Os 10 Benefícios da Curcumina Para Saúde

Revisado por

Drª. Valeria Carneiro Graduada em Ginecologia e Obstetrícia!

Especialista do Dr. Saúde

Os Benefícios da Curcumina Para Saúde são diversos. Além disso, a curcumina possui muitos nutrientes que são essenciais para saúde do corpo em geral. O principal ingrediente ativo do açafrão é a curcumina. Ela é um pigmento fenólico que tem um sabor ligeiramente amargo e picante e um cheiro bastante característico que lembra a mostarda.É a curcumina que dá ao açafrão a propriedade anti-inflamatória e seu caráter preventivo em relação ao câncer.

Embora ainda estejam sendo feitos estudos a respeito dos efeitos da curcumina sobre o câncer, nota-se que em países como a Índia e o Sri Lanka, onde a cúrcuma é consumida diariamente a incidência de câncer de colo, útero, próstata e pulmões é muito mais baixa do que nos países que não têm o hábito de consumi-la.

CurcuminaA curcumina pura não é bem absorvida pela corrente sanguínea. Pesquisadores perceberam que para contornar esta dificuldade, basta consumi-la juntamente com pimenta preta, que contém piperina, uma substância natural que intensifica a absorção da curcumina em até 2000%. A curcumina é uma excelente fonte de ferro e manganês. É também uma boa fonte de vitamina B6, fibras e potássio.

A cúrcuma pode ser o suplemento nutricional mais eficaz existente. Muitos estudos de alta qualidade mostram que ela tem grandes benefícios para o corpo e cérebro.Conheça então, Os 10 Benefícios da Curcumina Para Saúde:

1. Melhora a Saúde do Coração:

Um grupo de pesquisadores no Canadá descobriu que a curcumina reduz o risco de problemas cardíacos, uma vez que ajuda a restaurar as condições cardíacas normais e reduzir a formação de tecido cicatricial.

2. Previne Contra o Câncer:

A curcumina retarda a propagação de células cancerígenas, pois combate o seu processo de reprodução, protegendo e fortalecendo as membranas celulares.

3. Contém Antioxidantes:

Devido à forma de suas moléculas, a curcumina é altamente eficaz na prevenção do processo de oxidação celular e controle dos níveis de radicais livres no organismo, reduzindo assim o número de células danificadas e o envelhecimento da pele

4. Melhora o Efeito da Quimioterapia:

O uso da curcumina combinada com quimioterapia provou resultados eficazes, já que, por ser uma substância antioxidante, potencializa o tratamento e aumenta sua eficácia.

5. Fortalece o Sistema Imunológico:

Em 2009, pesquisadores da Universidade de Michigan constataram que a curcumina fortalece as membranas celulares e, consequentemente, aumenta a resistência contra infecções externas. Talvez, este seja o motivo pelo qual a curcumina é tão eficiente contra o câncer.

6. Reduz o Risco de AVC:

Vários pesquisadores descobriram que a curcumina atrasa o processo de coagulação do sangue, permitindo reduzir a formação de coágulos e as chances de um derrame. Além disso, uma vez que melhora as células sanguíneas, a curcumina ajuda a fortalecer os vasos sanguíneos, reduzir o colesterol, combater infecções e reduzir a pressão arterial.

7. Combate a Diabetes:

Em 2008 foi descoberto que a curcumina estimula a atividade das enzimas hepáticas que sintetizam glicose e geram o tipo de atividade anti-inflamatória exigido por aquelas pessoas com altos níveis de gordura no corpo. Os pesquisadores sugerem que o consumo diário de pequenas doses de curcumina é um complemento natural aos tratamentos tradicionais e reduz significativamente o risco de diabetes em pessoas com excesso de peso.

8. Melhora a Digestão:

Há vários sintomas que podem prejudicar o estômago, como flatulência, gases, náuseas, problemas digestivos e entre outros. A Curcumina estimula produção de bílis no fígado, o que melhora na hora da digestão. Também pode ser indicado que pode reduzir sintomas de gás e inchaço para pessoas susceptíveis a indigestão.

9. Desintoxica o Fígado:

Diariamente, dezenas de toxinas entram no nosso corpo deixando nosso organismo lutando com cada uma para eliminá-las. O fígado é um dos principais sistemas de desintoxicação e muitas das toxinas, o atacam. A Curcumina quando ingerida estimula o aumento de enzimas no fígado, no qual auxiliam no processo de desintoxicação. Assim, impedindo que as toxinas se acumulem e gere complicações a saúde.

10. Funciona como Cicatrizante:

A cúrcuma contém propriedades antissépticos e antibacterianas que funciona como agente desinfectante. Em caso de queimadura ou corte, espalhe o pó de cúrcuma na região afetada. Cúrcuma também ajuda a cicatrizar melhor e pode ser usado para tratar psoriase ou outras inchações de pele.

O açafrão pode ser facilmente adicionado à dieta. Seja na forma de pó (depois de cozido, seco e ralado), ralado cru como se faz com o gengibre, ou como suplemento na forma de cápsulas, extrato ou gotas. A parte mais utilizada da cúrcuma é o pó da sua raiz para temperar comidas, no entanto, as suas folhas também podem ser utilizadas na preparação de alguns chás.

  • Infusão de cúrcuma: Colocar 1 colher de café de pó de cúrcuma em 150 ml de água fervente e deixar repousar por cerca de 10 a 15 minutos. Depois de amornar, beber até 3 xícaras por dia no intervalo das refeições;
  • Gel de cúrcuma: misturar uma colher de sopa de babosa com o pó de cúrcuma e aplicar sobre as inflamações da pele, como psoriase.

benefícios da curcuminaA melhor maneira de consumir esta substância é através de cápsulas, que contêm alta concentração do ingrediente ativo do açafrão, a Curcumina . Você pode encontrar este produto na maioria das lojas produtos alimcurcuma, açafrão, sopaentícios naturais.

Quando é consumido como alimento, a Curcumina é destruída pelos ácidos estomacais. A ingestão de cápsulas inibe este efeito e permite que o corpo absorva uma quantidade significativa de Curcumina , pois a substância passa através do sistema digestivo, indo até a corrente sanguínea e daí, para todas as partes do corpo.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

planta pau tenente

Os 15 Benefícios da Planta Pau Tenente Para Saúde

Alamanda – Origem, Benefícios e como Usar