Os 10 Benefícios do Óleo de Maracujá Para Saúde!

Revisado por

Formado em Medicina Geral pela USP!

Especialista do Dr. Saúde

Os Benefícios do Óleo de Maracujá Para Saúde que além de ser calmante natural pode ser usado para outros benefícios apresentando resultados benéficos para nossa saúde. Além disso, o maracujá foi batizado pelos índios, seu nome no idioma tupi significa “alimento dentro da cuia”. A fruta apresenta uma variedade enorme de espécies, cerca de 160, mas apenas 60 produzem frutos. A árvore que dá origem ao maracujá é nativa do Brasil.

óleo de maracujaO Brasil lidera a produção mundial de maracujá, sendo as espécies mais cultivadas no território nacional o maracujá-amarelo (Passiflora edulis f. flavicarpa), o maracujá-roxo (Passiflora edulis) e o maracujá-doce (Passflora alata); o maracujá-amarelo corresponde a 95% da produção nacional. Segundo os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

disponibilizados pela Embrapa, em 2013, o Brasil teve uma produção total de 838 mil toneladas de maracujá, ocupando em torno de 57 mil hectares de área cultivada, sendo, em média, cerca de 14 toneladas por hectare. O estado da Bahia está no topo da produção nacional, sendo responsável por mais de 355 mil toneladas (cerca de 42%) no ano de 2013.

Valor Nutricional do Maracujá:

Essa longa lista de benefícios para a saúde comumente atribuída a ele é devido ao conteúdo de nutrientes, minerais e vitaminas da fruta, que inclui antioxidantes, flavonoides, Vitamina A, Vitamina C, Riboflavina, Niacina, Ferro, Magnésio, Fósforo, Potássio, Cobre, Fibra e Proteína. As porcentagens de muitas vitaminas e minerais são chocantemente altas, e ele é uma excelente adição à dieta que pode resultar em uma série de benefícios surpreendentes para a saúde.

O Maracujá dourado ou amarelo tem um sabor mais arejado e ácido, enquanto o roxo é altamente aromático e tem um sabor forte.

Esta fruta é amplamente consumida na forma de suco, em saladas, polpa de frutas, misturado em coquetéis, em sobremesas e um agente aromatizante. Então, confira agora Os 10 Benefícios do Óleo de Maracujá Para Saúde:

1. Controla a Hipertensão: 

Embora os usos mais comuns do Óleo de Maracujá se relacionem com seu impacto na proteção da pele, o Óleo de Maracujá é extremamente rico em gorduras polinsaturadas e monoinsaturadas, o que pode ajudar a equilibrar o colesterol, prevenindo assim, doenças como a hipertensão.

2. Alivia os Sintomas da TPM: 

O uso tradicional do Óleo de Maracujá incluem seu uso para mulheres que passam por sensações dolorosas no período da TPM. O Óleo de Maracujá é capaz de reduzir as cólicas relaxando os músculos, além de minimizar as mudanças de humor.

3. Promove o Alívio Rápido da Coceira: 

O Óleo de Maracujá trata a coceira. Então, se você está sofrendo com alergias ou ataques de coceira, aplique este óleo. Apenas algumas gotas do Óleo de Maracujá devem ser suficientes.

4. Trata Problemas Respiratórios: 

Uma pesquisa mostrou que o Óleo de Maracujá contêm uma combinação única de bioflavonóides que oferecem efeitos sedativos, expectorantes e calmantes no sistema respiratório, que tem sido associada à redução de ataques de asma.

5. Atua Como Calmante: 

O Óleo de Maracujá é considerado um excelente agente calmante, permitindo relaxar e descontrair após um dia especialmente estressante. Apesar do fato de que é incrivelmente eficaz para acalmar os nervos.

6. Ajuda no Tratamento da Insônia: 

Uma propriedade frequentemente negligenciada do Óleo de Maracujá é que contém alcalóides medicinais, que funciona como um sedativo. Esse composto tem sido associado a uma redução na inquietação e insônia.

7. Alivia Ansiedade:

O Óleo de Maracujá foi encontrado para oferecer efeitos ansiolíticos, o que significa que ele pode ajudar a reduzir a ansiedade. O Óleo de Maracujá produzido a partir de sementes de flores de maracujá é o mais efetivo para esse benefício.

8. Alivia Dores Musculares:

Além do seu uso tópico em cuidados com a pele, o Óleo de Maracujá também pode ser usado como um óleo de massagem para ajudar a aliviar a dor nas articulações artríticas e dor muscular.

9. O Óleo de Maracujá Ajuda no Tratamento Inflamações:

O Óleo de Maracujá possui poderosas propriedades anti-inflamatórias. Reduz todo o tipo de inflamação da pele, incluindo a causada por eczema, psoríase, acne, queimaduras solares e muito mais.

10. Ajuda no Prevenção do Envelhecimento Precoce:

O Óleo de Maracujá deve estar nos seus produtos de beleza se você estiver procurando obter uma pele mais suave e sem rugas, pois o Óleo de Maracujá contém ácidos graxos essenciais, que amenizam esses sinais da idade.

11. Tratamento Natural Para Pele Seca:

O efeito de equilíbrio do Óleo de Maracujá faz com que seja bom tanto para a pele seca como para a pele oleosa. Se você tem pele oleosa, o Óleo de Maracujá ajuda a reduzir a secreção de sebo.

benefícios do óleo de maracujá12. Aumenta a Produção de Colágeno:

O Óleo de Maracujá contém Vitamina C que é conhecida por impulsionar a produção de colágeno. Os níveis de colágeno em nossos corpos diminuem à medida que envelhecemos, o que causa linhas finas, rugas e flacidez da pele.

Efeitos Colaterais do Maracujá:

O maracujá é perfeitamente seguro para a maioria das pessoas comerem, mas algumas alergias ocorrem em um pequeno número de pessoas. Aqueles com alergia ao latex parecem estar em maior risco de uma alergia ao maracujá.

Isso ocorre porque algumas das proteínas da planta no maracujá têm uma estrutura semelhante às proteínas de látex que podem desencadear uma reação alérgica em algumas pessoas.

A pele de maracujá também pode conter produtos químicos chamados glicosídeos cianogênicos. Estes podem combinar com enzimas para formar o cianeto venenoso e, portanto, potencialmente venenosas em grandes quantidades. A pele externa dura do maracujá geralmente não é considerada comestível.

Lampsana – Origem, Benefícios e Como Usar!

Saponária – Origem, Benefícios e Como Usar!