Benefícios das Plantas

Pervinca – Origem, Benefícios e como Usar

Pervinca – Origem, Benefícios e como Usar de maneira correta. Além disso, a Pervinca possui muitas propriedades medicinais que são importantes para saúde do corpo humano. A Pervinca é uma planta comum que pode ser encontrada de forma silvestre ou até mesmo nos quintais de casas, sendo encontrada em regiões tropicais e usada como remédio natural para certos males.

beneficios da pervinca

Conhecida por outros nomes como vinca-de-gato, vinca-de-madagascar, boa-noite, maria-sem-vergonha, bom-dia, essa planta não precisa das melhores condições de solo para crescer, o que explica a sua abundância na região nordeste do país. A folhagem é ramificada na base e suas folhas são ovaladas, com nervura central mais clara.

Suas flores possuem coloração diversa, podem ser vermelhas, roxas, brancas, azuis, ou amarelas, seus constituintes químicos mais notáveis são os alcaloides e fenólicos, responsáveis pela ação anti-oxidante e controle do fluxo sanguíneo. As partes da planta que possuem tais agentes são as pétalas e sementes.

A Pervinca é um planta da família Apocynaceae, a Pervinca é muito utilizada com a finalidade de decorar ambientes, como formaturas, casamentos, festas de aniversários ou outras ocasiões que cabem uma decoração natural.

Além de ser utilizada na decoração de eventos, esta planta possui muitas propriedades encontradas em todas as suas partes. As substâncias que compõem a Pervinca são eficazes no tratamento e prevenção de doenças que afetam o organismo humano.

Antes de saber quais são os benefícios proporcionados por essa planta e entender os limites da utilização da mesma, conheça as características que fazem dela uma aliada da saúde humana.

Origem da Pervinca:

Nativa da Europa, Ásia e África, ela possui dois dos elementos medicinais mais importantes encontrados em espécies de plantas nos últimos 40 anos, são eles: vincristina e vinblastina. Tais componentes são importantes na luta contra a ação de células cancerígenas.

A Pervinca gosta de terrenos sombrios, calcários ou argilosos. Normalmente cresce rente ao solo mas também trepa, podendo atingir mais de 60 cm de altura. Tem caules que criam raízes, folhas elípticas muito brilhantes e flores de cinco pétalas de cor lilás ou azul–arroxeado.

É também cultivada em jardins como planta ornamental, mas desenvolve-se muito rapidamente e em pouco tempo toma conta de todo o jardim. É, por isso, uma planta que necessita de muito espaço.

Em Portugal cresce espontaneamente no Buçaco, em Bragança, no Fundão e na Serra de Sintra, ou seja no Norte e no centro do país, não se desenvolvendo tanto em zonas mais a Sul e mediterrânicas.

Propriedades da Pervinca:

A Pervinca age como analgésico, cicatrizante, colagogo, depurativo, digestivo, diurético, estimulante cerebral, hipotensivo, laxativo, vermífugo, além de possuir efeitos sedativos e tônicos.

A vincamina, alcaloide presente em sua composição, melhora o fluxo de sangue cerebral, agindo como um estimulante cerebral, tônico para a memória e vasodilatador.

Desta forma, sempre foi muito usada para o controle de problemas que acometiam o cérebro. Atualmente, outras ervas medicinais com efeitos colaterais mais leves são usadas para esta finalidade.

Benefícios da Pervinca Para Saúde:

A Pervinca é bastante utilizada no combate e prevenção das seguintes condições de saúde:

Sua maior busca é sem dúvida para o tratamento de tumores. Pesquisas vêem sendo desenvolvidas para comprovar a eficácia da erva no combate a células cancerígenas.

Como Usar a Pervinca:

A Pervinca é vulgarmente usada para compressas com fins de curar hemorroidas, pois ela é um controlador natural do fluxo sanguíneo, desobstruindo os vasos e veias inchados que causam as incomodas hemorroidas.

Seu uso deve ser restrito, contudo, na gravidez e amamentação, pois o leite dos seios pode vir a secar. O ideal para o consumo dessa iguaria, seria o acompanhamento médico para ministrar o seu uso.

pervinca

Contraindicações da Pervinca:

Mesmo não havendo relatos de mortes por envenenamento com a Pervinca, é necessário que o consumidor procure um médico especialista e o questione sobre qual a dose correta para cada caso.

Uma superdosagem pode causar uma queda na pressão arterial e também problemas relacionados à liberação do leite materno. Desta forma, mulheres grávidas ou em período de lactação não devem utilizar a Pervinca.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.