Assa Peixe – Origem, Benefícios e Como Usar!

Assa Peixe – Origem, Benefícios e Como Usar!

Assa Peixe – Origem, Benefícios e Como Usar de maneira correta. Além disso, a Assa Peixe possui muitas propriedades medicinais que promovem a saúde do copro humano. Também conhecida como cambará branco, chamarrita, mata pasto e enxuga, a planta Assa Peixe é um arbusto que chega a alcançar os três metros de altura.

assa peixe

Comum em cerrados, a planta multiplica-se facilmente em solos poucos férteis, e é considerada como erva daninha em algumas culturas. Dizem que o mel produzido por abelhas em regiões próximas à esse arbusto é suave e delicioso, com sabor semelhante ao mel de laranjeira.

É um arbusto anual ou bianual, que é muito comum nascer nas beiras de estradas. A planta pode chegar a atingir 3 metros de altura, suas folhas são alternas, pecioladas e ásperas.

Possuem um tom de verde-escuro e cima e um verde-pardacento em baixo. O fruto-semente desta planta é pequeno e escuro, seu plantio é feito através das sementes em solos pouco férteis.

Origem da Assa Peixe:

A Assa Peixe, cientificamente chamada de Vernonia grandiflora less, é uma planta originária do Brasil é muito utilizada medicinalmente. Esta planta silvestre é facilmente encontrada nos cerrados de São Paulo, Mato Grosso, Minas Gerais e Goiás. Multiplica-se facilmente nos terrenos de pastagem, em solos que são pouco férteis, nas beiras de estradas, nos lugares abertos entre outros.

E é por isso que em certos lugares essa planta é considerada como daninha. Ela pode ser comprada em lojas de produtos naturais e também em farmácias de manipulação. Conhecida como: cambará branco, cambará guassú, estanca sangue, mata pasto, erva preá e outros.

Propriedades da Assa Peixe:

Entre seus princípios ativos estão alcaloides, glicosídeos, flavonoides, óleo essencial e sais minerais. Seus benefícios envolvem ação antiasmática, antigripal, anti-hemorroidária, antilítica, balsâmica, béquica, diurética, expectorante, hemostática e tônico pulmonar. Então, confira os Benefícios da Assa Peixe Para Saúde:

Benefícios da Assa Peixe Para Saúde:

  • Por ser diurética a planta Assa Peixe é imbatível no tratamento contra as hemorroidas. Suas propriedades anti-inflamatórias auxiliam no tratamento das infecções.
  • A seu poder curativo da erva assa-peixe, também é uma combatente das infecções uterina auxiliando nas cicatrizações de feridas causada por bactérias.
  • A Assa Peixe obtiveram melhoras significativas no tratamento de pneumonia.
  • A planta Assa Peixe por ser expectorante é eficaz para eliminar o catarro que fica acumulado nas vias respiratórias, impedindo a respiração causando mal estar.
  • A planta Assa Peixe é eficiente para o tratamento de gripe e resfriado graças a sua ação expectorante, que ajuda aliviar os sintomas da tosse descongestionando as vias respiratórias.
  • O poder hemostático da planta Assa Peixe é uma aliada para tratamento de bronquite seu consumo pelo menos três vezes ao dia ajuda combater esse problema.
  • A planta além de ter efeito anti-inflamatório, ainda é diurética ajudando a eliminar as pedras nos rins e as infecções causadas por bactérias.

Como Usar a Assa Peixe:

A erva Assa Peixe pode ser usada das seguintes maneiras:

INFUSÃO:

  • Como diurético e para os cálculos renais. Ferva 6 folhas picadas em um litro de água por dez minutos e beba durante o dia, até 4 xícaras.
  • Como expectorante e para tratar bronquite. Despejar sobre duas folhas de assa-peixe, uma xícara de água fervente, após amornar, adoçar com mel e tomar de uma a três xícaras ao dia, por até 3 dias.

DECOCÇÃO:

  • Para aplicar em afecções da pele. Ferver 3 folhas picadas em uma xícara de água, por cinco minutos. Esfriar, coar e aplicar sobre as lesões de pele.

XAROPE:

  • Gripes, pneumonias, doenças das vias respiratórias. Ferver por cinco minutos, 2 folhas picadas em uma xícara de chá de água, coar e adoçar com 2 xícaras de café de mel. Adultos devem tomar uma colher de sopa desse xarope 2 a 3 vezes ao dia.

beneficios da assa peixe

Efeitos Colaterais da Assa Peixe:

Mesmo os pesquisadores não tendo identificado efeitos colaterais em relação ao consumo do chá da planta, não é aconselhável ser ingerida por crianças menores de 1 ano de idade, e mulheres em fase de lactação.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

Deixe seu Comentário

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Ana Karolynne Goncalves

Sou graduada no curso de Nutrição pela Universidade Federal de Maranhão (UFMA), do CRN6-MA 16199, com Mestrado na área da Nutrição Clínica com relação ao metabolismo, prática e terapia nutricional, realizado também na Universidade Federal de Maranhão (UFMA). Atualmente trabalho no campo de pesquisa sobre a Qualidade e Inovação em Alimentos, e também atuo como editor no site Dicas de Saúde, utilizando todo meu conhecimento para trazer qualidade de vida para nossos leitores.

cha de visco branco

Chá de Visco Branco – Origem, Benefícios e Como Usar!

Aquileia – Origem, Benefícios e Como Usar!