Os 30 Benefícios da Taioba Para Saúde

Revisado por

Bioquímica Farmacêutica pela USP

Especialista do Dr. Saúde

Os 30 Benefícios da Taioba Para Saúde são essenciais para saúde do seu corpo. Além disso, poucas pessoas a conhecem, uma vez que o seu cultivo é mais comum em hortas caseiras, especialmente nos estados do Goiás e Minas Gerais. Ou seja, no restante do país, possivelmente por conta da sua pouca popularidade, a taioba não é tão consumida, já que não é vendida como outros vegetais em supermercados e feiras.

Os alimentos naturais são nossos maiores aliados para uma alimentação rica em nutrientes, como as verduras em folhas, pois contém baixo nível calórico e alto nível nutricional. Além disso, garantem sensação de saciedade, pois são ricas em fibras. Uma dessas verduras em folhas, que é uma excelente aliada a esse processo, é a Taioba.

taioba

Uma dieta rica em nutrientes, como deve ser em uma reeducação alimentar, é rica em alimentos como frutas, legumes, vegetais e o nosso site Guia Saudável tem dito, ao longo de sua existência, sobre a importância de diversas verduras e a Taioba não poderia ficar de fora pela sua importância na nossa alimentação saudável!

No entanto, o vegetal possui alto valor nutritivo e, portanto, também pode fazer muito bem à nossa saúde de um modo geral. Entre as suas principais características, podemos citar as suas folhas, bem semelhantes às do inhame (com a diferença de que as deste último não são comestíveis), além de caule bem próximo à elas.

Normalmente, a taioba é consumida através de sua adição à receitas de bolinhos, recheios de pizzas e crepes, vitaminas verdes especiais, como tempero de sopas ou refogada com alho. O seu sabor é bem parecido com o do espinafre, só que com um gostinho um pouco mais suave.

Outra maneira interessante de incluir o vegetal no seu cardápio diário é a partir da mistura com outras verduras em folhas, como é o caso do almeirão, da couve ou da mostarda, por exemplo, que combinam super bem em pratos frios.

Benefícios da Taioba Para Saúde:

Valor Nutricional da Taioba:

A Taioba tem vitamina A, que fortalece nosso sistema ocular como um todo e nossa visão, além de ajudar a evitar doenças nessa parte do corpo; tem vitamina B, que fortalece o sistema neurológico; vitamina C, que fortalece a imunidade e a visão, bem como facilita o processo de cicatrização.

1. Fortalece o Sistema Imunológico:

A taioba concentra boa quantidade de vitamina C e por essa razão o sistema de defesas do corpo é fortalecido. Então, quem consome o alimento estará mais protegido contra diversas doenças.

2. Benefício da Taioba Para Visão:

Graças à Vitamina A o consumo da taioba favorece a melhora na visão e na saúde ocular, colaborando com a prevenção de algumas doenças, como a cegueira noturna, catarata e até dores de cabeça que ocorrem por problemas na região ocular.

3. Benefícios da Taioba no Combate a Anemia:

A taioba contém ferro e por essa razão está no grupo de alimentos que combate a anemia com eficácia. Se você sente-se fraco, indisposto e eventualmente tem enjôos e tontura, procure o médico. Se for diagnosticado com anemia, alguns alimentos como feijão e beterraba certamente serão sugeridos pelo profissional, para complementar o cardápio nutritivo, não deixe de incluir um suquinho verde pela manha e uma sopa com o vegetal no jantar.

4. Promove a Saúde dos Ossos:

Geralmente os mais idosos sofrem de problemas nos ossos e a osteoporose é um flagrante comum nessa fase. Portanto, sendo o cálcio e o fósforo os minerais mais importantes para a manutenção da saúde óssea, a taioba deverá ser consumida por todos, principalmente quem está na terceira idade.

5. Taioba Trata a Prisão de Ventre:

O vegetal é super importante para a boa digestão. Seus nutrientes promovem o transporte regular do alimento por todo o intestino e promove a regularidade na evacuação. Portanto, esse benefício é evidente em razão da boa quantidade de fibras da taioba.

6. Benefício da Taioba Para Aumentar a Imunidade:

A Taioba concentra boa quantidade de vitamina C e por essa razão o sistema de defesas do corpo é fortalecido. Portanto, quem consome o alimento estará mais protegido contra diversos tipos de doenças.

7. Regula a Pressão Arterial:

Os quadros de hipertensão arterial são cada vez mais comuns e uma forma de controlar a pressão e também prevenir essa doença é ingerindo a hortaliça. Ela é rica em potássio nutriente responsável pelo controle de sódio na corrente sanguínea e, por conta disso, também consegue controlar o acúmulo de líquidos dentro dos vasos.

8. Taioba Contra os Radicais Livres:

Por ser rica em vitamina C, este é outro rico Benefício da Taioba. Estudos recentes revelam que alimentos com uma quantidade significativa de vitamina C ajudam a combater ação dos radicais livres no organismo.

9. Benefício da Taioba Contra a Constipação:

A pessoa passa dias sem defecar e isso pode causar muita dor, além de ser um sinal de que algo não vai bem no organismo. Portanto,alimentos ricos em fibras como a Taioba pode ajudar e muito esse tipo de situação.

10. Favorece o Trânsito Intestinal:

Este também está entre os mais importantes Benefícios da Taioba. Por ser uma folha rica em fibras, a Taioba ajuda a aumentar o bolo fecal e acelerar o trânsito intestinal, combatendo a prisão de ventre. Para aumentar esse efeito, uma boa dica é fazer um suco com 1 folha, 1 laranja, 2 ameixas secas e limão.

11. Melhora a Saúde da Visão:

Este é mais um rico Benefício da Taioba. Se você tem problemas de visão, está mais do que na hora de começar a consumir. Além disso, esse benefício que a hortaliça oferece é por conta da vitamina A presente nela. Já ouviram falar sobre cegueira noturna? Portanto, as baixas taxas de vitamina A no organismo é a causa para essa condição.

12. Atua na Prevenção da Osteoporose:

Por ser rica em cálcio e fósforo, este é outro rico Benefício da Taioba é uma excelente fonte de nutrientes para mantes os ossos fortes, prevenindo problemas como osteoporose, que aparece principalmente em idosos e em mulheres após a menopausa.

13. Taioba Como Antioxidante Natural:

Princípios ativos encontrados na Taioba produzem efeitos antioxidantes, que, por sua vez, é extremamente significativo entre os benefícios da vitamina A. Ao proteger o corpo dos efeitos nocivos dos radicais livres, a Vitamina A em bons níveis reduz as chances de desenvolvimento de doenças crônicas e degenerativas, de modo que é um excelente meio de manter a saúde ao longo do envelhecimento.

14. Combate a Hipertensão:

A Taioba tem uma alta proporção de potássio (278mg / 100g) e sódio (14mg / 100 g), o que torna benéfico para aqueles que sofrem de hipertensão.

15. Combate o Câncer:

As folhas de Taioba são eficazes para matar 12 tipos de células cancerosas, prevenindo o câncer de cólon, mama, próstata, pulmão e pancreático. Portanto, ao contrário da quimioterapia, as folhas podem atacar as células cancerosas sem quaisquer efeitos colaterais como náuseas, perda de peso, perda de cabelo, etc.

16. Taioba Para o Sistema Imunológico:

A Taioba contém substâncias que permitem que nosso corpo permaneça apto e melhore a imunidade de encontro a várias doenças.

beneficios da taioba

Outros Benefícios da Graviola Para Saúde:

  • Possui importante papel na formação de ossos e dentes.
  • É responsável por manter os níveis das substâncias sanguíneas necessárias para o bom funcionamento do corpo;
  • Participa ativamente no processo de geração de energia pelas células e pelo corpo, sendo peça vital para o bom funcionamento do organismo;
  • É rica em ferro, que é útil na prevenção da anemia;
  • Ela contém cobre, o que promove a absorção de cálcio, um nutriente que é essencial para uma boa saúde do osso;
  • Potássio presente nesta fruta é conhecido por ser eficaz na prevenção de cãibras nas pernas;
  • Devido à sua textura é frequentemente usada em bebidas, sorvetes e outros alimentos doces;
  • Taioba tem propriedades anti-inflamatórias e, portanto, é útil contra o inchaço e artrite;
  • A Taioba pode substituir o consumo de alguns alimentos. Por conter quantidades significativas de diversas substâncias, tornando-a um alimento mais completo;
  • Ela atua como fator importante para regular a imunidade no organismo e também como combatente ao stress;
  • Atua diretamente no sistema neurológico. Sua falta pode causar cansaço, perda de apetite, dores de cabeça, depressão, tontura, entre outros sintomas;
  • Dor nas articulações e nas costas pode ser reduzida por sua ingestão;
  • É rica em fósforo e cálcio, assim, ajuda no fortalecimento dos ossos. As possibilidades de osteoporose pode ser reduzida por sua ingestão;
  • Taioba é rica em um composto conhecido como triptofano. Ele ajuda na redução da ansiedade e depressão;
  • Ela atua como um potenciador de humor e pode promover um sono profundo.

Efeitos Colaterais da Taioba:

A Taioba é tóxica se consumida cru, devido a ráfides de oxalato de cálcio contidas em seus órgãos. Portanto, pelo mesmo motivo, não é recomendado o consumo pessoas com gota, artrite ou cálculo renal.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

Os 40 Benefícios do Suco de Repolho Para Saúde

Os 20 Alimentos Ricos em Vitamina B12