Os 40 Benefícios da Romã Para Saúde

Revisado por

NUTRIÇÃO - CRN6-MA 16199

Benefícios da Romã que muitos ainda não o conhece. Além disso, a Romã é uma fruta originária de países como Grécia, Chipre e Síria que possui diversas propriedades que a torna benéfica para o bom funcionamento do nosso organismo. Ela possui a casca dura e as sementes bastante avermelhadas e bem divididas deixando-as com o aspecto de minúsculas cápsulas e é exatamente nelas que estão a maioria de suas propriedades, vitaminas, fibras e sais minerais. Para quem quer um alimento leve e saudável para complementar a dieta ou mesmo balancear a alimentação a Romã é mais que indicada.

romaA Romã pode ser encontrada em formas diferentes dependendo da região em que for cultivada, aqui no Brasil, por exemplo, é bem mais comum encontrarmos a Romã da casca amarelada, já a casa de um tom mais rosado é originária de países como Canadá e não tão usual por aqui.

Desta fruta podemos aproveitar praticamente todas as partes já que ela possui vitaminas e fibras em sua polpa, sementes e também na casca da qual é preparada o chá, ótimo para infecções de garganta e gripes.

Valor Nutricional da Romã:

Embora muito conhecida e com muitas propriedades para a saúde, a Romã (Punica granatum), ainda é pouco consumida no Brasil. O fato é que a maioria das pessoas não conhece os benefícios da Romã, para que serve exatamente.

Trata-se de uma fruta riquíssima em vitamina C, proteínas, vitamina K, ácido fólico, potássio e fibras, além de possuir ação antioxidante e anti-inflamatória. As sementes da romã são recobertas por uma polpa levemente adocicada e podem ser consumidas in natura ou na forma de suco, já a casca do fruto é ideal para se preparar infusão ou chá. Então, confira Os 40 Benefícios da Romã:

1. Diminuição da Pressão Arterial:

Foi devido a esta característica que o nutricionista e autor Americano Dr. Jonny Bowden incluiu a romã na sua lista “Os 11 melhores alimentos que você não está comendo”. Estatísticas mostram que a hipertensão é um dos maiores causadores de infarto e derrame e estudos demonstram que o consumo regular de 150 ml de suco de romã diariamente pode reduzir a pressão sanguínea sensivelmente em apenas duas semanas de uso devido a suas propriedades de afinar o sangue.

2. Melhora em Pacientes Renais:

Um estudo apresentado em 2010, durante o encontro anual da Sociedade Americana de Nefrologia, mostrou que a concentração de potássio encontrada no suco de romã reduz muitas das complicações advindas das hemodiálises em pacientes renais, resultando na redução da taxa de mortalidade desses pacientes.

3. Combate a Diabete:

O suco da romã reduz o colesterol ruim mantendo as artérias limpas de qualquer gordura ou coágulo, a romã torna o sangue mais fino e com isso faz com que a diabetes seja controlada.

4. Reduz Osteoartrose:

Ajuda a reduzir doenças, como aterosclerose e osteoartrite, conforme dito anteriormente, seu suco reduz o espessamento e endurecimento das artérias, também das cartilagens e articulações fazendo com que essas doenças possam ser curadas ou reduzidas com sua ingestão.

5. Protege os Dentes:

O suco da romã tem propriedades anti-bacterianas e anti-virais, com isso, reduz os efeitos da placa bacteriana, reduz o risco de cáries e infecções bucais e protege contra várias doenças orais.

6. Ajuda na Luta Contra o Câncer:

A romã possui antioxidantes, pessoas com tendência ao câncer de próstata e mama devem ingerir o suco da romã para reduzir esse risco, seu consumo regular ajuda na luta contra as células cancerígenas já existentes no organismo.

7. Melhora o Funcionamento do Coração:

A ingestão regular de suco de romã mantém um bom fluxo de sangue no organismo, reduzindo o risco de doenças coronárias, pois diminui o endurecimento das artérias fazendo com que o fluxo de sangue seja saudável e inibindo assim o surgimento de doenças cardíacas e derrames.

8. Trata a Dor de Estômago:

Suas cascas e folhas servem para tratar doenças estomacais e diarreia, disenteria, cólera e problemas digestivos, o chá feito das folhas ajudam a aliviar esses problemas.

9. Desinflama a Garganta:

Inflamações de garganta e afonia são comuns, mas poucos sabem que o chá das cascas da romã tem propriedades antissépticas e anti-inflamatórias que combatem os microorganismos que causam as inflamações. Fazer três gargarejos ao dia ajudam a aliviar a inflamação.

10. Diminui Irritação nos Olhos:

Fazer compressas mornas nos olhos com o chá das folhas da romãzeira ajudam a aliviar a irritação nos olhos e diminuem os sintomas de alergias e conjuntivite.

11. Deixa a Pele Firme e Saudável:

Por ter um alto nível de antioxidantes previnem o envelhecimento celular, o que faz com que a pele fique firme e saudável .

12. Aumenta a Imunidade:

A romã é excelente no combate das doenças comuns, como gripes e viroses, ela fortalece o organismo aumentando a imunidade.

13. Benefícios da Romã por ser Fonte de Fibras:

A romã é boa fonte de fibras, de vitamina C, prolina, valina, serotonina, metionina, niacina, vitamina A e vitaminas do complexo B (vitamina B1, B2, B3, B5, B6). Sais minerais: cloro, cálcio, cromo, magnésio, potássio, selênio e zinco.

14. Fonte de Nutrientes:

Fonte de sais minerais, a fruta ajuda a combater a fraqueza e a anemia, a falta de memória e proporciona um ótimo reforço as defesas de nosso organismo, garantindo o bom funcionamento do sistema imunológico. Além disso, a romã mantém os ossos fortes, protegendo contra a osteoporose, a artrite e a artrose.

roma beneficios

15. Benefícios da Romã Para a Pele:

A Romã é uma fruta que tem efeito anti-envelhecimento natural, pois, ela ajuda na redução das rugas. Além disso, o Óleo da romã ajuda na formação de uma camada protetora contra poeira e poluição. O Suco de Romã ajuda na desintoxicação, acrescentando assim brilho à pele.

16. Romã Ajuda a Reduzir a Asma:

A Romã é uma fonte de vitamina C e ácido ascórbico; eles agem como um agente anti-inflamatório. Eles ajudam na redução do bloqueio dos órgãos respiratórios. o Suco de Romã pode ser tomado durante a febre e frio.

17. Benefícios da Romã na Perda de Peso:

A Romã deve ser consumido por pessoas obesos ou que estejam acima do peso desejado. Pois, a Romã evitar a absorção de gorduras e de triglicéridos no corpo. Ela também ajuda na prevenção de hiperlipidemia e lipase pancreática, diminuindo assim o consumo de energia.

18. É um Agente Anti-inflamatório:

O Suco de Romã ajuda na redução da inflamação no corpo. Como se trata de uma fonte de polifenóis, que evitam a produção de citocinas pró-inflamatórias e histamina. Pois, o Extrato romã ajuda a inibir as células inflamatórias, como basófilos e mastócitos.

19. Romã Ativa o Fluxo Sanguíneo:

O consumo da romã ajuda o coração a manter o fluxo sanguíneo evitando derrames e ataques cardíacos. Além disso, os antioxidantes em abundância ajudam a reduzir o colesterol ruim deixando as artérias limpas e evitando coágulos. Outro nutriente da romã, o ácido oleanólico, reduz os triglicéridos no sangue.

20. Deixa a Pele Mais Saudável:

A romã trás benefícios para a pele nas mais variadas formas: com a ingestão da fruta crua ou na forma de suco, ela inibe a ação dos radicais livres que são responsáveis pelo envelhecimento, aparecimento de rugas e manchas de pele, também desintoxica a pele dando brilho e leveza; já na forma de óleo, ela ajuda a construir uma camada contra a poluição e a poeira, deixando a pele limpa. Apresenta também propriedades anti-inflamatórias, reduzindo o aparecimento de acnes.

21. Benefícios da Romã Para a Saúde do Estômago:

A casca e as folhas da romã são utilizadas para tratar dores de estômago e também a diarreia. O suco da romã torna a digestão mais fácil e alivia problemas do trato intestinal, como a disenteria e a cólera.

beneficios da roma

22. Benefícios da Romã Contra Crises de Asma:

A romã contem um nutriente conhecido por ácido ascórbico que junto com a vitamina C assumem ação anti-inflamatória e previnem o bloqueio dos órgãos respiratórios.

23. Romã Estabiliza os Níveis de Açúcar no Sangue:

A romã também trás benefícios para quem tem diabetes, seus antioxidantes ajudam a manter o nível adequando de açúcar no sangue, além disso suas sementes tem baixo valor glicêmico.

24. Comer Romã Previne a Osteoartrose e a Osteoartrite:

Essas doenças são causadas pelo enrijecimento das paredes arteriais e enrijecimento das cartilagens e articulações, na romã contém propriedades que evitam o desgaste desses tecidos deixando-os mais flexíveis.

25. Boa Para Saúde dos Dentes:

O sumo da romã e suas propriedade anti-bacterianas ajudam a evitar a placa bacteriana e protege de várias outras doenças orais.

26. Promover a Perda de Peso:

A evidência afirma que as romãs têm sido usadas em inúmeros casos para promover a perda de peso. E isso pode ser atribuído à fibra nos frutos.

Estudos também mostram como as sementes de romã podem desempenhar um papel preventivo na obesidade. As sementes, e especialmente o extrato de folha de romã, induziram perda de gordura. Este pode ser um passo positivo para a perda de peso saudável.

27. Ajuda a Remover as Pedras Nos Rins:

As romãs podem melhorar a função renal e eliminar as pedras e outras toxinas do seu sistema. Eles também reduzem os níveis de acidez da urina – e isso desempenha um papel no corte do risco de cálculos renais no futuro.

28. Rica em Antioxidantes:

Eles também são ricos em antioxidantes o que ajuda a impedir que as bactérias se encaixem nas paredes da bexiga urinária. Isso ajuda a prevenir as infecções do trato urinário. E a vitamina C neles aumenta a imunidade e ajuda a combater tais infecções.

29. Pode Prevenir Doenças Hepáticas Gordurosas:

As sementes de romã reduzem o estresse oxidativo e a inflamação e, como resultado, ajudam a combater a doença hepática gordurosa. O consumo regular de romãs foi encontrado para evitar doenças hepáticas gordurosas não alcoólicas.

30. Combate a Disfunção Erétil:

Embora não seja uma droga maravilhosa, mas sim o suco de romã pode melhorar ligeiramente a disfunção erétil. E muitas teorias provam isso como verdade.

beneficio da roma

Confira, Também Outros Benefícios da Romã Para Saúde:

  • Prevenir câncer, especialmente de próstata e de mama, por conter ácido elágico, substância que impede a proliferação descontrolada de células tumorosas;
  • Prevenir Alzheimer, principalmente o extrato da casca, que tem mais antioxidantes que a polpa;
  • Prevenir anemia, por ser rica em ferro;
  • Combate diarreia, por ser rica em taninos, compostos que aumentam a absorção de água no intestino;
  • Melhorar a saúde da pele, unhas e cabelos, por ser rica em vitamina C, vitamina A e ácido elágico, que são poderosos antioxidantes;
  • Prevenir doenças cardíacas, por ter elevada ação anti-inflamatória;
  • Prevenir cáries, aftas e gengivites, por ter ação antibacteriana na boca;
  • Fortalecer o sistema imunológico, por conter zinco, magnésio e vitamina C, o que também ajuda a combater infecções urinárias;
  • Reduzir a pressão arterial, por promover o relaxamento dos vasos sanguíneos;
  • Prevenir e melhorar infecções na garganta.

Para ter os benefícios da romã, pode-se consumir tanto a fruta fresca quanto o seu suco, sendo também muito importante consumir o chá feito a partir da sua casca, que é a parte do fruto mais rica em antioxidantes.

Os 40 Benefícios da Azeitona Para Saúde

pessego

Os 40 Benefícios do Pêssego Para Saúde