Os 40 Benefícios do Feijão Para Saúde

Tudo Sobre Os 40 Benefícios do Feijão Para Saúde!

Revisado por

Biomédico Pela UFRGS

Especialista do Dr. Saúde

Benefícios do Feijão Para Saúde que você precisa conhecer. Além disso, os feijões fornecem inúmeros benefícios para a saúde e se encaixam em vários grupos de alimentos diferentes: embora sejam ricos em carboidratos, como amidos e pães, como um alimento à base de plantas, eles se sentem em casa no grupo de vegetais, oferecendo uma variedade de vitaminas, minerais e antioxidantes, como seus companheiros.

Eles também podem manter o seu próprio grupo proteico, fornecendo proteína em abundância. Ao contrário de alguns outros membros desse grupo, os grãos fornecem pouca gordura e não têm nenhum colesterol.

feijaoPara falar a verdade, os feijões geralmente reduzem os níveis de colesterol e triglicerídeos, em vez de potencialmente aumentar o seu aumento, como demonstraram algumas proteínas animais.

Existem pequenas variações na forma em diferentes áreas de cultivo e os feijões verdes podem ser chamados por nomes diferentes, incluindo feijões finos, feijões franceses ou até mesmo feijões rangendo, dependendo de onde você estiver comendo-o.

Existem aproximadamente 150 variedades de Feijão em todo o mundo que vêm em todas as formas e cores, mesmo roxo! Apesar da aparência variável dos feijões, seu conteúdo nutricional e benefícios à saúde permanecem similares.

Valor Nutricional do Feijão:

O Feijão é delicioso e crocante e baixos em calorias e gorduras, como citamos acima. O conteúdo de fibra é muito alto, e também fornece alguns dos seus requisitos diários de proteína. Ele também atua como uma fonte fácil para adquirir vitaminas como a vitamina A, vitamina K, vitamina C, vitamina B6 e até mesmo ácido fólico.

Em termos de minerais, o Feijão é uma boa fonte de cálcio, ferro, silício, manganês, cobre e potássio. Então, confira detalhadamente Os Benefícios do Feijão Para Saúde.

1. Combate a Anemia:

O grão é fonte de ferro, que ajuda a prevenir o risco da anemia, principalmente a anemia ferropriva. Entretanto, evite misturar leite e laticínios em geral com Feijão, eles contêm cálcio, que atrapalha a absorção de ferro.

2. Melhora o Funcionamento do Intestino:

Cheio de fibras, os feijões podem ajudar a prevenir a constipação. Ele também é ideal para aqueles que desejam melhorar o funcionamento do intestino.

3. Combate à Prisão de Ventre:

Pelas razões acima, pode-se dizer que as fibras dos grãos ajudam a combater a prisão de ventre, evitando outros problemas intestinais.

4. Ajuda na Produção de Energia:

O Feijão é uma boa fonte de mineral manganês, que é um co-fator essencial numa série de enzimas importantes na produção de energia e das defesas antioxidantes.

5. Melhora o Sistema Nervoso:

O sistema nervoso depende de uma substância que está presente em grandes quantidades no Feijão: o folato ou vitamina B6. Esta é responsável pela produção de aminoácidos necessários para o bom funcionamento do sistema nervoso.

6. Baixa o Colesterol Ruim:

As fibras presente nos feijões, além de ajudar na regulação do intestino, auxiliam na diminuição do risco de doenças cardiovasculares, diabetes e até mesmo colesterol alto.

7. Equilibra o Açúcar no Sangue:

Com um baixo índice glicêmico, o grão contêm uma bela mistura de carboidratos complexos e proteínas. Por esta razão, o grão é digeridos lentamente, o que ajuda a manter a glicose no sangue estável, e pode reduzir a irritabilidade e fadiga.

8. Melhora a Função Cognitiva:

A tiamina presente no Feijão participa em reações enzimáticas de produção de energia e também é fundamental para as células do cérebro e da função cognitiva.

beneficios do feijao

9. Contém Pouca Gordura:

A maioria dos grãos têm cerca de 2 a 3 % de gordura, e não contém colesterol, a menos que sejam processados ou preparados com outros ingredientes. Então, se você comer Feijão enlatado, observe no rótulo para ver o que mais pode estar contido na lata.

10. Ajuda a Prevenir o Câncer:

O Feijão possui várias substâncias antioxidantes (como vitaminas e minerais), importantes para reduzir a incidência de células cancerosas, assim, o grão ajuda a prevenir o câncer.

11. Ajuda a ter um Coração Saudável:

O grão possui uma abundância de fibra solúvel, que pode ajudar na redução dos níveis de colesterol e triglicéridos. Diminuindo as doenças cardíacas.

12. Ajuda na Perda de Peso:

Os feijões são muito baixo em calorias. Portanto, as pessoas que são conscientes de calorias não precisam se preocupar e podem comer em boas quantidades o grão. Também contém baixa quantidade de sódio, gorduras saturadas e colesterol.

13. Feijão no Combate a Infecções:

Uma série de vitaminas como a Niacina e Tiamina são encontradas nos Feijões. Isso quer dizer que os grãos podem ajudar no combate a infecções.

14. Contém Boa Fonte de Folato:

O Feijão ainda tem a capacidade de ajudar na divisão celular e síntese de DNA. Além disso, os alimentos ricos em folato também são úteis para as mulheres durante o período da gravidez.

15. Mantém o Fluido Celular Corporal:

O conteúdo de Potássio encontrado no Feijão ajuda o corpo a manter uma melhor produção celular e o movimento do fluido corporal.

16. Combate a Pressão Arterial:

O teor de potássio presente nos grãos também ajuda a controlar a pressão arterial e outras doenças relacionadas ao coração.

17. Melhora a Saúde do Coração:

Os grãos também ajudam a reduzir o risco de doenças cardíacas devido aos seus altos níveis de flavonoides. Esses flavonoides são responsáveis por ajudar a combater doenças relacionadas ao coração.

18. Combate Câncer:

O consumo do grão é benéfico para a prevenção de pólipos pré-cancerosos que geralmente levam ao câncer. Portanto, o aumento da ingestão dietética de Feijão pode reduzir o risco de recorrência de adenoma cancerígeno e câncer colorretal.

beneficio do feijao

19. Gerencia o Diabetes:

Os Feijões possuem propriedades que são essenciais para tratar o diabetes. Além disso, a conexão de Feijão e plantas são semelhantes ao controle ou prevenção precoce de diabetes é uma ótima notícia para muitos indivíduos.

20. Fortalece a Imunidade:

Os antioxidantes encontrados no Feijão também são de suma importância para fortalecer a imunidade. Além do mais, você pode combater gripe e resfriado consumindo o grão.

21. Melhora a Saúde Óssea:

A vitamina A presente nos feijões são de suma importância para saúde óssea. O cálcio também ajuda na construção e manutenção da estrutura dos ossos e dentes por isso é importante a ação de ambos no corpo.

22. Melhora a Coagulação do Sangue:

Os feijões possuem um aminoácido que faz com que uma ferida aberta coagule, pare de sangrar e, com isso, evita um excesso de sangramento, a deficiência das vitaminas presentes nos feijões podem causar sangramento nasal, sangramento menstrual intenso e anemia.

23. Alivia Dores Menstruais:

Por ser uma grande aliada para o sangue a vitamina K presente nos grãos de feijões ajudam também a regularizar a menstruação e ajuda no bom funcionamento dos hormônios, tornando-se amigo das mulheres durante os períodos menstruais.

24. Melhora o Funcionamento Cerebral:

Para manter uma adequada função cerebral e nervosa, é necessário que a bainha de mielina que envolve os nervos se forme adequadamente e a vitamina K é popular como sendo essencial para essa síntese.

25. Rico em Antioxidante:

O feijão possui uma quantidade significativa de vitamina K, como citamos acima. Esta vitamina é essencial para proteger as células do stress oxidativo.

26. Evita ocorrência de um AVC:

A ingestão da vitamina citada acima, ainda ajuda na redução dos riscos de acidente vascular cerebral. Além disso, a dieta com base em frutas e legumes que contenham a vitamina K faz com o nível de pressão arterial esteja sempre adequado.

27. Diminui a Hipertensão:

Os hipertensos possuem um alto risco de desenvolver as tão temidas doenças cardiovasculares, entretanto, com o auxílio da vitamina C presente nos feijões, a pressão arterial do corpo tende a reduzir.

28. Previne o Escorbuto:

Os sintomas de escorbuto podem começar a aparecer devido ao enfraquecimento dos vasos, tecidos, ossos e sangue conjuntivo que incluem colágeno. Entretanto, a vitamina C, considerada um poderoso antioxidante, é necessária para a produção de colágeno e assim, previne o escorbuto.

29. Melhora a Saúde dos Olhos:

Constantemente atacados pelos radicais livres, em decorrência de sua constante e intensa exposição à luz, os olhos contam com os benefícios dos feijões para combater os radicais livres.

30. Melhora o Humor:

A vitamina C presente no feijão atua na produção de neurotransmissores, como a norepinefrina, afetando diretamente o humor do indivíduo. Além disso, a atuação da vitamina C é fundamental para o bom funcionamento do cérebro.

Outros Benefícios do Feijão Para Saúde:

  • Fortalece os ossos;
  • Melhora a saúde bucal;
  • Previne Artrite;
  • Combate gripe e resfriado;
  • Melhora o aspecto da pele;
  • Previne Rugas;
  • Elimina Toxinas;
  • Combate a Depressão;
  • Previne Problemas Oculares;
  • Reduz a Hipertensão.

 

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

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INFORMAÇÃO DO AUTOR: Kaio Rodrigues

Sou Biomédico formado pela Universidade Federal do Estado do Rio Grande do Sul (UFRGS). Tendo formação técnico-científica, com conhecimento do organismo humano tanto nos seus aspectos estruturais (células, tecidos e órgãos), quanto funcionais.

O campo de atuação do biomédico engloba toda a interface entre a biologia e a medicina clínica propriamente dita. Está apto a auxiliar no diagnóstico e avaliar clínico-laboratorialmente as doenças, os agentes etiológicos e os vetores e também exerço a função de Editor no site "Dr. Saúde".

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