Os 40 Benefícios da Romã Para Saúde

Os 40 Benefícios da Romã Para Saúde

Revisado por

NUTRIÇÃO - CRN6-MA 16199

Benefícios da Romã que muitos ainda não o conhece. Além disso, a Romã é uma fruta originária de países como Grécia, Chipre e Síria que possui diversas propriedades que a torna benéfica para o bom funcionamento do nosso organismo. Ela possui a casca dura e as sementes bastante avermelhadas e bem divididas deixando-as com o aspecto de minúsculas cápsulas e é exatamente nelas que estão a maioria de suas propriedades, vitaminas, fibras e sais minerais. Para quem quer um alimento leve e saudável para complementar a dieta ou mesmo balancear a alimentação a Romã é mais que indicada.

romaA Romã pode ser encontrada em formas diferentes dependendo da região em que for cultivada, aqui no Brasil, por exemplo, é bem mais comum encontrarmos a Romã da casca amarelada, já a casa de um tom mais rosado é originária de países como Canadá e não tão usual por aqui.

Desta fruta podemos aproveitar praticamente todas as partes já que ela possui vitaminas e fibras em sua polpa, sementes e também na casca da qual é preparada o chá, ótimo para infecções de garganta e gripes.

Valor Nutricional da Romã:

Embora muito conhecida e com muitas propriedades para a saúde, a Romã (Punica granatum), ainda é pouco consumida no Brasil. O fato é que a maioria das pessoas não conhece os benefícios da Romã, para que serve exatamente.

Trata-se de uma fruta riquíssima em vitamina C, proteínas, vitamina K, ácido fólico, potássio e fibras, além de possuir ação antioxidante e anti-inflamatória. As sementes da romã são recobertas por uma polpa levemente adocicada e podem ser consumidas in natura ou na forma de suco, já a casca do fruto é ideal para se preparar infusão ou chá. Então, confira Os 40 Benefícios da Romã:

1. Diminuição da Pressão Arterial:

Foi devido a esta característica que o nutricionista e autor Americano Dr. Jonny Bowden incluiu a romã na sua lista “Os 11 melhores alimentos que você não está comendo”. Estatísticas mostram que a hipertensão é um dos maiores causadores de infarto e derrame e estudos demonstram que o consumo regular de 150 ml de suco de romã diariamente pode reduzir a pressão sanguínea sensivelmente em apenas duas semanas de uso devido a suas propriedades de afinar o sangue.

2. Melhora em Pacientes Renais:

Um estudo apresentado em 2010, durante o encontro anual da Sociedade Americana de Nefrologia, mostrou que a concentração de potássio encontrada no suco de romã reduz muitas das complicações advindas das hemodiálises em pacientes renais, resultando na redução da taxa de mortalidade desses pacientes.

3. Combate a Diabete:

O suco da romã reduz o colesterol ruim mantendo as artérias limpas de qualquer gordura ou coágulo, a romã torna o sangue mais fino e com isso faz com que a diabetes seja controlada.

4. Reduz Osteoartrose:

Ajuda a reduzir doenças, como aterosclerose e osteoartrite, conforme dito anteriormente, seu suco reduz o espessamento e endurecimento das artérias, também das cartilagens e articulações fazendo com que essas doenças possam ser curadas ou reduzidas com sua ingestão.

5. Protege os Dentes:

O suco da romã tem propriedades anti-bacterianas e anti-virais, com isso, reduz os efeitos da placa bacteriana, reduz o risco de cáries e infecções bucais e protege contra várias doenças orais.

6. Ajuda na Luta Contra o Câncer:

A romã possui antioxidantes, pessoas com tendência ao câncer de próstata e mama devem ingerir o suco da romã para reduzir esse risco, seu consumo regular ajuda na luta contra as células cancerígenas já existentes no organismo.

7. Melhora o Funcionamento do Coração:

A ingestão regular de suco de romã mantém um bom fluxo de sangue no organismo, reduzindo o risco de doenças coronárias, pois diminui o endurecimento das artérias fazendo com que o fluxo de sangue seja saudável e inibindo assim o surgimento de doenças cardíacas e derrames.

8. Trata a Dor de Estômago:

Suas cascas e folhas servem para tratar doenças estomacais e diarreia, disenteria, cólera e problemas digestivos, o chá feito das folhas ajudam a aliviar esses problemas.

9. Desinflama a Garganta:

Inflamações de garganta e afonia são comuns, mas poucos sabem que o chá das cascas da romã tem propriedades antissépticas e anti-inflamatórias que combatem os microorganismos que causam as inflamações. Fazer três gargarejos ao dia ajudam a aliviar a inflamação.

10. Diminui Irritação nos Olhos:

Fazer compressas mornas nos olhos com o chá das folhas da romãzeira ajudam a aliviar a irritação nos olhos e diminuem os sintomas de alergias e conjuntivite.

11. Deixa a Pele Firme e Saudável:

Por ter um alto nível de antioxidantes previnem o envelhecimento celular, o que faz com que a pele fique firme e saudável .

12. Aumenta a Imunidade:

A romã é excelente no combate das doenças comuns, como gripes e viroses, ela fortalece o organismo aumentando a imunidade.

13. Benefícios da Romã por ser Fonte de Fibras:

A romã é boa fonte de fibras, de vitamina C, prolina, valina, serotonina, metionina, niacina, vitamina A e vitaminas do complexo B (vitamina B1, B2, B3, B5, B6). Sais minerais: cloro, cálcio, cromo, magnésio, potássio, selênio e zinco.

14. Fonte de Nutrientes:

Fonte de sais minerais, a fruta ajuda a combater a fraqueza e a anemia, a falta de memória e proporciona um ótimo reforço as defesas de nosso organismo, garantindo o bom funcionamento do sistema imunológico. Além disso, a romã mantém os ossos fortes, protegendo contra a osteoporose, a artrite e a artrose.

roma beneficios

15. Benefícios da Romã Para a Pele:

A Romã é uma fruta que tem efeito anti-envelhecimento natural, pois, ela ajuda na redução das rugas. Além disso, o Óleo da romã ajuda na formação de uma camada protetora contra poeira e poluição. O Suco de Romã ajuda na desintoxicação, acrescentando assim brilho à pele.

16. Romã Ajuda a Reduzir a Asma:

A Romã é uma fonte de vitamina C e ácido ascórbico; eles agem como um agente anti-inflamatório. Eles ajudam na redução do bloqueio dos órgãos respiratórios. o Suco de Romã pode ser tomado durante a febre e frio.

17. Benefícios da Romã na Perda de Peso:

A Romã deve ser consumido por pessoas obesos ou que estejam acima do peso desejado. Pois, a Romã evitar a absorção de gorduras e de triglicéridos no corpo. Ela também ajuda na prevenção de hiperlipidemia e lipase pancreática, diminuindo assim o consumo de energia.

18. É um Agente Anti-inflamatório:

O Suco de Romã ajuda na redução da inflamação no corpo. Como se trata de uma fonte de polifenóis, que evitam a produção de citocinas pró-inflamatórias e histamina. Pois, o Extrato romã ajuda a inibir as células inflamatórias, como basófilos e mastócitos.

19. Romã Ativa o Fluxo Sanguíneo:

O consumo da romã ajuda o coração a manter o fluxo sanguíneo evitando derrames e ataques cardíacos. Além disso, os antioxidantes em abundância ajudam a reduzir o colesterol ruim deixando as artérias limpas e evitando coágulos. Outro nutriente da romã, o ácido oleanólico, reduz os triglicéridos no sangue.

20. Deixa a Pele Mais Saudável:

A romã trás benefícios para a pele nas mais variadas formas: com a ingestão da fruta crua ou na forma de suco, ela inibe a ação dos radicais livres que são responsáveis pelo envelhecimento, aparecimento de rugas e manchas de pele, também desintoxica a pele dando brilho e leveza; já na forma de óleo, ela ajuda a construir uma camada contra a poluição e a poeira, deixando a pele limpa. Apresenta também propriedades anti-inflamatórias, reduzindo o aparecimento de acnes.

21. Benefícios da Romã Para a Saúde do Estômago:

A casca e as folhas da romã são utilizadas para tratar dores de estômago e também a diarreia. O suco da romã torna a digestão mais fácil e alivia problemas do trato intestinal, como a disenteria e a cólera.

beneficios da roma

22. Benefícios da Romã Contra Crises de Asma:

A romã contem um nutriente conhecido por ácido ascórbico que junto com a vitamina C assumem ação anti-inflamatória e previnem o bloqueio dos órgãos respiratórios.

23. Romã Estabiliza os Níveis de Açúcar no Sangue:

A romã também trás benefícios para quem tem diabetes, seus antioxidantes ajudam a manter o nível adequando de açúcar no sangue, além disso suas sementes tem baixo valor glicêmico.

24. Comer Romã Previne a Osteoartrose e a Osteoartrite:

Essas doenças são causadas pelo enrijecimento das paredes arteriais e enrijecimento das cartilagens e articulações, na romã contém propriedades que evitam o desgaste desses tecidos deixando-os mais flexíveis.

25. Boa Para Saúde dos Dentes:

O sumo da romã e suas propriedade anti-bacterianas ajudam a evitar a placa bacteriana e protege de várias outras doenças orais.

26. Promover a Perda de Peso:

A evidência afirma que as romãs têm sido usadas em inúmeros casos para promover a perda de peso. E isso pode ser atribuído à fibra nos frutos.

Estudos também mostram como as sementes de romã podem desempenhar um papel preventivo na obesidade. As sementes, e especialmente o extrato de folha de romã, induziram perda de gordura. Este pode ser um passo positivo para a perda de peso saudável.

27. Ajuda a Remover as Pedras Nos Rins:

As romãs podem melhorar a função renal e eliminar as pedras e outras toxinas do seu sistema. Eles também reduzem os níveis de acidez da urina – e isso desempenha um papel no corte do risco de cálculos renais no futuro.

28. Rica em Antioxidantes:

Eles também são ricos em antioxidantes o que ajuda a impedir que as bactérias se encaixem nas paredes da bexiga urinária. Isso ajuda a prevenir as infecções do trato urinário. E a vitamina C neles aumenta a imunidade e ajuda a combater tais infecções.

29. Pode Prevenir Doenças Hepáticas Gordurosas:

As sementes de romã reduzem o estresse oxidativo e a inflamação e, como resultado, ajudam a combater a doença hepática gordurosa. O consumo regular de romãs foi encontrado para evitar doenças hepáticas gordurosas não alcoólicas.

30. Combate a Disfunção Erétil:

Embora não seja uma droga maravilhosa, mas sim o suco de romã pode melhorar ligeiramente a disfunção erétil. E muitas teorias provam isso como verdade.

beneficio da roma

Confira, Também Outros Benefícios da Romã Para Saúde:

  • Prevenir câncer, especialmente de próstata e de mama, por conter ácido elágico, substância que impede a proliferação descontrolada de células tumorosas;
  • Prevenir Alzheimer, principalmente o extrato da casca, que tem mais antioxidantes que a polpa;
  • Prevenir anemia, por ser rica em ferro;
  • Combate diarreia, por ser rica em taninos, compostos que aumentam a absorção de água no intestino;
  • Melhorar a saúde da pele, unhas e cabelos, por ser rica em vitamina C, vitamina A e ácido elágico, que são poderosos antioxidantes;
  • Prevenir doenças cardíacas, por ter elevada ação anti-inflamatória;
  • Prevenir cáries, aftas e gengivites, por ter ação antibacteriana na boca;
  • Fortalecer o sistema imunológico, por conter zinco, magnésio e vitamina C, o que também ajuda a combater infecções urinárias;
  • Reduzir a pressão arterial, por promover o relaxamento dos vasos sanguíneos;
  • Prevenir e melhorar infecções na garganta.

Para ter os benefícios da romã, pode-se consumir tanto a fruta fresca quanto o seu suco, sendo também muito importante consumir o chá feito a partir da sua casca, que é a parte do fruto mais rica em antioxidantes.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

Deixe seu Comentário

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Ana Karolynne Goncalves

Sou graduada no curso de Nutrição pela Universidade Federal de Maranhão (UFMA), do CRN6-MA 16199, com Mestrado na área da Nutrição Clínica com relação ao metabolismo, prática e terapia nutricional, realizado também na Universidade Federal de Maranhão (UFMA). Atualmente trabalho no campo de pesquisa sobre a Qualidade e Inovação em Alimentos, e também atuo como editor no site Dr. Saúde, utilizando todo meu conhecimento para trazer qualidade de vida para nossos leitores.

Os 40 Benefícios da Azeitona Para Saúde

pessego

Os 40 Benefícios do Pêssego Para Saúde