Os 40 Benefícios do Caroço de Pequi Para Saúde

Revisado por

NUTRIÇÃO - CRN6-MA 16199

Benefícios do Caroço de Pequi que poucas pessoas ainda conhece. Além disso, proveniente do cerrado brasileiro, o pequi é um fruto muito popular nos estados do Goiás e Minas Gerais. De cor amarela e aroma e sabor bem característicos, o fruto que possui o nome científico de Souari Nut (Caryocar brasiliense) não costuma agradar a todos os paladares, mas com certeza é sinônimo de amor à primeira vista para muitas pessoas que gostam de experimentar gostos exóticos, principalmente as que moram nas regiões de origem.

caroço de pequiGeralmente, o pequi é consumido na forma crua ou cozida, junto a outros alimentos, como frango e arroz, e inclusive em diferentes tipos de receitas gastronômicas típicas mineiras e goianas. Depois de sua popularização, o fruto também ganhou um óleo, que é usado para substituir o óleo de cozinha comum no preparo de vários alimentos.

Valor Nutricional do Caroço de Pequi:

Além de seu sabor e aroma, o fato é que o Caroço de Pequi possui uma rica composição nutricional, que pode fazer muito bem à nossa saúde. Entre os seus nutrientes podemos citar a vitamina A, vitaminas do complexo B (vitamina B1, vitamina B2 e vitamina B3), vitamina C, minerais como cobre, sódio, potássio, magnésio, ferro e fósforo, além de fibras, proteínas, carboidratos, ácidos linoleico e oleico, carotenoides e ácidos graxos monoinsaturados. Então, confira Os 40 Benefícios do Caroço de Pequi Para Saúde:

1. Controla a Pressão Sanguínea:

Outro benefício importante do consumo de pequi que pode ajudar a proteger o coração de problemas é o controle da pressão sanguínea.

Por conter minerais como o potássio em sua composição, que possuem efeitos anti-inflamatórios, o fruto pode auxiliar no alívio da tensão sobre os vasos sanguíneos, ajudando-os a relaxar, o que resulta em um aumento do fluxo sanguíneo e melhora da pressão sobre o coração.

2. Alivia Dores Musculares:

Vários estudos mostraram que o consumo de pequi, especialmente na dieta de atletas e praticantes de atividades físicas regulares, também pode ajudar a combater inflamações nos músculos articulações, algo muito comum após treinos muito intensos. Além disso, pacientes que sofrem com artrite e outras condições inflamatórias também podem se beneficiar dos efeitos do fruto e aliviar as dores no corpo.

3. Melhora a Visão:

O Caroço de Pequi é uma excelente fonte de vitamina A e antioxidantes, como é o caso do betacaroteno e dos carotenoides, que podem fazer muito bem às nossas células oculares por combater os radicais livres.

4. Faz Bem Para a Pele:

Graças ao alto teor de vitamina A e tecoferol presentes em sua composição, o Caroço de Pequi também pode ser usado pelas vaidosas de plantão para cuidar da saúde e beleza da pele. Esses nutrientes possuem propriedades antioxidantes poderosas, que podem proteger essas regiões dos danos causados pelos radicais livres, como manchas, rugas, linhas de expressão, sulcos e outros sinais do envelhecimento do precoce, além de auxiliar na melhor cicatrização de feridas, lesões e eczema.

5. Melhora a Digestão:

O Caroço de Pequi é um fruto rico em fibras, nutrientes presentes na maioria dos legumes e frutas. Por isso, ele também pode ser muito útil para melhorar a digestão, já que atua no bom funcionamento geral do nosso sistema digestivo. Portanto, ao incluir o fruto na sua rotina alimentar, você pode ficar livre de problemas como a prisão de ventre, diarreias, inchaços, cólicas e diarreias.

6. Faz Bem Para o Cabelo:

Como falamos no decorrer desse artigo, uma das inúmeras formas de usar o pequi é na sua versão em óleo. O óleo de pequi é muito utilizado na culinária em substituição ao óleo de cozinha tradicional, mas também é uma ótima opção para cuidar dos nossos cabelos, principalmente se os fios estiverem muito danificados.

7. Rica Fonte de Potássio:

A mistura de vitaminas e minerais, incluindo potássio, bem como os efeitos anti-inflamatórios dos ácidos naturais encontradas no fruto, pode ajudar a aliviar a pressão sobre os vasos sanguíneos e relaxar eles, aumentando desse modo o fluxo sanguíneo e aliviando a pressão sobre o coração. A inflamação pode causar constrição dos vasos sanguíneos, o que pode agravar ainda mais problemas de coração, como colesterol entupimento.

8. Possui Ação Anti-flamatório:

Um estudo realizado em atletas exclusivamente com a dieta de pequi, constatou-se que a inflamação geral das articulações e músculos foram reduzidas após os treinamentos. O que é potencialmente explicado pelos altos níveis de compostos anti-inflamatórios encontrado no pequi. Isso poderia ser uma solução natural para as pessoas que sofrem de artrite e outras condições inflamatórias.

9. Fonte de Vitamina A:

O Caroço de Pequi é uma boa fonte de vitamina A, e como você deve saber, o beta-caroteno é um dos derivados da vitamina A. O teor de carotenóides de pequi é alto, e estes atuam como antioxidantes, especificamente nas células oculares. Isso significa que, ao comer o fruto do pequi e outros alimentos ricos em carotenóides, podemos melhorar a visão, impedindo a degeneração macular e catarata que muitas vezes são causados pelos radicais livres.

10. Possui Propriedades Antioxidante:

óleo essencial de Pequi pode ser extraído das nozes/ sementes dentro do mesocarpo da fruta pequi. Este óleo essencial é frequentemente incluído em xampus e hidratantes tradicionais no Brasil, mas está começando a ganhar terreno no mercado internacional também.

beneficio do caroço de pequi

Além disso, o elevado teor de tocoferol e de vitamina A em pequi significa que a pele e o cabelo é protegida devido às propriedades antioxidantes destes compostos.

Consumir pequi pode manter sua pele de mostrar defeitos, melhorar a cicatrização, adicionar um brilho rico para a sua pele, e prevenir os sinais de envelhecimento prematuro. Ele também tem sido tradicionalmente usado para o tratamento de eczema e lesões cutâneas.

11. Fontes Ricas de Fibra:

A fibra é uma parte importante de a grande maioria das frutas e legumes, e pequi não é excepção. Os altos níveis de fibra encontrados em pequi ajuda a melhorar a sua saúde digestiva por adicionar volume ao seu banco e reduzir a ocorrência de constipação, flatulência, cólicas e diarreia. Fibra também ajuda a eliminar o excesso de colesterol “ruim” do seu sistema, melhorando ainda mais sua saúde cardíaca.

12. Remédio Natural Para Asma:

Pequi pode ser uma solução natural para asma, extraia o óleo do fruto. Coloque de 3 à 5 gotas sobre as refeições, duas vezes por dia.

13. Benefícios do Caroço de Pequi é Ótimo na Prevenção do Câncer:

Estudos mostram que uma dieta rica em alimentos antioxidantes, como o Benefícios do Pequi, pode prevenir diversos tipos de câncer. Isso porque eles combatem os radicais-livres, compostos que levam a processos de degeneração dos tecidos do corpo, além de causarem mutações que podem levar ao câncer.

14. Benefícios do Pequi Para Combater o Envelhecimento Precoce:

Os radicais-livres também são responsáveis pelo envelhecimento da pele, portanto consumir alimentos ricos em antioxidantes, como o pequi, é benéfico para evitar o envelhecimento precoce e melhorar a elasticidade da pele.

15. Benefícios do Caroço de Pequi Contem Betacaroteno:

O Benefícios do Pequi tem um teor elevado de carotenoides que funcionam como antioxidantes e ajuda a combater os radicais livres. Previne a degeneração muscular e ajuda a manter a saúde dos olhos

16. Benefícios do Caroço de Pequi é uma Boa Fonte De Vitaminas:

O Benefícios do Pequi é uma boa fonte de vitamina A, e como você deve saber, o beta-caroteno é um dos derivados da vitamina A. O teor de carotenoides de pequi é alto, e estes atuam como antioxidantes, especificamente nas células oculares.

17. Benefícios do Caroço de Pequi é Bom Para Hidratar o Corpo:

O Benefícios do Caroço de Pequi também pode ser usado para hidratar a pele, além disso, o Benefícios do Pequi ajuda Acelera o processo de cicatrização de feridas e aumenta a hidratação. Benefícios do Pequi e Um Bom

18. Benefícios do Caroço de Pequi Contem Substância Aromática:

O aroma do Benefícios do Pequi parece um óleo de coco, mas faz você se sentir fresco e enérgico. Você pode aplicá-lo em seus cabelos ou usá-lo como um óleo de massagem, que fornece cheiro aromático.

19. Benefícios do Caroço de Pequi Para Eliminar Bactérias:

O Benefícios do Pequi também pode ser usado como uma substância antibacteriana, pois é capaz de matar micróbios e bactérias nocivas.

20. Benefícios do Caroço de Pequi Para Massagem Corporal:

Se uma boa massagem corporal é o que você quer, então o Benefícios do Pequi é o que você deve usar! Basta misturar óleo de coco, alecrim e óleo extra virgem com algum óleo de pequi. Agora use esta mistura para uma massagem corporal. Você também pode aplicar isso no rosto com algodão. Lembre-se de lavar após 20 minutos.

21. Grande fonte de vitamina E:

O óleo de pequi fornece uma grande quantidade de vitamina E, que é muito importante para nosso organismo. Existem muitas pessoas que precisam desse tipo de vitamina, pois a falta dela pode causar problemas como: infertilidade, queda de cabelo e rachadura na unha, problema no sistema imunológico e facilidade em contrair vírus e bactérias.

22. Ácidos Graxos Monoinsaturados:

Por conter uma grande quantidade de ácidos graxos monoinsaturados, o Caroço de Pequi se for consumido frequentemente pode ajudar a nos proteger de doenças cardíacas e manter o coração saudável por diminuir o nível de colesterol ruim.

23. Combate o Estresse Oxidativo:

Geralmente os atletas costumam sofrer com estresse físico e isso faz com que a produção de radicais livres seja maior. O óleo do pequi ajuda a melhorar o estresse oxidativo, a inflamação muscular e evita os danos no DNA.

beneficios do caroço de pequi

24. Combate os Radicais Livres:

Por conter antioxidantes, o pequi ajuda a combater os radicais livres.

25. Pode Ajuda No Tratamento do Lupos e Diabetes:

Como os antioxidantes combatem os radicais livres, pesquisas estão sendo desenvolvidas para provar que o extrato do pequi pode ajudar no tratamento da diabetes e do lupos que concentram grandes quantidades de radicais livres.

26. Serve Para Fazer Massagem:

O produto também é considerado um ótimo óleo para ser utilizado em sessões de massagem. Ele é aromático, apresentado um cheiro similar ao óleo de coco, e faz com que a pessoa sinta-se fresca e energizada.

Uma sugestão de receita de óleo para massagem é misturar o óleo de pequi com óleo de coco, azeite de oliva extra virgem e óleo de alecrim. Depois, é só fazer a massagem ou aplicar a mistura com o auxílio de um algodão e lavar-se após 20 minutos.

27. Benefícios do Caroço de Pequi Para Menstruação:

Folhas de pequi são usadas na fabricação de decoção que é usada como chá regulador menstrual. Isso pode ser atribuído à presença de fitoestrógenos presentes em folhas de pequi.

Outros Benefícios do Caroço de Pequi Para Saúde:

  • Isso acalma a pele quebrada, seca, problemática e danificada;
  • Isso ajuda a condicionar e nutrir os cabelos, restaurar os cabelos sem vida e reduzir o
  • frizantes;
  • Ele auxilia na cicatrização de cicatrizes, mostrando manchas e também evita sinais
  • prematuros de envelhecimento;
  • É usado para tratar lesões cutâneas e eczema;
  • Mantém a elasticidade da pele e também alivia as manchas da idade;
  • Isso ajuda a prevenir os sintomas da psoríase, como a escala e a secura;
  • Ele iguala o tom de pele e alisa as rugas e as linhas;
  • É usado para curar os problemas da pele, como psoríase, pele rachada e eczema;
  • Ele suaviza as unhas frágeis se aplicado aos pés e às mãos;
  • É usado como tratamento para dermatofitoses leves;
  • Este óleo reduz o nível de colesterol total e o colesterol LDL nos homens;
  • Poderia curar doenças cancerosas, como os sarcomas;
  • Abaixa a inflamação e a pressão sanguínea.
Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Ana Karolynne Goncalves

Sou graduada no curso de Nutrição pela Universidade Federal de Maranhão (UFMA), do CRN6-MA 16199, com Mestrado na área da Nutrição Clínica com relação ao metabolismo, prática e terapia nutricional, realizado também na Universidade Federal de Maranhão (UFMA). Atualmente trabalho no campo de pesquisa sobre a Qualidade e Inovação em Alimentos, e também atuo como editor no site Dr. Saúde, utilizando todo meu conhecimento para trazer qualidade de vida para nossos leitores.

Os 20 Benefícios do Óleo de Incenso Para Saúde

Os 20 Benefícios do Óleo de Cipreste Para Saúde