Os 30 Benefícios do Açafrão Para Saúde

Revisado por

Graduado em Ciências da Nutrição!

Especialista do Dr. Saúde

Os Benefícios do Açafrão Para Saúde são inúmeros e fazem um efeito grande na nossa saude. Alem disso, açafrão ou a flor de Crocus sativus Linnis uma planta florida que pertence à família de açafrão ou Iridaceae.

O Safferon é amplamente utilizado como finalidade culinária como agente de especiarias, colorantes e aromatizantes em muitos países do mundo.

A palavra açafrão é originada da palavra Safran, um antigo termo francês do século 12, a palavra saffran também está ligada à palavra italiana Zafferano e à palavra espanhola Azafran. Safran também é conhecido derivado da palavra árabe Asfar que significa amarelo.

Açafrão ( Crocus sativus L. ) É um tempero perene bulboso que reconhece como tempero dourado. A planta de açafrão não produz por sementes.

A planta tem um poço que cresce no subsolo e irá dividir para produzir nova planta. As flores da saffran geralmente emergem no outono e aumentam o estigma com um tamanho de 25 a 30 mm.

A flor da saffran também tem três estames amarelos que não possuem compostos ativos e não são coletados como especiarias.

Cada bulbo da planta produzirá de uma a sete flores e uma libra de estigma de açafrão pode ser produzida por 36.000 flores.

História do Açafrão:

Há um jornal que mencionou a história do açafrão. Açafrão é acreditado nativo da Grécia, da Ásia Menor e da Pérsia espalhando-se para o leste até a Caxemira e a China. O açafrão tem sido usado há muito tempo por pessoas em diferentes países.

No Egito, as pessoas usaram açafrão desde 3100 aC – 476 dC e importaram de Creta. Enquanto os chineses usavam o açafrão e derivavam de comerciantes da Mongólia, eles chamavam de açafrão como hua.

Hoje, o açafrão é cultivado da Espanha, do Mediterrâneo Oriental ao Sudeste da Ásia, como Índia. Um texto antigo sobre medicação indiana, ayurveda mencionou que o açafrão é amplamente usado como erva afrodisíaca e usado no ritual da noite de casamento.

Na Índia, o açafrão costumava ser misturado com leite ou conhecido como leite Kesar. Hoje em dia o Irã é o primeiro produtor de açafrão; outros países são: Espanha, Índia, Turquia, Grécia, Marrocos, China, França, Itália, Alemanha, Japão, Rússia e Paquistão.

Valor Nutricional do Açafrão:

O açafrão é rico em vários nutrientes como Proteínas; Carboidrato; Fibra alimentar; Cálcio; Magnésio; Manganês; Fósforo; Ferro; Potássio; Cobre; Zinco; Selênio; Vitamina A; Tiamina; Riboflavina; Niacina; Piridoxina; Folato; Vitamina E e Vitamina C. Então, confira agora Os 30 Benefícios do Açafrão Para Saúde.

1. Açafrão Para Perda de Cabelo:

A aplicação de açafrão sobre o couro cabeludo é boa no tratamento da calvície (alopecia).

A mistura de açafrão, leite e alcaçuz quando aplicado sobre o couro cabeludo é bom na prevenção da perda de cabelo e crescimento do cabelo.

A aplicação também é útil para estimular o crescimento do cabelo.

2. Açafrão Para Pele Radiante:

O Açafrão é altamente benéfico para a pele radiante. Sugere-se que se faça uma mistura de fezes de açafrão (2 a 3 vertentes), leite (3 colheres de chá) e pó de sândalo (1 colher de chá).

Aplique a pasta no rosto, massageie suavemente e deixe-o por 15 minutos, seguido de lavagem com água fresca. Deve ser feito uma vez por semana para ter um rosto liso e brilhante.

3. Açafrão Para Pele Brilhante:

Pegue 4-5 fios de açafrão e remova-o na água por 2-3 horas. Agora, use esta mistura em seu rosto e massagem suavemente.

Lave depois de 5 minutos. O processo pode ser repetido duas ou três vezes por semana para uma pele mais justa.

4. Açafrão Para Prevenção da Acne:

Faça uma pasta de açafrão (10 vertentes) e folhas de manjericão (6-7 folhas). Aplique a pasta sobre o rosto e lave o mesmo após 10 minutos.

Esta aplicação é boa na prevenção da acne, manchas, espinhas, rugas e outras manchas pretas do rosto.

5. Açafrão Como Antioxidantes:

O Açafrão tem muitos antioxidantes que são benéficos na luta contra os radicais livres, auxiliando na prevenção de doenças e na promoção da saúde.

6. Açafrão Controla a Freqüência Cardíaca:

O potássio no açafrão é bom no controle da batida do coração, permitindo diminuir a velocidade, protegendo assim o coração.

7. Açafrão Para Pressão Sanguínea:

O tempero açafrão contém muitos minerais como o tanoeiro, potássio, cálcio, manganês, ferro, magnésio, zinco e selênio. Alguns destes são úteis no controle da pressão arterial, bem como na formação de hemoglobina.

8. Açafrão Para Prevenção do Câncer:

O Açafrão contém compostos bioquímicos, como zea-xantina, licopeno, α e β-caroteno; Todos esses actos são como moduladores imunológicos e protegem o corpo humano do câncer.

9. Açafrão Reduz o Estresse:

A presença de carotenoides é benéfica no aumento do nível de imunidade e reduz o estresse induzido por oxidantes.

10. Açafrão como Antidepressivo:

Açafrão contém safranal e alfa-crocína, um composto de óleo volátil, eficaz no controle da depressão e age como anticonvulsivante. Kesar traz alegria e sabedoria no corpo.

11. Açafrão Para Prevenção de Doenças:

O Açafrão contém muitos compostos bioquímicos como antioxidantes, que são bons em combater várias doenças, controlando os radicais livres, promovendo o bem-estar geral do corpo.

12. Açafrão Para Desintoxicação:

possui muitas aplicações terapêuticas e na desintoxicação do corpo. Também é usado na cura corporal, cólicas, espasmos e spas.

13. Açafrão Para a Digestão:

O açafrão é bom para a digestão devido à presença de múltiplos compostos medicinais e anti-convulsivo. Estimula a digestão.

Sugere-se que se faça uma mistura de água (1 litro) e açafrão (1 g) para fortalecer a função do estômago. O açafrão também é benéfico quando o fígado e o baço se ampliam.

14. Bom Para o Funcionamento Celular:

devido à presença de muitos macro-micro nutrientes, especialmente potássio e magnésio, é útil no crescimento de células e tecidos. Também é útil na reparação de células no corpo.

15. Açafrão Para a Formação de Hemoglobina:

o açafrão contém ferro que é bom na hemoglobina no sangue.

16. Açafrão Promove a Saúde Ideal:

A presença de minerais como o cobre, potássio, cálcio, manganês, ferro, magnésio, zinco e selênio, promove a saúde ideal.

17. Açafrão Para o Gerenciamento da Dor:

desde os tempos antigos, açafrão é usado como analgésico. As dores relacionadas aos períodos podem ser aliviadas tomando chá ou leite juntamente com açafrão.

18. Açafrão Para Dor de Dente:

massagear o dente com açafrão e mel, ajuda a aliviar a dor das gengivas. Também pode ser aplicado com mel e com glicerina para relaxar as partes tonificadas da boca.

19. Açafrão Para Lábios Saudáveis:

O Açafrão é um dos poucos produtos vegetais, que é a maior fonte de vitamina B2 (riboflavina).

Tomar açafrão com base em frequência é útil na prevenção da dor na garganta, inchaço das línguas, rachaduras nos lábios, rachaduras na pele e irritação da pele.

20. Açafrão Como Analgésico:

O Açafrão contém um composto sedativo chamado safranal, que tem maior impacto no sistema nervoso e muito útil como analgésico.

21. Açafrão Para Resfriados:

Quando o açafrão (0,5 g a 1 g) é misturado com água morna (1 litro) e beber o mesmo é útil na cura de tosse e resfriado.

22. Reforço da Imunidade:

o Açafrão está a ter uma percentagem adequada de vitamina C, que funciona como reforço da imunidade e o poupa de várias doenças.

23. Benefícios do Açafrão Como Refresco:

Devido ao seu sabor único, é usado em muitas receitas de alimentos, bem como por motivos de refrescos.

24. Açafrão Para Problemas Musculares:

O açafrão é usado na cura da degeneração muscular relacionada à idade. O açafrão não só reduz o processo de degeneração, mas também ajuda a curar as células danificadas.

25. Açafrão Para a Vitalidade Masculina:

O Açafrão é usado para aumentar a vitalidade dos homens. Mesmo esta erva mágica tem a capacidade de proporcionar vigor às pessoas mais velhas.

26. Açafrão Para Problemas Neurológicos:

desde os tempos antigos, o açafrão é usado na testa por causa de seus benefícios neurológicos.

27. Açafrão Para Emagrecer:

Por ser uma iguaria repleta de benefícios, é normal que se acredite que o açafrão também possa conter propriedades emagrecedoras e isso mexe com a cabeça de minhas alunas que me fazem de maneira frequente o seguinte questionamento.

28. Açafrão Para a Menstruação:

Açafrão é usado para controlar a perda de sangue durante o ciclo menstrual.

29. Açafrão Para Artrite:

os médicos aiurvédicos prescrevem açafrão para pacientes com artrite. Também é bom no controle da asma. O açafrão ajuda a limpar a respiração.

30. Açafrão Para Gravidez:

O açafrão durante a gravidez com leite é bom para melhorar o fluxo sanguíneo pélvico e reduz a ocorrência de cãibras, o que é comum durante a gravidez.

Beber leite de açafrão ajuda a estimular a produção de serotonina que controle mudanças de humor, tensão, estresse e depressão entre a mãe grávida.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Rafael Cardoso

Com mais de 5 anos de experiência, Rafael Almeida é Graduado em Ciências da Nutrição pela Universidade Ceuma desde 2012. Atua em Atendimento Clínico-Nutricional, com foco no bem estar e qualidade de vida do paciente, através da reeducação alimentar e acompanhamento nutricional, com planos alimentares personalizados, de acordo com o objetivo e avaliação clínica individual, comprometido com o sucesso do tratamento de seus pacientes.

batata

Os 40 Benefícios da Batata Para Saúde!

beneficios da maça

Os 40 Benefícios da Maçã Para Saúde!