Folha da Fortuna – Origem, Benefícios e Como Usar!

Revisado por

Educação Física pela UGF

Especialista do Dr. Saúde

Folha da Fortuna – Origem, Benefícios e Como Usar. Alem disso, A Folha da Fortuna é uma planta perene que não costuma crescer muito, mas possui uma aparência bastante distinta. Suas folhas parecem suculentas e “carnudas”, podendo variar sua coloração de um verde vívido a trechos com faixas vermelhas. Suas flores em forma de sinos vermelhos pendurados também chama a atenção para a beleza da planta.

A planta é originária da América do Sul, e possui parentesco com mais de 200 espécies que nascem em outros lugares do mundo, como África, China e Madagascar. Muitas vezes, a planta é cultivada de forma ornamental, mas há diversas utilidades em seu uso medicinal.

Saiba mais sobre a Folha da Fortuna, e quais são seus benefícios para a saúde:

Utilização Tradicional:

Entre os povos indígenas, especialmente os que habitavam a região amazônica, a folha-da-fortuna era utilizada para vários propósitos diferentes. Entre os mais populares, inflamações e febres costumavam ser os principais males combatidos pela folha-da-fortuna.

Em algumas culturas, misturava-se o óleo de coco com o extrato da folha-da-fortuna para passar sobre a testa das pessoas, com o objetivo de curar enxaquecas. Outras variações eram utilizadas para tratamento local de queimaduras e problemas na pele.

O longo histórico e os diversos tipos distintos de utilização demonstram sua importância e o seu potencial. No Brasil, a folha-da-fortuna também é utilizada como sedativo, diurético e anti-inflamatório, especialmente em doenças relacionadas a problemas respiratórios.

Propriedades Medicinais Conhecidas:

Além das utilizações tradicionais, a folha-da-fortuna é utilizada de forma moderna, com estudos já realizados que demonstram sua eficiência. Entre estas propriedades, destacam-se as seguintes:

Combate a Doenças infecciosas:

Já se pode considerar que a folha-da-fortuna possui poderosos efeitos de combate a condições infecciosas, tanto internas quanto externas. As folhas da planta possuem propriedades bactericidas, antivirais e antifúngicas. Seus efeitos positivos são especialmente estudados contra organismos como Staphylococcus e E. coli, responsáveis por algumas das infecções mais recorrentes em contextos urbanos. Outra condição que é eficientemente combatida pelo extrato da planta é a leishmaniose.

Melhoria das Condições Respiratórias:

Além das propriedades antibactericidas, a folha-da-fortuna é conhecida por sua utilidade no tratamento de condições respiratórias. Sabe-se que o suco das folhas frescas da planta possui um poderoso efeito anti-histamínico, ou seja, anti-alérgico. Em estudos realizados com ratos e porcos da índia, o extrato da planta foi capaz de proteger os animais contra a indução química de reações anafiláticas, o que salvou a vida dos animais, ao bloquear seletivamente os receptores histamínicos nos pulmões das cobaias.

Combate a úlceras:

Outro estudo demonstrou o excelente efeito da folha-da-fortuna para o tratamento de úlceras. O extrato da folha da planta foi capaz de proteger ratos de induções que levariam a úlceras rapidamente,

Propriedades anti-inflamatórias:

Outra capacidade tradicional que foi comprovada pela ciência é o potencial da folha-da-fortuna de combater febres e inflamações. Além disso, seu efeito analgésico como um sedativo leve também foi comprovado em diversos estudos, que já realizaram até mesmo testes em cobaias humanas para a comprovação do efeito.

Efeitos Colaterais e Contraindicações do Folha da Fortuna e seu Chá:

O uso do Saião ou do seu chá é contraindicado durante a gestação e amamentação. Os pacientes devem evitar o seu uso por longos períodos, devido ao seu efeito imunossupressor. Lembre-se que é preciso consultar um médico antes de iniciar qualquer tipo de tratamento, inclusive natural. As plantas também contêm substâncias que podem ser prejudiciais ao nosso organismo. Somente um profissional poderá analisar cada caso e indicar o melhor tratamento.

Lírio de Maio – Origem, Benefícios e Como Usar!

beneficios do cha da casca de manga

Os 10 Benefícios do Chá de Casca de Manga Para Saúde