Os 20 Alimentos Ricos em Vitamina B12

Os 20 Alimentos Ricos em Vitamina B12!

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NUTRIÇÃO - CRN6-MA 16199

Os Alimentos Ricos em Vitamina B12 que devemos consumir com mais frequencia. Além disso, ela também é conhecida pelo nome de Cobalamina, a Vitamina B12 é um dos elementos que faz parte do grupo das vitaminas do complexo B. Ela é importante para que o organismo obtenha energia, já que transforma os carboidratos presentes nos alimentos em glicose, que serve como combustível para o corpo.

Vitamina B12

Mas essa não é a única vantagem que o nutriente oferece para nós. A Vitamina B12 ainda auxilia o sistema nervoso a funcionar direitinho, ajuda na produção de DNA e RNA (material genético), contribui para que o ferro trabalhe bem no organismo, colabora com a formação de glóbulos vermelhos e, ao lado das vitaminas B6 e B9, controla os níveis de homocisteína no sangue, um componente associado com o risco de desenvolvimento de doença no coração.

Deficiência da Vitamina B12:

A falta de Vitamina B12 no organismo pode causar fadiga, falta de energia, tontura ao se levantar ou fazer esforço, falta de concentração, falha de memória e de atenção, formigamento das pernas, entre outros.

A ausência dessa vitamina por tempo prolongado pode causar anemia perniciosa ou megaloblástica, assim como conduzir alterações na síntese do DNA, fazendo com que a medula óssea produza hemoglobinas imaturas ou com alterações morfológicas. Então, vale a pena conhecer Os 20 Alimentos Ricos em Vitamina B12:

1. Peixes:

Os peixes podem ser uma das adições mais saudáveis ​​à sua dieta. Eles são uma excelente fonte de muitos nutrientes, incluindo Vitamina B12.

2. Cereais:

Os cereais são uma maneira saudável de começar o dia. Os cereais fortificados têm cerca de 6 microgramas de Vitamina B12 por xícara.

Não se esqueça de conferir o rótulo antes de comprar os cereais, pois o valor nutricional varia de acordo com a marca.

3. Queijo:

O queijo é amplamente utilizado na preparação de massas, saladas, sopas e pizza. Proporciona um sabor delicioso aos pratos. Mussarela, parmesão e feta são algumas das melhores fontes de Vitamina B12.

4. Caranguejo:

O caranguejo é um alimento marinho muito popular, apreciado principalmente em ocasiões especiais. Ele é uma ótima fonte de zinco, cobre, potássio e selênio. É um dos melhores Alimentos Ricos em Vitamina B12.

5. Presunto:

Uma dose de presunto de 85 gramas fornece ao corpo meio micrograma de Vitamina B12, que equivale a 9% do valor diário recomendado para um adulto.

O presunto é bastante rico em calorias e deve ser apreciado com moderação para ter uma dieta equilibrada.

6. Aves:

As aves de capoeira, como peru e frango, são alternativas mais saudáveis ​​para a carne vermelha.

Frango e peru são boas fontes de várias vitaminas e minerais essenciais e estão livres de gorduras e calorias.

7. Creme de Amendoim:

Muita gente não sabe, mas o creme de amendoim tem sido um dos alimentos mais consumidos por quem não come carne.

Por possuir uma quantidade interessante de Vitamina B12, ele atua propiciando diversos benefícios para a saúde.

8. Ovos:

Mexidos, fervidos ou fritos, os ovos são um dos mais Alimentos Ricos em Vitamina B12. A gema de ovo contém a maior concentração de Vitamina B12.

9. Leite:

O valor nutritivo do leite não é apenas limitado ao cálcio e à vitamina D. É também uma fonte surpreendente de Vitamina B12.

10. Salmão:

O salmão, é um dos peixes mais apreciados no mundo, não poderia deixar de estar na lista dos Alimentos Ricos em Vitamina B12.

Alimentos ricos em Vitamina b12

Seja cru, assado, cozido ou frito, esse peixe também é uma das principais fontes de ômega 3, proporcionando inumeráveis benefícios para a saúde.

11. Extrato de Levedura:

O extrato de levedura é uma boa fonte de proteína e Vitamina B12 para vegetarianos e veganos.

12. Ostra:

A ostra é outra excelente fonte de Vitamina B12. Uma dose de 85 gramas de ostra fornece cerca de 30 microgramas de Vitamina B12.

13. Produtos à Base de Soja:

Para quem não consome carnes, os produtos à base de soja são bastante utilizados como Alimentos Ricos em Vitamina B12, oferecendo também outros nutrientes que são indispensáveis para complementar a alimentação dos vegetarianos.

Outros Alimentos Ricos em Vitamina B12:

Excesso de vitamina B12:

Acumular altas doses do nutriente no corpo é mais comum quando uma pessoa faz o uso de suplementos vitamínicos. Isso pode provocar alterações no baço e modificações e elevação nos linfócitos, os chamados glóbulos brancos que quando estão com as taxas altas indicam infecção e quando têm baixos níveis são evidência de problemas na medula óssea.

Sendo assim, o ideal para não sofrer os efeitos do excesso de Vitamina B12 no organismo é buscar obter o nutriente por meio da alimentação e fazer o uso de suplementos alimentares somente quando o médico prescrever.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

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INFORMAÇÃO DO AUTOR: Ana Karolynne Goncalves

Sou graduada no curso de Nutrição pela Universidade Federal de Maranhão (UFMA), do CRN6-MA 16199, com Mestrado na área da Nutrição Clínica com relação ao metabolismo, prática e terapia nutricional, realizado também na Universidade Federal de Maranhão (UFMA). Atualmente trabalho no campo de pesquisa sobre a Qualidade e Inovação em Alimentos, e também atuo como editor no site Dr. Saúde, utilizando todo meu conhecimento para trazer qualidade de vida para nossos leitores.

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