Campânula – Origem, Benefícios e Como Usar!

Revisado por

NUTRIÇÃO - CRN6-MA 16199

Campânula – Origem, Benefícios e Como Usar de maneira correta. Além disso, a Campânula possui muitas propriedades importantes para saúde do corpo humano. A Campânula é uma flor de primavera, que começa a florescer, nesse período que vai de agora até o fim de setembro. A planta dura apenas entre 15 e 20 dias, sem se reproduzir.

beneficios da campanula

As flores, bem delicadas, são encontradas nas cores azul, branca, rosa e lilás, e lembram o formato de sinos e campainhas. Ela pode medir, aproximadamente, 50cm e não resiste ao sol ou ao calor intenso.

A Campânula deve ser cultivada em local com claridade, mas sem sol direto ou ambientes quentes, pois a flor é muito sensível ao calor. No entanto, a melhor área deve ser um local onde a planta possa receber o sol da manhã e ser protegida dos raios solares intensos durante a tarde.

A reprodução da flor acontece por meio de sementes e mudas com replantio. A germinação acontece de 7 a 21 dias. Vale ressaltar que a Campânula é uma planta anual, por isso, ela não florescerá novamente no ano seguinte.

Origem da Campânula:

Originária do Mediterrâneo, a Campânula, como outras plantas de origem europeia, não se dá muito bem com o calor, então se você mora em uma região próxima ao equador, lembre-se de deixá-la à meia sombra. Porém, essa baixa resistência ao sol torna-a perfeita para ornamentar o ambiente dentro da sua casa ou apartamento.

As Campânula são presenteadas, com frequência, como sinal de gratidão, muitas vezes significando um “muito obrigado”. Além disso, elas também são oferecidas como símbolo de afeto, esperança, humildade, delicadeza e amor eterno. Por isso, ela é um presente útil em diversas situações.

Propriedades da Campânula:

Suas propriedades envolvem sua ação como estimulante, antidisentérica, sudorífica, antisséptica, tônica, antibiótica, diurética, vermífuga, sedativa, colerética e emética.

A planta possui um princípio ativo amargo que é conhecido como helenina, além dos óleos voláteis inulenina, mucilagens, entre outros, sendo bastante usada na fórmula de diversos medicamentos. Quando transformada em forma de frutose, é usada na confecção de um pão preparado para diabéticos. Então, confira os Benefícios da Campânula Para Saúde:

Benefícios da Campânula Para Saúde:

  • A Campânula, desde tempos antigos, era usada para fins medicinais, sendo um excelente tônico aromático e estimulante dos órgãos secretores.
  • Apesar de não ser muito usada nos dias de hoje, a Campânula pode ser empregada para tratar tosse seca e irritável, ou até mesmo a tosse catarral úmida. Com sua ação antibacteriana, a planta desinfeta os pulmões, de forma que o muco é mais fluído.
  • A Campânula pode ser usada também para tratar a convalescença, atuando sobre o sistema digestivo e respiratório, recuperando a vitalidade e melhorando o apetite.
  • Pode ser usada ainda para combater vermes e parasitas intestinais, além de ser um ótimo remédio natural para tratar bronquite catarral, dores ciáticas e nevralgias.
  • Além dos benefícios já citados, a água destilada feita com a planta e suas raízes ajuda a remover manchas da pele.

Como Cultivar a Campânula:

A flor da Campânula deve ser plantada em solo com boa drenagem. Uma boa dica para melhorar a drenagem do solo é utilizar um pouco de areia grossa. Porém, é preciso enriquecê-lo com nutrientes para que a flor cresça logo e com muitas flores. Pode-se adicionar fertilizante orgânico de vez em quando e NPK (Nitrogênio, Fósforo e Potássio) antes da época de floração.

A flor da Campânula deve ser regada de uma a duas vezes por semana durante a primavera, verão e outono. Já no inverno, diminua a irrigação para uma vez a cada duas semanas. Em dias chuvosos, evite regar as plantas para que elas não fiquem encharcadas e apodreçam. É fundamental que ela receba a luminosidade e irrigação que precisa para florescer e permanecer sempre bela.

Como Usar a Campânula:

Seu uso é aplicado na medicina tradicional, mas também na fabricação de bebidas alcoólicas, como o absinto, na França e na Suíça, por exemplo.

Na Alemanha, antigamente, era usada na fabricação de um vinho usado para tratar a debilidade do estômago. Na Alsácia, se consome a maceração da raiz de ênula campana.

campanula

Como Fazer a Poda da Campânula:

A poda deve ser feita assim que as flores murcharem. Use tesoura específica, limpa e esterilizada para este processo. Remova flores mortas ou desbotadas, mas somente quando todas as flores do galho estiverem murchas.

Você pode jogar os resquícios de plantas mortas perto do caule para que novas flores se formem. Deste modo, a floração é prolongada por várias semanas, mantendo o belo visual da planta por muito tempo.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

Os 15 Benefícios do Chá de Marmelinho Para Saúde

Os 25 Benefícios da Dedaleira Para Saúde!