Benefícios das Plantas

Os 25 Benefícios do Jatrofa Para Saúde!

Os Benefícios do Jatrofa são inúmeros beneficios para nossa saude. Alem disso, jatrofa é uma espécie de planta da família Euphorbiaceae, conhecida pelos nomes comuns de purgueira, pinhão-manso, mandubiguaçu, pinhão-de-purga e pinha-de-purga. Com distribuição natural no sul do México e América Central.

Jatrofa

A espécie é amplamente cultivada para a produção de biocombustíveis (biodiesel) e como planta medicinal, estando naturalizada na maioria das regiões tropicais e subtropicais.

As sementes da Jatrofa contêm 27-40% de óleos vegetais que podem ser facilmente processados para produzir biodiesel de alta qualidade, utilizável em motores diesel convencionais.

História da Jatrofa:

A Jatrofa está distribuída no Brasil pela região Nordeste, Cerrado e Pantanal do Estado de Mato Grosso do Sul.

É mais comumente encontrado em áreas tropicais, mas também pode se desenvolver em regiões sub-tropicais e semi-áridas.

Além da importância toxicológica e medicinal, a Jatrofa possui uso industrial, vez que o óleo das sementes é utilizado para iluminação, fabricação de óleos lubrificantes, tintas e sabões.

Estudos mostram ainda a possibilidade de utilização deste óleo vegetal como biocombustível.

O nome é originário do grego jatropha, que vem de iatrós (médico) e trophé (alimento).

Gossypium é um nome dado por Caio Plínio Segundo (Plínio, o Velho) à planta, que é produtora de algodão, e folium, que significa folha, vez que o seu formato é semelhante a folha do algodoeiro.

A espécie Jatropha gossypiifolia faz parte da Relação Nacional de Plantas Medicinais de Interesse ao SUS (RENISUS), constituída de espécies vegetais com potencial de avançar nas etapas da cadeia produtiva e de gerar produtos de interesse do Ministério da Saúde do Brasil.

Benefícios da Jatrofa Para Saúde:

1. Benefícios da Jatrofa Contra a Gota:

A planta possui propriedades purgativas, indicada para estimular a atividade gastrointestinal.

Seu uso também está associado ao tratamento de reumatismo e de gota.

Como se ainda não bastasse, a planta atua na coagulação sanguínea e contra as aftas.

2. Contra o Câncer:

Este é outro rico benefício da jatrofa sobre sua ação anti-câncer, um estudo mostrou que nas raízes da planta existem princípios com potente ação anticancerígena, testado contra células de câncer de pulmão e contra células de câncer de mama.

3. Benefício da Jatrofa Para Promover Saciedade:

A planta tem um ácido chamado pinoleico, que age como supressor da fome e ainda libera um hormônio que ajuda a dar saciedade

4. Benefícios da Jatrofa Para Melhorar os Tecidos da Pele:

Verificou-se que o extrato bruto da Jatrofa não acelerou o processo de cicatrização da pele, mas melhorou a qualidade dos novos tecidos formados.

5. Aumenta a Fertilidade:

Este é outro rico benefício da jatrofa. Ela é excelente para casais que querem ter filhos, graças à sua riqueza de zinco, um elemento essencial para o bom funcionamento do esperma, bem como para sua qualidade.

6. Benefício da Jatrofa no Aumenta da Imunidade:

A Jatrofa é rica vitamina E e zinco, que são alguns dos nutrientes ideais quando precisamos fortalecer nosso sistema imunológico de forma natural.

Um consumo regular dessa planta é uma excelente escolha para aumentar nossas defesas, por isso seu uso é adequado especialmente em tempos de mudanças sazonais, como no outono e inverno.

7. Benefícios da Jatrofa Contra a Glicemia:

Como antidiabético, as folhas de Jatrofa reduzem a glicose sanguínea e a resistência à insulina, levando à redução das taxas de glicemia.

8. Combate a Diarreia:

Este é um rico benefício da Jatrofa. Como antiespasmódico, os extratos dos seus ramos e folhas reduziu expressivamente a velocidade do trânsito intestinal, reduzindo a contração da musculatura intestinal, fazendo da planta útil no tratamento de desordens intestinais como disenteria e diarreias.

9. Benefício da Jatrofa na Redução do Colesterol:

O consumo regular da Jatrofa é um muito adequado para reduzir o colesterol alto, graças à sua riqueza em ácidos graxos essenciais, por isso é uma opção natural que ajuda na redução dos níveis elevados de LDL (mau colesterol) e de triglicéridos, enquanto aumenta o HDL (bom colesterol).

Além disso, por riqueza em vitamina E e zinco (antioxidantes naturais) é indicado para proteger o nosso coração.

jatrofa

10. Benefícios da Jatrofa Contra Hemorragias:

Como anticoagulante, o extrato das folhas de Jatrofa tem a capacidade de impedir a ação de substâncias sanguíneas envolvidas no processo de coagulação, sem causar toxicidade às células. Já o látex dela demonstrou elevada ação coagulante, favorecendo o controle de hemorragias.

Outros Benefícios da Jatrofa Para Saúde:

  • Gera trabalhos fixos no campo.
  • A Jatrofa produz óleo combustível que substitui o diesel mineral caro.
  • A polpa é um fertilizante rico em nitrogênio, fósforo e potássio.
  • Sua plantação recupera solos degradados.
  • A primeira colheita começa após 120 dias de plantação.
  • É muito resistente a pragas.
  • Seus grupos são coletados cerca de 6 meses.
  • Sua colheita pode ser antecipada se houver irrigação das plantas no início da primavera.
  • Tem raízes profundas para que a irrigação possa ser feita por gotejamento com intervalos de 20 a 30 dias.
  • A partir do sexto mês, eles não são mais atacados por formigas.
  • Pode ser plantada em diferentes divisões de jardins hortícolas.
  • Pode ser plantado em um consórcio com seringueira.
  • Não é necessário remover todas as plantas nativas da área.
  • Sua produção não compete com plantas para alimentos.
  • É uma ótima fonte de renda para pequenos proprietários rurais.

Receita do Chá de Jatrofa:

Para quem tem o uso da Jatrofa liberado pelo médico nos tratamentos de saúde, a forma mais usual é por meio do preparo do chá.

Ela é muito fácil de ser preparada, basta separar 200 ml de água filtrada e uma colher (de sopa) das folhas da planta seca.

Coloque a água para ferver em uma panela com tampa. Assim que apresentar sinais de ebulição, desligue o fogo e acrescente a erva.

Deixe que o preparo descanse por cerca de 10 minutos, lembrando de deixar o recipiente tampado. Isso vai facilitar o desprendimento das propriedades medicinais da planta na água.

Logo em seguida, use uma peneira para separar as folhas do líquido. A indicação é que o chá de Jatrofa seja consumido até três vezes por dia.

Efeitos Colaterais da Jatrofa:

A Jatrofa deve ser utilizada com muita precaução, visto que suas folhas e frutos são tóxicas quando usados em excesso, vez que possuem uma toxina chamada toxalbumina.

Os sintomas vão desde náuseas, vômitos, cólicas abdominais, diarreia mucosa e sanguinolenta, até dispneia, arritmia e parada cardíaca.

O contato com o látex da planta ou mesmo com seus espinhos também pode causar dermatites de contato.

A espécie apresenta potencial moluscicida, principalmente por apresentar saponinas na constituição de suas folhas e frutos, alvos de predadores como moluscos, insetos, larvas em geral e outros herbívoros.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.