Quercetina – Fontes, Benefícios e Efeitos Colaterais

Revisado por

Formado em Medicina Geral pela USP!

Especialista do Dr. Saúde

Quercetina – Fontes, Benefícios e Efeitos Colaterais dessa proteína usada como suplemento por atletas equem frequenta academia. Além disso, os antioxidantes são de extrema importância na manutenção da saúde em geral. Devido à sua capacidade de combater os radicais livres no corpo, que são precursores de doenças devastadoras.

Os antioxidantes também são responsáveis ​​pela fixação de moléculas danificadas, inibindo a produção de radicais metálicos. Proporcionando um efeito de “escudo” e estimulando a expressão gênica e a produção endógena de antioxidantes.

quercetinaA Quercetina é um dos antioxidantes que podem proporcionar esses benefícios para a saúde. Por isso muitos não estão familiarizados com seus efeitos no corpo.

Leia para saber o que é a Quercetina, seus usos e benefícios, as várias fontes de alimentos. Deste antioxidante e as possíveis complicações que podem surgir se você tomar suplementos de Quercetina.

O que é a Quercetina?

A Quercetina é um antioxidante que pertence a uma classe de substâncias vegetais solúveis em água chamadas flavonóides, presentes em certas frutas e vegetais .

A Quercetina também está disponível em forma de suplemento, como comprimidos ou cápsulas. Às vezes, a Quercetina é embalada com bromelina, uma enzima encontrada no abacaxi, porque ambos dizem ter propriedades anti-inflamatórias. Outras formas de Quercetina incluem hesperidina-metil-calcona (HMC) ou Quercetina chalcona.

Ao procurar suplementos de Quercetina, diz-se que o diidrato tem a “melhor biodisponibilidade aparente”, seguido por glicosídeos, aglicona e rutinoside.

No entanto, a pesquisa tem, na verdade, uma ressalva importante relacionada à Quercetina di-hidratada – sua baixa biodisponibilidade oral.

Se a Quercetina di-hidratada já é considerada a “melhor biodisponibilidade”, então o que ela diz sobre a quantidade de Quercetina presente em outros suplementos?

Assim, em vez de depender de suplementos para aumentar os níveis de Quercetina do seu corpo, aconselho-o a verificar as seguintes fontes alimentares que contêm quantidades substanciais deste antioxidante.

Alimentos Ricos em Quercetina:

Cebolas vermelhas e cascas de maçã podem ser as fontes mais conhecidas de Quercetina, mas também há muitos outros alimentos que contêm muita Quercetina.

Se você está tentando aumentar sua ingestão deste poderoso antioxidante, não se esqueça de incluir os seguintes 9 alimentos em sua dieta:

1. Alcaparras:

Quando se trata das melhores fontes naturais de Quercetina, é difícil superar as alcaparras: esses botões comestíveis contêm 234 miligramas de Quercetina por 100 gramas. Isso é seis vezes a quantidade encontrada em cebolas vermelhas!

2. Cebolas

Junto com cascas de maçã que vamos falar mais tarde, as cebolas estão entre as mais conhecidas fontes alimentares de Quercetina. Entre a família das cebolas, as cebolas vermelhas são, de longe, a melhor fonte de Quercetina, com uma porção de 100 gramas fornecendo 39 miligramas desse poderoso flavonóide.

3. Sabugueiro

As bagas de sabugueiro são altamente valorizadas pelos seus benefícios para a saúde em muitos países europeus.

Estas bagas negras azedas são particularmente conhecidas pelas suas propriedades antioxidantes extremamente fortes, que têm sido largamente atribuídas ao seu elevado teor de compostos fenólicos, como as antocianinas e a Quercetina. Os sabugueiros contêm 27 miligramas de Quercetina por 100 gramas.

4. Couve:

A próxima comida na nossa lista é a couve superfood . Kale contém 23 miligramas de Quercetina por 100 gramas, que é sete vezes a quantidade encontrada em brócolis, outro vegetal de Brassica que muitas vezes é apontado como uma boa fonte de Quercetina.

5. Quiabo:

O quiabo geralmente não aparece nas listas de alimentos recomendados para pessoas que querem aumentar a ingestão de Quercetina, talvez porque não seja tão amplamente consumido como alimentos como cebolas e maçã. No entanto, com 21 miligramas de Quercetina por 100 gramas, o quiabo definitivamente ganhou seu lugar nesta lista das melhores fontes de Quercetina.

quercetina beneficios6. Cascas de Maçã:

Com 19 miligramas de Quercetina por 100 gramas, as cascas de maçã são uma excelente fonte deste poderoso flavonóide. A carne de uma maçã, pelo contrário, fornece apenas pequenas quantidades de Quercetina.

7. Cranberries:

Cranberries são ainda outro exemplo de uma baga rica em Quercetina, e com 15 miligramas de Quercetina por 100 gramas, eles não estão muito longe de bagas aronia.

Para obter o máximo de benefícios, escolha cranberries frescos: eles contêm mais Quercetina do que seus equivalentes secos e adoçados.

8. Espargos:

Quando se trata das melhores fontes vegetais, o aspargo está bem no topo da lista depois das cebolas, couve e quiabo.

Mas exatamente quanto Quercetina essas lanças encantadoras contêm? Segundo a análise, 100 gramas de espargos cozidos (ou 6 lanças de tamanho médio) contém 15 miligramas de Quercetina.

9. Bagas de Goji:

Bagas de goji secas são um alimento popular entre os entusiastas de alimentos saudáveis ​​que continuam elogiando seu teor excepcionalmente alto de pró-vitamina A e ferro.

Mas acontece que essas superberries também são embaladas com Quercetina, com bagas de goji secas fornecendo miligramas desse poderoso antioxidante.

Usos da Quercetina:

A Quercetina é conhecida por seu potencial para abordar as condições do coração e dos vasos sanguíneos, como aterosclerose, altos níveis de colesterol, doenças cardíacas e problemas circulatórios. Também pode ajudar a resolver:

  • Diabetes,
  • Cataratas,
  • Febre dos fenos,
  • Úlcera péptica,
  • Esquizofrenia,
  • Inflamação,
  • Asma,
  • Gota,
  • Infecções virais causadas por influenza (A e B, e H1N1, H3N2 e H5N1), hepatite e dengue de camundongo e hepatite B e C,
  • Síndrome de fadiga crônica (CFS),
  • Infecções crônicas da próstata,
  • Disfunção circulatória,
  • Transtornos do humor.

A Quercetina pode melhorar o desempenho atlético, a saúde óssea e a resposta imunológica, ajudar a prevenir a fadiga. Aumentar os níveis de energia e reduzir o tempo de recuperação. Como mencionado anteriormente. A Quercetina tem propriedades antioxidantes que podem eliminar os radicais livres no organismo. O que pode danificar as membranas celulares, adulterar o DNA e desencadear a morte celular.

Os pesquisadores também sugeriram que pode ser usada contra alergias. Por isso,  ajudando a reduzir sintomas como coriza, olhos lacrimejantes, urticária e inchaço da face e dos lábios.

Estudos em tubos de ensaio mostraram que a Quercetina pode funcionar como um anti-histamínico, impedindo que as células imunológicas liberem histaminas ou substâncias químicas que causam reações alérgicas.No entanto, ainda não há evidências que mostrem que esse efeito funciona em humanos.

Também foi sugerido que a Quercetina tem efeitos potenciais para a perda de peso, particularmente ao exercer múltiplos efeitos diretamente no tecido adiposo, quando tomado isoladamente ou em combinação com resveratrol e genisteína .

A Quercetina pode prevenir o acúmulo de gordura na maturação de células de gordura humana em cultura, ao mesmo tempo em que inibe a maturidade de novas células adiposas e desencadeia apoptose ou morte celular programada em células de gordura existentes.

A Quercetina também pode bloquear a absorção de glicose do sangue, privando as células gordurosas da matéria-prima que elas precisam produzir.

Benefícios da Quercetina Para Saúde:

Além disso, vamos explorar um pouco mais para ver exatamente como a Quercetina beneficia nossa saúde!

1. Propriedades Anti-Inflamatórias:

A Quercetina exibe um certo número de anti-inflamatórios propriedades, de uma forma semelhante que a aspirina pode reduzir a inflamação e dor associada. Por isso Inibe certas vias químicas de gerar a inflamação.

Isso torna a Quercetina capaz de reduzir a dor da artrite, da gota, do reumatismo e da inflamação geral que as pessoas sofrem de resfriados, febres, dores musculares e esforços.

2. Sistema Cardiovascular Saudável:

Uma série de estudos mostrou que a Quercetina está associada a uma menor taxa de mortalidade e incidência de ataque cardíaco para indivíduos que ingeriram regularmente o flavonóide antioxidante.

Por isso a maior parte dessa propriedade de proteção parece vir da capacidade da Quercetina de reduzir a quantidade de placa nos vasos sanguíneos e nas artérias, eliminando o colesterol LDL, também conhecido como “colesterol ruim”.

Além disso, estudos têm conectado quantidades reduzidas de colesterol LDL com uma diminuição na aterosclerose, ataques cardíacos e derrames.

quercetina alimentos ricos

3. Diabetes Administrado

A Quercetina demonstrou ter várias qualidades de um inibidor da aldose redutase . Alguns dos problemas que ocorrem em pacientes diabéticos são devidos à via do sorbitol, onde altas concentrações de glicose são transformadas em frutose e sorbitol.

Isso pode resultar em glaucoma, catarata e várias complicações neurais. É um inibidor da aldose redutase, por isso evita esta transformação massiva e ajuda a gerir os problemas que os doentes diabéticos enfrentam frequentemente.

4. Tratamento da asma

A Quercetina funciona como um broncodilatador e reduz a quantidade de produtos químicos de reação inflamatória ou alérgica no corpo.

Portanto, a Quercetina pode reduzir a gravidade dos ataques de asma que reagem a esses produtos químicos e também reduzir várias formas de congestão que não estão relacionadas à asma.

5. Prevenção de Câncer

Talvez o aspecto mais importante seja sua grande atividade antioxidante. A Quercetina, como outros flavonóides, procura os radicais livres no corpo e neutraliza-os antes que possam danificar os sistemas corporais.

Mais notavelmente, os antioxidantes reduzem o risco de câncer. A Quercetina foi associada a uma redução nos cânceres de pâncreas, próstata, colorretal e de pele. Os estudos estão em andamento, mas esse flavonoide parece um dos mais importantes combatentes naturais do câncer encontrados em alimentos comuns.

6. Pressão arterial

Geralmente associada à saúde cardiovascular, a hipertensão afeta milhões de pessoas em todo o mundo a cada ano. Por isso tem mostrado a capacidade de reduzir a pressão arterial e eliminar as complicações tão frequentemente associadas a essa doença.

Como uma substância vasodilatadora, anti-inflamatória e antioxidante Por isso, a Quercetina ajuda a saúde do seu coração a partir de vários ângulos diferentes.

7. Qualidade Anti-alérgica

Esse Flavonoide freqüentemente usado em tratamentos de alergia. Por isso, uma vez que antioxidantes com estruturas semelhantes à Quercetina reduzem a quantidade de histaminas liberadas quando uma via alergênica é estimulada.

A redução das histaminas significa uma quantidade reduzida de sintomas. E a Quercetina foi especificamente associada a sinais reduzidos de eczema, urticária e febre do feno.

8. Aumenta o Vigor

Você pode achar surpreendente, mas o consumo regular de Quercetina não apenas melhora a condição de sua saúde, mas pode aumentar sua resistência também.

Especialistas confiam neste flavonóide quando se trata de resistência aumentada e é por isso que muitas vezes é sugerido aos atletas.

É extremamente nutritivo, pois é extraído de vegetais e frutas naturais. Se você está procurando algo que possa ajudar a aumentar sua resistência naturalmente, comece a tomar a Quercetina 

na forma de frutas e legumes.

9. Controla a Pressão Arterial

A hipertensão arterial é uma porta para muitas outras doenças. Portanto, é essencial tomar precauções que normalizem a pressão arterial, impedindo novos problemas de saúde.

Além disso, a maneira mais rápida e fácil de estabilizar o aumento da pressão arterial é substituir alimentos. Esses alimentos processados ​​e oleosos por vegetais frescos e frutas naturalmente carregadas de Quercetina.

Além disso, suplementos de alta potência não são necessários, mas apenas consumindo uma dieta saudável. Por isso, você pode combater problemas de pressão arterial e melhorar a saúde cardiovascular.

10. Promove a Saúde da Pele

Sua pele é uma parte delicada e sensível do seu corpo, que requer cuidado e proteção extra. Muitos dermatologistas sugerem diferentes tratamentos para a pele e suplementos para mantê-lo impecável e jovem.

Mas você não precisa gastar dinheiro extra em algo naturalmente disponível. De acordo com nutricionistas, comer uma dieta cheia de Quercetina, que geralmente é baseada em folhas verdes; outros vegetais e smoothies de frutas frescas também podem contribuir para a pele jovem.

Nutre sua pele naturalmente e aumenta sua aparência também. Sendo um antioxidante, a Quercetina tem a capacidade de combater fatores que promovem o envelhecimento precoce.

quercetina o que eEfeitos Colaterais da Quercetina:

Embora a Quercetina seja geralmente considerada segura. Por isso, ela pode apresentar efeitos colaterais como dor de cabeça, desconforto no estômago e formigamento das extremidades.

A evidência inicial sugere que um subproduto pode levar a uma perda da função da proteína.

Doses muito altas  podem levar a danos nos rins, e os que tomam devem tomar intervalos periódicos.

Mulheres grávidas ou lactantes e pessoas com doença renal não devem tomar Quercetina. E em doses superiores a 1 g por dia, pode causar danos nos rins.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Osmar Junior Costa

Sou formado em medicina pela USP no ano de 2012, com especialização em Clínico Geral. Atuo na área de estudo e orientação inicial de doentes; Coordenação de exames de saúde regular; Diagnóstico e tratamento de grande parte das doenças de adultos; Acompanhamento e tratamento de doentes crônicos; Orientação de pacientes que apresentam quadros complexos, com patologias raras e múltiplas, juntamente com a participação de outros especialistas, quando for necessário; Integração final de dados clínicos e exames complementares, decorrentes da observação dos pacientes por outro especialista.

Atualmente sou Clinico Geral residente no Hospital Regional de Cotia e Editor no site "Dr. Saúde" onde tenho participação com comentários, e criação de artigos relacionados a saúde.

beneficios do louro

Os 32 Benefícios do Louro Para Saúde

Os 40 Benefícios do Chá de Valeriana Para Saúde