Os 22 Alimentos Ricos em Vitamina B1

Os 22 Alimentos Ricos em Vitamina B1!

Revisado por

NUTRIÇÃO - CRN6-MA 16199

Os Alimentos Ricos em Vitamina B1 que devemos conhecer. Além disso, o consumo adequado de Alimentos Ricos em Vitamina B1 é vital para a saúde e o funcionamento do nosso corpo.

A Vitamina B1, também conhecida como Tiamina é uma dessas vitaminas B que é fundamental para fornecimento de energia natural e boa saúde. Esta vitamina ajuda no mantimento da função celular e várias outras funções de órgãos.

Vitamina B1

A manutenção do sistema nervoso central recai sobre esta vitamina. Desta forma, a Vitamina B1, que de outra forma é ignorada, tem um papel importante em sua boa saúde.

Quantidade Recomendada de Vitamina B1:

A ingestão diária recomendada de Vitamina B1 aumenta conforme a pessoa crescer. Até os seis primeiros meses de vida, a ingestão diária deve ser de 0,2 mg. Entre os 6 meses de vida e os 14 anos, as necessidades diárias de Vitamina B1 aumentam. A partir de então, a necessidade passa a ser diferente entre os homens e as mulheres.

A ingestão diária de Tiamina para um homem adulto deve ser de cerca de 1,2 mg, enquanto para a mulher adulta necessita de doses diárias de 1,1 mg. Durante as fases de gravidez e lactação, entretanto, a mãe deve consumir 1,4 mg de Vitamina B1 diariamente.

Deficiência da Vitamina B1:

A deficiência de Vitamina B1 no organismo pode provocar sintomas como cansaço, perda de apetite, irritabilidade, formigamento, prisão de ventre ou inchaço, por exemplo.

Além disso, a falta de Tiamina pode levar ao desenvolvimento de doenças do sistema nervoso como Beribéri, que se caracteriza por problemas na sensibilidade, diminuição da força muscular, paralisias ou insuficiência cardíaca, assim como, a síndrome de Wernicke-Korsakoff, que se caracteriza por depressão, problemas de memória e demência. Conheça agora, Os 22 Alimentos Ricos em Vitamina B1:

1. Feijão:

Todas as variedades de feijão, incluindo feijão marinho, feijão preto e feijão pinto contêm altos níveis de Vitamina B1, bem como proteínas saudáveis para o coração.

2. Aspargos Cozidos:

Entre os vegetais verdes, os espargos cozidos são uma boa fonte de Vitamina B1. 100 gramas de espargos cozidos fornecem 0,16 mg ou 11% do valor diário desta vitamina.

3. Ervilhas:

Caso seja vegetariano, não precisa se preocupar com o consumo de Vitamina B1 porque existem certos vegetais que são boas fontes dessa vitamina.

As ervilhas verdes são um desses exemplos, que fornece 0,28 mg ou 19% valor diário de vitamina B1 em uma dose de 100 gramas.

4. Abóbora:

A abóbora está disponível em várias variedades e algumas delas são boas fontes de Tiamina.

5. Nozes:

As nozes caem na categoria de Alimentos Ricos em Vitamina B1. Além disso as nozes Macadâmia são a melhor fonte de Vitamina B1 com 100 gramas fornecendo 0,71 mg ou 47% do valor diário desta vitamina.

6. Gérmen de Trigo:

Conhecido por conter diversos nutrientes benéficos para o corpo, o gérmen de trigo é capaz também de fornecer boas dosagens desta vitamina:

alimentos ricos em vitamina b1

7. Peixes:

Ricos em altas doses de ácidos graxos e ômega-3, os peixes são dotados de excelentes níveis de Vitamina B1, sobretudo espécies como a truta, o salmão e o atum.

8. Pistache:

Dotado de elevados níveis de cobre e potássio, o pistache é também esta na lista de Alimentos Ricos em Vitamina B1, 100 gramas do seu consumo, por exemplo, é possível obter 0,87 mg desse nutriente.

9. Amendoim:

Saudável e recomendado, com moderação, para todos os tipos de organismos, o amendoim é fonte de Vitamina B1.

10. Castanha de Caju:

Entre os Alimentos Ricos em Vitamina B1, a castanha do caju fornece ao organismo, em média, 1 mg desse nutriente a cada 100 gramas do seu consumo.

11. Levedura de Cerveja em Pó:

Considerado o alimento com maior nível de Tiamina, a levedura de cerveja é capaz de fornecer 14,5 mg deste nutriente.

12. Ovo:

A gema do ovo é uma grande aliada no equilíbrio da glândula tireoide, o que permite o bom funcionamento do organismo.100 g de ovo branco de galinha contêm 0,02 mg de Vitamina B1.

13. Leite:

Além ser fonte de cálcio, responsável em manter os ossos fortes, o leite é composto por 8 tipos de vitaminas e minerais essenciais. 1 litro de leite possui, aproximadamente, 750 mg de Vitamina B1 em sua composição.

Outros Alimentos:

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

Deixe seu Comentário

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Ana Karolynne Goncalves

Sou graduada no curso de Nutrição pela Universidade Federal de Maranhão (UFMA), do CRN6-MA 16199, com Mestrado na área da Nutrição Clínica com relação ao metabolismo, prática e terapia nutricional, realizado também na Universidade Federal de Maranhão (UFMA). Atualmente trabalho no campo de pesquisa sobre a Qualidade e Inovação em Alimentos, e também atuo como editor no site Dr. Saúde, utilizando todo meu conhecimento para trazer qualidade de vida para nossos leitores.

Os 40 Benefícios do Guaraná Para Saúde

inga

Os 30 Benefícios do Ingá Para Saúde