Tocoferol – Fontes, Benefícios e Deficiência

Revisado por

NUTRIÇÃO - CRN6-MA 16199

O Tocoferol ou vitamina E, é lipossolúvel, ou seja, solúvel em gorduras, e um potente antioxidante para o nosso corpo. Além disso, colabora para minimizar os efeitos do envelhecimento, fortalece o sistema imunológico dos praticantes de atividade física intensa e também é responsável por acelerar a cicatrização de ferimentos.

Os benefícios não param por aí. OTocoferol melhora a absorção da vitamina A no organismo, ajuda na reprodução dos seres humanos e na proteção contra doenças: O nutriente auxilia na proteção a doenças crônicas como Parkinson, Alzheimer, câncer e problemas cardiovasculares e contribui na fertilidade feminina e masculina.

Alimentos ricos em Tocoferol

Tocoferol é uma vitamina essencial para o funcionamento do organismo, pois tem potente ação antioxidante, propriedades anti-inflamatórias, além de contribuir para o controle do colesterol ruim e melhorar a fertilidade, pois tem papel importante na produção dos hormônios.

Esta vitamina é encontrada na alimentação, e suas principais fontes são alimentos de origem vegetal, como cereais integrais, semente de girassol, amêndoas, avelã, amendoim, abacate ou azeite, por exemplo, entretanto, em alguns casos, o Tocoferol também pode ser consumido na forma de suplementos em cápsulas, sob orientação do médico ou nutricionista.

Fontes de Tocoferol:

Azeite de Oliva:

O azeite de oliva é um poderoso antioxidante e funciona como protetor do tônico da epiderme. Nesse sentido, o azeite de oliva ajuda a retardar o envelhecimento da pele, funciona como antirrugas, hidratante, e melhora a elasticidade da pele.

Também melhora o funcionamento do estômago e do pâncreas, previne a arteriosclerose, acelera o metabolismo, estimula o crescimento e favorece a absorção de cálcio e a mineralização. Ao ingerir 100 g de azeite de oliva, fornecemos 11,42 mg de Tocoferol ao nosso organismo.

Avelã:

A avelã é muito utilizada como elemento fundamental para um melhor desempenho da memória, contra a pressão alta e contra anemias. Ela é muito importante para o bom funcionamento dos músculos do coração, músculos em geral e também é útil no funcionamento normal do sistema de reprodução. O Tocoferol, encontrada nas avelãs, também são utilizadas para neutralizar as células nocivas (cancerígenas). O consumo de 100 g de avelãs secas fornecem 23 mg de Tocoferol ao organismo.

Castanha-do-pará:

A castanha-do-pará tem papel importante na manutenção da saúde das pessoas uma vez que essa oleaginosa ajuda a prevenir doenças como o câncer, a esclerose múltipla e o mal de Alzheimer. Ajuda no equilíbrio da tireoide e age como antioxidante, protegendo o organismo contra os danos provocados pelos radicais livres.

A castanha-do-pará é indispensável à alimentação dos desnutridos e anêmicos, assim como daqueles que possuem problemas mentais e tuberculose. É um alimento que não deve faltar na alimentação das crianças, gestantes e lactantes. 100 g de castanha-do-pará fornecem 7,6 mg de o Tocoferol ao organismo.

Amendoim:

Considerada como um dos alimentos mais completos em nutrientes, a semente do Amendoim é muito importante para o organismo, já que é rico em proteínas, vitaminas, lipídios, carboidratos e sais minerais.

O Tocoferol, presente em sua composição nutricional, atua na produção dos hormônios sexuais, responsáveis pelos caracteres sexuais dos indivíduos. 100 g de amendoins ingeridos fornecem 7,78 mg de Tocoferol ao nosso organismo.

Vitamina E

Milho:

O milho está presente em muitos pratos da culinária brasileira. É reconhecido como grande fornecedor de energia, já que contém boa quantidade de carboidratos, vitaminas, fósforo e sais minerais. O Tocoferol, presente em sua composição nutricional, apresenta propriedades antioxidantes e por isso é utilizada na conservação de alimentos.

Outros importantes benefícios do milho ao organismo são agir no combate à degeneração muscular, atuar no crescimento e proteger o sistema reprodutor, aumentando a potência sexual. Grãos de milho enlatados, equivalentes à 100 g, fornece ao organismo aproximadamente 0,04 mg de Tocoferol.

Amêndoas:

Tocoferol encontrada nas amêndoas funciona como antioxidante e protege a integridade de diversos componentes celulares. Além disso, as amêndoas ajudam na prevenção de problemas cardiovasculares.

Quando associada a uma dieta saudável, a ingestão de amêndoas ajuda a controlar as taxas das LDL-colesterol, o conhecido ‘mau colesterol‘. Também desempenha um papel importante na regulação da tensão arterial, no equilíbrio dos fluidos do corpo e na contração muscular. 100 g de amêndoas secas fornecem 24 mg de Tocoferol ao organismo.

Pistaches:

Cientistas afirmam que o pistache é uma oleaginosa parceira da flora intestinal, já que possui características pré-bióticas. Além disso, quando consumido com moderação, o pistache beneficia, em muito, o organismo.

Entre seus efeitos positivos ao organismo, citam-se a ajuda no combate à hipertensão arterial, redução do colesterol, inativação dos radicais livres que danificam as células, prevenindo o envelhecimento precoce e podem evitar a degeneração macular relacionada à idade, acarretando em perda de visão. O consumo de 100 g de pistache seco equivale ao fornecimento 5,21 mg de Tocoferol.

Benefícios do Tocoferol:

Tratamentos Médicos:

Tocoferol pode ser usada para diminuir os efeitos prejudiciais de tratamentos médicos tais como a radiação e a diálise. Isto porque é um poderoso antioxidante que combate os radicais livres no corpo.

Ele também é eficaz para reduzir os efeitos colaterais que podem causar perda de cabelo e danos pulmonares.

Benefícios do Tocoferol Para Melhorar a Visão:

Diminui o risco de degeneração macular relacionada à idade, que é uma causa comum de cegueira. Tenha em mente que, para que o Tocoferol seja eficaz para a visão, ele também deve ser consumido com ingestão adequada de vitamina C, beta caroteno e zinco.

Também foi descoberto que o Tocoferol e vitamina melhoram a cicatrização e a visão de pessoas que foram submetidas a cirurgia ocular à laser.

Fontes de Tocoferol

Benefícios do Tocoferol Para a Saúde da Pele:

Tocoferol ajuda a fortalecer as paredes capilares em sua pele e melhorar a sua umidade e elasticidade, agindo como um nutriente natural antienvelhecimento para o corpo. Estudos apontam que o Tocoferol ajuda a reduzir a inflamação, ajudando a manter a pele saudável e jovem.

Estas propriedades antioxidantes também são úteis quando você está exposto à fumaça do cigarro, ou raios ultravioletas da luz solar, protegendo contra o câncer de pele.

Tomar Tocoferol com vitamina C combate a inflamação da pele após a exposição à radiação UV, e também pode ser útil para diminuir sinais de acne e eczema. o Tocoferol ajuda no processo de cicatrização na pele.

Ele é absorvida pela camada de epiderme da pele e pode ser usada para tratar queimaduras solares, que é uma das principais causas de câncer de pele, entre outros fatores.

Ele acelera a regeneração celular, o nutriente pode ser usado para tratar cicatrizes, acne e rugas. Isso faz com que sua pele pareça mais saudável e mais jovem.

Benefícios do Tocoferol na Resistência Física e Força Muscular:

Essa vitamina pode ser usada para melhorar sua resistência física.Ele aumenta sua energia e reduz o nível de estresse oxidativo em seus músculos após o exercício.

O Tocoferol também pode melhorar a sua força muscular, ao eliminar a fadiga promover a circulação sanguínea.

Benefícios do Tocoferol Para o Equilíbrio Hormonal:

Tocoferol pode ajudar a desempenhar um papel crucial no equilíbrio do sistema endócrino e nervoso, naturalmente, trabalhando para ajudar a manter seus hormônios equilibrados.

Os sintomas de um desequilíbrio hormonal podem incluir ganho de peso, alergias, infecções do trato urinário, alterações na pele, ansiedade e fadiga.

O equilíbrio dos hormônios auxilia na saúde do metabolismo, e com isso auxilia na perda de peso, ciclo menstrual regular e energia.

Beneficios do Tocoferol

Combate os Radicais Livres:

Os radicais livres “quebram” as células saudáveis em seu corpo, podendo causar doenças cardíacas e até mesmo câncer. Estas moléculas se formam naturalmente em seu corpo e podem causar danos severos quando aceleram ou oxidam.

Tocoferol é um poderoso antioxidante que tem o poder de reduzir os danos dos radicais livres, combater a inflamação e, portanto, ajudar a retardar o envelhecimento das células e combater problemas de saúde como doenças cardíacas.

Várias pesquisas têm demonstrado que o Tocoferol pode aumentar significativamente a imunidade, ajudando a prevenir doenças comuns e condições graves de saúde.

Benefícios do Tocoferol a Perda de Peso:

O tema dos benefícios do Tocoferol sobre a perda de peso é cheio de mitos. A ideia de que o Tocoferol acelera o metabolismo é o fundamento mais frequentemente utilizado para justificar a influência da vitamina sobre a perda de peso. Na verdade, porém, a vitamina E não contribui para isso diretamente.

Entretanto, é possível falar de uma contribuição indireta do Tocoferol para o emagrecimento: uma vez que a massa muscular aumenta o gasto calórico do corpo, é possível que a perda de peso seja um efeito colateral do ganho de massa muscular facilitado pelos bons níveis de Tocoferol.

Benefícios do Tocoferol Para a Saúde do Cabelo:

Ele ajuda a diminuir os danos ambientais que afetam a saúde do seu cabelo. Ele também promove a circulação para o couro cabeludo.

O óleo da vitamina E pode reter a umidade natural em sua pele, que ajudará caso seu coro cabeludo seja seco, dando um aspecto mais saudável ao cabelo.

Benefícios do Tocoferol no Sistema Imunológico:

Além dessas funções, um dos importantes benefícios do Tocoferol é a manutenção do sistema imunológico. Numerosas pesquisas indicam que a imunidade depende amplamente de bons níveis de vitamina E, que demonstra sua eficácia especialmente em pessoas com a imunidade debilitada pelo envelhecimento ou por quaisquer doenças.

Equilibra os Níveis de Colesterol:

O colesterol é uma substância produzida pelo fígado e necessário para o bom funcionamento das células, nervos e hormônios. Quando os níveis de colesterol estão em seu estado natural, eles são equilibrados, normais e saudáveis. Mas quando se oxida, torna-se perigoso.

Tocoferol serve como um antioxidante protetor que combate a oxidação do colesterol. Isso ocorre porque a vitamina E pode combater os danos dos radicais livres no corpo, que causam oxidação do colesterol.

Tocoferol

Deficiência de Tocoferol:

A falta de Tocoferol é rara (exceto em recém-nascidos) e, quando acontece, geralmente é associada aos problemas de má absorção por distúrbios no fígado ou na vesícula biliar, pancreatite, fibrose cística ou ausência das quantidades adequadas do nutriente no consumo diário, interferindo diretamente na absorção do nutriente e desenvolvendo carência de Tocoferol.

A escassez da vitamina no organismo relaciona-se aos problemas neurológicos, ocasionando até dificuldade para andar. Além disso, a deficiência também pode estar relacionada com a infertilidade, dificuldade de engravidar ou até com casos de aborto.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

Velame do Campo – Origem, Benefícios e Como Usar!

Os 30 Benefícios das Folhas de Tamarindo Para Saúde