Os 40 Benefícios do Feijão Para Saúde

Revisado por

Nutrição e Educação Física pela UFT

Especialista do Dr. Saúde

Benefícios do Feijão Para Saúde que você precisa conhecer. Além disso, os feijões fornecem inúmeros benefícios para a saúde e se encaixam em vários grupos de alimentos diferentes: embora sejam ricos em carboidratos, como amidos e pães, como um alimento à base de plantas, eles se sentem em casa no grupo de vegetais, oferecendo uma variedade de vitaminas, minerais e antioxidantes, como seus companheiros.

Eles também podem manter o seu próprio grupo proteico, fornecendo proteína em abundância. Ao contrário de alguns outros membros desse grupo, os grãos fornecem pouca gordura e não têm nenhum colesterol.

feijaoPara falar a verdade, os feijões geralmente reduzem os níveis de colesterol e triglicerídeos, em vez de potencialmente aumentar o seu aumento, como demonstraram algumas proteínas animais.

Existem pequenas variações na forma em diferentes áreas de cultivo e os feijões verdes podem ser chamados por nomes diferentes, incluindo feijões finos, feijões franceses ou até mesmo feijões rangendo, dependendo de onde você estiver comendo-o.

Existem aproximadamente 150 variedades de Feijão em todo o mundo que vêm em todas as formas e cores, mesmo roxo! Apesar da aparência variável dos feijões, seu conteúdo nutricional e benefícios à saúde permanecem similares.

Valor Nutricional do Feijão:

O Feijão é delicioso e crocante e baixos em calorias e gorduras, como citamos acima. O conteúdo de fibra é muito alto, e também fornece alguns dos seus requisitos diários de proteína. Ele também atua como uma fonte fácil para adquirir vitaminas como a vitamina A, vitamina K, vitamina C, vitamina B6 e até mesmo ácido fólico.

Em termos de minerais, o Feijão é uma boa fonte de cálcio, ferro, silício, manganês, cobre e potássio. Então, confira detalhadamente Os Benefícios do Feijão Para Saúde.

1. Combate a Anemia:

O grão é fonte de ferro, que ajuda a prevenir o risco da anemia, principalmente a anemia ferropriva. Entretanto, evite misturar leite e laticínios em geral com Feijão, eles contêm cálcio, que atrapalha a absorção de ferro.

2. Melhora o Funcionamento do Intestino:

Cheio de fibras, os feijões podem ajudar a prevenir a constipação. Ele também é ideal para aqueles que desejam melhorar o funcionamento do intestino.

3. Combate à Prisão de Ventre:

Pelas razões acima, pode-se dizer que as fibras dos grãos ajudam a combater a prisão de ventre, evitando outros problemas intestinais.

4. Ajuda na Produção de Energia:

O Feijão é uma boa fonte de mineral manganês, que é um co-fator essencial numa série de enzimas importantes na produção de energia e das defesas antioxidantes.

5. Melhora o Sistema Nervoso:

O sistema nervoso depende de uma substância que está presente em grandes quantidades no Feijão: o folato ou vitamina B6. Esta é responsável pela produção de aminoácidos necessários para o bom funcionamento do sistema nervoso.

6. Baixa o Colesterol Ruim:

As fibras presente nos feijões, além de ajudar na regulação do intestino, auxiliam na diminuição do risco de doenças cardiovasculares, diabetes e até mesmo colesterol alto.

7. Equilibra o Açúcar no Sangue:

Com um baixo índice glicêmico, o grão contêm uma bela mistura de carboidratos complexos e proteínas. Por esta razão, o grão é digeridos lentamente, o que ajuda a manter a glicose no sangue estável, e pode reduzir a irritabilidade e fadiga.

8. Melhora a Função Cognitiva:

A tiamina presente no Feijão participa em reações enzimáticas de produção de energia e também é fundamental para as células do cérebro e da função cognitiva.

beneficios do feijao

9. Contém Pouca Gordura:

A maioria dos grãos têm cerca de 2 a 3 % de gordura, e não contém colesterol, a menos que sejam processados ou preparados com outros ingredientes. Então, se você comer Feijão enlatado, observe no rótulo para ver o que mais pode estar contido na lata.

10. Ajuda a Prevenir o Câncer:

O Feijão possui várias substâncias antioxidantes (como vitaminas e minerais), importantes para reduzir a incidência de células cancerosas, assim, o grão ajuda a prevenir o câncer.

11. Ajuda a ter um Coração Saudável:

O grão possui uma abundância de fibra solúvel, que pode ajudar na redução dos níveis de colesterol e triglicéridos. Diminuindo as doenças cardíacas.

12. Ajuda na Perda de Peso:

Os feijões são muito baixo em calorias. Portanto, as pessoas que são conscientes de calorias não precisam se preocupar e podem comer em boas quantidades o grão. Também contém baixa quantidade de sódio, gorduras saturadas e colesterol.

13. Feijão no Combate a Infecções:

Uma série de vitaminas como a Niacina e Tiamina são encontradas nos Feijões. Isso quer dizer que os grãos podem ajudar no combate a infecções.

14. Contém Boa Fonte de Folato:

O Feijão ainda tem a capacidade de ajudar na divisão celular e síntese de DNA. Além disso, os alimentos ricos em folato também são úteis para as mulheres durante o período da gravidez.

15. Mantém o Fluido Celular Corporal:

O conteúdo de Potássio encontrado no Feijão ajuda o corpo a manter uma melhor produção celular e o movimento do fluido corporal.

16. Combate a Pressão Arterial:

O teor de potássio presente nos grãos também ajuda a controlar a pressão arterial e outras doenças relacionadas ao coração.

17. Melhora a Saúde do Coração:

Os grãos também ajudam a reduzir o risco de doenças cardíacas devido aos seus altos níveis de flavonoides. Esses flavonoides são responsáveis por ajudar a combater doenças relacionadas ao coração.

18. Combate Câncer:

O consumo do grão é benéfico para a prevenção de pólipos pré-cancerosos que geralmente levam ao câncer. Portanto, o aumento da ingestão dietética de Feijão pode reduzir o risco de recorrência de adenoma cancerígeno e câncer colorretal.

beneficio do feijao

19. Gerencia o Diabetes:

Os Feijões possuem propriedades que são essenciais para tratar o diabetes. Além disso, a conexão de Feijão e plantas são semelhantes ao controle ou prevenção precoce de diabetes é uma ótima notícia para muitos indivíduos.

20. Fortalece a Imunidade:

Os antioxidantes encontrados no Feijão também são de suma importância para fortalecer a imunidade. Além do mais, você pode combater gripe e resfriado consumindo o grão.

21. Melhora a Saúde Óssea:

A vitamina A presente nos feijões são de suma importância para saúde óssea. O cálcio também ajuda na construção e manutenção da estrutura dos ossos e dentes por isso é importante a ação de ambos no corpo.

22. Melhora a Coagulação do Sangue:

Os feijões possuem um aminoácido que faz com que uma ferida aberta coagule, pare de sangrar e, com isso, evita um excesso de sangramento, a deficiência das vitaminas presentes nos feijões podem causar sangramento nasal, sangramento menstrual intenso e anemia.

23. Alivia Dores Menstruais:

Por ser uma grande aliada para o sangue a vitamina K presente nos grãos de feijões ajudam também a regularizar a menstruação e ajuda no bom funcionamento dos hormônios, tornando-se amigo das mulheres durante os períodos menstruais.

24. Melhora o Funcionamento Cerebral:

Para manter uma adequada função cerebral e nervosa, é necessário que a bainha de mielina que envolve os nervos se forme adequadamente e a vitamina K é popular como sendo essencial para essa síntese.

25. Rico em Antioxidante:

O feijão possui uma quantidade significativa de vitamina K, como citamos acima. Esta vitamina é essencial para proteger as células do stress oxidativo.

26. Evita ocorrência de um AVC:

A ingestão da vitamina citada acima, ainda ajuda na redução dos riscos de acidente vascular cerebral. Além disso, a dieta com base em frutas e legumes que contenham a vitamina K faz com o nível de pressão arterial esteja sempre adequado.

27. Diminui a Hipertensão:

Os hipertensos possuem um alto risco de desenvolver as tão temidas doenças cardiovasculares, entretanto, com o auxílio da vitamina C presente nos feijões, a pressão arterial do corpo tende a reduzir.

28. Previne o Escorbuto:

Os sintomas de escorbuto podem começar a aparecer devido ao enfraquecimento dos vasos, tecidos, ossos e sangue conjuntivo que incluem colágeno. Entretanto, a vitamina C, considerada um poderoso antioxidante, é necessária para a produção de colágeno e assim, previne o escorbuto.

29. Melhora a Saúde dos Olhos:

Constantemente atacados pelos radicais livres, em decorrência de sua constante e intensa exposição à luz, os olhos contam com os benefícios dos feijões para combater os radicais livres.

30. Melhora o Humor:

A vitamina C presente no feijão atua na produção de neurotransmissores, como a norepinefrina, afetando diretamente o humor do indivíduo. Além disso, a atuação da vitamina C é fundamental para o bom funcionamento do cérebro.

Outros Benefícios do Feijão Para Saúde:

  • Fortalece os ossos;
  • Melhora a saúde bucal;
  • Previne Artrite;
  • Combate gripe e resfriado;
  • Melhora o aspecto da pele;
  • Previne Rugas;
  • Elimina Toxinas;
  • Combate a Depressão;
  • Previne Problemas Oculares;
  • Reduz a Hipertensão.

 

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

Os 40 Benefícios do Mangostão Para Saúde

Os 35 Benefícios da Hortelã Para Saúde