Benefícios das Plantas

Fáfia – Origem, Benefícios e Como Usar!

Fáfia – Origem, Benefícios e Como Usar de maneira correta. Além disso, a Fáfia possui ricas propriedades medicinais que promovem a saúde do corpo humano. De origem brasileira, a Fáfia é uma planta que há muitos anos ganhou o aval dos índios na medicina natural. “De solo fácil” como muitos dizem na região em que ela floresce, pode-se vê-la nascendo e progredindo no curso de rios, em matas fechadas ou campos.

beneficios da fafia

Nas regiões rurais mais humildes, a população aprendeu com os índios as propriedades benéficas encontradas nas raízes da Fáfia, e assim ela se tornou conhecida como “paratudo”, adjetivo que remete à sua diversidade de propriedades.

No meio comercial a erva é conhecida como Ginseng Brasileiro devido à sua semelhança física ao Ginseng Asiático, vindo da Coreia, ambas possuem as raízes com aspectos humanoides.

A Fáfia possui caule ereto ou semiereto que é geralmente oco, glabros, ou seja com ausência de pelos, têm características levemente pilosos e variam de meio metro até 2,5 metros de altura. Outra semelhança com o Ginseng Coreano são as raízes que possuem aparência tuberosa e são geralmente bifurcadas. Suas folhas apresentam-se de forma larga, porém perto da inflorescência tornam-se mais finas.

A parte subterrânea é tuberosa, apresentando uma parte caule e a outra raiz, que atinge porte elevado. O seu plantio é feito por estaca de galho ou por pedaços da raiz com gema. Não apresenta exigências quanto ao solo e clima, crescendo nos campos, no interior das matas e as longo dos cursos dos rios.

A colheita da parte subterrânea deve ocorrer após 4 a 6 anos do plantio e o terreno não deve ser reutilizado para nova cultura, num período de 10 a 15 anos. Diminui a tensão superficial, como o sabão, o que facilita a ação de todas as outras substâncias acima.

Origem da Fáfia:

A Fáfia é uma erva com origem nas regiões de clima tropical e subtropical do Brasil e sua ocorrência pode ser vista em todo o país. Sua raiz é chamada de “para tudo” devido aos diversos benefícios que oferece ao nosso corpo principalmente no que se diz respeito a fadiga e cansaço em geral.

Sua raiz é tuberosa, e a planta é grande, sem grandes exigências quanto ao clima e ao solo para sobreviver, podendo crescer em diversos tipos de climas e terras. Também conhecida como ginseng brasileiro, a planta pode ser usada para fins medicinais, principalmente atuando como calmante e afrodisíaca.

Propriedades da Fáfia:

A Fáfia possui diversas propriedades benéficas para auxiliar em tratamento de enfermidades, ou mesmo ser usada como o único tratamento, dependendo do caso.

A Fáfia, além de ser usada como calmante e afrodisíaca, apresenta propriedades que permitem seu uso no controle à ansiedade e ao nervosismo, agindo como anti-inflamatória, bactericida e analgésica. Combate ainda, devido à ação como estimulante, o cansaço psíquico e físico.

É rica em vitamina A, do complexo B, vitamina C, vitamina D, vitamina E, vitamina F, além de conter saponinas, mucilagem, aminoácidos, potássio, cálcio, fósforo, alantoína, sitosterol, estigmasterol, fosfosídeos e ácido pfáfico. Então, confira agora os Benefícios da Fáfia Para Saúde:

Benefícios da Fáfia Para Saúde:

  • Pessoas que sofrem de doenças da mente, como depressão, síndrome do pânico, estafa, fadiga crônica ou estresse, por exemplo, sentem-se melhores ao tomar regularmente o chá de Fáfia graças ás suas propriedades estimulantes.
  • A Fáfia aumenta a produção de leucócitos e hemácias no sangue, evitando problemas de circulação, hipertensão, menopausa, diabetes, impotência, disfunções hormonais, entre outros.
  • Pode ser usada em casos de esterilidade masculina, além de atuar como cicatrizante natural, analgésica e antitóxica, potencializando também a alão da insulina, melhorando o funcionamento do sistema circulatório e fortalecendo o coração. Segundo estudos, ajuda também no tratamento da anemia falciforme e como miorrelaxante.
  • Pode ser usada ainda para tratar varizes, inflamações, tremores em pessoas idosas, estresse, fadiga, anemia e dores de cabeça.
  • Sendo um estimulante natural, a Fáfia propõe o fortalecimento do organismo evitando futuras doenças.
  • Ela ainda proporciona uma vida cheia de energia e ativa para aqueles que aderem o consumo, acabando de vez com o sedentarismo.

Caso você não sofra com nenhum dos problemas anteriormente citados, ainda assim pode fazer uso da Fáfia, que fortalece a imunidade do organismo e evita diversos males futuros. Descubra neste estimulante natural uma vida mais animada e saudável.

Como Usar a Fáfia:

A Fáfia está disponível comercialmente sob a forma de pó, cápsulas, preparados para infusões, extratos líquidos, etc. No que diz respeito aos suplementos, geralmente recomenda-se a ingestão diária que varia de acordo com as necessidades, a partir de 200 mg a 1 gr.

Como para a raiz seca, com a qual se pode preparar infusões mas que também pode ser mastigada, a quantidade varia entre 0,5 a 2 gramas por dia.

Para encontrar a dose adequada de Fáfia às suas necessidades, é preciso consultar um especialista, fitoterapeuta ou médico.

Não se deve tomar Fáfia de forma continuada por longos períodos, recomenda-se usá-lo apenas durante momentos em que ele seja realmente necessário para um máximo de 2/3 semanas seguidas e depois fazer uma longa pausa antes de usá-lo novamente.

Receita do Chá de Fáfia:

A forma correta de se preparar o chá de Fáfia é através da infusão. Depois de deixá-la ferver por tempo suficiente – geralmente em torno de 10 minutos – desligue o fogo e mantenha a chaleira tampada. Quando a temperatura da bebida estiver ideal para ser consumida, beba em uma xícara de chá ou um copo grande, e repita o procedimento algumas horas mais tarde.

É importante consumir ao menos 2 vezes por dia para que a Fáfia gradualmente faça o efeito esperado. Mesmo quando estiver se sentindo melhor dos problemas que lhe acometiam antes de tomar o chá, não perca o hábito de ingeri-la com regularidade, assim contribuirá para que os males não voltem e manterá o organismo saudável.

fafia

Contraindicações da Fáfia:

A Fáfia é contraindicada para gestantes ou mulheres em período de amamentação e crianças em geral não devem consumi-la. Hipertensos e cardiopatas devem evitar o consumo do pó de guaraná. Pessoas com alergia a qualquer substância presente na Fáfia ou no guaraná devem evitar seu consumo e a qualquer reação alérgica posterior o mesmo deve ser suspenso.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.