Os 40 Benefícios do Pequi Para Saúde

Revisado por

NUTRIÇÃO - CRN6-MA 16199

Os Benefícios do Pequi Para Saúde são muitos e variados. Além disso, o Pequi possui ricos valores nutricionais que favorecem a saúde do corpo humano. O Pequi é uma fruta típica do cerrado brasileiro, muito utilizada na culinária das regiões Nordeste e Centro-Oeste e também no Norte de Minas Gerais. Além disso, a medicina popular atribui uma série de usos ao Pequi.

beneficios do pequi

O Pequi ocupa um papel importante na cultura dos povos indígenas da região do Cerrado do Brasil. Como a semente leva um longo tempo para germinar, a colheita tem de ser feito de forma sustentável, com árvores de substituição cuidadosamente plantadas para manter o fornecimento.

Por isso, eles mantêm o seu direito ancestral para levá-lo onde quer que seja, em terrenos públicos ou privados, cercado na terra ou a terra não protegida, etc, onde quer que seja, o Pequi sempre foi “acessível” à sociedade regional. Desde os anos sessenta, devido à exploração madeireira e instalação em larga escala de plantações de eucalipto, o Pequi e tudo o que ele representa estão sob uma ameaça séria.

Valor Nutricional do Pequi:

Cada 100 gramas de Pequi possui 65,9% de água; 205 calorias; 2,3 g de proteína; 13 g de carboidratos; 19 g de fibra alimentar; 0 colesterol; 32 mg de cálcio; 34 mg de fósforo; 0,6 mg de manganês; 0,3 mg de ferro; 298 mg de potássio; traços de sódio; 0,17 mg de vitamina B1; 19 g de fibra alimentar; 0,1 g de fibras solúveis; 1,0 mg de zinco; 20.000 mcg de vitamina A; 0,48 mg de vitamina B2; 0,06 mg de vitamina B6; 2,57 mg de vitamina B3; 12 mg de vitamina C. Então, confira agora os Benefícios do Pequi Para Saúde:

Benefícios do Pequi Para Saúde:

1. Melhora a Visão:

O Pequi é uma boa fonte de vitamina A por ser rico em carotenoides, substâncias que são precursoras desse nutriente. Eles atuam como antioxidante principalmente nos olhos, impedindo a degeneração macular e catarata que muitas vezes são causados pelos radicais livres.

Os carotenoides presentes nesse alimento são caroteno, licopeno criptoxantina, zeaxantina, luteína e neoxantina. Entre eles, a luteína é o composto que mais atua nas estruturas dos olhos.

2. Combate os Radicais Livres:

Os radicais-livres também são responsáveis pelo envelhecimento da pele, portanto consumir alimentos ricos em antioxidantes, como os pequis, é benéfico para evitar o envelhecimento precoce e melhorar a elasticidade da pele.

3. Reduz Inflamações:

Vários estudos mostraram que o consumo de Pequi, especialmente na dieta de atletas e praticantes de atividades físicas regulares, também pode ajudar a combater inflamações nos músculos articulações, algo muito comum após treinos muito intensos.

Além disso, pacientes que sofrem com artrite e outras condições inflamatórias também podem se beneficiar dos efeitos do fruto e aliviar as dores no corpo.

4. Auxilia na Cicatrização:

Graças ao alto teor de vitamina A e tecoferol presentes em sua composição, o Pequi também pode ser usado pelas vaidosas de plantão para cuidar da saúde e beleza da pele.

Esses nutrientes possuem propriedades antioxidantes poderosas, que podem proteger essas regiões dos danos causados pelos radicais livres, como manchas, rugas, linhas de expressão, sulcos e outros sinais do envelhecimento do precoce, além de auxiliar na melhor cicatrização de feridas, lesões e eczema.

5. Promove a Saúde Capilar:

Como falamos no decorrer desse artigo, uma das inúmeras formas de usar o Pequi é na sua versão em óleo. O óleo de Pequi é muito utilizado na culinária em substituição ao óleo de cozinha tradicional, mas também é uma ótima opção para cuidar dos nossos cabelos, principalmente se os fios estiverem muito danificados.

6. Melhora o Fluxo Sanguíneo:

A mistura de vitaminas e minerais, incluindo potássio, bem como os efeitos anti-inflamatórios dos ácidos naturais encontradas no fruto, pode ajudar a aliviar a pressão sobre os vasos sanguíneos e relaxar eles, aumentando desse modo o fluxo sanguíneo e aliviando a pressão sobre o coração.

A inflamação pode causar constrição dos vasos sanguíneos, o que pode agravar ainda mais problemas de coração, como colesterol entupimento.

7. Combate a Asma:

O Pequi pode ser uma solução natural para asma, extraia o óleo do fruto. Coloque de 3 à 5 gotas sobre as refeições, duas vezes por dia.

8. Previne Distúrbios Respiratórios:

Seja asma, bronquite ou tosse, a pequi tem sido tradicionalmente usada no tratamento. A polpa oleosa também é encontrada eficaz no frio e na tosse. Pequis misturados com mel serve como expectorante caseiro e revive tosse.

3-5 gotas de óleo de Pequi duas vezes ao dia são consideradas úteis na asma e bronquite. O Benefícios do Pequi também é empregado para o tratamento de rouquidão e dor de garganta. Embora não haja estudos para apoiar a reivindicação, o Benefícios do Pequi foi usado na medicina local.

9. Previne a Degeneração Muscular:

O Pequi tem um teor elevado de carotenoides que funcionam como antioxidantes e ajuda a combater os radicais livres. Previne a degeneração muscular e ajuda a manter a saúde dos olhos.

10. Previne o Envelhecimento Precoce:

Mais um dos benefícios do óleo de Pequi é que ele apresenta ação antioxidante. Em outras palavras, isso significa que o produto pode contribuir com o combate aos radicais livres encontrados no organismo, que causam doenças graves como o câncer e estão associados ao processo de envelhecimento precoce.

11. Promove a Saúde do Cérebro:

O Pequi promove o desenvolvimento melhorado do cérebro porque também é uma fonte de ferro. Já que o suprimento de oxigênio no sangue é aumentado e o cérebro usa cerca de 20% do oxigênio presente na corrente, o ferro está diretamente ligado à saúde do cérebro e suas funções.

O fluxo apropriado de sangue no cérebro pode estimular a atividade cognitiva e ajuda a criar novas rotas neurais para prevenir desordens como demência e Alzheimer, dessa forma, a ingestão equilibrada de ferro e a subsequente oxigenação ao cérebro são essenciais.

12. Combate a Insolação:

O problema da insolação pode ser atribuída à perda de sal e água do corpo. Devido a isto o corpo é incapaz de manter a temperatura normal, como resultado de exposição contínua a temperaturas muito elevadas.

O sódio presente no Pequi desempenha um papel importante na prevenção de insolação, substituindo a perda de electrólitos essenciais. Portanto, recomenda-se beber líquidos contendo sal e açúcar para proporcionar alívio contra a insolação.

13. Combate a Epilepsia:

Baixos níveis de manganês podem agir como um gatilho para convulsões epiléticas. O mecanismo exato para isso não é totalmente compreendido, mas foi mostrado que o manganês presente no Pequi age como um vasodilatador, sendo que alguns pesquisadores creem que isso é a chave para desvendar sua propriedade antiepilética.

14. Previne o Alzheimer:

O fósforo contido no Pequi é altamente necessário para funções mentais adequadas. A concentração, a memória e o funcionamento mental podem ser melhorados pelo consumo deste mineral. O nível adequado de fósforo garante o crescimento cognitivo e o desenvolvimento.

A deficiência de fósforo pode levar a um início precoce de doenças neurológicas, como demência e doença de Alzheimer. Também pode aumentar o risco de problemas cognitivos.

15. Previne o Eczema:

Também chamado de “dermatite atópica”, o eczema é uma desordem inflamatória e crônica da pele que é principalmente causada pela deficiência de zinco no corpo. O importante mineral presente no Pequi desempenha um importante papel na cura de infecções crônicas e auxilia o corpo a restaurar sua habilidade de se recuperar de forma adequada e completa. Essa irritação pode ser atenuada ao rebalancear o conteúdo de zinco no organismo.

pequi

16. Previne Vírus e Bactérias:

O óleo extraído do Pequi também é dotado de vitamina E, um nutriente que além de fazer bem aos cabelos, possui ação antioxidante e é importante para a fertilidade e para o sistema imunológico, tendo em vista que o mantém forte e apto para combater vírus e bactérias.

17. Combate a Diabetes:

Como os antioxidantes combatem os radicais livres, pesquisas estão sendo desenvolvidas para provar que o extrato do Pequi pode ajudar no tratamento da diabetes e do lupos que concentram grandes quantidades de radicais livres.

18. Reduz o Colesterol Ruim:

Por conter uma grande quantidade de ácidos graxos monoinsaturados, o Pequi é um fruto que se for consumido frequentemente pode ajudar a nos proteger de doenças cardíacas e manter o coração saudável por diminuir o nível de colesterol ruim.

19. Melhora o Funcionamento do Intestino:

A fruta é rica em fibras e ajuda no funcionamento do intestino. Melhora a flatulência, cólicas, melhora a diarreia e também diminui os níveis de colesterol ruim diminuindo o risco de doenças cardíacas.

20. Regula a Menstruação:

Folhas de Pequi são usadas na fabricação de decocção que é usada como chá regulador menstrual. Isso pode ser atribuído à presença de fitoestrógenos presentes em folhas de Pequi.

As folhas do Pequi são consideradas de natureza adstringente e estimulam a bile digestiva. No entanto, esse conhecimento tradicional precisa de apoio científico.

21. Previne Lesões Cutâneas:

Consumir Pequi pode manter sua pele de mostrar defeitos, melhorar a cicatrização, adicionar um brilho rico para a sua pele, e prevenir os sinais de envelhecimento prematuro. Ele também tem sido tradicionalmente usado para o tratamento de eczema e lesões cutâneas.

22. Previne a Diarreia:

A fibra é uma parte importante de a grande maioria das frutas e legumes, e Pequi não é excepção. Os altos níveis de fibra encontrados em Pequi ajuda a melhorar a sua saúde digestiva por adicionar volume ao seu banco e reduzir a ocorrência de constipação, flatulência, cólicas e diarreia.

23. Combate a Degeneração Macular:

O Pequi é uma boa fonte de vitamina A, e como você deve saber, o beta-caroteno é um dos derivados da vitamina A. O teor de carotenoides de Pequi é alto, e estes atuam como antioxidantes, especificamente nas células oculares.

Isso significa que, ao comer o fruto do Pequi e outros alimentos ricos em carotenoides, podemos melhorar a visão, impedindo a degeneração macular e catarata que muitas vezes são causados pelos radicais livres.

24. Combate o Estresse:

Geralmente os atletas costumam sofrer com estresse físico e isso faz com que a produção de radicais livres seja maior. O Pequi ajuda a melhorar o estresse oxidativo, a inflamação muscular e evita os danos no DNA.

25. Melhora a Digestão:

O Pequi é um fruto rico em fibras, nutrientes presentes na maioria dos legumes e frutas. Por isso, ele também pode ser muito útil para melhorar a digestão, já que atua no bom funcionamento geral do nosso sistema digestivo.

Portanto, ao incluir o fruto na sua rotina alimentar, você pode ficar livre de problemas como a prisão de ventre, diarreias, inchaços, cólicas e diarreias.

26. Melhora a Visão:

O Pequi é uma excelente fonte de vitamina A e antioxidantes, como é o caso do betacaroteno e dos carotenoides, que podem fazer muito bem às nossas células oculares por combater os radicais livres.

Portanto, ao consumir o fruto de forma regular na alimentação, você pode melhorar a visão e prevenir problemas que afetam a retina, como é o caso da degeneração macular, cataratas e cegueira noturna, ambas comuns em pessoas com idade mais avançada e causadas pela ação dos radicais livres.

27. Controla a Pressão Sanguínea:

Outro benefício importante do consumo de Pequi que pode ajudar a proteger o coração de problemas é o controle da pressão sanguínea.

Por conter minerais como o potássio em sua composição, que possuem efeitos anti-inflamatórios, o fruto pode auxiliar no alívio da tensão sobre os vasos sanguíneos, ajudando-os a relaxar, o que resulta em um aumento do fluxo sanguíneo e melhora da pressão sobre o coração.

28. Combate Dores nas Articulações:

As propriedades anti-inflamatórias do Pequi são aliadas de atletas. Em um estudo em que atletas foram submetidos a uma dieta com altas quantidades de Pequi houve redução da inflamação nas articulações e na musculatura, algo que ocorre comumente após treinos prolongados ou intensos.

29. Previne o Câncer:

Estudos mostram que uma dieta rica em alimentos antioxidantes, como o Pequi, pode prevenir diversos tipos de câncer. Isso porque eles combatem os radicais-livres, compostos que levam a processos de degeneração dos tecidos do corpo, além de causarem mutações que podem levar ao câncer.

30. Promove a Saúde do Coração:

O Pequi também é rico em ácidos graxos monoinsaturados, gorduras do bem que também são encontradas nas oleaginosas e azeites. Esses ácidos graxos podem reduzir os níveis de colesterol LDL do sangue, evitando acúmulo de placas de gordura e trazendo benefícios para a saúde do coração. Os principais são os ácidos oleico, palmítico, linoleico e esteárico.

Outros Benefícios do Pequi Para Saúde:

  • O zinco presente no Pequi é muito importante para o tratamento de desordens na próstata.
  • O fruto protege também contra infecções por fungos, que incluem pneumonia e conjuntivite.
  • O Pequi é essencial para o reparo e funcionamento do DNA. Ele é essencial para o crescimento rápido de células e para a construção de componentes importantes nas células durante o curso da gestação.
  • O Pequi age como um antioxidante e está envolvido em algumas reações bioquímicas decisivas no corpo, incluindo a síntese proteica.
  • A vitamina A presente no Pequi, é essencial para combater a cegueira noturna.
  • O Pequi é um importante facilitador da regulação de temperatura corporal.
  • O Pequi pode exibir alguns de seus benefícios curando a anemia que ocorre em mulheres durante a gravidez ou menstruação.
  • É sugerido por muitos especialistas para o tratamento de outra forma de anemia chamada anemia pré-diálise.
  • Ajuda na remoção de dióxido de carbono em excesso acumulada no corpo através da excreção.
  • Ajuda a aliviar mudanças de humos, dores de cabeça, depressão e a irritabilidade a um nível considerável.

beneficio do pequi

Cuidados com o Consumo do Pequi:

Vá com calma quando for experimentá-la pela primeira vez. Ela não deve ser mordida, porque é um verdadeiro campo minado. Não é a toa que Pequi, em tupi-guarani significa “fruto com espinho na semente”.

Para quem nunca provou Pequi, tem vontade de conhecer seu sabor, mas, não quer sair com a língua carregada de espinhos, existe em São Paulo, e provavelmente em outras grandes capitais, sua versão em lascas, já em conserva, e também licores e sucos.

A não tão inofensiva frutinha também é conhecida por Pequi, piquiá-bravo, amêndoa de espinho (bem providencial esse nome), grão de cavalo, entre outros, dependendo da região.
Um alento aos apreciadores do Pequi é que em breve poderá ser apreciado o fruto sem os indesejáveis espinhos.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

Os 20 Benefícios da Cabaça Para Saúde

nabo

Os 40 Benefícios do Nabo Para Saúde