Os 30 Benefícios do Chá de Alfafa Para Saúde

Revisado por

NUTRIÇÃO - CRN6-MA 16199

Os Benefícios do Chá de Alfafa Para Saúde que você talvez você desconheça. Além disso, o Chá de Alfafa possui uma grande variedade de nutrientes. Estudos têm demonstrado a versatilidade desse planta que pode ser uma grande aliada da saúde. A alfafa (Medicago sativa) é uma planta medicinal também conhecida como lucerna. Pertence a família das Leguminosas.

Chá de Alfafa

A alfafa possui sabor agradável e grande quantidade de proteínas, ao mesmo tempo que possui poucas calorias. Suas propriedades medicinais se concentram nas folhas, flores e principalmente nos brotos, que são altamente nutritivos.

Proporciona benefícios para espécie escova de dentes natural, vez que a erva possui propriedades medicinais para combater a halitose (mau-hálito). O efeito diurético da alfafa evita que o corpo retenha muitos líquidos. Por ser um alimento alcalino rico em sais minerais como magnésio, potássio, ferro, zinco e sobretudo cálcio, ajuda a eliminar o sódio em excesso no corpo, evitando a ocorrência de gota.

Ajuda a equilibrar o fator ácido-base do corpo, evitando a acidificação do sangue. Contém saponinas como ingrediente ativo, que no intestino, funciona como um emulsificante de gordura, fazendo com que o corpo não absorva dessa gordura, e que a mesma seja eliminada pelo organismo. É usada como uma erva de banho e enxaguante para cabelo.

Rica em proteínas, é um bom fortificante contra o raquitismo. É eficaz no tratamento de anemias, deficiência de ferro no corpo. Auxilia a circulação sanguínea, protegendo de hemorragias. O Chá de Alfafa tomado em jejum recalcifica os ossos e combate o raquitismo e o excesso de ureia, além de ser um calmante natural.

Também combate o escorbuto (doença causada pela deficiência de vitamina C no corpo), falta de apetite, má digestão, úlceras nervosas, cistite, reumatismo e artrite. Então, confira Os 30 Benefícios do Chá de Alfafa Para Saúde:

1. Combate a Depressão:

O Chá de Alfafa é conhecido por ter efeito calmante e sedativo sobre o sistema nervoso. Uma xícara de Chá de Alfafa pode ajudá-lo a vencer o estresse e manter a ansiedades afastada. Também é conhecido por ser bastante eficaz na resolução de insônia e outros distúrbios do sono.

2. Melhora o Sintema Digestivos:

É bem conhecido que o Chá de Alfafa é eficaz no tratamento de problemas digestivos. Gastrite, úlceras de estômago, indigestão, inchaço, náuseas, etc, pode ser evitado com o uso desta planta maravilhosa. Os brotos de Alfafa também são famosos por sua eficácia no tratamento da constipação crônica devido ao seu alto teor de fibra.

3. Elimina as Toxinas no Corpo:

Chá de Alfafa é conhecida por suas propriedades de desintoxicação, tornando-se um ótimo alimento para limpar seu corpo.

4. Previne o Câncer:

O câncer é uma doença que mata centenas de pessoas em todo o mundo a cada ano. Você pode evitar o risco de câncer, incluindo a Alfafa em sua dieta. Ele contém um aminoácido conhecido como canavanina, que é conhecido por prevenir a ocorrência de câncer. Também é conhecido por ajudar na ligação de carcinogéneos que estão presentes no cólon.

5. Trata Infecção do Trato Urinário:

Chá de Alfafa tem propriedades diuréticas, que previne doenças do rim como a retenção de água. Ele também tem grandes propriedades que impedem que você desenvolva a infecção do trato urinário.

6. Auxilia na Eliminação do Colesterol Ruim:

Chá de Alfafa ajuda na eliminação do colesterol ruim de seu corpo. Ele impede que os níveis de colesterol em seu corpo fiquem muito alto, diminuindo assim o risco de doenças cardíacas.

7. Previne Doenças Cardíacas:

Chá de Alfafa contém boas quantidades de antioxidantes, o que ajuda na prevenção da arteriosclerose, que é o início de qualquer doença cardíaca. Também é conhecido como um diluente de sangue natural e fortalece a rutina que está presente nos vasos sanguíneos.

8. Combate os Sintomas da Menopausa:

Chá de Alfafa contem fitoestrógenos são hormônios que podem ser usados para combater os sintomas da menopausa. Três tipos desse hormônio podem ser encontrados em Alfafa-coumestrol, genisteína e bio canina. Os minerais encontrados nesta planta também são eficazes para combater os sintomas da menopausa. Incluir a Alfafa como parte de sua dieta poderá lutar contra a secura vaginal, suores noturnos, baixos níveis de estrogênio, osteoporose pós-menopausa, etc.

9. Melhora a Imunidade:

Os fito nutrientes, como L-canavanina e a clorofila na Alfafa, ajuda a aumentar a resistência do corpo a doenças. Ele ajuda na redução do açúcar no sangue, prevenção de diabetes tipo II, diabetes adulto-início, etc. Também é conhecido por impedir que tumores se desenvolvam em diferentes partes do corpo.

10. Elimina o Sangramento nas Gengivas:

Esta planta milagrosa tem alta quantidade de clorofila, ferro e vitamina K. Estes nutrientes ajudam na produção extra de sangue no corpo. O Chá de Alfafa é usada para tratar sangramento nas gengivas, hemorragias nasais, anemia e má coagulação de sangue.

11. Combate Pedras nos Rins:

O Chá de Alfafa tem propriedades diferentes que o tornam um agente antirreumático. Ela ajuda na prevenção de pedras nos rins e cascalho, edema, artrite, artrose, úlceras varicosas, envenenamento de metais pesados, etc.

12. Combate a Anemia:

Chá de Alfafa é uma fonte de nutrição. Portanto, aumenta o poder de imunidade do corpo, é um aperitivo ideal e um remédio caseiro seguro para anemia.

13. Controla o Nível de Açúcar:

A natureza diurética deste Chá de Alfafa mantém os níveis de açúcar sob controle. Aqueles que são diabéticos podem usar este chá para evitar uma onda indesejada de açúcar no sangue.

14. Auxilia na Perda de Peso:

A natureza desintoxicante do Chá de Alfafa permite manter os níveis de açúcar sob controle. Além disso, sendo enriquecido com proteínas e fibras em abundância, é um lanche maravilhoso para aqueles que estão em um regime de perda de peso.

Chá de Alfafa

15. Controla o Sangramento Uterino:

A vitamina K é conhecida como a vitamina da coagulação do sangue. O Chá de Alfafa é uma fonte surpreendente desta vitamina. Ele ajuda na coagulação do sangue, protegendo você de situações cruciais que podem surgir d sangramento uterino e sangramento do nariz.

16. Combate Distúrbios:

Chá de Alfafa é usado para o tratamento de muitos outros distúrbios e problemas de saúde, tais como fadiga, perda de energia, fraqueza da memória e diminuição do estado de alerta, má função da tireoide, problemas de cabelo partido, unhas frágeis, cegueira noturna, problemas dentários, deficiência de proteína, baixa Produção e má qualidade do leite materno, ossos fracos, escorbuto e desnutrição.

17. Controla a Pressão Arterial:

Um nível elevado de pressão arterial é perigoso se não for cuidado no momento certo. Pode levar a condições médicas sem precedentes, incluindo AVC e infarto do miocárdio. Apenas um copo do Chá da Alfalfa por dia pode ser benéfico em manter o nível da pressão de sangue sob o controle.

Outros Benefícios do Chá de Alfafa Para Saúde:

  • Promovem o bom funcionamento do sistema nervoso;
  • Elas são antioxidantes;
  • Ativam as enzimas digestivas;
  • Promovem o metabolismo dos carboidratos e das proteínas;
  • Ajuda na regularidade intestinal;
  • Acelera o metabolismo – o que ajuda a emagrecer;
  • Aliviam tensão muscular, cólicas e cansaço;
  • Previnem alguns tipos de câncer;
  • Fortalecem ossos e músculos;
  • Previnem doenças cardiovasculares;
  • Mantêm o colesterol sob controle.

Chá de Alfafa

Receita do Chá de Alfafa Para Saúde

INGREDIENTES

  • 500 ml de água;
  • 2 colheres (de sopa) de alfafa seca.

MODO DE PREPARO

  • Inicialmente, ferva os 500 ml de água e logo em seguida acrescente a alfafa.
  • Durante 10 minutos é o tempo que você deve deixar a infusão descansando.
  • Ao final, coe e tome logo em seguida, lembrando sempre de respeitar a dosagem máxima de apenas três xícaras por dia.

Efeitos Colaterais e Contraindicações:

Não foram encontrados efeitos colaterais relacionados ao consumo da alfafa e de seu chá, mas o consumo está contraindicado aos pacientes que fazem tratamentos que tenham anticoagulantes como aspirina ou varfarina. Deve-se evitar também a ingestão de uma grande quantidade dos brotos, pois possuem alcaloides.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

Deixe seu Comentário

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Ana Karolynne Goncalves

Sou graduada no curso de Nutrição pela Universidade Federal de Maranhão (UFMA), do CRN6-MA 16199, com Mestrado na área da Nutrição Clínica com relação ao metabolismo, prática e terapia nutricional, realizado também na Universidade Federal de Maranhão (UFMA). Atualmente trabalho no campo de pesquisa sobre a Qualidade e Inovação em Alimentos, e também atuo como editor no site Dr. Saúde, utilizando todo meu conhecimento para trazer qualidade de vida para nossos leitores.

Os 20 Benefícios da Borra de Café Para Saúde!

cha de salgueiro

Chá de Salgueiro – Origem, Benefícios e Como Usar!