Os 40 Benefícios do Chá da Casca de Romã Para Saúde

Revisado por

Drª. Valeria Carneiro Graduada em Ginecologia e Obstetrícia!

Especialista do Dr. Saúde

Os Benefícios do Chá da Casca de Romã Para Saúde são diversos, pois a casca de romã possui muitos benefícios que são essenciais para saúde do corpo em geral. A romã é uma fruta originária de países como Grécia, Chipre e Síria que possui diversas propriedades que a torna benéfica para o bom funcionamento do nosso organismo.

Ela possui a casca dura e as sementes bastante avermelhadas e bem divididas deixando-as com o aspecto de minúsculas cápsulas e é exatamente nelas que estão a maioria de suas propriedades, vitaminas, fibras e sais minerais. Para quem quer um alimento leve e saudável para complementar a dieta ou mesmo balancear a alimentação a romã é mais que indicada.

chá de casca da romãO Chá da Casca de Romã é um excelente remédio caseiro para aliviar a dor de garganta persistente, pois essa fruta possui propriedades anti-inflamatórias que desinflamam a garganta e diminuem sintomas, como as dores, o aparecimento de pus e dificuldades para comer ou falar.

A romã (Punica granatum), ainda é pouco consumida no Brasil. O fato é que a maioria das pessoas não conhece os benefícios da romã , para que serve exatamente. Então, confira agora Os 40 Benefícios do Chá da Casca de Romã Para Saúde:

1. Diminui a Pressão Arterial:

Foi devido a esta característica que o incluiu a romã na sua lista “Os 11 melhores alimentos que você não está comendo”. Estatísticas mostram que a hipertensão é um dos maiores causadores de infarto e derrame e estudos demonstram que o consumo regular de 150 ml de suco de romã diariamente pode reduzir a pressão sanguínea sensivelmente em apenas duas semanas de uso devido a suas propriedades de afinar o sangue.

2. Reduz a Artrite:

A artrite é uma inflamação de uma ou mais articulações, causando dor e rigidez que podem piorar com a idade. Existem mais de 3 milhões de casos de artrite nos Estados Unidos a cada ano. O Chá da Casca de Romã estão na lista de tratamentos de artrite natural, pois são fonte de antioxidantes chamados flavonóis, que atuam como agentes anti-inflamatórios no organismo.

3. Trata a Disfunção Erétil:

A pesquisa mostrou que o Chá da Casca de Romã beneficia os homens agindo como viagra da natureza. Um estudo de 2005 sobre os efeitos a longo prazo da ingestão do Chá da Casca de Romã na disfunção erétil em animais mostrou que a disfunção erétil está intimamente ligada aos radicais livres.

4. Previne o Câncer:

Quando se trata de câncer, mais e mais pesquisas mostram que Chá da Casca de Romã é um potente alimento para combater câncer. A granada demonstrou exercer efeitos antitumorais em vários tipos de células cancerígenas.

5. Combate Acne, Espinhas e Erupções Cutâneas:

Devido às suas qualidades de cura, o chá da casca de romã podem combater eficazmente acne, espinhas e erupções cutâneas.As cascas estão cheias de antioxidantes que ajudam a manter as bactérias junto com outras infecções afastadas. Aqui estão alguns tratamentos à base de plantas para eliminar espinhas.

6. Ajuda na Desintoxicação do Corpo:

Pode haver muitos agentes tóxicos dentro do nosso corpo. Para combater todas essas substâncias tóxicas, você precisará da ajuda de antioxidantes .

7. Previne a Fibromialgia:

Por diminuir a inflamação celular, a fruta e as receitas feitas a partir dela, como é o caso do chá, ajudam no combate a doenças causadas por esse fator, como a fibromialgia, condição caracterizada por dores no corpo todo e sensibilidade nas articulações, músculos, tendões e demais tecidos moles.

8. Auxilia na Saúde Bucal:

O Chá da Casca de Romã protege contra a placa bacteriana e a gengivite. A romã pode ser usada contra doenças da gengiva e contra a formação da placa bacteriana devido às suas propriedades antibacteriana e antiviral. Incluindo periodontites, gengivites, estomatites, assim como infecções e inflamações na boca.

9. Ajuda na Prática de Exercícios:

Os nitratos presentes no Chá da Casca de Romã podem potencializar a circulação de sangue nos músculos. Isto ocorre porque, durante a prática de exercícios – quando existe uma demanda muito maior por oxigênio e transporte de nutrientes, gás carbônico e calor nos músculos trabalhados, parte dos nitratos ingeridos da romã é convertida em nitritos, ou seja, substancia vasos dilatadores que aumentam o volume de sangue bombeado aos músculos.

10. Combate os Cálculos Renais:

O Chá da Casca de Romã mostrou que a concentração de potássio encontrada no chá de romã reduz muitas das complicações advindas das hemodiálises em pacientes renais, resultando na redução da taxa de mortalidade desses pacientes.

11. Protege a Pele:

Caso esteja apto e saudável, a sua saúde também ficará ótima! Os antioxidantes presentes no Chá da Casca de Romã podem proteger o corpo contra toxinas, substâncias cancerígenas e inflamação. Estudos têm mostrado que o tomar Chá da Casca de Romã pode proteger contra o câncer de pele. As propriedades quimioprotetoras para a pele podem ajudá-lo evitando uma condição que aflige mais de um milhão de pessoas por ano.

12. Trata Infecção de Garganta:

Tanto o Chá da Casca de Romã quanto a infusão podem ser usados no tratamento das irritações da garganta em geral. Devido à presença de antioxidantes e, principalmente dos adstringentes – substancia que causam a contração do tecido diminuindo tanto o inchaço quanto a dor da garganta, a romã é realmente muito eficaz nestes casos.

13. Contra Rugas e Envelhecimento:

As cascas de romã são realmente ótimas para manter a pele mais nova. Você pode usar extratos de romã juntamente com óleo de semente. Isso pode levar à síntese de procollagen. Além disso, ajuda a evitar que as enzimas quebram o colágeno.

Os Benefícios do Chá da Casca de Romã14. Cura Dores de Garganta e Tosse:

O Chá da Casca de Romã são realmente eficientes para proporcionar alívio para aqueles que estão lutando com tosse ou talvez uma dor de garganta.

Tem sido utilizado desde idades em medicina tradicional, como uma cura muito boa e natural para essas questões.

15. Atua como um Hidratante Natural:

As cascas de romã são ideais para a pele. Ele hidrata e protege a pele de poluentes junto com outras toxinas ambientais.

Restaura o equilíbrio do pH da pele. O ácido ellagico contido nas cascas bloqueia a umidade dentro da pele. mantendo-o flexível e suave.

16. Bloqueador Solar Efetivo:

A casca de romã é um agente protetor solar eficiente, ajudando a prevenir, além de reparar danos causados ​​à pele simplesmente por raios solares UVA e UVB.

17. Atua como Esfregaço Facial Efetivo:

O Chá da Casca de Romã podem ajudar na eliminação da pele morta, cabeças pretas e brancas da face sempre que utilizadas em forma de esfregaço facial.

18. Podem Salvar Sua Pele:

As cascas de romã também fornecem agentes bloqueadores do sol neles que podem salvar sua pele através dos perigosos raios UVA e UVB, o que poderia percorrer um longo caminho para evitar o câncer de pele.

19. Perda de Cabelo e Previne a Caspa:

As cascas de romã também podem ajudá-lo a combater a perda de cabelo prevenindo a ameaça da caspa.

20. Cuidados Caseiros Fantásticos Para dor de Garganta:

Se você está com dor de garganta ou mesmo é susceptível a dor de amígdala e requer um alívio imediato, a casca de pomegranate pode ajudá-lo a acalmar sua garganta incomodada.

21. Contém Grandes Quantidades de Vitamina C:

A vitamina C é essencial para uma boa saúde. Muitas pessoas utilizam suplementos vitamínicos para evitar deficiências. A deficiência em vitamina C pode causar inúmeros problemas sérios. Ao invés de desperdiçar dinheiro em suplementos sintéticos, é muito melhor fazer uso de cascas de romã.

22. Contra Doenças Cardíacas:

Chá da Casca de Romã incluem abundantes antioxidantes que salvaguardam o colesterol LDL. Os antioxidantes evitam que se oxidem.

A oxidação do colesterol LDL leva ao estresse oxidativo. Este estresse particular leva a doenças do coração, juntamente com outros problemas desse tipo. São necessários antioxidantes para protegê-lo desse problema.

Assim, quanto mais os antioxidantes que você obtém, melhor será para o coração. As cascas de romã fornecem a melhor fonte para receber tantos antioxidantes quanto possível.

23. Melhora a Higiene Dental:

As cascas de romã podem ajudar a lidar com uma série de problemas dentários, como evitando falta de respiração, gengivite, carrega bem como úlceras na boca.

24. Bom Para seus Dentes:

Muitos pedaços de dente, bem como pastas de dente, utilizam cascas de romã, apenas como um componente essencial. Isto é devido às propriedades da casca que ajudam a manter a higiene bucal adequada e dental.

Você também pode pulverizar a casca de romã e misturá-la junto com a água para evitar um mau hálito e um mau cheiro. Mantém os dentes e as gengivas saudáveis ​​e limpas.

Benefícios do Chá da Casca de Romã25. Aumenta a Saúde Óssea:

Devido às suas qualidades anti-bacterianas e anti-inflamatórias, as cascas de romã são impressionantes na diminuição da resistência óssea e da perda de densidade, particularmente nas mulheres na menopausa.

A pesquisa indica que consumir misturas feitas de cascas de romã podem ajudar a melhorar a saúde óssea e evitar o início da osteoporose logo após a menopausa.

26. Ajuda a Melhorar a Saúde Intestinal:

As cascas têm tannis dentro delas que ajudam a diminuir a inflamação do intestino, o inchaço das hemorroidas, apertar o revestimento intestinal, prevenir sangramentos durante a diarreia e melhorar a digestão.

27. Protege Contra a Placa Bacteriana e a Gengivite:

Chá da Casca de Romã pode ser usada contra doenças da gengiva e contra a formação da placa bacteriana devido às suas propriedades antibacteriana e antiviral. Incluindo periodontites, gengivites, estomatites, assim como infecções e inflamações na boca. Uma pesquisa publicada pela revista americana Ancient Science of Life, revelou que tomar suco de romã reduz em 32% a formação de placa bacteriana. De acordo com a publicação: “Acredita-se que os antioxidantes do suco, chamados polifenóis, são os principais agentes por trás da sua ação antibacteriana”.

28. Um superalimento para a pele e os cabelos:

Listada entre os super antioxidantes , como o mirtilo, a romã é três vezes mais poderosa que o chá verde e a laranja. Além disso, um único copo de suco de romã contém 40% da necessidade diária de ácido fólico e das vitaminas A, C e E. O melhor suco é o feito em casa e consumido imediatamente, desta forma você irá conservar o maior número de vitaminas.

Certifique-se de tomá-lo sem açúcar porque o açúcar pode inibir alguns dos benefícios da romã. Vale lembrar que o óleo feito a partir das sementes de romã também é rico em nutrientes e bastante utilizado em cosméticos para a pele e cabelos

29. Ajuda a manter bons níveis de colesterol:

Também chamada nos Estados Unidos de “superalimento”, o Chá da Casca de Romã romã é conhecida por reduzir o LDL (Colesterol Ruim), e aumentar o HDL (Bom Colesterol). Estudos também já mostraram que o consumo a romã bloqueia a produção de triglicérides, ou seja, ela ataca a gordura antes mesmo que ela se instale no corpo.

30. Aumenta Sistema Imunológico:

As mesmas vitaminas também contribuem com o sistema imunológico do corpo humano, combatendo o desenvolvimento de problemas de saúde como gripes e resfriados;

Outros Benefícios do Chá da Casca de Romã Para Saúde:

  • Tonifica a Pele;
  • Trata Manchas e Melhora a Aparência da pele;
  • Previne a Queda de Cabelo;
  • Fonte de Vitamina A;
  • Reduz o LDL (Colesterol Ruim);
  • Tem Ação Anti-Inflamatória;
  • Previne a Fibromialgia;
  • Possui Propriedades antioxidantes;
  • Tem Ação antibacteriana.

Efeitos Colaterais do Chá da Casca de Romã:

A romã pode causar reações alérgicas como coceira, inchaço , dificuldade de respirar e nariz escorrendo. Desse modo, é seguro que pessoas com alergia a plantas evitem ou não consumam o chá feito à base da fruta, sob o risco de sofrer esses efeitos.

Como a bebida pode diminuir a pressão arterial, não é recomendado que quem sofre com pressão baixa tome o chá ou coma a fruta. Ainda a respeito desse efeito, a romã pode afetar o controle da pressão arterial durante a realização de uma cirurgia, logo a indicação é que ela e suas receitas não sejam ingeridas duas semanas antes de uma operação.

Não é provável que ela faça mal para mulheres grávidas ou que estejam em processo de amamentação de seus bebês, no entanto como ainda não existem informações suficientemente confiáveis sobre a sua segurança, é indicado que elas chequem com o médico antes de tomar o chá.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Valeria Carneiro

Drª. Valeria Carneiro Graduada na Universidade Federal de Minas Gerais em Medicina Especializada em Ginecologia e Obstetrícia, Pós Graduada no Departamento de Ginecologia na UNIFESP/ EPM a 2 anos, Experiencia clinica em patologias do trato genital feminino e foco em cirurgias ginecológicas como também especialista em partos normais e cirúrgicos.

beneficio do polvo

Os 15 Benefícios do Polvo Para Saúde

Os 32 Benefícios do Louro Indiano Para Saúde