Chaparral – Origem, Benefícios e Como Usar!

Revisado por

Nutrição e Educação Física pela UFT

Especialista do Dr. Saúde

Chaparral – Origem, Benefícios e Como Usar de forma correta. Além disso, o Chaparral (Larrea tridentata) é uma planta medicinal também conhecida como chaparro, gobernadora (espanhol, México), creosote bush (inglês), dentre outros nomes populares. Pertence à família Zygophyllaceae.

beneficios da Chaparral

Embora não seja uma das plantas medicinais mais conhecidas, nem aquelas que ocupam espaços privilegiados em fitoterapeutas, o Chaparral é altamente valorizado na medicina tradicional e milenar.

De fato, é um dos mais antigos conhecidos, já que tem sido usado no tratamento de várias doenças aborígines em toda a América.

Embora atualmente seja usado principalmente nas áreas do México e da Patagônia, onde a planta é abundante, ela é vendida naturalmente em lojas especializadas, caso você queira aproveitá-la sem morar nesses lugares.

Hoje contamos todas as propriedades do Chaparral, para que você possa aproveitá-lo ao máximo.

Propriedades da Chaparral:

Entre as propriedades desta planta em particular, deve-se notar que ela contém um elemento que é fundamental no tratamento de muitas doenças que afetam nosso corpo. Embora no parágrafo seguinte os analisemos em maior detalhe, neste caso queremos mencioná-lo antes.

É o ácido nordihidroguayarético , um agente pró-inflamatório que não é fácil de encontrar na natureza. Precisamente a partir daí seu grande valor medicinal.

Benefícios do Chaparral:

Nas folhas e talos se concentram as propriedades medicinais do Chaparral, matagal que é alvo de muitas pesquisas por suas potenciais habilidades para inibir a respiração em algumas células cancerígenas.

O Chaparral aumenta os níveis de ácido ascórbico nas glândulas supra-renais. É usado para combater doenças de origem bacteriana, parasítica e viral, para o tratamento de resfriados, parasitas e doenças venéreas.

É comum realizar em algumas localidades o banho em Chaparral uma vez ao ano com a finalidade de eliminar parasitas da pele e para desintoxicar o organismo.

Também é usado para tratar doenças gastrointestinais como a azia, a indigestão, as cólicas intestinais e os desconfortos estomacais.

Age contra doenças inflamatórias como artrite reumatoide e reumatismo (o óleo de Chaparral é usado popularmente para massagear membros reumáticos).

Alivia condições do trato respiratório, como a asma e os resfriados. Nas mulheres, regulariza condições do sistema reprodutor feminino, incluindo cólicas menstruais, irregularidades do ciclo menstrual e demais condições inerentes à saúde da mulher.

Usos do Chaparral:

Mas talvez o que especificamos como um componente fundamental do Chaparral não lhe diga muito. Então, a melhor coisa será fazer menção explícita dos usos que poderíamos dar a esta planta.

Em geral, nos tempos antigos era usado para tratar doenças relacionadas ao estômago, sistema respiratório e até mesmo para parar a dor causada por picadas de cobra.

Hoje, o mais comum é aplicar o Chaparral através do uso tópico em várias doenças da pele, especialmente aquelas que têm a ver com infecções e várias inflamações. Também é recomendado no tratamento da varicela.

Contraindicações e Efeitos Colaterais do Chaparral:

Em função dos riscos apresentados aos rins e ao fígado, a Food and Drug Administration -FDA, órgão similar a ANVISA no Brasil responsável por administrar o uso de alimentos e medicamentos nos Estados Unidos, não recomenda o uso interno da Larrea tridentata.

Doses altas podem causar efeitos adversos. É recomendado que mulheres evitem o uso de Chaparral na gravidez e até mesmo durante o período de lactação.

Deve ser utilizado apenas em forma de extrato em quantidade limitadas, vez que o uso em excesso causa ânsias de vômito e náuseas. De modo interno, não deve ser utilizada por mais de duas semanas consecutivas, exceto sob orientação e supervisão de um profissional da saúde.

História e Curiosidades:

O Chaparral possui um gosto extremamente amargo, o que desencoraja muitos animais de pastarem. É nativo do bioma dos Estados Unidos (Califórnia) e da Baixa Califórnia (México). O nome tridentata é originário das suas folhas que possuem três ramificações.

Já o nome Chaparral tem origem na localidade onde a espécie é encontrada, nos desertos do sul dos Estados Unidos e norte do México, em virtude do ecossistema. Não queima facilmente e consegue sobreviver à longos períodos de estiagem.

É conhecida como “gobernadora” no México, vez que possui habilidades de absorção de altos níveis de água, inibindo o crescimento de outras plantas a seu redor.

Visnaga – Origem, Benefícios e Como Usar!

Chá de Ipê Preto

Chá de Ipê Preto – Benefícios, Usos e Contraindicações