Cervejinha do Campo – Origem, Benefícios e Como Usar!

Tudo Sobre Cervejinha-do-campo – Origem, Benefícios e Como Usar!

Revisado por

Biomédico Pela UFRGS

Especialista do Dr. Saúde

Cervejinha do Campo – Origem, Benefícios e Como Usar para sua saúde. Além disso, a Cervejinha do Campo é utilizada em diferentes situações a fim de resolver problemas de saúde. Por esse motivo, é importante contar com ela em sua residência, principalmente as pessoas que são portadoras de doenças no fígado e nos rins.

Para saber quais são as propriedades medicinais da planta e obter demais informações sobre essa planta, continue lendo este artigo.

cervejinha do campoA Cervejinha-do-campo, também é popular como cipó-una ou tintureiro, é uma planta medicinal bem famosa pelas suas propriedades diuréticas que ajudam no tratamento de diversas doenças.

Na preparação de chás, extratos concentrados e tinturas, são utilizadas as raízes da planta medicinal, que também pode ser conhecida pelo seu nome científico Arrabidaea brachypoda.

Propriedades da Cervejinha do Campo:

Normalmente, as propriedades da Cervejinha do Campo incluem uma ação depurativa, anti-inflamatória, diurética e que ajuda no tratamento da hipertensão.

Benefícios da Planta:

A planta medicinal pode ser utilizada para tratar diversos problemas como:

  • Ajudar no tratamento da hipertensão;
  • Auxiliar no tratamento de problemas nas vias urinárias, como infecção urinária;
  • Aliviar a dor, incluindo dor nas articulações ou causada por pedra nos rins;
  • Aumentar a produção de urina e ajuda no tratamento da retenção de líquidos;
  • Ajudar no tratamento de problemas renais.

Além de tudo isso, alguns estudos dizem também que a planta apresenta ação contra a leishmaniose, uma doença que é transmitida através da picada de um mosquito infectado.

Modo de Uso da Planta:

Normalmente, são usadas as raízes frescas da planta para preparar chás caseiros e podem também ser encontrados à venda no mercado extratos concentrados.

Como Fazer o Chá de Cervejinha do Campo:

O chá de Cervejinha do Campo contém uma coloração amarela e produz alguma espuma, sendo a sua aparência semelhante à da cerveja. Para preparar o chá são usadas as raízes frescas desta planta, podendo ser preparado do seguinte modo:

INGREDIENTES:

  • 1 colher de sopa de raiz de Cervejinha do Campo;
  • 1 litro de água.

MODO DE PREPARO:

Coloque a raiz da planta em uma panela com 1 litro de água fervente, deixando ferver a mistura durante cerca de 10 minutos em fogo médio.

Passado esse tempo, desligue o fogo, tampe e deixe repousar durante 10 a 15 minutos.
Coe antes de beber.

Esse chá deve ser bebido quando existirem sintomas, especialmente se existir retenção de líquidos, dor ou problemas nas nas vias urinárias.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

Deixe seu Comentário

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Kaio Rodrigues

Sou Biomédico formado pela Universidade Federal do Estado do Rio Grande do Sul (UFRGS). Tendo formação técnico-científica, com conhecimento do organismo humano tanto nos seus aspectos estruturais (células, tecidos e órgãos), quanto funcionais.

O campo de atuação do biomédico engloba toda a interface entre a biologia e a medicina clínica propriamente dita. Está apto a auxiliar no diagnóstico e avaliar clínico-laboratorialmente as doenças, os agentes etiológicos e os vetores e também exerço a função de Editor no site "Dr. Saúde".

Lágrima de Nossa Senhora – Origem, Benefícios e Como Usar!

Os 20 Benefícios da Manteiga de Karité Para Saúde