Catequina – Fontes, Benefícios e Deficiência

Catequina – Fontes, Benefícios e Deficiência

Revisado por

NUTRIÇÃO - CRN6-MA 16199

Catequina – Fontes, Benefícios e Deficiência que todos precisam conhecer. Além disso, a Catequina possui uma grande capacidade antioxidante, sendo considerada como um fito nutriente que pertence à família dos polifenóis. Pode ser encontrada em muitos alimentos, mas em grande quantidade nas folhas de chá preto e nas folhas de chá verde.

catequina

No que se refere á concentração da quetanina, as folhas de chá verde têm uma maior concentração comparativamente às folhas de chá preto.

Sabendo que o chá é obtido a partir da fermentação das folhas e que o chá verde é o menos fermentado de todos, fica-se sabendo também que não existe a oxidação da Catequina neste chá, sendo preservada bem como os restantes polifenóis naturais. A Catequina também pode ser descoberta nas frutas, nos vegetais e legumes assim como no cacau embora em menor quantidade comparativamente às folhas do chá.

O que é Catequina?

A Catequina é um fitonutriente da família dos polifenóis, e tem uma forte acção antioxidante. Está presente de forma natural em alguns alimentos. Inúmeros estudos demonstram que os polifenóis presentes na planta do chá verde (Camellia sinensis) apresentam propriedades que actuam de forma benéfica em algumas doenças como a diabetes mellitus tipo1, as cardiopatias, as infecções virais, as inflamações em doenças degenerativas ou mesmo o cancro e o envelhecimento.[1]

A sua composição inclui epicatequinas (EC), epicatequinas gallate (ECG), epigallocatechin (EGC) e epigallocatechin gallate (EGCG), sendo que este último é o mais abundante no chá e o que merece maior atenção do ponto de vista farmacológico. A Catequina é incolore, solúvel na água e não existem referências de contra-indicações do seu consumo.

Fontes de Catequina:

As folhas do chá preto e verde são uma fonte privilegiada de Catequina. Contudo, existem diferenças entre estes dois tipos de chá, uma vez que o chá verde contém uma maior percentagem de Catequina.

O chá é uma bebida proveniente dos rebentos frescos da Camellia sinensis e dependendo do tempo de fermentação das folhas desta planta obtemos o chá preto ou o verde. O chá verde é o menos fermentado de todos, porque logo após a colheita do chá, as suas folhas passam imediatamente pelo vapor, inibindo e a oxidação da Catequina.

Em seguida, estas folhas secam naturalmente, o que permite preservar os polifenóis naturais (essencialmente Catequina) que variam na proporção de 45-90% em relação às propriedades biológicas.

Embora em menores quantidades, também é possível encontrar a Catequina naturalmente em outros alimentos como a fruta, os produtos hortícolas, o pó de guaraná que possui 10x a quantidade de Catequina que o Chá Verde ou mesmo o cacau. Confira agora, os Benefícios da Catequina Para Saúde:

Benefícios da Catequina Para Saúde:

Combate o Câncer:

Os radicais livres exercem papel fundamental no desenvolvimento do câncer, que é uma das principais causas de morte no mundo. O câncer surge quando falhas na reparação de danos ao DNA levam à multiplicação não controlada das células de determinado tecido. Esses danos podem ser causados por radicais livres. Assim, pela grande capacidade antioxidante da Catequina, elas são capazes de combater esses radicais e auxiliar na prevenção da doença.

O extrato de Chá Verde contendo a Catequina foi efetivo contra diversos tipos de câncer. Um estudo observacional correlacionou uma alta taxa de ingestão do chá com até 22% menos risco em desenvolver câncer de mama. No caso do câncer de próstata, homens que tomaram frequentemente Chá Verde reduziram seu risco em ter a doença em até 48%. Um terceiro estudo com quase 70 mil mulheres chinesas encontrou uma redução de até 57% no risco de câncer colorretal.

Combate Vírus e Bactérias:

Um outro benefício da Catequina é sua ação contra micro-organismos, incluindo bactérias e vírus. Ela começa ainda na boca, prevenindo infecções que afetam os dentes e as gengivas. O consumo de Chá Verde está, inclusive, associado com um risco reduzido de desenvolver cáries e com uma boa saúde dental.

Ao passar pelo estômago também pode combater bactérias presentes nos alimentos e outras causadoras de doenças gastrointestinais.

Previne a Diabetes:

Estudos demonstraram que a Catequina presente no Chá Verde podem também auxiliar na prevenção e reduzir o risco de desenvolvimento de diabetes tipo II em até 42%. Em uma revisão que abrangeu 7 estudos diferentes e um total de mais de 280 mil voluntários, o consumo regular de Chá Verde demonstrou reduzir o risco em 18%.

O Chá Verde demonstrou ser capaz de reduzir os níveis de açúcar no sangue, protegendo contra as complicações do diabetes.

Previne Doenças Neurodegenerativas:

Alzheimer e Parkinson são as duas doenças neurodegenerativas mais comuns na terceira idade. A primeira leva à demência e em último grau a morte, enquanto a segunda atinge os neurônios do córtex cerebral que enviam comandos para os músculos do corpo, causando tremores, rigidez dos músculos e dificuldades em realizar movimentos.

Vários estudos demonstraram o efeito protetor da Catequina EGCg do Chá Verde em relação às doenças neurodegenerativas, e podem potencialmente reduzir o risco de aparecimento de doença de Parkinson e Alzheimer. Esses estudos foram realizados in vitro e em modelos animais.

Outros Benefícios da Catequina:

Os benefícios da Catequina na prevenção de doenças cardiovasculares são bastante extensos. Elas atuam de diversas formas:

  • Sua ação antioxidante previne a oxidação do LDL colesterol e sua deposição em placas ateroscleróticas;
  • Elas diminuem as taxas de colesterol total e LDL (o colesterol ruim);
  • Combatem a pressão alta;
  • Podem diminuir a absorção de colesterol e facilitar sua eliminação;
  • Podem reduzir a atividade plaquetária e a chance de ocorrência de trombose;
  • Levam a uma recuperação de ataques cardíacos mais rápida.

fontes de catequina

Sinais de Deficiência de Catequina:

Para concluir este relatório, gostaria de apontar para o fato de que do ponto de vista de saúde, é incorreto acreditar que a absorção pura e simples de uma grande quantidade de Catequina é uma solução recomendável.

Acreditamos que certas doenças específicas podem exigir um poderoso tratamento, mas não é a regra para a maioria dos casos e nem recomendado para a grande maioria dos indivíduos que desejam manter uma boa saúde.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

Deixe seu Comentário

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Ana Karolynne Goncalves

Sou graduada no curso de Nutrição pela Universidade Federal de Maranhão (UFMA), do CRN6-MA 16199, com Mestrado na área da Nutrição Clínica com relação ao metabolismo, prática e terapia nutricional, realizado também na Universidade Federal de Maranhão (UFMA). Atualmente trabalho no campo de pesquisa sobre a Qualidade e Inovação em Alimentos, e também atuo como editor no site Dr. Saúde, utilizando todo meu conhecimento para trazer qualidade de vida para nossos leitores.

Inositol – Fontes, Benefícios e Deficiência

Chá Dente de Leão

Os 40 Benefícios do Chá de Dente de Leão Para Saúde