Os 40 Benefícios da Água de Coco Para Saúde!

Os 40 Benefícios da Água de Coco Para Saúde!

Os Benefícios da Água de Coco Para Saúde que devemos ficar sabendo. Além disso, na maioria dos países tropicais com longas costas onde coqueiros crescem em abundância, a água de coco sempre foi usada como uma bebida refrescante e um estimulante da saúde. As pessoas das ilhas do Pacífico respeitam o coco e usam todas as suas partes para alimentos e remédios.

Água de Coco

Apenas recentemente essa bebida natural humilde começou a receber a atenção que merece na América do Norte. Se você não estiver familiarizado com esta bebida, a água de coco é o líquido quase incolor contido dentro de um coco. Embora antes fosse chamado de leite de coco, não deve ser confundido com o líquido leitoso branco extraído da carne de coco.

Em sua forma natural, a água de coco é uma bebida leve, levemente adocicada, com um leve sabor a nozes e uma sensação adstringente. Não pode competir com refrigerantes ou bebidas esportivas na doçura, mas esta bebida pura é surpreendentemente satisfatória. A água de coco de cocos frescos e macios é o melhor, mas agora está disponível em garrafas, com ou sem adição de açúcar e sabores. O melhor, claro, é o 100% natural, sem adição de açúcar ou outros conservantes ou corantes.

Composição Nutricional da Água de Coco:

Á água de coco possui em média 40 calorias a cada 200 ml. É composta basicamente por água (93%) e açúcares (5%), além de conter sais minerais e vitaminas. Os principais minerais encontrados são Sódio, Potássio, Cálcio, Magnésio, Manganês, Zinco e Ferro. Vitaminas do complexo B (Vitamina B1, Vitamina B2 e vitamina B5) e Vitamina C (as quantidades podem variar de acordo com o processo de maturação do coco, assim como a qualidade do solo e quem o coqueiro foi cultivado). Agora. confira Os 40 Benefícios da Água de Coco Para Saúde:

1. Combate a Ressaca:

Tomar água de coco é uma ótima estratégia para combater a ressaca mais rápido. Ela contém calorias e o açúcar naturalmente presente eleva a glicemia, combatendo sintomas como mal estar e inchaço abdominal porque ajuda a purificar o fígado.

2. Melhora o Funcionamento Renal:

Como é água, ao atravessar todo tubo digestivo e finalmente chegar ao sangue, contribui para retirar as toxinas e estimula o funcionamento dos rins, produzindo mais urina. Quanto mais urina é produzida maior é a mobilização dos pequenos cristais que se formam dando origem a pedra nos rins, e nesse caso atua na prevenção e no tratamento.

3. Não Engorda:

Cada 200 ml de água de coco tem apenas 38 calorias e por isso ela não engorda, além disso o sabor é delicioso e ajuda a hidratar o corpo, como tem carboidratos ela substitui perfeitamente qualquer suco, sendo uma ótima opção para os lanches. Você pode acompanhar com um pão integral e uma fatia de queijo branco e Tomate  com Orégano, por exemplo.

4. Mantem o Corpo Hidratado:

Para manter a pele jovem e o metabolismo ativo é preciso ingerir muita água e o líquido que vem dentro do coco é 95% água. Além disso, durante a atividade física, o corpo perde muitos minerais pelo suor que precisam ser repostos.

Mais do que bebidas energéticas, a água de coco repõe esses minerais rapidamente: são 294 mg de Potássio com apenas 25 mg de Sódio e 5mg de açúcar natural em um copo. Outras bebidas energéticas industrializadas chegam a ter metade dessa quantidade de potássio, o dobro de sódio e até cinco vezes a quantidade de açúcar, sendo que nessas bebidas o açúcar é processado.

A água de coco também é ideal para casos de desidratação, pois ainda provê aminoácidos, enzimas e ácidos gordos sem encher a pessoa de sódio como alguns soros.

5. Auxilia na Perda de Peso:

Água de Coco

A água de coco não possui nenhuma substância que faz você perder peso, mas ela é uma incrível alternativa para outras bebidas que iriam encher seu organismo de calorias e açucares. Ela tem poucas calorias, é rica em nutrientes e suprime o apetite pois contem alto teor de fibras. Ou seja, você pode beber água de coco a vontade sem medo de ganhar uns quilinhos a mais.

6. Possui Propriedades Antienvelhecimento:

Pesquisas recentes apontam que citocininas da água de coco como a cinetina e a trans-zeatina tem propriedades antienvelhecimento e previnem contra câncer e Trombose. Além disso, a água de coco é rica em antioxidantes em geral, que evitam os malefícios dos radicais livres e evita o envelhecimento precoce da pele e a criação de células cancerígenas.

Além das propriedades dessas substâncias, a água de coco mantém a pele hidratada e limpa, pois ela ajuda a eliminar a oleosidade excessiva do corpo.

7. Menos Cansaço e Estresse:

Os eletrólitos presentes na água de coco, como o Magnésio e Potássio, também são responsáveis por reduzir o cansaço, diminuir o Estresse e manter os músculos relaxados. O Magnésio atua diretamente no sistema nervoso parassimpático, que ajuda as pessoas a relaxarem, além de ajudar a produzir a seretonina – hormônio que cria a sensação de bem estar.

8. Facilita Digestão:

Por ser rica em fibras, a água de coco ajuda a regular o processo de digestão e diminui a chance de refluxos. Além disso, uma dieta rica em fibras retarda a absorção dos carboidratos, ajudando na dieta, e mantém a sensação de saciedade por mais tempo.

9.  Pressão Sob Controle:

Um estudo de 2005 descobriu que após consumir água de coco por duas semanas, a pressão arterial sistólica das pessoas diminuiu 71% a mais do que as que beberam apenas água e a pressão arterial diastólica, diminuiu 29% a mais. Isso acontece principalmente pela alta quantidade de potássio presente na bebida.

Além disso, uma quantidade muito alta de eletrólitos pode aumentar a pressão sanguínea – um perigo nas bebidas energéticas. A água de coco oferece uma quantidade adequada desses eletrólitos, ajudando a equilibrar a presença deles no organismo.

10. Mantém o Cérebro e Sistema Nervoso na Potência Máxima:

Como dito antes, a água de coco é riquíssima em Potássio, que é essencial para o cérebro e o sistema nervoso funcionar bem. Um copo de água de coco irá oferecer 13% do Potássio necessário durante todo o dia.

11. Ajuda na Prevenção de Asma, Diabetes e Osteoporose:

Entre os nutrientes que a água de coco oferece, está o Magnésio, que possui propriedades que evitam doenças como Asma, diabetes e osteoporose. Estudos apontam que apenas 32% das pessoas consomem a quantidade de Magnésio necessária para se manter saudável e um copo de água de coco provê 14% do que o corpo precisa no dia.

12. Ajuda na Desintoxicação:

Para se desintoxicar, o corpo precisa de muita água e dos nutrientes certos. Se o corpo não consegue fazer essa limpeza, as toxinas podem causar problemas sérios no fígado e no rim, entre outros problemas, como problemas de pele. Além de ser uma incrível fonte água (95%, como dito acima), a água de coco tem um perfil de eletrólitos muito parecido com o sangue humano, então ela repõe rapidamente os fluidos do corpo e ajuda a remover as toxinas.

11. Acelera o Metabolismo:

Água de Coco

Entre os benefícios da água de coco está a aceleração do metabolismo. Isso acontece por causa da presença de enzimas bioativas, tais como fosfatase ácida, catálase, desidrogenase, diastase, peroxidase, ARN-polimerases, etc. Um metabolismo rápido quer dizer que o corpo queima calorias mais rapidamente, impedindo que elas se acumulem e virem gordura.

12. Colesterol Equilibrado:

De acordo com o médico Bruce Fife, diretor do Centro de Pesquisa sobre o Coco, a água do fruto ajuda a aumentar o bom colesterol (HDL). Uma pesquisa de 2006 descobriu que ratos que bebem água de coco tem menos chance de ter um ataque cardíaco. Isso acontece principalmente porque a água de coco diminuiu o colesterol ruim. Além disso, quando os ratos sofriam um ataque do coração, a bebida ajuda eles a se recuperarem mais rápido graças ao Potássio, Cálcio e Magnésio presentes.

13. Mantem os Rins Saudáveis:

Por ser um diurético natural, evitar infecções urinárias e pedras nos rins está entre os benefícios da água de coco. Pesquisadores filipinos descobriram que beber água de coco pelo menos três vezes por semana diminui o tamanho das pedras nos rins e a necessidade de cirurgia.

14. É um Excelente Antioxidante:

A água de coco é fonte de Zinco e Manganês e, por isso, possui um alto poder antioxidante. Devido sua grande capacidade antioxidante disponível, é possível promover a hidratação de diferentes partes do corpo e, fazendo assim se tem uma aparência saudável e pele corada.

15. Controla os Níveis de Glicemia:

A água de coco sacia a fome, contribuindo também para o bom funcionamento do intestino e de uma melhor digestão. Além disso, a ingestão da bebida auxilia no controle dos níveis de glicemia no sangue.

16.  Fortalece o Organismo:

A ingestão da água de coco reduz a pressão arterial e risco de doenças cardíacas. De acordo com especialistas, beber água de coco também protege contra vários tipos de câncer.

17. Melhora a Aparência da Pele:

A água de coco é muito benéfica para a saúde da pele, já que a mesma pode aliviar o tom e melhorar a aparência. Sua aplicação direta no rosto (ou seja, não apenas beber) também produz benefícios, dentre eles, o aparecimento de Acne e a remoção de manchas escuras.

18. Auxilia na Manutenção do Peso:

As pessoas que estão na dieta de perda de peso devem fazer uso da água de coco, já que a mesma ajuda na hidratação e na eliminação de toxinas do corpo, sendo uma excelente fonte de eletrólitos e outros nutrientes que são benéficos para o corpo. Sua principal vantagem também se encontra no fato de ela possuir zero de gorduras e de colesterol.

19. Melhora o Condicionamento Físico:

A água de coco é rica em antioxidantes conhecidos como fitormônios e possui propriedades antiplaquetárias, o que diminui a agregação de plaquetas e inibe a formação de trombos. É também um importante aliado no alargamento das paredes das artérias, restringindo a formação de placa.

20. Aumenta a Disposição:

A água de coco possui em sua composição eletrólitos, como o Manganês e o Potássio. A presença desses componentes na bebida contribui para a redução do cansaço, bem como alivia o estresse e ajuda a relaxar. A ação do Magnésio ocorre no sistema nervoso parassimpático, contribuindo para a produção de seretonina, o hormônio responsável pela sensação de bem estar.

21. Reduz as Toxinas do Organismo:

O processo de desintoxicação inclui muita água

Água de Coco

e os nutrientes certos. Quando a limpeza do corpo não ocorre, problemas sérios podem acontecer. Por possuir componentes muito parecidos com o do sangue humano, a água de coco contribui para a rápida reposição de fluidos corporais. Além disso, é responsável pela remoção de toxinas do corpo.

22. Previne Pedra nos Rins:

Por ser um diurético natural, a ingestão de água de coco ajuda a prevenir infecções urinárias e pedras nos rins. De acordo com pesquisadores filipinos, a ingestão de água de coco pelo menos três vezes por semana diminui o tamanho das pedras nos rins e a necessidade de cirurgia.

23. Limpa a Pele:

Além de purificar o corpo de dentro para fora porque desintoxica o fígado e o intestino, o que já melhora a saúde da pele, você também pode pulverizar um pouco de água de coco no rosto quando estiver praticando atividade física no sol, por exemplo. Ela limpa e refresca a pele sem causar nenhuma agressão.

24. Melhora a Digestão:

A água de coco combate a indigestão, a Azia e o refluxo sendo uma ótima estratégia para quem está grávida mas também é uma boa estratégia para quem está sofrendo com vômitos constantes porque limpa e hidrata o esôfago, acalmando a irritação causada pela acidez do conteúdo estomacal.

25. Ajuda a Controlar a Pressão:

O Potássio presente na água de coco contribui para baixar a pressão alta, diminuindo o risco de doença cardíaca no futuro porque o Potássio neutraliza o efeito do Sódio no corpo.

26. Combate o Colesterol:

O consumo regular da água de coco contribui para diminuição das placas de ateroma no interior das artérias e para baixar o colesterol, aumentando a saúde do coração. Mas para que tenha este efeito ainda é preciso seguir todas as orientações do médico para baixar o colesterol, sendo apenas mais uma ajuda extra.

27. Combate as Caibras:

A água de coco contém Cálcio e Magnésio que ajudam na saúde dos músculos, sendo eficiente na prevenção e no combate as cãibras de quem pratica atividade física. Ela ainda diminui a tensão, promovendo o relaxamento dos músculos e ainda contribui com a serotonina, o hormônio relacionado ao prazer e bem-estar.

28. Ajuda na Digestão:

A água de coco também é útil quando se trata do processo de digestão. Se ocasionalmente você sentir que está tendo dificuldade em digerir determinados alimentos, é provável que se sinta melhor bebendo água de coco. Esse líquido previne a indigestão enquanto também reduz a ocorrência de refluxo ácido, devido à sua alta concentração de fibras.

29. Fortalece Ossos:

Embora nossos ossos sejam compostos principalmente de Cálcio, precisamos de alguns nutrientes para manter a força e a densidade óssea.

Houve vários estudos sobre o impacto da água de coco nos ossos. Os resultados foram favoráveis. A água contém uma quantidade significativa de Cálcio necessária para ossos saudáveis. Também possui Magnésio que fortalece os ossos.

30. Reduz o Inchaço:

O inchaço geralmente é relacionado ao gás. Mas também pode ser causado devido à alta ingestão de Sódio, que a água de coco pode reduzir.

O coco contém uma grande quantidade de potássio, o que ajuda a neutralizar os efeitos do sódio.

31. Trata a Diarreia:

A água de coco é um líquido indispensável para quem sofre de Diarreia. Isso impedirá a necessidade de hospitalização, substituindo a perda de líquido do trato gastrintestinal.

Curiosamente, este líquido humilde tem uma osmolaridade maior do que a da solução ORS recomendada pela OMS, devido à presença de compostos químicos essenciais, como aminoácidos, minerais, enzimas e ácidos graxos. Ser muito pobre em sódio e cloretos, mas rica em açúcares e aminoácidos, também faz da água de coco um substituto de fluido bem equilibrado para a Diarreia.

32. Equilibra os Níveis de pH:

Água de Coco

Muitas toxinas e compostos químicos presentes no ambiente e nos alimentos tornam os níveis de pH do seu corpo altamente ácidos, o que pode levar à dor nas articulações, sensibilidade química, Azia, ganho de peso, diabetes e deficiência imunológica.

É aqui que entra a água de coco.

A água de coco tem um efeito alcalinizante incrível que ajuda a restaurar um pH saudável no corpo. Então, da próxima vez que você enfrentar uma acidez e azia perturbadoras, não pense antes de tomar uma bebida saborosa.

33. Alivia Dores de Cabeça:

A desidratação é um dos principais gatilhos para dores de cabeça, e a água de coco é apontada como um dos melhores remédios naturais para a hidratação instantânea.

Pacientes com Enxaqueca têm baixos níveis de magnésio e água de coco, com seus altos níveis de Magnésio, o que ajuda a reduzir a frequência de crises de Enxaqueca.

34. Trata a Doença de Alzheimer:

A água de coco está sendo vista como um dos novos tratamentos possíveis para doenças neurológicas, como a doença de Alzheimer.

Em um estudo, verificou-se que a trans-zeatina, uma citocinina presente na água de coco, possui altos poderes de prevenção contra danos às células cerebrais. Também ajuda a curar deficiências na memória.

35. Alivia o Estresse:

Problemas de escritório, viajando, familiares – uma série de razões pode causar Estresse. Beber um copo de água de coco fresca é um método muito refrescante para matar os níveis de alta tensão.

A água de coco contém uma boa quantidade de vitamina B5, Vitamina B6 e Folato, que ajudam a reduzir os níveis de Estresse. O Folato (Vitamina B9) também ajuda a desencadear a liberação de serotonina, o hormônio que estimula o humor.

36. Cura Insônia:

Cansado de lutar com insônia? Tente tomar água de coco antes de ir para a cama e observe-se cochilando para dormir.

Este ingrediente natural contém GABA, um neurotransmissor que tem um efeito relaxante, anti-convulsivo e anti-ansiedade no corpo, ajudando a um bom sono ( 31 ).

37. Luta Contra a Depressão:

Pode parecer surpreendente, mas a água de coco é útil no tratamento da Depressão. A água de coco tem um alto teor de Magnésio (60 mg por xícara) que é clinicamente comprovado para combater os sintomas da Depressão. Ter esta bebida refrescante diariamente promove um estado de espírito saudável, elevando o humor.

38. Ajuda a Combater os Danos Radicais Livres:

Esta bebida refrescante também contém antioxidantes que ajudam a eliminar os radicais livres que causam danos ao nosso organismo.

Se deixados livres, esses radicais podem iniciar reações em cadeia no corpo roubando elétrons que eventualmente levam à morte celular.

39. Cura a Doença de Crohn:

Os pacientes que sofrem da doença de Crohn perdem muitos líquidos corporais devido à Diarreia grave. Assim, fornecer-lhes uma dose saudável de eletrólitos adicionados é uma boa opção. E o que pode ser melhor que um copo de água de coco?

A água de coco é uma fonte natural de eletrólitos com benefícios adicionais de açúcares naturais e aminoácidos sem coloração artificial

40. Alivia a Colite Ulcerativa:

Água de Coco

Água de coco tenra com suas propriedades curativas é altamente eficaz no tratamento de distúrbios digestivos como colite ulcerativa.

O consumo regular de água de coco acalma as membranas mucosas do cólon e do reto, reduzindo o inchaço das mesmas..

Qual é a Dose Saudável Recomendada?

De acordo com especialistas, recomenda-se que consumir grandes quantidades de água de coco acompanhada por um estilo de vida ativo, uma vez que cada copo de 220 ml contém de 45 a 60 calorias. Embora seja bom lembrar disso, não há nenhuma regra estrita sobre seu consumo.

A água de coco pode ser apreciada como uma bebida sozinha ou mesmo combinada com outros produtos líquidos. Se você estiver extraindo o líquido de cocos frescos, certifique-se de escolher as frutas jovens ou verdes, em vez dos maduros com uma casca marrom dura. Quanto mais maduro o coco, menos água você consegue retirar. Para testar isso, você pode simplesmente agitar a fruta e descobrir o quanto líquido ela contém.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

Deixe seu Comentário

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Wanessa Matos

Drª. Wanessa Matos
Dermatologista formou-se em Medicina na Unicamp e na mesma instituição realizou sua residência em Dermatologia, obtendo o título de especialista. Atua nas áreas de dermatologia clínica, cirúrgica e estética. Além disso, é sócio titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia, com registro no Conselho Regional de Medicina e Associação Médica Brasileira.

Quinina – Origem, Benefícios e Como Usar!

Os 10 Benefícios do Chá de Rosa Roxa Para Saúde!