Os 20 Benefícios do Cerefólio Para Saúde

Revisado por

Nutrição e Educação Física pela UFT

Especialista do Dr. Saúde

Os Benefícios do Cerefólio Para Saúde são muitos e eficazes. Além disso, o Cerefólio possui ricas propriedades medicinais que promovem a saúde do corpo humano. O Cerefólio é uma das ervas finas que desempenham um papel fundamental no Mediterrâneo, especialmente a cozinha francesa. Suas folhas aromatizadas com mirra e saborosas e hastes compõem vários produtos químicos importantes com valores medicinais.

cerefolio

Esta erva da família da salsa talvez tenha se originado nas regiões montanhosas do Sul da Rússia e do Cáucaso e se espalhou pela Anatólia e pela Europa por meio dos romanos. O sabor é mais forte e presente que o da salsa, além de apresentar as próprias características nutricionais.

O cerofólio é uma planta da família das Apiaceae. Dependendo da região onde ela é encontrada pode ser conhecida conhecida como cerefolho e rainha das salsas. Suas folhas são duplamente compostas parecidas com as da samambaia. Mesmo contento muitas propriedades medicinais, a planta é mais usada na culinária.

Empregado como condimento, conhecido pelos cozinheiros do mundo todo como um bom tempero para molhos, saladas e sopas, o Cerefólio pode ser usado fresco para proporcionar o máximo de aroma aos alimentos. Como ele perde o cheiro e a cor ao ser cozido, deve sempre ser o último ingrediente a ser colocado na panela.

Propriedades do Cerefólio:

O Cerefólio é rico em muitas vitaminas antioxidantes, incluindo vitamina A, vitamina C, vitamina E e antioxidantes fenólicos como zeaxantina, luteína e criptoxantina. O Cerefólio de jardim fresco contém muitas vitaminas essenciais, como a riboflavina (vitamina B-2), niacina (vitamina B-3), piridoxina (vitamina B-6) e tiamina (vitamina B-1).

Essas vitaminas desempenham um papel vital no metabolismo de carboidratos, gorduras e proteínas, atuando como co-enzimas dentro do corpo humano. As folhas secas do Cerefólio contêm:

  • 69% de folatos,
  • 83% de vitamina C,
  • 195% de vitamina A,
  • 71% de piridoxina 134% de cálcio,
  • 399% de ferro e
  • 80% de zinco.

Agora que já conhece as principais propriedades do Cerefólio, confira também os Benefícios do Cerefólio Para Saúde:

Benefícios do Cerefólio Para Saúde:

1. Purifica os Rins:

Uma das funções do Cerefólio é a sua grande capacidade diurética, tornando-se um excelente remédio natural para purificar os rins. Isso acontece devido ao estimulo da função renal, facilitando a eliminação de líquidos do organismo.

2. Benefícios do Cerefólio Contra Inflamações:

Fonte de antioxidantes como a luteolina, a propriedade é essencial na prevenção de doenças oculares, ajuda a retardar o envelhecimento das células, auxilia no combate aos radicais livres, combatendo doenças graves como o câncer. A luteolina presente no Cerefólio também serve como um anti-inflamatório, ajudando a prevenir a inflamação crônica no coração e em outros sistemas do corpo.

3. Aumenta o Sistema Imunológico:

Devido a presença das vitamina A e vitamina C, o Cerefólio ajuda a manter o sistema imunológico fortalecido. A vitamina A ajuda a manter as membranas e o revestimento dos olhos, das vias respiratórias, intestinal, urinária e ainda as mucosas fortalecidas. As células brancas do sangue, conhecidas como linfócitos, também dependem da presença da vitamina A para combater infecções que atingem o organismo.

4. Combate a Anemia:

O Cerefólio é rico em clorofila, que funciona como um purificador sanguíneo. O elevado teor de vitamina C do sumo do Cerefólio aumenta a velocidade de absorção de ferro. Beber suco desta erva aumenta regularmente o teor de hemoglobina no organismo para curar a anemia.

A anemia é uma condição em que os níveis de hemoglobina no organismo mergulha para um nível baixo, o que pode ser atribuído a uma dieta pobre ou medicação. O suco desta erva ajuda a curar esta condição, melhorando os níveis de hemoglobina do sangue.

5. Benefícios do Cerefólio Contra a Artrite:

Junto com a luteolina, outro componente que ajuda a potencializar o efeito anti-inflamatório do Cerefólio é a vitamina C. Se consumida da maneira correta, a erva combate o aparecimento de distúrbios inflamatórios, como a osteoartrite (degeneração da cartilagem articular e o osso subjacente) e artrite reumatoide, doença que causa a inflamação das articulações.

6. Combate o Câncer:

Além do efeito antioxidante ajudar a prevenir o câncer, o Cerefólio também possui um óleo essencial capaz de inibir o surgimento de tumores cancerígenos. A erva é muito indicada na medicina alternativa como um alimento “quimiopreventivo”.

7. Melhora a Saúde dos Cabelos:

As pessoas estão constantemente reclamando sobre o problema da queda de cabelo. Não há limite de idade ou limite de idade para as pessoas com problemas semelhantes. Em vez disso as pessoas com todos os grupos etários estão sofrendo com a mesma. Assim que deseja aproveitar alguns remédios que irão controlar a queda do cabelo. Aplicar o suco de Cerefólio sobre o cabelo e sua raiz vai ser maravilhoso a este respeito.

8. Benefícios do Cerefólio na Redução do Inchaço:

Esta erva também é considerada um poderoso diurético natural ajuda a reduzir o inchaço da barriga, estimulando a eliminação desse excesso de água por meio da urina.

9. Melhora a Digestão:

Como é o caso com salsa, o Cerefólio também tende a ser muito popular e bem conhecido por suas propriedades diuréticas, benefícios de purificação e riqueza em vitamina C, e suas propriedades digestivas.

Na verdade, ele ajuda a melhorar a digestão, assim que tomar uma infusão de Cerefólio após uma refeição pesada, é um excelente remédio popular para evitar digestões pesadas.

10. Combate os Radicais Livres:

Para proteger o corpo de moléculas de radicais livres perigosos deve-se não renunciar a comida que consiste em minerais ricos. Portanto, obter o Cerefólio e consumi-lo para dar o seu corpo uma forma de absorver o selênio, manganês, potássio e magnésio.

Outros Benefícios do Cerefólio Para Saúde:

  • Por ser rica em antioxidantes, ao Cerefólio também serve para procedimentos estéticos, ajudando a rejuvenescer e a limpar a pele e a fortalecer as unhas e cabelos.
  • Beneficia as atividades do fígado, reduz a congestão hepática, e nutre o sangue.
  • O Eugenol presente nesta erva tem ações anti-sépticas. Possui aplicação terapêutica em odontologia como anestésico local e agente anti-séptico para dentes e doenças das gengivas.
  • Também foi encontrado para reduzir os níveis de açúcar no sangue em diabéticos; no entanto, estudos detalhados adicionais necessários para estabelecer seu papel.
  • O Cerefólio, juntamente com salsa e o estragão, é rico em antioxidantes de flavonóides polifenólicos, incluindo o apigenina .
  • Estudos de pesquisa sugerem que o apigenin presente nesta erva funciona como neuroprotetor e pode prevenir pacientes com doença de Alzheimer por meio da limitação do dano neuronal em seu cérebro.
  • Ele suporta todas as glândulas de nosso corpo, como fígado, baço, etc, para liberar as enzimas corretamente.
  • Ajuda a remover ou dissolver o colesterol acumulado nas veias.
  • Ocasiona a libertação hormonal, melhora estrogênio e restaura o sangue no útero.
  • O folato ou vitamina B9 presente no Cerefólio ajudam a mante-lo a salvo de doenças cardiovasculares, ataques cardíacos, etc.

Dicas de Consumo do Cerefólio:

  • O Cerefólio fresco pode ser encontrado em mercearias e mercados in natura ou mesmo como uma mistura de “ervas finas”.
  • Se você está cultivando no seu quintal, suas folhas estão prontas para a colheita dentro de cerca de seis a oito semanas após a semeadura das sementes.
  • Junte suas folhas antes que a planta comece a mostrar flores.
  • Nas lojas, compre folhas finas, verdes claras, folhas frescas e hastes firmes.
  • Evite manchas murchas, manchas, folhas amarelas afundadas.
  • Use folhas frescas na cozinha. Se você está crescendo em seu quintal, junte suas folhas frescas conforme necessário.
  • O Cerefólio é muito frágil, mas é bem conservado na geladeira, envolvido em uma toalha de papel úmida.
  • A erva seca pode ser armazenada por alguns meses quando mantida em um recipiente de vidro selado e colocada em local fresco, escuro e seco.

beneficios do cerefolio

Como Cultivar e Colher o Cerefólio:

O Cerefólio cresce bem rápido, e é colhido depois de algumas semanas quando plantada. É bom colher rápido para que ela não se perca, pois após florir, não dá mais para ser utilizado na cozinha.

Se quiser fazer com que a planta cresça, é bom ficar podando, tirando principalmente as flores, de vez em quando.

Plante a partir de sementes compradas em loja específica no mercado público/central da sua cidade. Semeie em lugar definitivo em terra preta com composto orgânico e semi-úmida.

Os 20 Benefícios do Caroço da Azeitona Para Saúde

Guaco – Origem, Benefícios e Como Usar!