Benefícios das Plantas

Lítsea Cubeba – Origem, Benefícios e Como Usar!

Lítsea Cubeba – Origem, Benefícios e Como Usar as suas propriedades medicinas para tratar varias doenças. Alem disso, a litsea cubeba é uma pequena árvore do continente asiático, sendo cultivada principalmente na China e na Malásia.

Litsea Cubeba

Também conhecida como may chang ou pimenta chinesa, esta planta possui folhas e flores com um aroma comparável ao de limão e os seus frutos são como pimenta.

Do processo de destilação de suas folhas, é obtido um óleo essencial utilizado na medicina chinesa tradicional há quase um século.

Devido às suas propriedades medicinais, o óleo essencial de lítsea cubeba vem sendo utilizado na prática da Aromaterapia e outros tratamentos alternativos.

Benefícios da Lítsea Cubeba:

Os principais componentes químicos da planta, responsáveis por seus benefícios e pelo seu aroma doce e cítrico com fragrância de fruta com um leve tom floral são o geraniol, linalol, cineol, limoeno e sabineno.

A planta e seu óleo possuem propriedades antissépticas, antidepressivas, adstringente, estimulante, relaxante e tonificante da pele.

Pode ser usada para combater as dores musculares provenientes do estresse, além de minimizar problemas do sistema respiratório por ser considerado um bronco dilatador com ação antisséptica e antiviral.

É usada ainda na medicina oriental como um medicamento natural para estabilização da frequência cardíaca e para regulagem da pressão arterial.

Além disso, quando usada na pele, fortalece-a regulando a produção de óleo e, consequentemente, atuando na redução e controle de acnes e eczemas.

Além disso, pode ser usada ainda em massagens para melhorar a aparência das celulites e também como um perfume relaxante que deve ser aplicado antes de meditações.

O óleo da planta age ainda como repelente natural que deve ser usado em uma ou duas gotas em velas aromáticas ou loções para o corpo.

Propriedades Terapêuticas da Lítsea Cubeba:

Os principais usos da lítsea cubeba estão relacionados às suas seguintes propriedades terapêuticas:

Dicas de Como Usar:

Existem diversas aplicações para o óleo essencial de litsea cubeba. Confira algumas sugestões de uso a seguir:

  • Aromatizante do Ambiente: O óleo essencial da planta pode ser utilizado em aromatizadores elétricos ou “réchauds” cerâmicos com vela. Basta colocar um pouco de água e pingar 1 gota para cada 3 metros cúbicos;
  • Compressas: Utilizar de 2 a 3 gotas em compressas úmidas, fria ou quente;
  • Inalação no Banho: Pingar até 5 gotas do óleo no canto do box e inalar durante o banho;
  • Escalda Pés: Dilua 6 gotas do óleo em 1 colher de chá de óleo vegetal ou álcool de cereais.
  • Adicione em 4 litros de água (quente no inverno e fria no verão).

Precauções e Contraindicações:

O contato do óleo pode acabar causando irritações em peles mais sensíveis, por isso é importante usá-lo em baixas concentrações.

Use sempre diluído e mantenha fora do alcance de crianças e animais.

Procure sempre orientação médica antes de iniciar um tratamento com um medicamento, mesmo que este seja natural.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.