Os 40 Benefícios do Chá de Boldo Para Saúde

Os 40 Benefícios do Chá de Boldo Para Saúde!

Revisado por

Drª. Valeria Carneiro Graduada em Ginecologia e Obstetrícia!

Especialista do Dr. Saúde

Os Benefícios do Chá de Boldo Para Saúde que muitos ignoram. Além disso, o Chá de Boldo contém muitos nutrientes que são fundamentais para saúde do corpo e organismo. Peumus boldus Molina é o nome científico de uma das plantas mais requisitadas pela medicina caseira, o boldo. Ele é um ótimo remédio para curar problemas eventuais de digestão, suores frios e problemas de fígado. A infusão pode ser preparada com uso das folhas cultivadas ou a partir de sachês do chá vendidos em supermercados.

O boldo é uma planta originária do Chile que possui um aroma intenso e parecido ao da hortelã. Ela possui propriedades que são benéficas para tratar de problemas digestivos, agindo de forma direta e relativamente rápida sobre o estômago, ajudando no processo da digestão dos alimentos. O boldo possui lactona, uma substância de gosto amargo e muito eficaz na digestão de gorduras.

Propriedades do Chá de Boldo:

O boldo possui lactona, substância de sabor amargo e bastante efetiva em digerir gorduras. As folhas do boldo apresentam vários fitoquímicos, a incluir cânfora, limoneno, boldina, cumarina que é uma lactona, e beta-pineno.

Fitoquímicos se caracterizam compostos antioxidantes potentes presentes de modo natural nas plantas, que auxiliam para prevenção e tratamento das enfermidades nos humanos.

E as folhas do boldo possuem efeito diurético, antibióticos, antiinflamatório, laxante, porém o mecanismo de ação de modo exato do boldo não é conhecido. O boldo também possui substância chamada de ascaridol que se caracteriza vermífugo natural. Porém, se resume substância tóxica na situação de ingerido no tempo prolongado. Confira agora, Os 40 Benefícios do Chá de Boldo Para Saúde:

1. Combate Problemas Digestivos:

O Chá desta erva é extremamente eficaz na sedação de inflamação, especialmente aquelas em condições relacionadas com o fígado, estômago, intestinos, juntamente com outras partes do sistema digestivo.

2. É um Estimulante Natural:

O Chá de boldo possui um efeito estimulante sobre os nervos, o cérebro, bem como a circulação sanguínea. O Chá de boldo melhora a circulação e também a taxa de respiração. Além disso, incentiva descargas da vesícula biliar, fígado, baço e glândulas endócrinas, como hormonas e enzimas, em conjunto com a secreção de suco gástrico.

3. Diminui Gases Intestinais:

O Chá de Boldo auxilia a diminuir gases já que facilita processo da digestão, reduzindo número de resíduos alimentares não digeridos ao intestino, que teriam fermentação por bactérias.

4. Combate a Inflamação:

A inflamação causada pelo efeito colateral de drogas, uso excessivo de álcool ou mesmo narcóticos, alimentos duros e picante, qualquer doença ou qualquer elemento tóxico no corpo pode ser sedado usando o Chá de Boldo desta erva.

5. Auxilia na Saúde do Fígado:

Uma das grandes vantagens do Chá de Boldo é o seu excelente efeito sobre a saúde do fígado. Este Chá energiza o lançamento da bile digestiva pelo fígado, que serve muitas funções essenciais como a facilitação da remoção de resíduos e toxinas através do fígado antes que eles sejam capazes de acumular e causar danos.

6. Reduz Prisão de Ventre:

O Chá de boldo é utilizado de laxante suave. No entanto, deve ser ingerido moderadamente, já que em quantidades enormes e fases longas, pode gerar irritação gástrica.

7. Aumenta o Sistema Imunológico:

O Chá de boldo tem ação antimicrobiana que auxilia o sistema imunológico a dispensar agentes infecciosos no organismo.

8. Tem Ação Anti-microbiana:

Devido à natureza extremamente venenosa, este Chá é muito potente como um agente antimicrobiano. Ele mata micróbios, assim como impede o seu crescimento.

9. Tem Efeito Calmante:

Nos dias atuais o estresse tem tomado conta da vida de muitas pessoas. Os problemas e adversidades podem causar altos níveis de estresse . O chá de boldo age como calmante, o que é ideal para essas pessoas que justamente sofrem com estresse excessivo

10. Ajuda Emagrecer:

O chá de boldo melhora o sistema digestivo e assegura que o sistema de alimentação funcione adequadamente, assim você pode manter uma dieta saudável sem se preocupar com respostas gástricas anormais.

11. Acaba com Ressaca:

O boldo apresenta boldina que se caracteriza hepatoprotetora, com desintoxicação e auxílio para estimular fluxo da bile. Assim, protege células do fígado que se encontram sobrecarregadas depois do excesso do consumo alcoólico.

12. Inibe a Ação dos Radicais Livre:

Devido o seu alto teor de antioxidantes , o Chá desta erva combate com total eficacia a ação dos radicais livres no organismo, prevenindo de diversas doenças.

13. Tem Ação Diurético:

As substâncias tóxicas com absorção por organismo alcançam o fígado por via linfática. Pelo fígado, têm metabolização e neutralização, sendo depois dispensadas. Os estudos vêm demonstrando que boldo pode auxiliar a contribuir com remoção dos resíduos e toxinas do fígado , anteriormente que os mesmos sejam acumulados, com proteção assim de células do fígado .

14. Previne o Cansaço:

O Chá desta erva é também recomendado em banhos de imersão, para descarregar o organismo de cansaços, tanto físicos quanto mentais.

15. Combate o Radicais Livres:

O chá de boldo é útil pelo fato de que combate os radicais livres, e esses radiciais livres são toxinas que promovem o envelhecimento da pele. Vale salientar que o chá de boldo também é útil para proteger o cérebro, pois esse tipo de substância danosa pode afetar os neurônios.

16. Combate Infecções:

Além de estar relacionado à melhora do funcionamento gástrico, o Chá de boldo também tem substâncias que são consideradas antioxidantes , antifúngicas e antibactericidas, que ajudam a combater infeções causada por bactérias.

17. Tem Efeito Calmante:

Nos dias atuais o estresse tem tomado conta da vida de muitas pessoas. Os problemas e adversidades podem causar altos níveis de estresse . O chá de boldo age como calmante, o que é ideal para essas pessoas que justamente sofrem com estresse excessivo

18. Tem Ação Antioxidante:

O chá de boldo possui antioxidantes importantes para a nossa saúde. Eles agem eliminando o excesso de toxinas, e essas toxinas podem oxidar as células, ocasionando assim câncer.

19. Alivia Espasmos Intestinais:

Este excelente Chá caseiro é altamente recomendado para casos de gastrite, gonorreia, pois, facilita a evacuação do intestino ajudando no relaxamento de espasmos intestinais.

20. Trata a Asma:

A solução feita a partir do fervimento das suas raízes e de suas folhas em água é grandemente utilizado para tratar e prevenir a asma.

21. Alivio de Náuseas:

O Chá de Boldo feito com as raízes e folhas do boldo é bastante eficiente para o alívio de náuseas.

22. Alivia Dores Após o Parto:

A Chá feito com as folhas secas do boldo alivia dores de garganta, febres e auxilia no tratamento de infecções da boca e da malária. Também é dado a mulheres grávidas após o parto para o alívio.

23. Ajuda no Tratamento de Convulsões:

Estudos recentes revelaram que substancias encontradas em grandes quantidades neste Chá, apresentam propriedades que auxiliam no tratamento de convulsões.

24. Estimula o Apetite:

Além de ajudar no tratamento de transtornos gastrointestinais, como diarreias, má digestão, gases e intestino preguiçoso, este Chá também serve como estimulante de apetite

25. Combater a Insônia:

Este Chá também é útil nos casos em que há o excesso de ácido úrico no corpo e funciona como um ótimo estimulante do sono.

Veja agora mesmo, Outros Benefícios do Chá de Boldo Para Saúde:

  • Atua como antioxidante, antifúngico e antibacteriano;
  • Possui um efeito calmante.
  • Ajuda na Diminuição dos gases.
  • Auxilia no tratamento de problemas na vesícula biliar;
  • Ajuda na Diminuição dos efeitos das bebidas alcoólicas.
  • Atua como antioxidante, antifúngico e antibacteriano.
  • Melhora o funcionamento do fígado;
  • Auxilia na digestão e no funcionamento do aparelho digestivo;
  • Diminui a azia;
  • Diminui os efeitos das bebidas alcoólicas;
  • Auxilia no tratamento de gastrite;
  • Ajuda no Auxílio no tratamento de gastrite.
  • Alivia dos sintomas da intolerância alimentar;
  • Diminui os gases;
  • Tem efeito calmante.

Como Fazer o Chá de Boldo:

Para preparar o chá de boldo, basta adicionar as folhas da planta em uma xícara com água fervente e deixar descansar por alguns minutos. O chá deve ser bebido várias vezes ao dia.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

Deixe seu Comentário

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Valeria Carneiro

Drª. Valeria Carneiro Graduada na Universidade Federal de Minas Gerais em Medicina Especializada em Ginecologia e Obstetrícia, Pós Graduada no Departamento de Ginecologia na UNIFESP/ EPM a 2 anos, Experiencia clinica em patologias do trato genital feminino e foco em cirurgias ginecológicas como também especialista em partos normais e cirúrgicos.

Os 25 Benefícios do Absinto Para Saúde

Os 40 Benefícios do Suco de Guaraná Para Saúde