Os 10 Benefícios do Chá de Melissa Para Saúde

Revisado por

NUTRIÇÃO - CRN6-MA 16199

Os Benefícios do Chá de Melissa Para Saúde que você talvez você desconheça. Além disso, o Chá de Melissa possui uma grande variedade de nutrientes. Estudos têm demonstrado a versatilidade desse planta que pode ser uma grande aliada da saúde. o Chá de Melissa é contraindicado para pacientes com pressão baixa. O consumo de doses elevados da planta pode levar à queda de pressão, irritação gástrica e bradicardia.

Chá de MelissaO Chá de Melissa ou erva cidreira verdadeira – como preferir chamar – é uma erva usada tradicionalmente para uma variedade de fins cognitivos como melhorar a cognição, reduzir o estresse, ansiedade e também para acalmar os nervos e relaxar o corpo.

A ESCOP (European Scientific Cooperative On Phytotherapy ou Cooperativa Europeia Científica sobre Fitoterapia) lista seu uso interno para alívio de tensão, agitação, irritabilidade e tratamento sintomático de distúrbios digestivos.

Evidências recentes sugerem que a erva atua também como sedativo sobre o sistema nervoso central e a German Standard License aprova seu uso para distúrbios nervosos do sono e também do trato gastrointestinal. A erva ganhou uma reputação por ser uma excelente aliada para melhorar a saúde, hoje em dia estudos científicos servem apenas para reforçar sua reputação. Então, confira Os 10 Benefícios do Chá de Melissa Para Saúde:

1. Combate a Gastrite:

Você tem óleos essenciais que são ótimos na hora de combater problemas como a gastrite. É muito boa para a digestão em geral.

2. Elemina o Excesso de Gases:

Na hora de combater o meteorismo, você pode tomar um gostoso Chá de Melissa que acalmará qualquer problema de gases que tiver.

3. Combate o Estresse:

O Chá de Melissa tem excelentes propriedades para a melhorar digestão e combater o estresse, a melissa é considerada um grande relaxante. E isso sempre é algo bom para quando você está estressado.

4. Trata a Hipertensão:

Essas qualidades miorrelaxantes da melissa ajudam também a que você esteja mais sereno e que a hipertensão sossegue um pouco graças ao seu consumo.

5. Combate a Ansiedade:

Assim como ajuda contra o estresse, a melissa serve para a insônia, a ansiedade e outros transtornos nervoso.

6. Melhora o Funcionamento do Cérebro:

Chá de Melissa é carregada com antioxidantes que mantêm as células a salvo de danos causados por radicais livres. Estudos sobre os ácidos eugenol e rosmarínico mostram que essas substâncias deixam o cérebro mais saudável. Outros antioxidantes importantes incluem ferúlico, ácido caféico e quercetina.

7. Combater a Febre:

Chá de Melissa possui propriedades diaforéticas, o que significa que pode ser usada para induzir a transpiração, o que é especialmente útil caso esteja tentando se livrar da febre.

8. Previne o Diabetes:

Pode diminuir o índice de glicose no sangue quando consumido frequentemente.

9. Auxilia na Perda de Peso:

O Chá de Melissa acelera o metabolismo e aumenta o gasto calórico, isso aumenta a queima de gordura auxiliando assim no emagrecimento.

10. Tratar Inflamação:

O Chá de Melissa também possui fortes poderes anti-inflamatórios, cujo pode torna-se útil tanto para inflamações internas quanto externas.

Chá de Melissa

Modo de Preparo do Chá de Melissa:

Leve ao fogo uma chaleira com 200 ml de água e deixe ferver. Acrescente em torno de 10 folhas secas de melissa, tampe, e deixe agir por 10 ou 15 minutos. Quando estiver em temperatura ideal para ser consumido, coe, acrescente a quantidade de açúcar que lhe agrada e, caso deseje, pode pingar no Chá de Melissa ainda quente algumas gotas de limão. Caso queira fazer a quantia para mais pessoas, acrescente mais 200 ml e 5 folhas de melissa.

Consuma-o, preferencialmente, antes de dormir. Não é recomendado ingeri-lo muitas vezes por dia, já que ele promove o relaxamento e você talvez perca parte da energia que precisa para efetuar suas atividades. Se quiser beber o Chá de Melissa mais de uma vez, não há contraindicações, mas opte por fazer a partir de umas 4 horas antes de seu horário de dormir, para ter uma noite tranquila e acordar devidamente revigorado.

Contraindicações do Chá de Melissa:

O Chá de Melissa é contraindicado para pacientes com pressão baixa. O consumo de doses elevados da planta pode levar à queda de pressão, irritação gástrica e bradicardia.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

Angélica Chinesa – Origem, Benefícios e Como Usar!

beneficios do cha de saiao

Os 15 Benefícios do Chá de Saião Para Saúde