Os 40 Benefícios do Chá de Limão Para Saúde!

Revisado por

Dermatologia graduada pela Unicamp

Especialista do Dr. Saúde

Os Benefícios do Chá de Limão Para Saúde são variados. Além disso, as pessoas estão procurando maneiras de melhorar sua saúde e manter ou perder peso. Apesar dos muitos novos produtos que inundam o mercado todos os dias, existe um verdadeiro recurso testado e comprovado: os benefícios do chá de limão.

Chá de LimãoO menor membro da família dos citros realmente oferece mais benefícios para a saúde do que os frutos maiores do mesmo grupo, como as laranjas. Para entender a teoria científica por trás da fruta amarelada e brilhante, primeiro devemos olhar para os componentes dos limões.

O Que é Chá de Limão?

Muito simplesmente, o chá de limão é uma forma de chá regular ao qual o Suco de Limão foi adicionado. Enquanto o chá tem sua própria lista de efeitos de saúde impressionantes, a adição de limão não só mudará a cor e sabor, mas também o impacto que este chá pode ter na sua saúde.

O chá de limão é uma variação popular do chá no leste da Índia, bem como em muitas outras regiões próximas, mas seus efeitos comprovados sobre a saúde estão tornando-se uma opção popular em outras partes do mundo. Chá preto, chá verde e outras variantes comuns de chá já contêm catequinas, antioxidantes e ingredientes ativos, mas a adição de limão também confere altos níveis de Vitamina C, Potássio e Vitamina B6, além de ácido cafeico e clorogênico.

Valor Nutricional do Chá de Limão:

Os chás de limões são compostos de Vitamina A e outros antioxidantes, incluindo alfa e B-carotenos, B-criptoxantina, zeaxantina e luteína. Eles também contêm Vitamina C, Fibra e ácido cítrico.

Além disso, possuem fitoquímicos como hesperetina, naringina e naringenina. Vitaminas do complexo B do ácido pantotênico, PiridoxinaFolatos também existem na fruta. E você obtém um suprimento saudável de minerais como Ferro, Cobre, Potássio e Cálcio. Agora, confira Os 40 Benefícios do Chá de Limão Para Saúde.

1. Cuidados com a Pele:

Com o poder antioxidante combinado este chá é excelente para prevenir o estresse oxidativo e melhorar a aparência da pele, particularmente quando se trata de reduzir os sinais de envelhecimento e rugas.

2. Ajuda na Perda de Peso:

O chá de limão pode suprimir o apetite, assim como a Cafeina, que são peças-chave nessa bebida, o que significa que ele pode evitar comer em excesso e o hábito de petiscar entre as refeições, ajudando-o nos seus esforços de perda de peso.

3. Aumenta o Sistema Imunológico:

Com um nível muito alto de Vitamina C, a adição de suco de limão ao chá dará um impulso ao sistema imunológico, protegendo contra infecções e patógenos estranhos.

4. Ajuda a Prevenir o Câncer:

A quercetina é um poderoso flavonoide que tem sido associado à apoptose de células cancerígenas, e o chá de limão é uma das principais fontes desse nutriente em qualquer dieta.

5. Ajuda a Tratar Problemas de Coração:

A Vitamina C e outros antioxidantes são responsáveis por proteger o coração contra o estresse oxidativo e garantir a integridade dos vasos sanguíneos e artérias.

6. Ajuda a Controlar a Diabetes:

Chá de Limão

A hesperidina é um composto de chá de limão que pode regular o uso de glicose e insulina pelo organismo, protegendo pacientes diabéticos de picos perigosos e gotas de açúcar no sangue.

7. Possui Efeito Anti-Inflamatório:

Ajuda a aliviar os efeitos dos principais distúrbios e doenças, impulsionando o sistema imunológico. Com os atributos anti-inflamatórios, sabe-se que os limões ajudam as pessoas com distúrbios respiratórios como a Asma. Mesmo aqueles que sofrem com Artrite viram melhorias com um chá de limão matinal.

8. Ajuda com a Cura de Feridas:

Acelera a cicatrização com o uso de seus antioxidantes e Vitamina C. À medida que você se cura, seu corpo precisa aumentar os níveis de endorfina e, ao mesmo tempo, reduzir qualquer ansiedade e estresse.

9. É um Excelente Detox:

O chá de limão hidrata o corpo enquanto acelera o metabolismo, eliminando as toxinas. Desintoxica todo o seu corpo eliminando as toxinas e permitindo que mais oxigênio flua para os seus órgãos.

10. Mantém o Nível de pH:

O chá de limão promove um nível de pH bem mantido para evitar níveis ácidos no corpo. Níveis desequilibrados podem causar dor, inflamação e infecções.

11. Mantém a Boca Fresca:

O chá de limão ajuda a eliminar o mau hálito matinal e mata as bactérias em contato quando consumidas logo pela manhã.

12. Ajuda na Digestão:

O chá de limão além de ajudar na digestão, ajuda a prevenir a formação de cálculos renais. O ácido cítrico natural pode ajudar a dissolver pedras nos rins, uma vez presentes.

13. Melhora a Saúde da Pele:

O chá de limão promove a pele clara, combatendo acne e rugas. A bondade natural do chá de limão promove a liberação de colágeno.

14. Melhora Seu Humor:

O chá de limão ajuda a estabilizar o humor com seu cheiro de aquecimento limpo, especialmente quando aquecido. O aroma fresco de limões é usado em sessões de aromaterapia.

15. Melhora os Níveis de Energia:

Chá de Limão

Aumenta seu nível de energia para ajudá-lo a manter uma boa saúde geral e ajudá-lo a se recuperar de doenças ou dores mais rapidamente.

16. Resolve Problemas Digestivo:

Chá de limão ajudará sua digestão, uma vez que têm uma composição semelhante aos sucos digestivos naturais do corpo e também à saliva. Os limões produzem ácidos que tornam mais fácil para o seu corpo eliminar as toxinas, permitindo que seu corpo faça uma limpeza geral.

Ao limpar os resíduos com mais facilidade do seu corpo, o chá de limão também fornece antioxidantes e vários nutrientes para o seu corpo, tais como: Vitamina C, Potássio, Cálcio, Ferro, vitaminas do complexo B, etc.

17. Hidrata o Corpo:

Manter seu corpo hidratado é uma das coisas mais essenciais a fazer se você quiser se sentir bem também. Nosso corpo é de cerca de 75% de água, por isso precisa de fluidos, neste caso, água, em outro para funcionar impecavelmente e também fornecer a quantidade necessária de energia.

Ser hidratado o suficiente aumentará seu metabolismo, liberando as toxinas mais facilmente e fornecendo oxigênio a seus órgãos vitais. Portanto, sugerimos beber mais do que uma xícara de chá de limão por dia.

18. Atua Como um Diurético Natural:

Como já mencionamos, o chá de limão desintoxica todo o seu corpo, iniciando um processo de limpeza e também nutrindo o corpo de dentro para fora.

19. Controla o Açúcar no Sangue:

Açúcar elevado no sangue geralmente ocorre quando o corpo produz quantidades inadequadas de insulina ou quando não consegue usar a insulina adequadamente. Hesperidin, um composto no chá de limão, pode modificar funções de enzimas que afetam seus níveis de açúcar no sangue.

Isso não só protege o corpo dos estágios iniciais do diabetes, mas também ajuda a evitar complicações do diabetes, se já houver um alto nível de açúcar no sangue. Além disso, a hesperidina tem efeitos redutores de colesterol.

20. Alivia Náuseas e Indigestão:

Chá de Limão

Vômitos e náuseas geralmente ocorrem como sintomas de um distúrbio do corpo. Chá de limão fornece o melhor mecanismo de alívio. Além disso, se você tem uma tendência para a doença de movimento, você pode beber uma xícara deste chá antes de viajar para evitar náuseas.

Ele também pode ajudar a curar o vômito relacionado à quimioterapia e gravidez, o que é um alívio durante esse período. Alivia a dor e a inquietação de um desconforto no estômago. O limão no chá reduz as chances de azia e indigestão. Isso faz com que a comida seja melhor absorvida pelo corpo e evita o arroto e o inchaço depois de comer demais. Melhora o seu apetite também.

21. Diminui os Efeitos do Diabetes:

Uma nova pesquisa esclareceu o fato de que beber esse chá diariamente pode reduzir os danos aos rins que ocorrem devido aos efeitos do diabetes. Os altos níveis de Zinco desempenham um papel primordial na produção e secreção de insulina.

É a insulina que controla os níveis de açúcar no sangue e mantém a diabetes sob controle. Outros efeitos nocivos do diabetes, como pressão arterial, problemas cardíacos e assim por diante, podem ser combatidos pelos antioxidantes presentes no chá de limão.

22. Ajuda a Tratar Resfriado e Gripe:

Chá de limão ajuda na redução dos sintomas de gripes e resfriados. O consumo de chá de limão 3 a 4 vezes ao dia nos invernos não só alivia a dor de garganta, mas também estimula o sistema imunológico e o aquece. Tudo o que você precisa fazer é saborear seu chá lentamente, saboreando seu sabor para que ele acalme sua garganta.

23. Ação de Limpeza e Saúde Mental:

O chá de limão é um agente de limpeza muito forte e a maioria dos benefícios à saúde está em torno de sua ação em vários sistemas do corpo. Estresse gera variedade de toxinas no sangue que são majoritariamente responsáveis por distúrbios atribuíveis à saúde mental.

Chá de limão é conhecido pela limpeza do sangue e ajuda você a permanecer ativo e saudável. Além disso, ajuda na limpeza de sistemas corporais, como pele, sistemas digestivos, deixando-nos rejuvenescidos.

24. Chá de Limão é um Anti-séptico Natural:

Chá de Limão

As características antivirais e anti-bacterianas parecem ser igualmente fortes com o consumo de chá de limão regularmente. Ajuda a tratar e curar infecções e doenças de dentro para fora.

25. Reduz Inchaço Resultante da Cirurgia:

Inchaço ou alternativamente conhecido como edema decorre de trauma, injeções e fluidos intravenosos, plasma, pool de sangue fluido e células mortas de gordura e é uma condição pós-operatória muito comum. Ocorre devido ao acúmulo de líquido entre os tecidos do corpo, que causa dor e desconforto adicionais.

Muitos médicos prescrevem beber chá de limão para reduzir e aliviar a condição de edema. Além disso, diz-se que elimina os efeitos tóxicos da anestesia. Também ajuda a reduzir a condição desconfortável durante o ciclo menstrual das mulheres.

26. Ajuda a Prevenir o Câncer:

Chá de limão contém antioxidantes fortes e ricos em Vitamina C. Uma combinação destes dois trabalha fortemente sobre os radicais livres em neutralizá-los. Esta é a principal razão para acreditar que o chá de limão reduz o risco de câncer em pessoas que consomem chá de limão regularmente. Embora não haja evidência registrada ou informações de pesquisa, uma provável cobertura do benefício parece ser fortemente possível.

27. Benefícios Psicológicos:

O chá de limão remove toxinas do sangue e, portanto, energiza seu corpo, refresca sua mente e melhora a clareza mental. O estresse é responsável pela geração de toxinas no sangue que provocam vários problemas de saúde mental. O chá de limão é um ótimo remédio para dores de cabeça, fraqueza, baixa vitalidade, letargia e fadiga. Mantém você ativo e saudável limpando seu sangue.

28. É um Anti-séptico Natural:

Como todos sabemos, o limão é anti-séptico da natureza. O chá de limão possui propriedades antibacterianas e antivirais, e assim, o consumo regular ajuda no tratamento e cura de infecções e doenças.

29. Saúde Digestiva:

O chá de limão facilita a digestão saudável através do seu efeito calmante. Isso ocorre porque elimina toxinas e resíduos, e permite que seu corpo absorva mais das substâncias benéficas presentes nele. O ácido cítrico nos limões ajuda na digestão e ajuda a dissolver pedras nos rins, enquanto o ácido ascórbico é um antioxidante natural que impede o medo do marinheiro – escorbuto.

Outros Benefícios do Chá de Limão:

Chá de Limão

  • O chá de limão é perfeito para eliminar o gás. Como você já sabe, esse tipo de desconforto tende a acontecer no meio da tarde ou após uma digestão pesada. Toda vez que isso acontece com você, não hesite em beber uma boa xícara deste chá: ele vai resolver o seu inchaço e gás em poucos minutos.
  • Este remédio natural é ótimo para o seu fígado. Ele irá reduzir a inflamação, descongestioná-lo e impulsionar o metabolismo adequado de suas enzimas e minerais.
  • O chá de limão favorece os níveis alcalinos no sangue.
  • Você não deve esquecer que vai deixar você limpar seu corpo e evitar a retenção de líquidos clássica.
  • Também é um bom adstringente.
  • Beber chá de limão regularmente também ajudará a reforçar seu sistema imunológico.
  • Você evitará resfriados e gripes.
  • É anti-séptico.
  • Reduz o mau hálito .
  • Elimina o excesso de graxa da pele.
  • É um bom regulador da tensão arterial.
  • O chá de limão também ajuda a perder peso. Você eliminará toxinas, ativará seu metabolismo e queimará gorduras.

Como Fazer Chá De Limão?

Fazer o seu próprio chá de limão em casa é muito fácil, embora haja uma série de variações sobre este chá que são preparadas em todo o mundo. Além de chá regular e Suco de Limão, alguns tipos deste chá incluem Mel, Gengibre, sementes de cominho, açúcar ou sal. Cada uma destas variações fornece o seu próprio sabor e perfil de saúde único, mas a receita geral permanece a mesma.

Modo de Preparo:

  • Leve uma panela de água a ferver.
  • Despeje a água fervente sobre um saquinho de chá (preto, verde, branco, etc.).
  • Esprema o suco de metade de um limão.
  • Corte uma fatia de limão e adicione ao chá.
  • Adicione mel, açúcar ou outros ingredientes aromatizantes, conforme desejado

Os 30 Benefícios do Suco de Mexerica Para Saúde

Chá Mate

Os 40 Benefícios do Chá Mate Para Saúde