Os 40 Benefícios da Endívia Roxa Para Saúde

Revisado por

Drª. Valeria Carneiro Graduada em Ginecologia e Obstetrícia!

Especialista do Dr. Saúde

Os Benefícios da Endívia Roxa Para Saúde que muitos ignoram. Além disso, a Endívia contém muios nutrientes que são essenciais para saúde e para o organismo. A Endívia Roxa é um vegetal, que é comumente conhecido como escarola. Um vegetal rico e com o sabor levemente amargo. Endívia é nativa da região Ásia Menor. O vegetal precisa de solos férteis bem drenados para florescer. Existem duas variedades principais existentes de cultivo da endívia roxa: a crespa, que é “frisee, Cichorium endivia, var crispum’, com folhas estreitas, e a escarola lisa é “Cichorium endivia, var latifolia”, com folhas largas. Folhas do vegetal tem a ponta das margens frisadas com hastes grossas, parecidas com o alface.

endívia roxaA endívia é um dos vegetais mais famosos no inverno Europeu. A parte que é utilizada na culinária tem a cor creme suave, com o formato de canoa medindo cerca de 10 a 12 centímetros. Botanicamente o vegetal é uma planta folhosa, herbácea e perene. Pertence da família: Asteraceae, do gênero Cichoriu. Sendo também relacionado com chicória, radicchio e endívia belga (endívias). Nome científico da Endívia: Cichorium endivia.

A endívia também muito conhecida pelos seus benefícios a saúde. Contendo nutrientes ricos como a Vitamina C, vitamina A dentre outros listados abaixo. Confira agora, Os 40 Benefícios da Endívia Roxa Para Saúde:

1. Contém Vitaminas Fortificantes: 

As Endívia roxa é rica em Vitamina C, Vitamina B1, Vitamina B2, PP. As vitaminas chave para ter uma boa aparência exterior. O ácido fólico que existe na vitamina B reforça o organismo das mulheres grávidas ou que querem estar. A vitamina PP age na prevenção da Alzheimer.

2. Contém Poucas Calorias:

Uma endívia roxa de 100 gramas é um verdadeiro elixir nutricional, além dos minerais e vitaminas, ela contem 95 gr de água, 2,4 gr de glícidos, 1 gr de proteínas e uma porção quase nula de lípidos. Percebemos rápido que este tesouro alimentar pode ser eficaz para as pessoas que cuidam da Dieta.

3. Fonte em Fibras: 

A endívia roxa facilita o trânsito intestinal. Com 4,5 gr de fibras, por uma endívia roxa com 100 gr, ela age rapidamente sobre a saciedade e é um excelente cortador de apetite.

4. Ajuda na Boa Digestão:

graças ao seu sabor amargo que se encontra na base. O amargo age diretamente sobre o funcionamento da vesícula biliar e contem ácidos orgânicos.

5. Combate Doenças nos Rins:

Todas estas qualidades anteriores, associadas à água que a endívia roxa contem naturalmente, intervem de forma vital à limpeza completa do organismo. Os rins são purificados e o aparelho digestivo lavado. Ficará surpreendido com a sua barriga lisa.

6. Combate Colesterol Alto: 

endívia roxa é um vegetal folhoso com poucas calorias. 100 g de folhas frescas fornecem apenas 17 calorias, no entanto, que contribui com cerca de 8% da ingestão diária de “DRI” da fibra. Pesquisas atuais sugerem que o alto teor de fibra e inulina da endívia roxa ajudar a reduzir os níveis de glicose e de colesterol LDL em diabetes e pacientes obesos.

7. Contém Antioxidantes: 

O vegetal é uma fonte rica em vitamina A e beta-caroteno. Ambos são conhecidos por conter propriedades anti-oxidantes. Os carotenos convertem a vitamina A no organismo. Além disso, a vitamina A é necessária para a manutenção das membranas mucosas e da pele saudável. Sendo também essencial para saúde dos olhos e uma boa visão. Portanto, o consumo de vegetais naturais e verduras ricas em vitamina A, ajudam a proteger o pulmão e ajuda na prevenção de câncer na cavidade oral.

8. Fonte em Vitaminas:  

endívia roxa contém boas quantidades de vitaminas do complexo B, vitaminas essenciais, tais como o ácido fólico, ácido pantoténico (Vitamina B5), piridoxina (Vitamina B6) e tiamina (vitamina B1), niacina (B3). Essas vitaminas são essências para nosso corpo, ajudam na absorção de fontes externas na reposição necessária de gordura, proteínas, e do metabolismo de carboidratos.

9. Ajuda na Saúde Óssea:

Ela, como outros vegetais de folhas verdes, é uma excelente fonte de Cálcio, que ajuda a fortalecer os ossos e dentes. Uma xícara dela fornece cerca de 101 mg de Cálcio. Ele também contém Vitamina K e de magnésio, ambos são importantes para os ossos fortes.

10. Previne Contra Cãibras:

O Potássio , o magnésio e o Cálcio do veggie verde desempenham o papel importante para melhorar a saúde de seus músculos. Esses elementos garantem que você tem menos probabilidade de sofrer de cãibras musculares.

11. Combate a Hipertensão:

Se você é serio para combater a hipertensão de forma natural, ela merece atenção imediata. O Potássio e os antioxidantes que estão disponíveis no vegetal verde efetivamente minimizam a pressão sanguínea. Esses elementos contribuem para a saúde geral do seu sistema cardiovascular, também.

12. Fortalece o Sistema Imunológico:

Se você quer alimentos que fortaleçam seu poder de imunidade, você pode depender com segurança dela. O vegetal é rico em Vitamina C, o que aumenta a imunidade e, assim, mantém você protegido contra muitas doenças.

13. Combate a Hipertensão:

Se você é serio para combater a hipertensão de forma natural, ela merece atenção imediata. O Potássio e os antioxidantes que estão disponíveis no vegetal verde efetivamente minimizam a pressão sanguínea. Esses elementos contribuem para a saúde geral do seu sistema cardiovascular, também.

14. Aliada das Dietas:

Baixas calorias e a riqueza de fibras tornam a endívia ainda mais interessante para quem está seguindo uma dieta! Isso porque as fibras permitem que você garanta a sensação de saciedade, evitando que dê aquela “beliscada” em outras comidas ao longo do dia. Vale reforçar que o bom fluxo intestinal também contribui para a perda de peso.

benefício da endívia roxa15. Regula o Nível de Açúcar no Sangue:

Devido a esse surpreendente benefício, ela é indicada para quem sofre de diabetes. Isso se deve a presença de ácido siríngico que bloqueia a ação de uma enzima responsável por aumentar a produção de açúcar no sangue. O fato desse legume ser rico em proteínas e fibras – cerca de 3 gramas por copo – reduz o tempo de digestão e ajuda no funcionamento correto do sistema digestivo o que automaticamente equilibra o açúcar no organismo.

16. Anti-inflamatório Natural:

Estudos comprovam a grande capacidade da endívia roxa como anti-inflamatório. Por conter quantidades significativas de Vitamina C, ela é capaz de prevenir inflamações crônicas. Esse tipo de inflamação provoca condições graves, como obesidade, hipertensão e aterosclerose. E a endívia roxa atua no fortalecimento do sistema imunológico.

17. Melhora a Saúde dos Ossos:

Quando o assunto é fortalecer os ossos, logo pensamos em consumir cálcio, mas o vegetal vai, além disso, ela também fornece Vitamina K e Magnésio . Essa vitamina diminui a atuação das células que danificam os ossos. O organismo por sua vez, transforma vitamina K1 em K2 que contribui para a produção da proteína não-colágeno da estrutura óssea. Tudo isso promove a saúde dos ossos.

18. Diminui a Pressão Arterial:

Algumas pesquisas confirmaram que alimentos como a endívia roxa , que contém nitratos dietéticos diminuem a pressão arterial. Ainda, a presença de magnésio, cálcio e potássio reduzem a quantidade de sódio do corpo e dilatam as artérias. E isso é muito bom para a saúde vascular.

29. Previne o Câncer:

Os antioxidantes ricamente presentes na endívia roxa agem na prevenção do câncer. Eles são capazes de combater a ação dos radicais livres. Também podemos dizer que a própria clorofila da endívia roxa luta contra os causadores do cancro. Além disso, os fitonutrientes zeaxantina, luteína, beta-caroteno e as vitaminas E e C tem se mostrado eficaz em evitar o câncer, principalmente o de cólon.

30. Melhora o Desempenho Físico:

Mais uma vez, os nitratos dietéticos também aumentam a resistência durante a atividade física. Isso se deve á oxigenação aumentada dos músculos, o que consequentemente aumenta o tempo de exercício, já que você terá mais disposição para fazê-lo.

31. Potencializa o Cérebro:

Esse vegetal é muito bom para o cérebro, porque acelera o desenvolvimento. A explicação está no fato da endívia roxa possuir Vitamina K e potássio em quantidades generosas. Isso melhora as habilidades cognitivas, sendo ideal para o consumo de estudantes ou para quem irá prestar vestibular.

32. Previne a Anemia:

A anemia é muito comum em pessoas que se alimentam mal, justamente porque não ingerem ferro e nem cobre. Mas a endívia roxa melhora a produção de glóbulos vermelhos, o que aumenta a circulação de sangue para os órgãos.

33. Melhora a Visão:

Nesse caso, o fitonutriente beta-caroteno tem se mostrado eficaz para a visão. Ele previne a degeneração macular, cegueira e glaucoma. Sendo excelente para todas as pessoas, mas principalmente para idosos.

34. Deixa o Cabelo Saudável:

Quem diria que endívia roxa é boa para o cabelo! A biotina, principal componente para a melhora das madeixas, aumenta a circulação no couro cabeludo, estimulando os folículos capilares. Os resultados são notáveis, pois aumenta o brilho, a textura dando um aspecto mais saudável.

35. Contém Alto Teor de Fibras:

A endívia é um vegetal folhoso com poucas calorias. 100 g de folhas frescas fornecem apenas 17 calorias, no entanto, que contribui com cerca de 8% da ingestão diária de “DRI” da fibras . Pesquisas atuais sugerem que o alto teor de fibras e inulina da endívia ajudar a reduzir os níveis de glicose e de colesterol LDL em diabetes e pacientes obesos.

36. Contém Boas Quantidades de Vitaminas do Complexo B:

A endívia contém boas quantidades de vitaminas do complexo B, vitaminas essenciais, tais como o ácido fólico, ácido pantoténico (Vitamina B5), piridoxina (vitamina B6) e tiamina (vitamina B1), niacina (B3). Essas vitaminas são essências para nosso corpo, ajudam na absorção de fontes externas na reposição necessária de gordura, proteínas, e do metabolismo de carboidratos.

37. Fontes de Minerais:

O vegetal é também uma boa fonte de minerais como manganês, cobre, ferro, e potássio. O manganês é usado como um co-fator para a enzima antioxidante, superóxido dismutase. potássio é um importante eletrólito intracelular, que ajudam a combater os efeitos hipertensores de sódio.

38. Ativa o Fluxo Intestinal:

A endívia roxa é um dos alimentos que contribuem para mandar para longe aquele mal estar causado pelo “intestino preso”, sendo rica em fibras, e, portanto, uma ótima solução.

39. Ajuda na Saúde da Pele:

Ela pode ser utilizada tanto para amenizar ou prevenir rugas, manchas e linhas de expressão na pele e deixá-la sempre jovem, bonita e saudável, como também para deixar a saúde sempre em dia.

endivia roxa e seus benefícios40. Combate ao Estresse:

Ela possui 38% das quantidades diárias recomendadas de magnésio em apenas uma xícara cozida. Para quem não sabe, este mineral é reconhecido por melhorar a circulação sanguínea e combate vários dos sintomas relacionados ao estresse, como o mau humor, insônia, pressão alta e dores de cabeça.

Contraindicações:

O consumo de endívia roxa não apresenta contraindicações registradas na literatura sobre medicina popular.

Os 25 Benefícios do Suco de Feijoa Para Saúde

Os 35 Benefícios da Tilápia Para Saúde