Alamanda Trepadeira – Origem, Benefícios e Como Usar!

Revisado por

Drª. Valeria Carneiro Graduada em Ginecologia e Obstetrícia!

Especialista do Dr. Saúde

Alamanda Trepadeira – Origem, Benefícios e Como Usar de forma correta e sem prejudicar sua saúde. Além disso, a Alamanda Trepadeira possui ricas propriedades que beneficiam a nossa saúde de forma geral. A Alamanda Trepadeira é uma flor amarela, vistosa e que enche os olhos. Certamente você já deve ter se deparado com uma dessas por aí. Trata-se de uma planta de flor grande.

Alamanda TrepadeiraDa família das Apocynaceae, também conhecida como Alamanda Trepadeira, dedal-de-dama, carolina, alamanda-amarela, buiussu, camendará, cipó-de-leite, comandara, orélia, quatro-patacas amarela, orélia-grandiflora, purga-dequatro-pataca, quatro-pataca, quatro-pataca-amarela, santa-maria, sete-pataca.

Trata-se de uma bonita trepadeira arbustiva, ornamental e lactescente com folhas verticiladas, ovais ou oblongas, acuminadas e glabras; suas flores, belíssimas, amarelo-citrinas ou alaranjadas, fasciculadas, axilares, campanuladas, constituem verdadeiro encantamento em quase todos os jardins do Brasil, onde a planta é cultivadíssima.

Aliás, na Europa, principalmente nas estufas da Inglaterra, uma única planta chega a produzir ao mesmo tempo mais de 300 flores.

Devido os seus princípios tóxicos e venenosos, a Alamanda Trepadeira tornou-se uma das plantas muito utilizadas na fabricação de pesticidas. O pesticida feito a partir da Alamanda Trepadeira é muito eficiente para combater pragas que aparecem em plantas como pulgões e cochonilhas. Você pode comprar esse pesticida em lojas de produtos para plantas ou então você mesmo pode fazer.

Benefícios da Alamanda Trepadeira:

A Alamanda Trepadeira também é largamente usada na medicina popular. Pode ajudar a produzir os famosos purgantes catárticos. Mesmo assim, com todo o seu beneficio medicinal, quando ingerida de forma acidental e sem consulta médica. É usada contra a sarna.

Seu chá é útil como catártico; quando ministrado em dose mínima é excelente purgativo; porém emético violento quando em dose mais elevada e a sua decocção, juntamente com a casca, torna-se um purgante hidragogo muito enérgico, que também é eficaz contra os tumores do fígado e determinados vermes intestinais.

Quando ministrado em dose ainda maior, torna-se um vomitivo perigoso que causa diarreia.
As flores e as raízes combatem as moléstias do baço.

Alamanda Trepadeira é febrífuga, sendo que alguns autores negam-lhe essa propriedade. Seu suco é útil nos casos de intoxicação saturnina (cólicas dos pintores ou cólicas de chumbo). O chumbo empregado no fabrico das tintas invade aos poucos o organismo humano, levando-o à intoxicação, às vezes mortal, o suco da alamanda é útil para esses casos.

Como Usar a Alamanda:

Alamanda Trepadeira pode ser aplicada diretamente na pele e regiões doentes. Fazer o chá com as folhas, mas não tomar muito sob risco de vomito excessivo (É tóxica se tomar muito). Colocar as cascas no sol e depois passar pelo corpo como febrífuga (os índios que fazem isso e pode ser visto como uma crença); Fazer o chá fraco, se for usar internamente, com as folhas.

Como Fazer o Chá de Alamanda:

Para preparar o chá da Alamanda Trepadeira, separe uma xícara de água e uma pequena porção da casca seca da planta. Ferva a água. Quando ela estiver em ebulição, acrescente a parte de planta e deixe ferver por cerca de 10 minutos. Depois, desligue o fogo e deixe esfriar. Coe e ingira.

Alamanda Trepadeira benefíciosEfeitos Colaterais da Alamanda:

A ingestão em excesso da Alamanda Trepadeira pode causar náuseas, vômitos, cólicas, diarreia e, consequentemente, desidratação. Em alguns casos, os pacientes podem sofrer choques provocados pela perda de líquido no organismo. Isso ocorre porque nas folhas da espécie existem as indesejáveis, saponinas, substancias tóxicas que podem causar muita alergia no corpo humano.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

Unha de Gato – Origem, Benefícios e Como Usar!

Alpínia – Origem, Benefícios e como Usar