Os 30 Benefícios do Chá de Espinafre Para Saúde

Revisado por

NUTRIÇÃO - CRN6-MA 16199

Os Benefícios do Chá de Espinafre Para Saúde são muitos e eficazes. Além disso, o Chá de Espinafre possui ricas propriedades que beneficiam a saúde do corpo humano. O espinafre, de nome científico Spinacia oleracea, é uma erva daninha que passou a ser consumida como alimento.

cha de espinafre

A planta anual é originária do centro e do sudeste da Ásia e pertence à família das amarantáceas e cresce até aproximadamente 30 cm de altura. Possui ainda folhas alternadas e simples apresentando-se em formatos maiores na base da planta e menores no topo.

Os Benefícios do Chá de Espinafre formam uma lista bastante extensa. Além de ser um dos alimentos mais saudáveis e nutritivos, ele também com poucas calorias e muitas vitaminas. Por isso, inclui-lo na dieta é bom não só para quem quer perder peso, mas também para quem quer cuidar do corpo e ficar protegido de uma série de doenças.

Valor Nutricional do Chá de Espinafre:

O Chá de Espinafre é uma boa fonte de vitamina A, vitamina B2, vitamina C, vitamina E e vitamina K, ferro, cálcio, magnésio, manganês, fósforo, zinco, selênio, cobre, ácido fólico, proteína e fibra dietética. então, confira agora os Benefícios do Chá de Espinafre Para Saúde:

Benefícios do Chá de Espinafre Para Saúde:

1. Protege a Saúde do Cérebro:

Sendo embalado com luteína, folato e betacaroteno, o Chá de Espinafre é uma bebida maravilhosa para o cérebro como estes nutrientes são ligados a um menor risco de demência. Os investigadores descobriram que os flavonoides presentes no Chá de Espinafre funcionam como potentes antioxidantes que diminuem os efeitos do declínio relativo à idade em poder cerebral, protegendo o cérebro de danos dos radicais livres.

Estudos em animais mostraram efeitos positivos de espinafre para melhorar a capacidade de aprendizagem e coordenação motora. Para obter os benefícios neuroprotetores de espinafre, coma algumas porções todos os dias.

2. Reduz a Pressão Arterial:

Ser rico em potássio e pobre em sódio, o Chá de Espinafre ajuda na baixa da pressão arterial. Além disso, é antioxidante e peptídeo especiais encontrados no espinafre são benéficos neste aspecto. A pesquisa mostra que peptídeos no Chá de Espinafre tem um efeito anti-hipertensivo como eles inibem uma enzima chamada enzima de conversão da angiotensina.

Além disso, os nitratos em espinafres têm efeitos de redução da pressão de sangue. Então, inclua o Chá de Espinafre em sua dieta regular. Você também pode adicionar um punhado de Salsa folhas ou dente de um alho. Beba isso em uma base regular para ajudar a regular a pressão arterial.

3. Reduz Inflamações:

O Chá de Espinafre tem propriedades anti-inflamatórias que podem ser atribuídas à sua flavonóides e carotenóides. Pesquisadores identificaram mais doze compostos de flavonóides com benefícios anti-inflamatórios e anti-câncer no neste chá.

Além disso, este chá é uma fonte de ácido alfa-linolênico (ALA) que apresenta atividade anti-inflamatória potente. Combate inflamação reduz o crescimento e o risco de câncer e também ajuda a controlar as condições inflamatórias, como artrite, asma e enxaqueca.

4. Benefícios do Chá de Espinafre Para Saúde do Coração:

O Chá de Espinafre promove a saúde cardiovascular, devido às suas propriedades antioxidantes, especialmente vitamina C e beta-caroteno. Antioxidantes previnem a oxidação prejudicial de colesterol, o que constitui um perigo para o coração e as artérias.

Este chá contém também nutrientes saudáveis para o coração como magnésio, potássio e ácido fólico. Além disso, este chá e outros vegetais de folhas verdes contêm nitratos. Quando você mastiga estes alimentos, as bactérias amigáveis orais reagem com a saliva, desse modo, convertendo nitratos a nitritos.

Os nitritos são convertidos novamente em óxido nítrico no estômago. Quando este óxido nítrico entra na corrente sanguínea, ajuda a abrir os vasos sanguíneos, melhorar a circulação e diminuir a tensão arterial.

5. Aumenta a Força Muscular:

Um estudo publicado na revista Cell Metabolismo em 2011 indica que consumir o Chá de Espinafre pode reduzir a quantidade de oxigênio necessário para os músculos de energia durante o exercício em quase cinco por cento.

Pesquisadores acreditam que são os nitratos deste chá que aumentam a energia que ajuda os músculos a funcionar de forma eficaz. Nitratos tornam as mitocôndrias da função celular mais eficientemente.

6. Combate a Insônia:

O Chá de Espinafre ajuda a manter o corpo relaxado e completamente livre do estresse. Além disso, o Chá de Espinafre também contém muitas quantidades de zinco e magnésio que permitem que você durma melhor à noite.

7. Benefícios do Chá de Espinafre Contra a Hipertensão:

A hipertensão é responsável por causar doenças cardíacas, doenças renais e acidentes vasculares cerebrais. Entretanto, o consumo do Chá de Espinafre ajuda a regular a hipertensão, e assim, diminui o risco de hipertensão.

8. Combate a Gripe:

O Chá de Espinafre ainda possui propriedades que são extremamente importantes para combater a gripe. Além disso este poderoso chá ainda pode combater resfriado.

9. Combate a Constipação:

O Chá de Espinafre é beneficio para a redução de peso, pois é baixa em calorias e gorduras. Portanto este Chá de Espinafre é nutritivo e tem uma boa qualidade de fibra dietética solúvel em gordura. Esta fibra auxilia na digestão, evita a constipação, mantém baixo teor de açúcar no sangue e encrava comer demais.

10. Benefícios do Chá de Espinafre Contra a Anemia:

Especialmente indicado também, para as gestantes e crianças, já que previne anemia e desnutrição, já que contém altas quantidades de ferro e vitaminas importantes e cálcio, que colabora na formação de ossos e dentes das crianças e evita que a gestante venha a sofrer, futuramente, de osteoporose.

11. Previne Câimbras:

Por ser rico em magnésio, o Chá de Espinafre também é um forte aliado na melhora das dores musculares. De acordo com a especialista, incluí-lo na dieta ajuda no relaxamento muscular e diminui a tensão e a dor — sem contar que é excelente para quem sofre com câimbras.

12. Previne Doenças Respiratórias:

Este chá ajuda na prevenção de doenças respiratórias por conter boas concentrações de vitamina E e antioxidantes. Eles fortalecem o sistema imunológico e deixam o corpo mais forte contra gripes e resfriados.

13. Promove a Perda de Peso:

O Chá de Espinafre é de suma importância para quem deseja reduzir o peso corporal, pois é baixo em calorias e gorduras. Portanto tome o Chá de Espinafre regularmente para que assim, você possa diminuir seu peso corporal.

14. Benefícios do Chá de Espinafre Contra a Osteoporose:

O Chá de Espinafre possui violaxantina e neoxantina, a epóxixantofilas é um anti-inflamatório que combate a inflamação. Assim, é benéfico na prevenção de doenças inflamatórias como osteoporose, asma e enxaquecas.

15. Combate os Radicais Livres:

Consumir o Chá de Espinafre regularmente pode te ajudar a promove a saúde gastrointestinal. O betacaroteno e a vitamina C encontrados no Chá de Espinafre também protegem as células do cólon contra os efeitos nocivos dos radicais livres.

16. Combate a Aids:

O Chá de Espinafre contêm clorofila, que ajuda seu fígado e cólon remover toxinas. Além disso, a clorofila tem propriedades antibacterianas e anti-inflamatória.

Para auxílio na desintoxicação, você pode preparar vários chás de espinafre. Beba este chá delicioso ainda saudável diariamente para liberar as toxinas do seu corpo.

17. É Rica Fonte de Ferro:

O Chá de Espinafre é uma excelente fonte de ferro, gordura e colesterol. O ferro é um importante componente da hemoglobina, que transporta o oxigênio por todo o corpo. A falta deste nutriente essencial pode causar fadiga e afetar o funcionamento de tudo do seu cérebro e seu sistema imunológico.

Também pode levar a condições como anemia por deficiência de ferro. Além disso, o ferro é importante para manter o cabelo, pele, unhas e as células saudáveis. Uma xícara de Chá de Espinafre fornece cerca de 35 por cento da quantidade diária de ferro exigido pelo organismo.

18. Benefícios do Chá de Espinafre Contra o Câncer:

Sendo rico em flavonóides e antioxidantes, o Chá de Espinafre ajuda a combater diferentes tipos de câncer. Pesquisadores acreditam que os carotenóides luteína, a zeaxantina e a neoxanthin presente neste chá podem ajudar a remover os radicais livres do corpo antes de causar danos e reduzir o risco de endométrio, ovário, pulmão, câncer colo-retal e próstata.

Além disso, o ácido fólico e fibras presentes neste chá e outro vegetais folhosos verde escuro também reduzem o risco de certos cancros. Pesquisadores da Universidade de estado de Oregon também descobriram que o Chá de Espinafre pode parcialmente compensar efeitos prejudiciais de uma substância cancerígena encontrada na carne cozida.

Agentes cancerígenos são substâncias que podem causar câncer.

19. Melhora a Saúde dos Olhos:

O Chá de Espinafre é embalado com carotenóides, como beta-caroteno, luteína e zeaxantina que promovem a saúde ocular e protegem contra doenças oculares como a degeneração macular e catarata.

20. Promove a Saúde dos Ossos:

O Chá de Espinafre é uma boa fonte de vitamina K, que ajuda a reter o cálcio na matriz óssea e promove a mineralização do osso. Promove a síntese de osteocalcina, que é essencial para manter a resistência óssea e densidade e impede a excessiva ativação dos osteoclastos que quebram ossos.

Meia xícara de espinafre cru contém cerca de 72 mg de vitamina K, que equivale a 91% de sua exigência diária desta vitamina. Quando cozido, meia xícara de espinafre proporcionará mais vitamina K.

Outros Benefícios do Chá de Espinafre Para Saúde:

  • Rico em vitamina A, não só protege e fortalece “pontos de entrada” do corpo humano, como as membranas mucosas, respiratório, urinário, intestinal e combate as infecções.
  • O alto teor de nutrientes no espinafre auxilia em criar glóbulos vermelhos e se mostra um formador de sangue excelente. Assim, a pessoa nunca se torna propensa à anemia.
  • Por causa da alta alcalinidade do espinafre, se obtém completo alívio em relação à artrite reumatóide.
  • O espinafre limpa os tecidos no organismo e contribui para manter a taxa de alcalinidade do sangue.
  • Cheio de vitamina C, o Chá de Espinafre auxilia e promove a saúde da gengiva.
  • Por causa do ácido fólico elevado e antioxidantes encontrados neste chá, contribui para diminuir o nível de homocisteína do organismo e reduz os riscos em relação à aterosclerose.
  • Devido a presença dos flavonóides, clorofila e lução no espinafre, o mesmo auxilia no combate à formação das células cancerosas.
  • Combate os problemas da visão como cegueira noturna e catarata, sendo presente a vitamina A e carotenóides.
  • Desde que o espinafre se caracteriza rico na fibra, ajuda no combate dos problemas estomacais como úlceras, colite, constipação e má digestão.
  • Combate osteoporose, já que a vitamina K presente no espinafre auxilia a ancorar o cálcio nos ossos, a assegurar ossos saudáveis e fortes. Uma única xícara de Chá de Espinafre contém quase 580 microgramas de vitamina K, bem mais que 100% da ingestão diária adequada.
  • A vitamina K é também conhecida como vitamina de coagulação, já que ajuda o sangue a coagular. Os níveis baixos de vitamina K podem levar ao sangramento anormal e contusões, e dificuldade em curar até cortes menores e arranhões. A vitamina K também ajuda com absorção do cálcio, assim ajuda em manter os ossos e dentes saudáveis e fortes.
  • Um dos melhores benefícios de efeito do Chá de Espinafre é que este combate o problema da pressão arterial alta.
  • Muito benéfico às gestantes, pois oferece os nutrientes essenciais de necessidade ao desenvolvimento do feto. E ainda aumentará a qualidade e quantidade do leite que tem produção no corpo da gestante.
  • Rico em antioxidantes, este chá auxilia para manter a pele flexível e hidratada.

beneficios do cha de espinafre

Receita de Chá de Espinafre:

INGREDIENTES:

  • 2 punhados de folhas e ramos novos;
  • 200 ml de água.

MODO DE PREPARO:

  • Coloque água em uma panela e acrescente as folhas. Leve os ingredientes ao fogo e deixe até amolecer, mas diferente dos outros chás, não deixe que a água entre em fervura.
  • Quando as folhas já estiverem molinhas, escorra e água e tempere o vegetal com óleo e sal.
  • Procure ingerir a receita uma vez por dia.

Efeitos Colaterais do Chá de Espinafre:

O Chá de Espinafre contém uma elevada quantidade de oxalato, uma substância que pode causar a formação de cálculos. Indivíduos com histórico de pedras nos rins devem evitar o excesso de consumo oxalato.

O consumo deste chá também deve ser comedido porque ele contém ácido oxálico, uma substância que, se ingerida em excesso, pode inibir a absorção de outros nutrientes importantes como o cálcio.

Os 25 Benefícios do Carvão Vegetal Para Saúde

cha de manjerona

Os 30 Benefícios do Chá de Manjerona Para Saúde