Benefícios do Chás

Os 20 Benefícios do Chá de Erva Mate Para Saúde

Os Benefícios do Chá de Erva Mate Para Saúde que você talvez você desconheça. Além disso, o Chá de Erva Mate possui uma grande variedade de nutrientes. Estudos têm demonstrado a versatilidade desse planta que pode ser uma grande aliada da saúde. O Chá de Erva Mate é muito consumido no país, seja quentinho em um dia frio no inverno ou gelado em uma tarde quente de verão, seu sabor único e delicioso traz muitos benefícios à nossa saúde.

Chá de Erva Mate

Rico em cafeína, estimula a atividade mental e física. Suas vitaminas e nutrientes são muitas, também é muito usado no mundo dos cosméticos, pois é também uma excelente aliada da beleza, suas propriedades antioxidantes ajudam a proteger a pele da radiação solar e o efeito anti-inflamatório aliviando as queimaduras do sol.

Para algumas pessoas seu uso deve ser controlado ou até evitado, é o caso dos hipertensos e pacientes com doenças cardiovasculares, pessoas nervosas e com insônia pois contêm alto índice de cafeína e isso pode agravar esses problemas.

Valor Nutricional da Erva-mate:

O Chá de Erva Mate contém vários nutrientes. Além de ser uma boa fonte de polifenóis, xantinas, cafeol e saponinas. Também possui minerais que contém Zinco, Crómio, Potássio, Cobre, alumínio, Ferro, Manganês e níquel. O Chá de Erva Mate também contém vitaminas que incluem a Vitamina C, Vitamina B1 e Vitamina B2. Então, confira Os 20 Benefícios do Chá de Erva Mate Para Saúde:

1. Fortalece o Coração:

Em um dos estudos realizados pela USP em São Paulo, foi observado que seus polifenóis ajudam a prevenir a aterosclerose, que é o acúmulo de gordura nas artérias.

2. Elimina a Fadiga e o Cansaço:

O Chá de Erva Mate é rico em alcaloides, principalmente a cafeína, o Chá de Erva Mate tem a capacidade de ajudar na eliminação da fadiga, diminui também o cansaço mental.

3. Melhora a Digestão:

O Chá de Erva Mate possui propriedades digestivas, laxativas, combatendo a constipação intestinal, depois de um belo almoço de domingo ou aquele churrasco tomar Chá de Erva Mate ajuda na digestão e também no bom funcionamento do intestino.

4. Combate Pedras nos Rins:

O Chá de Erva Mate deve ser tomado muito quente, ele pode ajudar muito no bom funcionamento dos rins, promovendo a eliminação de líquidos, o que o torna perfeito para combater quem tem retenções e inchaços. O Chá de Erva Mate tem excelente efeito diurético.

5. Previne o Diabetes:

Pode diminuir o índice de glicose no sangue quando consumido frequentemente.

6. Ajuda na Regeneração de Celular:

O Chá de Erva Mate é um grande aliado no processo de regeneração celular, o que se dá por conta da forte presença de bioativos, esses bioativos, ajudam na manutenção e renovação de nossas células.

7. Estimula na Atividade Física:

Ele é perfeito para quem pratica exercícios físicos regularmente, dá mais energia e “ esquenta” o corpo ajudando na regeneração das células e músculos.

8. Elimina o Colesterol Ruim:

O Chá de Erva Mate ajuda a diminuir a glicose no sangue. Os compostos fenólicos agem inibindo uma enzima responsável pela síntese de glicose no fígado diminuindo assim o colesterol ruim, também diminuem a capacidade do receptor de glicose no intestino provocando a menor absorção de açúcar.

9. Auxilia na Perda de Peso:

O Chá de Erva Mate acelera o metabolismo e aumenta o gasto calórico, isso aumenta a queima de gordura auxiliando assim no emagrecimento.

10. Inibidor de Apetite Natural:

De acordo com estudos da University of Surrey, em Guildorf, Inglaterra, o chá mate age como um inibidor de apetite natural, devido à lentidão de esvaziamento gástrico que promove.

11. Acelera o Metabolismo:

Segundo o American Journal of Clinical Nutrition, o aumento do gasto energético e a oxidação de gorduras em humanos são outros benefícios do chá mate.

Chá de Erva Mate

Outros Benefícios do Chá de Erva Mate Para Saúde:

  • Acelera o metabolismo – o que ajuda a emagrecer;
  • Aliviam tensão muscular, cólicas e cansaço;
  • Previnem alguns tipos de câncer;
  • Mantêm o colesterol sob controle;
  • Promovem o bom funcionamento do sistema nervoso;
  • Elas são antioxidantes;
  • Ativam as enzimas digestivas;
  • Promovem o metabolismo dos carboidratos e das proteínas;
  • Ajuda na regularidade intestinal;
  • Fortalecem ossos e músculos;
  • Previnem doenças cardiovasculares.

Receita do Chá de Erva Mate Para Saúde:

INGREDIENTES

  • 2 colheres de sopa de chá mate;
  • 1 litro de água;
  • 10 colheres de sopa de açúcar;
  • 2 limões.

MODO DE PREPARO

  • Coloque o chá mate para ferver com a água;
  • Quando a mistura adquirir uma cor escura, desligue o fogo;
  • Coe e espere esfriar;
  • Coloque no liquidificador o açúcar e o suco dos limões;
  • Quando o chá estiver frio acrescentar ao liquidificador também e bater bastante;
  • Coloque na geladeira por uma hora e sirva com cubos de gelo.

MODO DE USAR

Como Consumir o Chá de Erva Mate:

O chá mate possui cafeína assim como os refrigerantes de cola e o café, por isso funciona como estimulante e é indicado nos momentos de fadiga e de estados depressivos. O consumo deve ser feito com cuidado, e gestantes e pessoas com graves problemas cardíacos só devem consumir o chá após autorização médica.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.