Os 42 Benefícios da Ervilha Para Saúde!

Os 42 Benefícios da Ervilha Para Saúde!

Benefícios da Ervilha que muitos ainda não conhecem. Além disso, as Ervilhas são comumente usadas em diversos pratos que vão desde saladas sofisticadas até os cachorros quentes de lanchonetes. Amadas ou odiadas pelo seu sabor e textura, essa leguminosa pode ser, além de um complemento de sabor para o prato, uma bomba de benefícios para a saúde de quem as consome.

beneficios da ervilha

Em dois tipos de grãos, as Ervilhas podem ser encontradas no tipo liso, que é pequena e pouco apreciada, e no tipo rugoso, que é maior e mais saborosa, levemente adocicada.

As verdinhas são conhecidas no mundo todo por terem sido utilizadas nas experiências de Mendel, o grande cientista que conseguiu comprovar a existência da herança genética. No entanto, a sua fama vai muito além de uma mera cobaia de um dos maiores mestres da biogenética, vamos combinar…

A Ervilha é amplamente consumida, principalmente aqui no Brasil, como ingrediente atrativo na composição e coloração de saladas, pratos frios e quentes, inclusive aqueles de poucas calorias, mais comuns entre pessoas que estão em processo de emagrecimento.

Valor Nutricional da Ervilha:

Muita gente associa a proteína apenas às fontes animais, e se esquece que existe uma gama de vegetais cheios dessa propriedade, e de muitas outras vantagens nutricionais. Por exemplo, a Ervilha. Ela é uma das melhores fontes proteicas, por conter quase o dobro de proteínas da maioria dos vegetais.

Além disso, é muito fácil e barata de cultivar, e pode compor ótimos pratos, como saladas, sopas, e acompanhamentos dos mais diversos. Quem fizer essa escolha, vai estar incluindo no cardápio um alimento rico em fibras, vitaminas A, vitamina B, vitamina C, vitamina E e vitamina K, zinco, magnésio, ferro, potássio, cálcio, entre outras.

Ela incrementa os pratos, e também dá aquela turbinada na saúde. Olha só. Então, confira Os 40 Benefícios da Ervilha Para Saúde:

1. Ajuda no Controle de Peso:

A Ervilha contribui com efeito antioxidante, mas ela também não oferece grandes riscos para a sua dieta, já que a porção de 1 xícara possui em média 100 calorias, e baixo índice glicêmico. A hortaliça também não oferece riscos às suas medidas, pois ela contém baixo teor de gorduras, e nutrientes como ômega-03, betacaroteno, minerais, e até mesmo vitaminas de complexo B, C e E.

2. Mantém a Visão Saudável:

A Luteína também é um dos principais ingredientes que favorecem a saúde dos olhos, demonstrando mais um dos benefícios da Ervilha. A luz que incide sobre o olho pode ser filtrada, evitando consequências à região macular da retina.

Indica-se o consumo médio diário de 10 mg de Luteína, já que o corpo não possui a habilidade de produzi-la naturalmente.

A contribuição da Ervilha pode evitar até a perda da visão, se seu consumo for conciliado com diversos hábitos saudáveis e convenientes para a saúde dos olhos.

3. Mantém o Sistema Imunológico Forte:

Manter o corpo fortalecido é importante não só para a saúde, mas para a continuidade do bom rendimento nas atividades físicas, já que seu nível energético será utilizado de forma funcional durante todo o treino.

Tanto Cozidas quanto cruas, as Ervilhas podem fornecer porções interessantes de vitamina C, uma das grandes responsáveis pela saúde do sistema imunológico, além de apoiar a absorção de Ferro. A vitamina K também pode agir de forma positiva para o fortalecimento do corpo.

4. Sistema Nervoso Favorecido:

Os minerais podem justificar diversos dos benefícios da Ervilha, e o sistema nervoso também pode ser favorecido. Dentre os principais contribuintes, podemos destacar 62 mg de Magnésio que pode ser encontrado em uma xícara de Ervilhas, Fósforo, Ferro, Zinco, e muito mais.

5. Ajuda o Desempenho dos Músculos:

As Ervilhas podem ser reconhecidas como fornecedoras de proteínas, nutriente muito conveniente para aqueles que buscam construção muscular. As proteínas contidas nas Ervilhas se mostram superiores às proteínas encontradas em suplementos industrializados.

6. Mantem Ossos Fortes:

Dentre as diversas contribuições, as Ervilhas ainda podem fornecer Cálcio, mineral importante para a saúde e fortalecimento de ossos, dentes e unhas. A hortaliça ainda é rica em vitamina K, a qual auxilia na indução do Cálcio aos ossos. A estrutura ainda pode ser fortalecida com efeito preventivo contra osteoporose, que é justificado pela presença das vitaminas de complexo B.

7. Proteção Contra o Câncer:

Os fitonutrientes contidos na Ervilha são os principais responsáveis por esse benefício. Elas contêm quantidades significativas de polifenois, os quais auxiliam na proteção do corpo. Recomenda-se a porção diária de 2 mg, enquanto uma porção de Ervilhas pode oferecer 10 mg, valor muito superior ao recomendado para a obtenção de resultados positivos.

8. Rica em Carboidratos:

Quantidade significativa, ainda que inferior à da batata. Em sua maioria são contribuídas por amido, com sua pequena proporção de sacarose.

9. Rica em Proteínas:

Aproxima de cereais como arroz, ainda que esteja longe de outras leguminosas como o feijão. As proteínas da Ervilhas são bastante completas, ainda que tenham carência relativa do aminoácidos essencial metianina, e excesso de lisina. Pelo contrário os cereais têm metionina de sombra, mas lhe falta lisina.

10. Serve Como Anti-envelhecimento:

Com o avanço da idade, o uso de cremes rejuvenescedores e que retardam os efeitos temporais é cada vez mais comum. A adoção de cuidados estéticos pode ser substituída pelos benefícios da Ervilha, já que eles são convenientes para agir contra inflamações e melhorar a coagulação do sangue.

ervilha beneficio Outros contribuintes contidos na ervilha, que agem contra o envelhecimento são as vitaminas C e E, ômega-3, Zinco, ácidos fenólicos, alfa e betacaroteno, flavonoides, polifenois e muito mais.

11. Atua na Prevenção Contra Alzheimer:

É importante ressaltarmos que os benefícios da Ervilha não são os principais agentes para prevenção de doenças, mas se ela for incorporada a uma alimentação e estilo de vida saudável, pode impulsionar a um melhor estado de saúde.

As Ervilhas contêm vitamina K, as quais são indicadas para evitar diversas doenças, como artrite, e principalmente, o Alzheimer, que tem se tornado mais comum, se comparado há anos atrás. A inserção das Ervilha nas refeições pode contribuir contra o agravamento de lesões neuronais, agindo a favor de maiores consequências sobre a perda de memória.

12. Atua na Prevenção e Auxilio do Tratamento da Diabetes Tipo 2:

Sabendo que a alimentação de quem tem diabetes é um tanto quanto restrita, descobrir um alimento conveniente para o seu cardápio é até motivador. Os benefícios da Ervilha podem ser argumentos favoráveis, já que possui índice glicêmico baixo, além de ser um excelente fornecedor de proteínas e fibras.

Os efeitos sobre a resistência de insulina são resultantes da ação dos componentes anti-inflamatórios e antioxidantes.

13. Ajuda o Funcionamento do Intestino:

Muitas pessoas que estão em dieta lidam com desconfortos estomacais, os quais são consequência do funcionamento intestinal irregular. Esse problema retarda o processo digestório e eliminação de toxinas, por isso, é válido ter conhecimento de que os benefícios da Ervilha podem agir preventivamente contra essas consequências, graças à porção de fibras oferecidas.

14. Aumenta os Níveis de Energia no Corpo:

Comer Ervilhas vai aumentar seus níveis de energia por causa de sua fartura em ferro. Perda de ferro no organismo provoca cansaço e incapacidade de se concentrar. Se comer alimentos ricos em ferro, você será capaz de aumentar seus níveis de energia e proteger-se contra riscos de infecção. É muito importante consumir alimentos ricos em ferro diariamente.

15. Funciona Como Anti-inflamatório Natural:

Os antioxidantes presentes nas Ervilhas são capazes de parar a inflamação e os seus maus efeitos. Ervilhas contêm flavonóides, carotenoides, ácidos fenólicos e polifenóis que são propriedades anti-inflamatórias e anti-oxidantes. A inflamação é a principal causa de doenças do coração, artrite e mesmo câncer.

16. Regula o Açúcar no Sangue:

Ervilhas têm boas quantidades de proteína e fibra, devido ao fato de que a digestão é lenta ajudando a manter os níveis de açúcar no sangue estável. Elas também contêm vitamina E, zinco e Pisumsaponins I e II e pisomosides A e B, que estão exclusivamente presentes em Ervilhas. Ambas ajudam a prevenir a inflamação crônica e estresse oxidativo, dois sinais bem conhecidos do diabetes do tipo 2. Ervilhas, assim, reduz o risco de diabetes tipo 2.

17. Controla a Obesidade:

Consumo de Ervilhas ajuda no controle de peso. Elas têm colesterol zero e tem uma boa quantidade de proteínas e fibras. Comer Ervilhas irá saciá-lo por horas, reduzindo ainda mais a ingestão de alimentos. Os bons níveis de zinco também melhoram o metabolismo auxiliando na manutenção do peso.

18. Ajudam o Meio Ambiente:

As Ervilhas trabalham com bactérias que “consertam” o nitrogênio do ar e o fixam no solo. À medida que aumentam o teor de azoto no solo, a necessidade de pesticidas artificiais é reduzida. Elas também precisam de muito pouca água para o crescimento e assim, ajudam a manter o meio ambiente mais verde.

19. Contribui Para a Saúde do Coração:

Ervilha é fonte de licopeno. O licopeno é um poderoso antioxidante que previne danos nas células do coração. Altos níveis de vitamina K e o teor de colina em Ervilhas também reduzem o risco de doença cardiovascular, enquanto que o elevado teor de fibra mantém os níveis de colesterol controlados evitando a obstrução das artérias e um possível infarto.

20. Alivia a Constipação Intestinal:

Quando se tem prisão de ventre, é importante consumir alimentos ricos em fibras para melhorar o metabolismo. Isso contribui para uma melhor digestão. Comer Ervilhas pode ajudá-lo a aliviar a constipação.

ervilha beneficios

21. Combate a Depressão:

Além disso, é aconselhado comer alimentos ricos em antioxidantes porque ajudam a combater a depressão. Ervilhas têm muitos antioxidantes e estão facilmente disponíveis.

22. Acaba Com a Fadiga:

Isto acontece porque Ervilhas contêm ferro, um mineral que pode prevenir a fadiga, especialmente em mulheres. Além disso, o alto teor de vitaminas neste vegetal garante que você não se sinta fadigado depois de um dia cansativo.

23. Faz Bem Para o Cérebro:

O magnésio, ferro, fósforo e zinco presentes na Ervilha são minerais importantes para a boa saúde do sistema nervoso. A vitamina K, que também compõe o alimento, é importante para o cérebro e pode ajudar na prevenção de doenças degenerativas, como o Alzheimer.

24. Fortalece o Sistema Imunológico:

Os antioxidantes e as vitaminas, principalmente a vitamina C, presentes na Ervilha, auxiliam no fortalecimento dos sistema imunológico. A vitamina C ajuda ainda na melhor absorção de ferro, um elemento que, quando em falta provoca sintomas, como cansaço, fadiga, etc.

25. Combate o Câncer:

A Ervilha é rica em diversos antioxidantes importantes, que atuam de modo preventivo no organismo, como os carotenos, polifenois, luteína, entre outros, auxiliando o organismo a evitar a degração das células, restrigindo as chances de aparecimento de diversos tipos de câncer.

26. É Boa Para o Sangue:

Por conter uma boa quantidade de ferro, a Ervilha é útil também na prevenção de doenças do sangue, como anemia. O ferro é o grande responsável por levar o oxigênio para as células de todo corpo. Por isso, consumir produtos com esse elemento é tão essencial.

27. Previne a Depressão:

A Ervilha contém folato, uma substância que auxilia na redução dos sintomas da depressão. Os antioxidantes auxiliam ainda a prevenir o aparecimento da doença.

28. Melhora Transtornos do Sistema Nervoso:

As Ervilhas são um alimento muito nutritivo, que também é rico em vitaminas do grupo B e em minerais necessários para o funcionamento do sistema nervoso, são apropriadas em casos de debilidade nervosa.

ervilha

29. Ótimo na Gravidez e Lactação:

Por sua riqueza em proteínas (Especialmente se forem combinadas com cereais), vitaminas e minerais, as Ervilhas são recomendáveis para mulheres grávidas e que aumentam. Também são ricas em folatos.

30. Rica em Vitaminas do Complexo B:

Além disso, a Ervilha é boa fonte de vitamina B2 vitamina B6, niacina e falatos, todas elas necessárias para o bom funcionamento do coração e do sistema nervoso.

Então, Confira Outros Benefícios da Ervilha Para Saúde:

  • Faz bem ao coração
  • Previne a diabetes
  • Faz bem à visão
  • Fortalece os ossos
  • Ajuda a digestão
  • É boa para os músculos
  • É boa para a pele
  • Faz bem para o cérebro
  • Fortalece o sistema imunológico
  • Combate o câncer
  • É boa para o sangue
  • Previne a depressão

Como Consumir?

Apesar de ser um alimento cujo período de safra é curto – entre os meses de junho e agosto –, a Ervilha pode ser consumida em diversos pratos em todas as épocas do ano, pois podem ser congeladas ou enlatadas.

Para consumir, você pode inserir as Ervilhas em saladas, pratos quentes ou frios como sopas, carnes, arroz de forno, empadas, entre outras. O importante é adiciona-la às refeições, pois além de oferecerem tantos benefícios, ainda dão um sabor e uma textura diferente ao prato escolhido.

Curiosidade:

No Brasil, a Embrapa tem aumentado seus esforços procurando desenvolver espécies diferentes de Ervilhas que tragam ainda mais benefícios, sendo mais resistentes às doenças também, quando comparadas às espécies importadas. Isso fez com que, nos últimos 20 anos, a importação de Ervilhas do país fosse reduzida de forma significativa, em torno de 70%.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

Deixe seu Comentário

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Ana Karolynne Goncalves

Sou graduada no curso de Nutrição pela Universidade Federal de Maranhão (UFMA), do CRN6-MA 16199, com Mestrado na área da Nutrição Clínica com relação ao metabolismo, prática e terapia nutricional, realizado também na Universidade Federal de Maranhão (UFMA). Atualmente trabalho no campo de pesquisa sobre a Qualidade e Inovação em Alimentos, e também atuo como editor no site Dicas de Saúde, utilizando todo meu conhecimento para trazer qualidade de vida para nossos leitores.

beneficios do kiwi

Os 40 Benefícios do Kiwi Para Saúde

Os 40 Benefícios do Grão de Bico Para Saúde!