Os 30 Benefícios do Óleo de Lavanda Para Saúde

Tudo Sobre Os 30 Benefícios do Óleo de Lavanda Para Saúde!

Benefícios do Óleo de Lavanda Para Saúde que você talvez não conheça. Além disso, a Lavandula angustifolia, mais conhecida como Lavanda, é uma planta perene que produziu o óleo essencial mais utilizado no mundo por mais de 2500 anos.

Prosperando em climas oceânicos com terreno seco, rochoso e arenoso, a Lavanda pode ser encontrada na região do Mediterrâneo, Europa, África, Ilhas Canárias, Oriente Médio e Índia.

oleo de lavandaAcredita-se que o nome Lavanda seja derivado da palavra latina “lavare”, que significa “lavar”, como era frequentemente usado em banhos e roupas para suas propriedades fragrantes. Com uma fragrância acalmadora, física e emocionalmente equilibrada, geralmente tem sido usada por seus efeitos relaxantes no corpo.

De acordo com textos antigos, seus propósitos variam de medicinais a religiosos, tendo sido usados ​​para limpar cortes e aliviar contusões e irritações de pele, assim como para perfumar o ar em busca de práticas espirituais. Outros usos históricos para este óleo incluíam mumificação e perfumaria para os egípcios, enquanto que para os romanos era usado em banhos e na culinária.

Propriedades do Óleo de Lavanda:

O Óleo de Lavanda possui propriedades, tais como: anti-séptico, analgésico, anticonvulsivo, antidepressivo, anti-reumático, antiespasmódico, anti-inflamatório, antiviral, bactericida, descongestionante, aliviador, calmante, vulnerório, sudorífico, rubefaciente, hipotenso, emenagogo, diurético, citofilático, cicatrizante e carminativo. Agora, confira em detalhes os Benefícios do Óleo de Lavanda Para Saúde:

1. Melhora o Sono:

Para dormir bem e passar a noite tranquilo, tente colocar na mesa de cabeceira ao lado do travesseiro ou um tecido embebido o Óleo de Lavanda. Outra ideia é preparar uma almofada de pelúcia com flores do óleo secas e adicionar algumas gotas de óleo essencial. Esse método também é adequado para crianças.

2. Combate Picadas de Insetos:

Vários remédios caseiros que servem para picadas de insetos são baseados no óleo da planta. Isso porque o Óleo de Lavanda é tão delicado que pode também ser utilizado puro, mas, por conveniência, pode-se derramar apenas uma ou duas gotas de uma colher de chá de gel de aloe vera, para uma aplicação fácil na pele.

3. Desodorante Ecológico:

Com o Óleo de Lavanda, se pode preparar uma base de bicarbonato de sódio para um desodorante ecológico, que será aplicado na pele com uma esponja de pó. Para isso, basta misturar 2 colheres de sopa de bicarbonato de sódio e 4 gotas de Óleo de Lavanda.

Depois, armazenar em um pote e utiliza-lo quando necessário, aplicando-a na pele como se fosse um talco. Para um desodorante ainda mais perfumado, você pode acrescentar 2 gotas de óleo essencial de gerânio.

4- Óleo de Lavanda Para Aromaterapia:

Aromaterapia com Óleo de Lavanda funciona da seguinte forma: primeiro, você deve despejar em um difusor de óleos essenciais com um pouco de água e somente uma gota de Óleo de Lavanda para cada metro quadrado da sala ou ambiente no qual você está. Dessa forma, a fragrância do óleo vai se espalhar no ambiente, dando-lhe relaxamento total.

5. Óleo de Lavanda Para Caspa:

Uma dos muitos usos do Óleo de Lavanda diz respeito ao tratamento da caspa. Para isso, você deve massagear o couro cabeludo de vez em quando com Óleo de Lavanda para ajudar a ativar a circulação sanguínea e assim, combater à caspa.

6. Combate a Acne:

A Acne é uma condição de pele muito irritante e embaraçosa para jovens e até mesmo adultos. Entretanto, o uso do Óleo de Lavanda pode ser muito eficaz para combater esta condição de pele.

7. Alívio de Dores Musculares:

O Óleo também ajuda a aliviar dores nos músculos, dores nas costas e até mesmo reumatismo. As dores nas articulações também podem ser combatidas através do Óleo de Lavanda quando massageado regularmente.

8. Reduz Inflamações:

Os efeitos anti-inflamatórios do Óleo ajuda a reduzir e a aliviar os sintomas causados ​​pela infecção, hematomas ou até mesmo o congestionamento de sangue.

9. Acelera o Metabolismo:

O Óleo também tem a capacidade de ajudar a acelerar o processo de metabolismo. Essa função do Óleo de Lavanda se deve a presença de ferro, que mantém adequadamente a nossa atividade metabólica.

beneficios do oleo de lavanda

10. Previne a Perda de Cabelo:

O Óleo de Lavanda pode ajudar a matar piolhos, ovos de piolhos e lêndeas para manter seu cabelo brilhante e saudável. Medical News Today também diz que a lavanda é possivelmente eficaz para prevenir a perda de cabelo.

11. Previne o Câncer:

Há uma pesquisa sobre os efeitos do Óleo de Lavanda, em combinação com outros óleos essenciais, como forma de evitar a ocorrência de câncer de mama em camundongos. No entanto, isso poderia ser uma indicação de uma maior chance do Óleo de Lavanda combater outros efeitos cancerígenos.

12. Combate Condições de Pele:

Óleo também é bastante eficaz em ligeiras irritações da pele, como queimaduras, feridas ou até mesmo acne leve. Suas propriedades anti-inflamatórias são ótimas para impedir a entrada de bactérias ou outros irritantes.

13. Alivia os Transtornos Respiratórios:

O Óleo de Lavanda pode ajudar a aliviar os sintomas de algumas doenças respiratórias, como resfriado comum e gripe, tosse ou congestão nasal.

14. Alívio de Dores:

O Óleo ajuda a aliviar dores musculares, dores nas costas e até mesmo reumatismo. As dores nas articulações também podem ser curadas através do Óleo quando massageado regularmente.

15. Trata Eczema:

O eczema pode ser uma condição de pele muito embaraçosa, mas somente se não tiver um óleo a mão. Isso ocorre porque o óleo tem a capacidade de aliviar a coceira e reduzir os sintomas do eczema. Também descongestiona as áreas irritadas na pele, adicionando umidade, acelerando assim o processo de cicatrização.

16. Cura Queimaduras:

As propriedades anti-sépticas e anti-inflamatórias do Óleo de Lavanda também desempenham um papel aqui. O óleo é benéfico na cura das queimaduras e também ajuda a tratar as cicatrizes causadas por elas (ou cicatrizes causadas por lesões.

17. Combate a Caspa:

O óleo essencial de lavanda pode ajudá-lo a se livrar do couro cabeludo seco e da caspa. Você pode misturar 15 gotas de óleo essencial de lavanda com 2 colheres de sopa de azeitona ou óleo de amêndoa e aquecer a mistura por cerca de 10 segundos.

Massageie seu couro cabeludo com esta mistura de óleo quente e coloque uma tampa de chuveiro. Lave com um shampoo suave após uma hora.

18. Ajuda a Combater Piolhos:

Sendo um poderoso anti-séptico, o Óleo de Lavanda pode aliviar seu couro cabeludo de piolhos, ovos de pimenta ou lêndeas. Massageando seu couro cabeludo com este óleo pode matar os piolhos e lêndeas. Para se livrar dos piolhos, massageie seu couro cabeludo com o óleo 20 minutos antes do shampoo.

19. Ajuda a Tratar a insônia:

O óleo essencial de lavanda é considerado um medicamento tradicional para promover o sono sadio. No folclore, as pessoas muitas vezes encheram seus travesseiros de flores de lavanda para dormirem pacificamente.

beneficio do oleo de lavanda

20. Cura Dores de Cabeça:

A lavanda provou ser eficaz no fornecimento de alívio das dores de cabeça da enxaqueca e na prevenção do aparecimento de uma nova dor de cabeça. Massagear suas têmporas, pescoço e testa com Óleo de Lavanda alivia a tensão no pescoço e na cabeça e promove o relaxamento.

Outros Benefícios do Óleo de Lavanda:

  • Melhora a Digestão;
  • Cura feridas;
  • Alivia Náuseas;
  • Reduz Inchaço;
  • Aumenta a Imunidade;
  • Fortalece os ossos;
  • Combate a anemia;
  • Combate inflamações;
  • Trata olhos secos;
  • Reduz febre.

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

Os 40 Benefícios do Manjericão Para Saúde!

Os 40 Benefícios da Bacaba Para Saúde