Os 30 Benefícios da Manjerona Para Saúde

Revisado por

Bioquímica Farmacêutica pela USP

Especialista do Dr. Saúde

Os 30 Benefícios da Manjerona Para Saúde são essenciais para saúde do seu corpo. Além disso, uma das ervas medicinais mais conhecidas pela medicina popular é a manjerona. Nativa da Europa, ela cresce em praticamente todos os cantos do planeta. Tem um aroma agradável e forte, seu nome científico Origanum Majorana L, significa felicidade nas montanhas.

Ela é composta por dois princípios ativos, constituídos por tanino e óleo essencial, que possuem propriedade medicinais conhecidas desde a antiguidade. Veja os benefícios que o chá de manjerona pode trazer para sua saúde.

manjerona

É um pequeno arbusto bianual, em alguns locais é perene, com uma raiz principal muito ramificada, podendo crescer até 25 cm de altura, aromática e silvestre, que cresce a beira dos caminhos e nos terrenos baldios, seu caule é ramificado.

Possui pequenas folhas ovais e esbranquiçadas com pequenas flores, brancas ou púrpuras, com um cálice com cinco dentes e crescem em corimbos. Seus frutos são ovais e lisos, com cheiro aromático. As folhas da manjerona tem natureza pequena e seu formato é oval. Não chega a tingir mais do que 50cm de altura. Essa planta possui flores de cor branca, o seu caule é bem fino, mas bastante firme.

A manjerona é uma planta originária da Europa de nome científico Origanum majorana que possui propriedades medicinais. De cheiro forte, vem sendo enquadrada nos últimos anos na classe dos superalimentos por trazer uma série de efeitos positivos para a saúde.

É uma planta muito conhecida, principalmente por ser uma planta bastante cheirosa. Seus nome científico é Origanum majorana. Pode ser cultivada em qualquer período do ano. Essa planta não se adequa muito bem aos climas mais frios.

Valor Nutricional da Manjerona:

Rica em minerais, vitaminas e outras propriedades, as Manjeronas atuam em diversos segmentos da saúde humana. Entre seus principais componentes nutricionais estão o ferro, cálcio, fósforo e potássio. Contem ainda vitamina C, vitamina A e vitaminas do complexo de B.

Benefícios da Manjerona Para Saúde:

1. Promove a Saúde Muscular:

A Manjerona combater a fraqueza dos músculos, aliviar cãibras e espasmos. Para usufruir dessas vantagens é possível fazer um suco, trata ainda a depressão, o estresse e outros problemas associados ao sistema nervoso.

2. Regula a Pressão Sanguínea:

Ela também é rica em potássio e cálcio, substâncias que ajudam o nosso corpo a manter a frequência cardíaca e a pressão arterial estáveis.

3. Melhora o Sistema Imunológico:

A Manjerona ajuda a neutralizar os radicais livres e, com isso, fortalece o nosso organismo, prevenindo-o de dores de cabeças e resfriados, por exemplo. Outros dois benefícios é que ela combate o envelhecimento precoce das células e ainda ajuda na cicatrização de ferimentos.

4. Alivia Dores Menstruais:

A manjerona também é muito usada para combater os sintomas da menopausa e regular o ciclo menstrual. Especialmente durante o período de TPM.

5. Ajuda a Acabar Com a Anemia:

Graças a junção do ferro com a vitamina C, potencializa a absorção do mineral no organismo, a Manjerona é fundamental para combater a anemia. Além disso, são um dos nutrientes mais importantes para o bem estar do nosso organismo.

6. Melhora a Digestão:

Ela possui substâncias que ajudam a regular o sistema digestivo, aliviando dores de estômago e infecções intestinais.

7. Excelente Fonte de Ferro:

A Manjerona é uma rica fonte de ferro, o que reduz o risco de nascimento prematuro do bebê. Reduz a extensão da dor do trabalho em mulheres grávidas. Também é conhecido por aumentar a produção de leite em mulheres grávidas e lactantes.

8. Rica em Vitamina K:

A manjerona é rica nessa vitamina, que é responsável pelo bom funcionamento de vários processos de nosso corpo, especialmente a coagulação do sangue. Sem contar que ela também ajuda os ossos e é eficaz na prevenção de pedras nos rins.

9. Promove a Saúde do Cérebro:

O consumo regular de Manjerona também é bom para o crescimento do bebê. Também ajuda no desenvolvimento do cérebro do feto.

10. Propriedades Antivirais:

Muitas culturas usam a manjerona para aplacar doenças oportunistas, que podem causar desde resfriados até sinusites, asma, gripes e enxaquecas.

11. Manjerona Para Saúde da Pele e Cabelo:

A polpa da Manjerona funciona como um hidratante natural, pois é rica em vitamina A. Ela pode ser utilizada para tratar problemas de pele e cabelo, pois o seu interior, branco e cremoso, é um poderoso balsamo.

12. Efeito Calmante:

O chá da erva é famoso por combater o estresse e a ansiedade, produzindo um efeito calmante que ajuda também na luta contra a insônia. O que aumenta o bem-estar do corpo de uma forma geral.

13. Benefícios da Manjerona Para Saúde da Gravidez:

A Manjerona contribui para uma gestação saudável, ajudando no desenvolvimento do cérebro e do sistema nervoso do bebê. Além disso, esta fruta previne os sintomas da gravidez, como náuseas e vômitos, minimiza a dor no parto e ajuda na produção de leite materno.

14. Manjerona Para Saúde Digestiva:

A Manjerona é uma dessas ervas maravilhosas que podem ajudar a melhorar sua digestão geral e também muitos problemas específicos com seu sistema digestivo.

15. Repele de Insetos:

Formigas e mais formigas em sua casa? Coloque a polpa da Manjerona para secar e esmague-a para formar um pó. Misture o pó com água e deixe repousar uns dias. Agora é só colocar seu repelente nos lugares preferidos das formigas e elas vão embora.

beneficios da manjerona

Outros Benefícios da Manjerona Para Saúde:

  • É rica em fibras, que ajudam no combater a prisão ventre e regular funcionamento do intestino;
  • A sementes de Manjerona é uma fórmula antiga para promover a saúde digestiva;
  • Além de saciar a fome por mais tempo e auxiliar na eliminação de toxinas do corpo;
  • O óleo essencial ajuda a estimular a secreção de sucos digestivos importantes, como a bile no estômago;
  • Ajuda na perda de peso. Isso ocorre porque o consumo de nozes aumenta a saciedade e aumenta o metabolismo;
  • Desencadeia o peristaltismo e facilita o movimento dos alimentos através do trato digestivo;
  • Promove a saúde dos seus ossos e dentes. Este mineral também é vital para o crescimento e reparação das células e tecidos;
  • A Manjerona assegura o fluxo adequado de bile, sucos gástricos e ácidos no estômago;
  • Uma folha de Manjerona umedecida ou folhas machucadas, colocada na testa e nas fontes, são usadas para provocar o sono e aliviar a enxaqueca;
  • Felizmente, a diabetes tipo 2 pode ser gerenciada com boas escolhas de estilo de vida e dieta;
  • O consumo regular também ajuda a combater a fraqueza muscular;
  • A Manjerona juntamente com outras ervas, como alecrim e orégano, inibem efetivamente certas enzimas que melhoram a tolerância à insulina;
  • O ácido elágico possui propriedades antiproliferativas que inibem a ligação do ADN à certos carcinógenos;
  • A Manjerona especialmente o seu óleo essencial é um excelente remédio para aliviar sentimentos de estresse e ansiedade;
  • Também contém uma quantidade decente de cálcio, que é vital para a saúde óssea.

Efeitos Colaterais da Manjerona:

Esta erva é contraindicada em casos de gestação e lactação. Antes de iniciar qualquer tratamento, natural ou não, busque sempre a orientação de um médico de confiança.

Os 20 Benefícios do Chá de Goji Berry Para Saúde

Os 25 Benefícios do Chá de Cevada Para Saúde