Velame do Mato – Origem, Benefícios e Como Usar!

Revisado por

NUTRIÇÃO - CRN6-MA 16199

Velame do Mato – Origem, Benefícios e Como Usar de forma correta. Além disso, o Velame do Mato possui ricas propriedades medicinais que são importantes para saúde do corpo humano. O Velame do Mato é uma árvore de pequeno porte, não ultrapassando a altura de quatro metros. Ele é facilmente identificado em decorrência da cobertura de penugem curta e macia que apresenta. Suas folhas são verdes e possuem formato oval alongado.

beneficios do velame do mato

Já o fruto se apresenta como uma cápsula pequena subdividida em três partes, onde podem ser encontradas as sementes. Dependendo da região onde a espécie é encontrada, pode ser conhecida também pelo nome de velame verdadeira.

O velame-do-Mato é um arbusto brasileiro rústico e resistente, com folhas simples opostas que têm uma camada de pelos finos, curtos e macios; as suas flores apresentam-se isoladas ou não. Cada flor produz dois frutos alongados de coloração verde-avermelhados.

Origem do Velame do Mato:

O Velame do Mato, de nome científico Macrosiphonia velame, é um subarbusto perene de origem brasileira, sendo também conhecida por outras denominações como velame-do-cerrado e velame-do-rio-grande. Pertencente à família das Apocinaceae, atinge até 80 cm de altura na época da floração, apresenta caule pouco ramificado e raiz tuberosa, além de produzir látex branco.

Graças às propriedades terapêuticas de sua raiz, o Velame do Mato tem tradição de uso na medicina popular.

Propriedades do Velame do Mato:

A planta possui propriedades que envolvem sua ação como depurativo, desobstruente e diurético. Tem tradição de uso na medicina popular. Faz parte da farmacopeia Homeopatica. Possui também ação antiinflamatória e vulneraria, devido a sua grande quantidade de alcaloides e resinas. Então, confira agora os Benefícios do Velame do Mato Para Saúde:

Benefícios do Velame do Mato Para Saúde:

  • O Velame do Mato pode ser usado medicinalmente em casos de afecções da pele, artrite, blenorragia crônica, doenças venéreas, eczemas, gota úrica, sífilis, herpes, impingem, ingurgitamento ganglionar, problemas de pele, reumatismo e problemas na vesícula.
  • É indicada ainda para tratamento de escrofulose, artrose, sífilis secundária, palpitação do coração, gripes, febres, hemorragias e em casos de úlcera gástrica.

Como Usar o Velame do Mato:

Uma das formas mais fáceis de incluir o Velame do Mato nos tratamentos alternativos é através do preparo do chá. Para isso, basta separar 200 ml de água filtrada e dois gramas de erva seca (uma colher de sopa). Coloque a água para ferver em um recipiente com tampa. Assim que começar a borbulhar, desligue o fogo e acrescente a erva.

Deixe que a mistura descanse por cerca de 10 minutos. Preserve o recipiente fechado, o que vai acabar auxiliando no processo de infusão. Use uma peneira para remover a erva da bebida. A recomendação é que o chá de velame-do-Mato seja ingerido até três vezes por dia.

Nos casos de afecções da pele, recomenda-se o uso concomitante do infuso e de compressas das folhas ou do infuso.

velame do mato

Contraindicações do Velame do Mato:

Até agora, não foi registrado qualquer contraindicação em relação ao uso da planta pelo homem, porém, a título de prevenção, as mulheres grávidas ou que estejam em processo de aleitamento devem ficar longe do velame-do-Mato.

O excesso da planta também pode causar efeitos colaterais, dependendo do organismo de cada paciente.

Java – Origem, Benefícios e Como Usar

beneficios do veludo branco

Os 10 Benefícios do Veludo Branco Pra Saúde