Fosfatidilserina – Fontes, Benefícios e Deficiência

Revisado por

Graduado em Ciências da Nutrição!

Especialista do Dr. Saúde

Fosfatidilserina – Fontes, Benefícios e Deficiência que hoje vamos aprender no nosso artigo de hoje. Alem disso, a fosfatidilserina é um fosfolipídeo essencial, que faz parte da constituição das membranas celulares e tem papel fundamental na formação dos neurônios.

Fosfatidilserina

As membranas das células são basicamente constituídas por uma dupla camada fosfolipídica, ou seja, de lipídeos que contém grupos fosfatos.

Os grupos fosfatos ficam voltados para o exterior e para o interior da célula, em contato com o meio aquoso, enquanto os lipídeos formam a parte lipofílica no interior da membrana.

Há ainda proteínas, receptores, transportadores e cadeias de carboidratos que ficam dispersos na membrana ou ancorados à ela, formando um complexo sistema que ao mesmo tempo separa a célula do meio externo e permite seu contato com o tecido ao qual pertence, com os nutrientes e sinalizadores do meio.

A fosfatidilserina se encontra na camada interna dessa membrana e a maior concentração no organismo é encontrada no tecido cerebral.

Após conhecer o que é a fosfatidilserina, vamos entender para que serve e qual seu papel no organismo.

Fontes de Fosfatidilserina:

Nosso organismo é capaz de sintetizar a fosfatidilserina necessária ao suprimento das membranas celulares, porém com o tempo essa capacidade vai sendo reduzida.

Além disso, como o fosfolipídeo está presente nos alimentos, uma boa parte do que precisamos é obtida diretamente da alimentação.

Os alimentos que contém fosfatidilserina são carnes bovinas, aves e peixes, porém é mais abundante no cérebro e vísceras como fígado e rins. Uma fonte vegetal significativa é o feijão branco.

Há ainda a disponibilidade na forma de suplementos alimentares, que no início eram feitos a partir de cérebro de bovinos, porém, devido ao risco de transmissão de doenças, como por exemplo a encefalopatia espongiforme bovina (conhecida como doença da vaca louca), passaram a ser obtidos a partir de lecitina de soja.

Entretanto, nenhum caso da doença foi reportado por consumidores do produto de origem animal.

Benefícios da Fosfatidilserina:

os benefícios impressionantes que a Fosfatidilserina concede. Se você deseja que sua vida mude, o ideal é aumentar essa substância no seu corpo.

Extingue a Depressão:

Embora nem todo mundo tenha depressão, hoje em dia um número significativo de pessoas desenvolve a doença.

Isso ocorre quando a Fosfatidilserina é pouco estimulada, fazendo com que seu nível se torne bastante baixo.

É importante manter a porcentagem desta substância alta no organismo para evitar desenvolver qualquer problema de saúde.

Afasta o Estresse:

Uma das outras coisas que a Fosfatidilserina faz é nada mais e nada menos do que dizer adeus ao estresse.

Quando estamos em situações que consideramos estressantes, o hormônio chamado cortisol é o responsável por produzir os sintomas do estresse no organismo.

Deficiência de Fosfatidilserina:

Aquela perda de memória que chega com a idade já pode ser combatida com uma suplementação adequada.

A fosfatidilserina promete melhorar os lapsos de memória e a capacidade mental.

Utilizada no combate ao efeitos do avanço da idade, do estresse e para melhorar a memória e concentração, a fosfatidilserina é uma substância fundamental para a saúde mental e já é empregada no tratamento de muitas doenças.

Apesar de não ser a resposta para todos os problemas do sistema nervoso, que é extremamente complexo, ela pode ser uma excelente aliada da sua saúde com o passar dos anos, que trazem experiência, mas que, infelizmente, também podem deixar marcas na nossa capacidade mental e cognitiva.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

Os 30 Benefícios da Amora Para Saúde

abacaxi beneficios

Os 40 Benefícios do Abacaxi Para Saúde