Os 30 Benefícios da Malva Para Saúde

Revisado por

Bioquímica Farmacêutica pela USP

Especialista do Dr. Saúde

Os 30 Benefícios da Malva Para Saúde são essenciais para saúde do seu corpo. Além disso, pertencente à família Malvaceae, possui o nome científico Malva sylvestris. Suas flores pedem medir entre 0,5 a5 cm, com pétalas brancas ou rosas; suas folhas são palmadas e alternadas. Originária da Europa, a planta foi disseminada primeiramente para locais tropicais e temperados da Ásia e África.

Inicialmente era muito utilizada para fins ornamentais, como o enfeite de jardins, residências e comércios, pois a beleza de suas flores chamava a atenção de terceiros. Com o passar do tempo, porém, descobriu-se que além de ser utilizada para fins decorativos, a planta malva também poderia ser consumida e, ainda, propiciar diversos benefícios ao organismo humano.

beneficios da malva

Tomada em infusão é ligeiramente laxativa e expectorante; usa-se em cataplasmas contra picadas de abelhas, mosquitos e queimaduras. Combate inflamações intestinais, dor de estômago e garganta, obstipação, artrite e gota. As folhas, aplicadas exteriormente, servem contra inflamações, úlceras e abcessos.

Os banhos com folhas de malva trituradas em água tonificam a circulação e purificam o sangue. Em infusão aliviam problemas respiratórios. Duas colheres de flores em infusão são extraordinárias para combater a tosse, e em gargarejos reduzem as inflamações de gengivas e garganta. As folhas são um potente germicida e sedativo natural.

De folhas pequenas cresce junto a cercas, em beiras de caminhos, em ruínas e escombros, porém sempre em lugares, frequentados pelo homem. Se por acaso aparece, uma vez ou outra, longe de habitações humanas, pode estar certo de que em outros tempos ali existiu uma casa de agricultor. De folhas grandes e outras variedades podem ser encontradas de preferência nos jardins e nas hortas.

Malva de folhas pequenas é uma planta mais ou menos rasteira e com base ligeiramente lenhosa. As folhas se sustentam em talos muito compridos, são redondas e denteadas. Suas pequenas flores são de cor que varia entre rosa-pálido e violeta. Sua fruta tem a forma de queijinhos, e, por isso, no país Basco são chamadas de “gasnabedarr”, “erva-queijeira”.

Valor Nutricional da Malva:

O que faz a malva ser tão benéfica para saúde, são as vitaminas que ela possui como vitamina A, vitamina B1, vitamina B2 e vitamina C, flavonoides, mucilagem e carotenos. Assim, entre suas maiores propriedades, é antioxidante, importante para combater os radicais livres.

Benefícios da Malva Para Saúde:

1. Contem Efeito Terapêutico:

Devido ao alto teor de mucilagem, o chá Malva ajuda a aliviar a inflamação e a irritação da boca. A planta também é útil de sua ação expectorante e supressora da tosse. Além disso, a planta contém taninos nas folhas e flores, que podem previvir a dor do estômago, relaxar os espasmos intestinais e aliviar a pele irritada.

2. Regula a Pressão Sanguínea:

Ela também é rica em potássio e cálcio, substâncias que ajudam o nosso corpo a manter a frequência cardíaca e a pressão arterial estáveis.

3. Benefícios da Malva Para dor de Ouvido:

Para aliviar a dor e a inflamação da orelha, ferva 4 colheres de chá de Malva em 1 xícara de água. Despeje a fermentação em uma pequena tigela à prova de calor e segure a orelha sobre ela até o líquido esfriar.

4. Alivia Dores Menstruais:

A Malva também é muito usada para combater os sintomas da menopausa e regular o ciclo menstrual. Especialmente durante o período de TPM.

5. Possui Efeitos Anti-Envelhecimento:

O impacto que a Malva pode usar no corpo é impressionante. Na verdade, para aqueles preocupados com o envelhecimento muito rápido , ou verifique o espelho todos os dias para rugas, use um gel ou creme com como ingrediente e mantenha sua pele parecendo jovem e rejuvenescida!

6. Melhora a Digestão:

Ela possui substâncias que ajudam a regular o sistema digestivo, aliviando dores de estômago e infecções intestinais.

7. Malva Para Inflamação do Peito:

Aplique comprimas quentes de chá de Malva para ferir os peitos. O efeito anti-inflamatório da compressa pode ser aumentado pela adição de 5 gotas de quiinácea e 5 gotas de tintura de arnica na mistura de chá.

8. Rica em Vitamina K:

A Malva é rica nessa vitamina, que é responsável pelo bom funcionamento de vários processos de nosso corpo, especialmente a coagulação do sangue. Sem contar que ela também ajuda os ossos e é eficaz na prevenção de pedras nos rins.

9. Benefícios da Malva Para Doenças Respiratórias:

Se você sofre de congestionamento torácico ou condição respiratória, então, usar Malva é uma ótima ideia. Não só pode aumentar a expectoração, que pode limpar as vias respiratórias, mas também acalma a garganta e as glândulas devido aos seus aspectos anti-inflamatórios.

10. Propriedades Antivirais:

Muitas culturas usam a Malva para aplacar doenças oportunistas, que podem causar desde resfriados até sinusites, asma, gripes e enxaquecas.

11. Malva Para Inflamação Vaginal:

Uma ducha pode ajudar a dissolver o muco e reduzir a descarga, Ajudando a regeneração do revestimento da vagina e reduzindo a inflamação. Não duche se você acredita que você tem levedura ou outra inflexão vaginal ou gravidez grávida.

12. Efeito Calmante:

O chá da erva é famoso por combater o estresse e a ansiedade, produzindo um efeito calmante que ajuda também na luta contra a insônia. O que aumenta o bem-estar do corpo de uma forma geral.

13. Malva Para Proteção do Sistema Imunológico:

Com base nos primeiros benefícios para a saúde, Malva também pode impulsionar o sistema imunológico, evitando que infecções bacterianas e outros agentes estrangeiros afetem essas áreas feridas. Isso também pode ser alcançado através do consumo de folhas, sementes e suplementos.

14. Malva Para Saúde Digestiva:

É uma dessas ervas maravilhosas que podem ajudar a melhorar sua digestão geral e também muitos problemas específicos com seu sistema digestivo.

15. Benefícios da Malva Para Alívio da Dor:

Um dos usos comuns de Malva é como um analgésico, particularmente em aplicações tópicas. Se você foi ferido ou ferido de alguma forma na sua pele, você pode aplicar as folhas sob a forma de uma cataplasma na área afetada.

malva

Outros Benefícios da Malva Para Saúde:

  • A propriedade antioxidante do chá de Malva auxilia, principalmente, no combate dos radicais livres que estamos expostos;
  • A sementes de Malva é uma fórmula antiga para promover a saúde digestiva;
  • Se você sofre com úlceras ou gastrites, então temos outro efeito benéfico do chá;
  • O óleo essencial ajuda a estimular a secreção de sucos digestivos importantes, como a bile no estômago;
  • Com propriedade cicatrizante, o chá de Malva ajuda a evitar infecções;
  • Desencadeia o peristaltismo e facilita o movimento dos alimentos através do trato digestivo;
  • Por possuir efeito diurético, o chá de Malva faz com que o organismo elimine muito mais urina durante o dia;
  • Assegura o fluxo adequado de bile, sucos gástricos e ácidos no estômago;
  • Por conta de sua propriedade laxativa, é indicada para pessoas que sofrem com prisão de ventre;
  • Felizmente, a diabetes tipo 2 pode ser gerenciada com boas escolhas de estilo de vida e dieta;
  • Quem possui problemas respiratórios ou pulmonares pode usufruir dos benefícios promovidos pela ação expectorante do chá;
  • Juntamente com outras ervas, como alecrim e orégano, inibem efetivamente certas enzimas que melhoram a tolerância à insulina;
  • Usada como gargarejo ou bochecho (com o chá no estado morno a gelado), serve como alívio para aftas;
  • Especialmente o seu óleo essencial é um excelente remédio para aliviar sentimentos de estresse e ansiedade;
  • Também contém uma quantidade decente de cálcio, que é vital para a saúde óssea.

Efeitos Colaterais da Malva:

Algumas pessoas pensam que um produto natural não possui contraindicações, mas não é verdade. O chá de malva, assim como muitos outras plantas não pode ser utilizados por todas as pessoas.

Os 25 Benefícios do Chá Mate Para Saúde

Beta Sitosterol – Fontes, Benefícios e Deficiência