Os 40 Benefícios do Chá de Amora Branca Para Saúde

Os 40 Benefícios do Chá de Amora Branca Para Saúde!

Revisado por

Drª. Valeria Carneiro Graduada em Ginecologia e Obstetrícia!

Especialista do Dr. Saúde

Os Benefícios do Chá de Amora Branca Para Saúde são diversos e muito importantes. Além disso, o chá de amora branca possuem muitos benefícios e nutrientes que são essenciais para o bom funcionamento do corpo. Poucos são os que consomem amoras e sabem dos benefícios que estão escondidos nas folhas da planta. Para quem desconhece as propriedades medicinais da erva, é bom ficar ciente de que não é apenas a fruta que traz efeitos benéficos para o organismo, mas também o chá feito com as folhas desta espécie.

Além do mais, a bebida não só cuida da saúde, como também proporciona a perda de peso em quem possui uma dieta balanceada e uma prática de exercícios físicos bem elaborada.

cha de amoraPropriedades do Chá de Amora Branca:

O chá de Amora Branca possui 43 calorias em cada porção de 100 g e é composto por nutrientes como potássio, carboidratos, fibras, proteínas, Vitamina A, vitamina B6, cálcio, ferro e magnésio. O seu poder antioxidantes combate os radicais livres e todas as doenças relacionadas com a oxidação das células. Melhora as funções cerebrais, ajudando em quadros de depressão, fadiga e desânimo. Contribui para a beleza da pele e cabelo, inclusive combatendo a calvície.

Ajuda na prevenção e controle de doenças cardiovasculares e diabetes, assim como previne a osteoporose, melhora o funcionamento dos rins e fígado, inibe o acúmulo de gordura corporal e, especialmente, a gordura visceral, que oferece mais riscos para a nossa saúde. Confira então,Os 40 Benefícios do Chá de Amora Branca Para Saúde:

1. Ajuda a Emagrecer:

O chá de amora branca também auxilia para quem quer perder peso ou queimar gordura. Tomando o chá regularmente, ele ajudará a reduzir a taxa de glicemia. Além disso, possui enzimas que inibem a absorção do açúcar ingerido, fazendo com que ele seja expelido pelo corpo, ao invés de se acumular no nosso corpo.

2. Alivia Sintomas da Menopausa:

O chá de amora branca funciona como regulador de hormônios, trazendo muitos benefícios para as mulheres que estão na menopausa. Tomando o chá regularmente, ajuda a aliviar os sintomas decorrentes da menopausa como as ondas de calor e os suores noturnos.

3. Rejuvenesce a Pele:

Folhas de amoreira são ricos em clorofila, vitaminas E e C, sendo um ótimo agente de desintoxicação, pois combate os radicais livres e o envelhecimento. Tome o chá regularmente, que logo você verá sua pele mais macia e seus cabelos sedosos e brilhantes.

4. Reforça o Sistema Imunológico:

O chá de amora branca é conhecido por reforçar o sistema imunológico, evitando assim, doenças e infecções, graças aos seus poderosos antioxidantes . Com isso, seus órgãos vitais ficam protegidos da ação dos radicais livres.

5. Regula o Intestino:

Rica em fibras, o chá de amora branca ainda ajuda a regular o intestino e ainda facilita o trânsito intestinal, evitando azia e indigestão.

6. Previne Infecções do Trato Urinário:

Pode ser usado para curar infecções do trato urinário através da sua capacidade de filtrar o sistema e tratar as infecções. O uso contínuo do chá permite uma melhor defesa contra qualquer recorrência da infecção.

7. Previne Doenças Degenerativas Visuais:

Tomar chá de amora branca regularmente, ajuda a proteger os olhos de toxinas prejudiciais e prevenir doenças oculares. Suas propriedades antibacterianas ajudam a formar uma defesa contra qualquer doença degenerativa nos olhos.

8. Previne Doenças nos Rins:

Ajuda a lavar os rins das toxinas prejudiciais, protegendo-os contra os radicais livres e possíveis bactérias causadoras de doenças que podem assolar esse órgão.

9. Previne Muitas Doenças em Idosos:

Em pessoas mais velhas, o chá de amora branca ajuda a manter a resistência, energia e até o peso corporal, pois ajuda a diminuir a concentração de gordura. Previne o AVC, úlcera, constipação e normaliza a pressão arterial. Por ser rico em cálcio, ajuda a evitar degeneração óssea, como a osteoporose.

10. Equilibra os Hormônios:

Melhora a circulação e o sono, controla a pressão arterial, equilibra os hormônios atenuando os sintomas da TPM e da menopausa, baixa o colesterol, dores de cabeça e favorece o bom funcionamento do sistema digestivo, sendo ótimo para quem sofre com prisão de ventre (intestino preso) e, ainda, fortalece a flora intestinal.

11. Tem Ação Antioxidantes:

O Chá de Amora Branca possui propriedades antioxidantes potentes por causa da presença de compostos fenólicos, tais como antocianinas e resveratrol. Estes antioxidantes ajudam a neutralizar os efeitos prejudiciais dos radicais livres. Os estudos indicam que os antioxidantes potentes em Amoras Brancas podem ser úteis na proteção contra muitas doenças graves como o Câncer e problemas cardiovasculares.

12. Previne a Diabetes:

Os cientistas acreditam que a Amoreira Branca pode ser benéfica para a prevenção de Diabetes. Estudos revelaram que as folhas desta baga contém um composto conhecido como 1-desoxinojirimicina (DNJ), que pode ajudar a retardar a Digestão de açúcar e, como resultado, a maior parte do açúcar é excretado em vez de serem absorvidos pela corrente sanguínea.

Este composto foi tido como útil na prevenção de picos de níveis de glicose no sangue. Beber o Chá de Folhas de Amoreira regularmente é uma ótima maneira de controlar os níveis de açúcar no sangue e reduzir o risco de desenvolver Diabetes.

beneficio do cha de amora branca

13. Impulsiona sua Imunidade:

A chá de amora branca tem sido tradicionalmente usada como um tônico para melhorar as respostas imunes. Os macrófagos são um tipo de células brancas do sangue em nosso corpo que desempenham um papel vital na resposta imune pela ingestão de doença causada por micróbios e partículas estranhas.

De acordo com estudos, a Amora Branca contém constituintes de ativação de macrófagos chamados alcaloides. Esta baga também é rica em vitamina C, um poderoso antioxidantes que ajuda a impulsionar a sua Imunidade, protegendo assim o seu corpo contra doenças comuns como Resfriado, Gripe ou infecções.

14. Combate a Anemia:

A Anemia por deficiência de Ferro é o tipo mais comum de Anemia que ocorre quando o corpo não recebe Ferro suficiente do alimento que você come. Consumir mais alimentos ricos em Ferro é a melhor maneira de tratar esta condição. A chá de amora branca é rica em teor de Ferro , o que o torna um fruto adequado para pessoas que sofrem de Anemia.

15. Auxilia na Saúde dos Olhos:

A Amora Branca é uma boa fonte de Vitamina A, que é associada a melhora e mantimento da saúde dos seus olhos. Beber suco de Amora regularmente é tido como útil na promoção de uma boa visão e os Olhos saudáveis.

Além disso, os altos níveis de antioxidantes neste fruto protegem os Olhos dos danos causados pelos radicais livres e previne a ocorrência de distúrbios oculares, como a degeneração macular relacionada com a idade e Catarata.

16. Contém Propriedades Antimicrobianas:

Estudos revelam que os extratos de Amora Branca são ricos em fitoquímicos que mostram efeitos antimicrobianos contra patógenos que são prejudiciais ao seu corpo.

Estes fitoquímicos foram constatados como eficaz contra várias estirpes de bactérias, tais como Streptococcus sanguis, Porpyromonas gingivalis, Streptococcus sobrinus, Streptococcus faecalis, Streptococcus aureus, Mycobacterium smegmatis, e também contra certas espécies de fungos.

17. Potencializa o Funcionamento do Cérebro:

Saborear os frutos da Amora Branca ajuda na conservação do equilíbrio, da Memória e da coordenação motora de pessoas mais idosas. O chá de amora branca faz bem para o sistema nervoso e potencializa o funcionamento do Cérebro.

18. Ajuda na Saúde da Mulher:

O chá de amora pode ser considerado um aliado da saúde da mulher devido ao fato de aliviar as dores das cólicas menstruais e o desconforto que aparece em decorrência da Tensão Pré-Menstrual (TPM).

19. Combate a Insônia:

Quem sofre com dificuldades para dormir também pode obter benefícios com a ingestão do chá de amora branca. Isso porque a bebida também é conhecida por combater problemas relacionados à insônia, tendo em vista que possui propriedades calmantes.

20. Alivia à Diarreia:

O chá de amora é aprovado pela agência regulatória de ervas da Alemanha como uma bebida que alivia a diarreia aguda sem causa específica. Os taninos encontrados na bebida é que são responsáveis por tal efeito.

21. Trata Problemas nas Membranas Mucosas:

As folhas de amora também foram aprovadas na Alemanha para o tratamento de inflamações moderadas nas membranas mucosas da boca e da garganta. Isso indica que elas podem aliviar feridas na boca e dores de garganta. Neste sentido, o chá de amora pode ser utilizado para fazer gargarejos.

22. Combate Problemas nos Ossos:

Rica em cálcio e fonte de magnésio, dois minerais importantes para os ossos, a bebida feita a partir das folhas de amora também contribui para que os ossos mantenham uma condição saudável. Assim, podemos concluir que ela combate doenças que afetam os ossos como a osteoporose.

23. Mantém a Pele Saudável:

Por conta da presença de antioxidantes , vitamina C e vitamina E em sua composição, o chá de amora ajuda a manter a pele saudável, reduz as rugas e fortalece as estruturas de colágeno do tecido conjuntivo. O colágeno é importante para tornar a pele mais firme, além de combater a sua flacidez.

24. Colabora com o Tratamento de Hemorroidas:

chá de amora branca também contribui com a diminuição de hemorroidas.

25. Ajuda na Perda de Peso:

Além das poucas calorias, a Amora Branca é rica em vitaminas que aceleram o metabolismo de carboidratos, proteínas e gorduras. As vitaminas do complexo B e vitamina K são, assim, os melhores aliados de uma dieta saudável. Acrescentando que ela é rica em fibras, a Amora Branca passa ao topo da lista para o café da manha ou lanche da tarde em uma dieta de emagrecimento.

os beneficios do cha de amora branca

26. Melhora a Pressão Sanguínea:

A Amora Branca é fonte de resveratrol, um antioxidante flavonóide importante para a regulação da vasoconstrição das veias sanguíneas. Ele reduz a ação do hormônio angiotensin, responsável pela elevação da pressão nos vasos, e potencializa a produção óxido nítrico, um hormônio que induz a vasodilatação.

27. Reduz Coágulos Sanguíneos:

chá de amora branca é conhecida mundialmente por melhorar a circulação sanguínea e ser benéficos como um anti-inflamatório que ajuda a baixar a pressão arterial, tornando-se menos suscetível à formação de coágulos sanguíneos e derrames.

28. Fonte de Ferro:

O Ferro presente nas amoras (1.85 mg/100mg) é essencial para a boa circulação sanguínea. Ele é o principal componente da hemoglobina, responsável por carregar o oxigênio no sangue. Encontrar grandes quantidades de Ferro em frutas é algo incomum, então o beneficio da Amora Branca é evitar anemias.

29. Combate o Envelhecimento:

A Amora Branca é um pacote completo de antioxidantes . Entre os principais antioxidantes presentes na Amora Branca, estão as vitaminas A e E. que devem ser destacadas por sua ação sobre os radicais livres derivados de oxigênio.

O potencial destes antioxidantes em neutralizar os radicais livres é também considerado uma protenção contra o Câncer, doenças neurológicas, inflamações e infecções bacterianas.

30. Previne a Gripe:

O chá de amora branca é rica em vitamina C e flavonoides, que é considerado um reforço imunológico natural e previne gripe, tosse, frio e outras doenças. A Amora Branca também na resolução de problema de gastrite e hepatite crônica.

31. Previne o Câncer:

A Amora Branca é uma boa fonte de resveratrol, um fitonutriente potente que os investigadores acreditam prevenir o Câncer. O chá de amora branca contém elevado nível de anti-oxidantes que impede o crescimento de células de próstata e o crescimento do tumor.

32. Regula os Níveis de Açúcar no Sangue:

O chá de amora branca não deixa que o açúcar atinja rapidamente o intestino, pois ele é consumido lentamente, pela corrente sanguínea, bem como diminui sua quantidade no sangue, evitando o sobrepeso, a diabetes e as inflamações.

33. Fonte de Vitaminas:

A vitamina C e E, são fortes antioxidantes do chá de amora branca que ajudam a reduzir os radicais livres e com isso a combater o envelhecimento, assim como proporciona pele e cabelo mais macios e mais bonitos.

34. Fonte de Minerais:

Por possuir uma grande quantidade de minerais, como magnésio, fósforo e potássio, é um potente tônico muscular, que ajuda a aumentar a energia e resistência e ainda combate cãibras e doenças da articulação.

35. Rico em Cálcio:

Por ser grande fonte de cálcio, ajuda a reduzir os riscos de degeneração óssea, assim como a osteoporose.

36. Rico em Fibras:

Por ser fonte de fibras, o chá de amora branca também ajuda a regular o intestino e reduzir constipação, queimação no estômago e ainda facilita a digestão.

37. Melhora o Apetite:

O consumo regular do Chá de Amora Branca melhora o sistema digestivo, aumentando o nível de apetite.

38. Melhora a Visão:

A retina também sofre com a ação dos radicais livres, que aceleram seu envelhecimento. Os carotenóides presentes em alguns alimentos ajudam a reduzir os danos causados, melhorando a visão. O chá de amora branca é rica em zea-xanthin, um antioxidantes carotenóides que se concentra naturalmente na retina e ajuda na prevenção de doenças, como a catarata.

39. É Rico em Fitoquímico:

Estudos revelam que os extratos de Amora Branca são ricos em fitoquímicos que mostram efeitos antimicrobianos contra patógenos que são prejudiciais ao seu corpo.

Estes fitoquímicos foram constatados como eficaz contra várias estirpes de bactérias, tais como Streptococcus sanguis, Porpyromonas gingivalis, Streptococcus sobrinus, Streptococcus faecalis, Streptococcus aureus, Mycobacterium smegmatis, e também contra certas espécies de fungos.

amora branca chá40. Contém Vitamina B2:

A presença de vitamina B2 ajuda na produção de células vermelhas do sangue, administra reprodução e crescimento, produção de energia, controla a atividade da tireoide, elimina acne, conserva o sistema nervoso, os olhos saudáveis, absorve os minerais, preserva o trato digestivo e auxilia na gravidez saudável.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

Deixe seu Comentário

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Valeria Carneiro

Drª. Valeria Carneiro Graduada na Universidade Federal de Minas Gerais em Medicina Especializada em Ginecologia e Obstetrícia, Pós Graduada no Departamento de Ginecologia na UNIFESP/ EPM a 2 anos, Experiencia clinica em patologias do trato genital feminino e foco em cirurgias ginecológicas como também especialista em partos normais e cirúrgicos.

Os 22 Benefícios do Óleo de Tomilho Para Saúde

Os 20 Benefícios do Suco de Jenipapo Para Saúde