Os 30 Alimentos Ricos em Vitamina A

Revisado por

NUTRIÇÃO - CRN6-MA 16199

Os Alimentos Ricos em Vitamina A que devemos consumir sempre. Além disso, a Vitamina A também conhecida como Retinol, exerce um papel essencial na saúde da visão, no fortalecimento do sistema imune, nas funções reprodutivas e no crescimento de diversos órgãos, incluindo dentes, pele e cabelos.

Por estimular a produção de colágeno, atuar na renovação celular e ter propriedades antioxidantes, os Alimentos Ricos em Vitamina A oferecem benefícios no combate à acne e ao envelhecimento precoce. Além disso, devido à capacidade de atenuar os danos causados pelos radicais livres, que oxidam o DNA celular, a Vitamina A tem uma função importante no combate a diversos tipos de câncer.

VITAMINA A

A ingestão diária recomendada de Vitamina A é de 900 microgramas (mcg) para os homens, 700 mcg para as mulheres e 300 a 600 mcg para crianças e adolescentes. A Vitamina A pode ser encontrada nos Alimentos de origem animal, na forma de retinoides, e naqueles de origem vegetal, na forma de carotenoides, que inclui o betacaroteno. Confira a seguir, quais são Os 30 Alimentos Ricos em Vitamina A:

1. Espinafre:

Além de ser rico em outros nutrientes, o espinafre também é uma boa fonte de Vitamina A.

2. Batata Doce:

Além de conter potássio, este alimento fornece uma boa quantidade de Vitamina A.

3. Mangas:

As Mangas são uma excelente opção de Alimentos Ricos em Vitamina A, pois a cor amarela já denuncia que ela possui betacaroteno.

4. Cenoura:

A cenoura é rica em betacaroteno, substância que se transforma em Vitamina A no organismo. Este alimento ajuda a reduzir o risco de câncer e retarda o envelhecimento.

5. Fígado:

O sabor do fígado não é agradável para muitas pessoas, mas este alimento fornece uma boa quantidade de Vitamina A.

6. Couve:

O Couve é uma ótima opção de Alimentos Ricos em Vitamina A, pois a cada 100g de seu consumo, contém cerca de 750 mcg.

7. Damascos Secos:

Os Damascos secos são uma ótima opção para uma dieta e um excelente Alimento Rico em Vitamina A.

8. Brócolis:

O brócolis é um alimento vegetal com alto teor de Vitamina A. A quantidade deste vegetal da família do repolho é de 800 mg. por 100 gramas.

Alimentos Ricos em vitamina a

9. Mamão:

Esta deliciosa opção para alimentar-se no café da manhã, possui alto nível de betacaroteno e por esta razão consiste numa excelente fonte de Vitamina A.

10. Pimentão Vermelho:

O pimentão vermelho também não poderia deixar de estar na lista dos Alimentos Ricos em Vitamina A.

11. Agrião:

Uma deliciosa salada de agrião também é grande fonte de betacaroteno, sendo rapidamente absorvido pelo organismo e transformado em Vitamina A.

12. Ervilha:

A ervilha faz um prato saboroso para muitas refeições, e eles são um ótimo complemento para uma dieta saudável, além de ser mais um dos Alimentos Ricos em Vitamina A.

Outros alimentos:

Deficiências da vitamina A:

A deficiência deste nutriente é identificada por meio de um exame de dosagem de Retinol sérico. A deficiência da Vitamina A pode causar uma série de problemas de saúde Como:

  • Cegueira noturna;
  • Ressecamento da escalera (parte branca) e córnea dos olhos, podendo levar à cegueira;
  • Inflamação da pele (dermatite);
  • Endurecimento das membranas mucosas do trato respiratório, gastrointestinal e geniturinário;
  • Risco de infecções e morte.
Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

Os 33 Benefícios do Óleo de Babaçu Para Saúde

Os 40 Benefícios do Suco de Lichia Para Saúde