, misturada ao limão, é responsável por acelerar o metabolismo, desintoxicar o fígado e combater a fome. A liberação da saponina durante o tempo de maturação da bebida contribui para a destruição da gordura corporal.

6. Combater o Câncer:

Concentrado em seu extrato, contém certas enzimas que têm a capacidade de combater o câncer. A acetogenina contida na folha pode ter propriedades anticancerígenas. Muitos estudos têm pesquisado este benefício para curar o câncer em todo o mundo.

7. Previne Doenças do Coração:

A antocianina, um fitoquímico presente na casca do legume atua na redução do colesterol ruim (LDL) no sangue. A presença das fibras também contribui para a prevenção, já que auxiliam na diminuição da absorção de colesterol pelo intestino.

8. Protege o Sistema Nervoso:

A Berinjelinha contêm vitaminas do complexo B, incluindo tiamina, riboflavina, niacina e vitamina B6, cujo tem a capacidade de proteger o sistema nervoso. Caso sinta sintomas como formigamento, dormência ou dor, você deve comer esse vegetal para reduzir esses sintomas. Eles aumentarão o sistema imunológico também.

9. Controla a Diabetes:

A Berinjelinha possui um grande teor de fibras, como dito anteriormente. Para exemplificar, em cada 100g do legume, 2,9g são de fibras. Esta vantagem torna um importante aliado no controle de diabetes, já que ao entrar em contato com a água no estômago, as fibras solúveis criam uma “capa” em torno da comida e dificultam a absorção de açúcar.

beneficios da berinjelinha

10. Controla a Pressão Sanguínea:

A Berinjelinha contêm ômega 3, um ácido gordo essencial, que proporciona a produção de hormônios para controlar a contração e relaxamento da parede das artérias. Caso esse mecanismo esteja indo bem, a pressão arterial pode ser controlada para o nível normal.

Efeitos Colaterais da Berinjelinha:

A Berinjelinha crua contém quantidade significativa de solanina, uma substância que pode provocar graves distúrbios intestinais. Mas esse perigo desaparece rapidamente por meio do cozimento.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

Deixe seu Comentário

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Byanca Stefany

Sou graduada em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal do Piaui (UFPI), com pós graduação em Fármaco e Medicamentos pela Universidade de São Paulo (USP) mestrado também pela Universidade de São Paulo (USP) na área de Tecnologia Bioquímica Farmacêutica e Doutoranda pela Universidade de São Paulo (USP) na área de Farmácia Fisiopatologista e Toxicologia. Atualmente Trabalho na área de Análise Clinicas, e tambèm atuo no Instituto de Pesquisa de Ciência, tecnologia e Qualidade (ICTQ) e exerço a função de Editor no site "Dr. Saúde".

beneficios do mana cubiu

Os 20 Benefícios do Maná Cubiu Para Saúde

Agnus Castus – Origem, Benefícios e Como Usar!