Os 25 Benefícios da Flor de Lotus Para Saúde

Revisado por

Graduado em Ciências da Nutrição!

Especialista do Dr. Saúde

Os Benefícios da Flor de Lótus são vários para nossa saude, pois a flor de lótus é muito benéfica para saude. Alem disso, lotus é uma planta que vive em área enlameada, como lagoa e pântano. Esta flor vem da Índia e do Vietnã e se torna o ícone desses dois países.

flor de lotus

Historia da Flor de Lótus:

No oriente, a flor de lótus significa pureza espiritual. O lótus (padma), também conhecido como lótus-egípcio, lótus-sagrado ou lótus-da-índia, é uma planta aquática que floresce sobre a água.

No simbolismo budista, o significado mais importante da flor de lótus é pureza do corpo e da mente. A água lodosa que acolhe a planta é associada ao apego e aos desejos carnais, e a flor imaculada que desabrocha sobre a água em busca de luz é a promessa de pureza e elevação espiritual.

Assim como flor de lótus, tem benefícios para a saúde da flor de lótus para o nosso corpo.

Benefícios da Flor de Lotus Para Saúde:

1. Agente Antioxidante:

Os primeiros benefícios para a saúde dos lótus que devemos saber é sua responsabilidade como antioxidante.

Antioxidante que contém dentro de lótus, talvez, causa por compostos químicos como fenolit, alcalóide, tocoferol, flavanoid, fenolik e saponina.

Precisamos de antioxidantes para limpar o nosso corpo de compostos químicos ruins dentro do nosso corpo e evitar o que virá. Podemos encontrar antioxidantes em cada parte do lótus.

2. Benefícios da Flor de Lótus na Produção de Enzimas:

O extrato de sementes de lótus também tem responsabilidade como hepatoproteção, especialmente para a produção de enzimas séricas. Este extrato também tem responsabilidade em proteger do efeito genotóxico.

Ao lado do extrato de sêmen de lótus, os compostos ativos contidos dentro dos lótus, como a armepavina, são compostos que podem curar a hepatite B.

3. Ajuda na Produção de Agente de Imunomodulação:

O composto de Armepavina que continha dentro da flor de lótus é responsável como agente de imunomodulação.

4. Tem Propriedades Anti Bacterianas:

Como já sabemos, lotus contém muitos bons materiais para o nosso corpo. Uma das suas responsabilidades é evitar que nosso corpo seja infectado por vírus, bactérias ou fungos.

Aqui estão compostos químicos que podem nos impedir de infecção:

5. Evitar a Obesidade:

A obesidade é muito perigosa para o nosso corpo, porque a obesidade pode causar outra doença de saúde, como doença do coração, diabetes. Até agora, a obesidade é considerada uma doença mortal.

Existe alguma maneira de prevenir a obesidade? Na verdade, o mais importante é fazer dieta saudável.

Todo mundo tem sua própria maneira de dieta saudável, mas você pode tentar colocar lótus em seu menu de dieta.

6. Ajuda no Tratamento da Diabetes:

O Etanol que contém dentro do rizoma de lótus ajudará a aumentar a tolerância à glicose dentro de nosso corpo também a eficácia da insulina.

Enquanto o extrato de quercetina que continha dentro da folha de lótus irá dificultar a enzima relacionada à doença de complicação causada pelo diabetes.

Simplesmente, lótus contém compostos químicos que nos impedirão de diabetes e complicações causadas por diabetes.

7. Benefícios da Flor de Lotus Para o Stress:

Como já sabemos, ao lado de pratos, os lótus também usavam como planta de decoração. Normalmente, vamos encontrá-lo no quintal de alguém que tem lagoa. Tem alguma relação com o alivio do estresse.

8. Rico em Antioxidantes:

Rico em antioxidantes, o fragrante Nelumbo nucifera atua como um condicionador de pele.

9. Benefícios da Flor de Lótus Como Hidratante:

Suas propriedades intensamente hidrata e hidrata a pele e ajuda a aumentar a elasticidade e tez da pele, apagando linhas finas, manchas marrons e rugas.

10. Ajuda no Tratamento da Acne:

Você está preocupado com sua pele oleosa? O uso externo de Nelumbo nucifera pode equilibrar sua pele oleosa e prevenir acne e espinhas.

11. Beneficio da Flor de Lotus Para Cabelos Quebradiços:

Nelumbo nucifera ajuda a aumentar o volume, força e elasticidade dos cabelos quebradiços. Então, se você tiver o cabelo aborrecido e macio, então pegue o extrato nelumbo nucifera para a saúde de seus tranças.

12. Previne Cabelos Grisalhos:

Ah! Os horrores dos cabelos grisalhos prematuros ! Por que você não tenta o óleo essencial de lótus.

Segundo os pesquisadores, o óleo estimulou a síntese de melanina em cabelos grisalhos. Melanina é o pigmento que dá cabelo a sua cor.

13. Uso na Medicina Tradicional:

Todas as partes do nulumbo nucifera são usadas na medicina tradicional. As sementes e as hastes são usadas na medicina ayurvédica. Trata uma grande variedade de problemas de saúde.

14. Cura Transtornos Hemorrágicos:

As folhas de nelumbo nucifera foram usadas para tratar transpiração excessiva, febre, distúrbios hemorrágicos, hemorragia nasal e sangue na urina.

15. Trata Infecções Fúngicas:

O caule de Nelumbo nucifera tem sido usado para tratar doenças de pele como infecção fúngica e micose, varíola, lepra, vômitos, diarreia, tosse, disenteria.

16. Reduz a Inflamação da Pele:

O prolapso retal pode ser tratado pela folha jovem. A pasta de folhas reduz a inflamação da pele e a febre.

17. Beneficio da Flor de Lotus Para Fertilidade Masculinas:

Nelumbo nucifera melhora a fertilidade masculina e feminina.

18. Reduz os Níveis de Colesterol:

A flor de lótus ajuda na redução dos níveis de colesterol e pressão arterial.

19. Reduz o Risco de Anemia:

A raiz Lotus tem um conteúdo significativo de ferro e cobre, e eles desempenham um papel importante na produção de glóbulos vermelhos, diminuem o risco de desenvolver sintomas de anemia e aumentam o fluxo sanguíneo.

20. Rico em Potássio:

A raiz Lotus é rica em potássio, que é um vasodilatador. Isso significa que ajuda a manter os vasos sanguíneos relaxados, bem como auxiliar no aumento do fluxo sanguíneo, reduzindo a rigidez e contração desses vasos.

21. Rico em Vitamina C:

Uma das vitaminas em que a raiz de lótus é mais rica é a vitamina C. 73 por cento do requerimento do corpo dessa vitamina é fornecido por 100 gramas desta raiz.

Sendo um poderoso antioxidante, a vitamina C beneficia seu corpo de várias maneiras.

Outros Benefícios da Flor de Lotus Para Saúde:

  • Auxiliar no aumento do fluxo sanguíneo, reduzindo a rigidez e contração desses vasos;
  • Diminuem o risco de desenvolver sintomas de anemia;
  • Óleo estimulou a síntese de melanina em cabelos grisalhos;

Efeitos Colaterais:

Apesar de ser um produto totalmente natural, isto é, não passar por nenhum processo químico durante o seu preparo, o chá de lótus é contraindicado em três casos específicos, são eles, no período gestacional, no processo de amamentação e na infância. No geral, é indicado buscar ajuda médica sempre que se fizer necessário.

Os 18 Benefícios da Margarida Para Saúde

Os 10 Benefícios do Ugli Para Saúde