Os 25 Benefícios da Noz Moscada Para Saúde

Revisado por

NUTRIÇÃO - CRN6-MA 16199

Os Benefícios da Noz Moscada Para Saúde que talvez você não conheça. Além disso, a Noz Moscada, de nome científico Myristica Fragrans, é uma semente que é encontrada dentro dos frutos da árvore Moscadeira, que pode atingir 20 metros de altura quando chega ao pleno desenvolvimento.

A especiaria tem um cheiro forte e sabor bem específico e é geralmente usada em pratos quentes, molhos e saladas. É conhecida também o seu consumo por meio da infusão, na Índia essa é a maneira mais comum de consumir Noz Moscada e de ter acesso a todas as propriedades medicinais contidas nela.

Noz moscada

A Noz Moscada serve principalmente para agregar sabor aos alimentos e o seu composto miristicina é até usado em medicamentos.

Valor Nutricional:

A Noz Moscada é um alimento com baixo colesterol e quantidades elevadas de fibra dietética. É rica em minerais como o cálcio, potássio, fósforo, e magnésio e também tem quantidades moderadas de zinco, cobre, ferro, manganês e selênio.

Ela é também uma boa fonte de várias vitaminas, como a vitamina A, vitamina C, tiamina, riboflavina, niacina, vitamina B6, colina e ácido fólico. Esta especiaria contém também uma boa quantidade de ácidos graxos. Veja a seguir, Os 25 Benefícios da Noz Moscada Para Saúde:

1. Alivia Dores nas Articulações:

O extrato presente na Noz Moscada é utilizado como sedativo no tratamento de diversas dores nas articulações ou nos músculos.

2. Combate o Mau Hálito:

Esta especiaria age contra as bactérias que produzem o mau hálito. Por isso, é também utilizada como ingrediente em muitas pastas de dente e enxaguatórios bucais.

Ela ainda auxilia contra problemas de gengiva e dor de dente.

3. Favorece a Saúde da Pele:

A Noz Moscada também é um poderoso ingrediente para manter uma pele saudável. Ajuda a alcançar maciez e a resolver diversos problemas dermatológicos.

4. Melhora a Circulação Sanguínea:

Com suas propriedades estimulantes e aroma relaxante, a Noz Moscada aumenta a circulação sanguínea e conforta o corpo.

Também estimula o sistema cardiovascular e, portanto, é considerado um bom tônico para o coração.

5. Reduz os Sintomas das Cólicas Menstruais:

Algumas mulheres sofrem bastante com as cólicas no período menstrual e a Noz Moscada pode ser um remédio bastante eficaz contra estes sintomas desconfortáveis.

Ajuda ainda a reduzir os efeitos da Tensão Pré-Menstrual, como a depressão, mudanças de humor e o desequilíbrio hormonal.

6. Favorece a Saúde do Cérebro:

A Noz Moscada pode estimular o seu cérebro e melhorar a sua concentração, melhorando a circulação sanguínea em seu corpo.

7. Benefício da Noz Moscada Contra a Insônia:

Esta noz se tornou um remédio muito eficaz para pessoas que têm insônia ou dificuldade em dormir.

8. Favorece a Saúde do Coração:

A Noz Moscada é altamente benéfica para melhorar a saúde do seu coração. Pois ela ajuda na prevenção de doenças cardiovasculares e também impulsiona o desempenho do seu coração.

9. Previne o Câncer:

Ela contém substâncias químicas que podem ajudar na prevenção de crescimento do câncer.

Benefícios da Noz Moscada

Estudos mostram que certos compostos desta especiaria são capazes de inibir o crescimento de células cancerosas no sangue.

10. Combate a Diabetes:

Estudos realizados mostraram que a Noz Moscada ajudou na diminuição dos níveis de açúcar no sangue, aumentando a produção de insulina, estimulando as células beta pancreáticas e melhorando o perfil de lipídeos no sangue.

11. Aumenta a Libido:

Estas nozes possuem propriedades afrodisíacas que aumentam o desejo sexual e da libido.

12. Fortalece a Saúde dos Ossos:

A Noz Moscada contém minerais como o cálcio, magnésio e fósforo, que contribuem para ossos fortes e saudáveis.

O cálcio nesta especiaria pode impedir o afinamento e enfraquecimento dos ossos, assim, pode ajudar na prevenção da osteoporose.

13. Combate a Depressão e Ansiedade:

Se você tem ansiedade ou depressão, esta especiaria é sem duvida um tratamento natural fantástico.

Os compostos miristicina e elemicina na Noz Moscada atuam no sistema nervoso central, o que proporciona um leve efeito sedativo e ansiolítico, ativando os neurotransmissores serotonina e dopamina no cérebro.

14. Auxilia no Tratamento de Acnes:

A natureza antioxidante da Noz Moscada significa que ela pode ajudar a combater os danos dos radicais livres, o que é importante para manter a pele livre de acne.

Além disso, pode ajudar a tornar as cicatrizes da acne muito menos visíveis.

15. Regula o Sistema Digestivo:

Além de aliviar a indigestão, náuseas, vômitos, inchaço, gases e diarreia, a Noz Moscada também pode ajudar a gerenciar os sintomas da doença de Crohn.

16. Fortalece o Sistema Imunológico:

A Noz Moscada pode melhorar a sua imunidade devido à presença de minerais e vitaminas que contribuem para sua ação antioxidante.

Benefício da Noz Moscada

Os antioxidantes ajudam a proteger seu corpo dos danos dos radicais livres, que podem impedir seu organismo de combater doenças e infecções com eficácia.

17. Favorece a Saúde do Cabelo:

A Noz Moscada pode ser usada para o cuidado com os cabelos. Pois ajuda no crescimento rápido e proporciona um brilho lustroso nos cabelos.

Outros Benefícios:

Contraindicações:

Estudos recentes mostram que estas nozes tem propriedades abortivas, por isso não deve ser consumida por gestantes.

Mas não são só as mulheres grávidas que devem ter cuidado, ingerir uma Noz Moscada inteira ou cinco gramas dela ralada causa alucinações visuais e auditivas até em homens adultos, além de provocar descontrole motor.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

nabo

Os 40 Benefícios do Nabo Para Saúde

Os 40 Benefícios da Cebolinha Para Saúde