Os 40 Benefícios do Chá Preto Para Saúde!

Revisado por

Dermatologia graduada pela Unicamp

Especialista do Dr. Saúde

Os Benefícios do Chá Preto Para Saúde são diversos. Além disso, o chá preto tem um lugar único no mundo do chá. A origem do chá preto era a China. Foi trazido da China pelos britânicos para Londres, Inglaterra e depois transplantado para o Sudeste Asiático. E a mais bem-sucedida dessas operações foi na minúscula ilha do Sri Lanka, cujo clima era melhor do que qualquer outro país do mundo para cultivar chá preto.

Chá PretoPor isso, devemos agradecer tanto aos chineses como aos britânicos por esta maravilhosa tradição do chá, com todas as propriedades de saúde fabulosas

O Que é Chá Preto?

O chá preto é uma das bebidas ou bebidas mais apreciadas no mundo, e quase 80% dos seres humanos o consomem. O nome científico da planta de que o chá preto é feito é Camellia sinensis.

A maioria das pessoas prefere ter chá verde, no entanto, o chá preto é igualmente benéfico para a saúde como beber chá verde. A diferença entre o chá preto, verde e branco é a maneira como eles são processados. Durante o estágio de processamento, o chá preto é fermentado e oxidado, o que lhe confere os benefícios exclusivos de cor, sabor e saúde que são tão amplamente conhecidos. Por outro lado, o chá verde e o chá branco não são fermentados.

Os chineses adicionam agentes adoçantes, especiarias, chocolate ou até mesmo ervas raras enquanto preparam chá preto. Na Índia, leite e açúcar são normalmente adicionados a ele. Algumas pessoas também adicionam várias ervas, incluindo gengibre, Canela, cardamomo, capim-limão, mulethi ou Manjericão (tulsi) para fazer chá chai ou masala chai (chá picante popular na Índia).

Valor Nutricional do Chá Preto:

O chá preto é rico em antioxidantes conhecidos como polifenóis e catequinas, que ajudam a prevenir danos no DNA e diferentes tipos de câncer. Pesquisas médicas recentes sugerem que os compostos encontrados nele, nomeadamente as theaflavinas e as tearbiginas, são positivamente carregados com benefícios à saúde, além de dar ao chá sua cor escura e sabor único. O chá preto tem 5,25 mg de Cafeina por ml fluida. O chá sem açúcar tem poucas ou nenhuma calorias e tem o mínimo de sódio, proteínas e carboidratos. Agora, veja Os 40 Benefícios do Chá Preto Para Saúde:

1. Reduz o Colesterol:

De acordo com este estudo, o consumo de chá preto reduziu o colesterol LDL em 7,5%. O estudo conclui que a inclusão de chá em uma dieta moderadamente pobre em gordura reduz o colesterol total e LDL em quantidades significativas e, portanto, pode reduzir o risco de doença coronariana.

2. Rico em Antioxidantes:

O chá contém uma substância chamada polifenóis, que elimina os radicais livres que danificam as células do corpo e os desintoxica. Especialmente danos causados ​​pelo fumo e produtos químicos tóxicos.

3. Previne o Câncer de Ovário:

De acordo com este estudo, os indivíduos consomem duas ou mais xícaras por dia, experimentando um declínio de 30% no risco de câncer de ovário.

4. Combate Doença Renal:

A biblioteca americana de bancos de dados de medicamentos diz que as mulheres que bebem chá preto parecem ter um risco 8% menor de desenvolver cálculos renais.

5. Ajuda a Tratar a Doença de Parkinson:

O chá preto mostrou uma redução no risco de doença de Parkinson.

6. Mantem a Saúde Oral:

Chá Preto

O chá preto contém um monte de antioxidantes chamados polifenóis, e também pode ser benéfico para manter a saúde qualquer coisa relacionada ao seu oral. Os polifenóis já provaram ser benéficos para prevenir o acúmulo de placas nos dentes, o que significa que seus dentes se tornarão saudáveis ​​como sempre e também sua respiração estará fresca durante todo o dia, o que aumentará sua confiança.

7. Mantem o Coração Saudável:

O chá preto é um grande complemento quando você quer se proteger de várias doenças de saúde, como acidente vascular cerebral e ataque cardíaco. Consumir este chá em uma rotina diária, especificamente 3 xícaras ou mais por dia será menos provável de sofrer da doença associada ao AVC até 21% comparado com quando você acabou de consumir chá preto 1 xícara por dia.

Além disso, beber 3 a 5 xícaras de chá verde ou chá preto irá protegê-lo de doenças cardiovasculares, diabetes e reduzir a pressão arterial.

8. Controla os Níveis de Açúcar no Sangue:

O chá preto também será muito útil para todos vocês que estão lutando para manter os níveis de açúcar no sangue em seu corpo e todos vocês que não querem sofrer de qualquer doença associada aos altos níveis de açúcar no sangue. Com base na pesquisa na China, o chá preto contém maior quantidade de um composto chamado polissacarídeos. Este polissacarídeo é comumente conhecido por sua capacidade de reduzir o açúcar no sangue.

Além disso, para apoiar essas pesquisas, há outra pesquisa realizada no Reino Unido, que afirmou que beber pelo menos 1,0 gramas de chá reduziu a resposta da glicose plasmática em fase tardia nos seres humanos com um aumento correspondente em sua insulina.

9. Reduz o Risco de Diabetes:

Benefícios do chá preto para diabetes pode ser a melhor escolha é que você já está estressante com problemas de diabetes. Este benefício é o acompanhamento dos benefícios do chá preto que contêm o composto chamado polissacarídeos. Então, você já sabe que os polissacarídeos têm a capacidade de reduzir o açúcar no sangue.

10. Alivia o Estresse:

Bem, quando estamos experimentando algum estresse e ansiedade, basta pegar uma xícara de chá preto e deixar o chá fazer o resto para aliviar o estresse. Além disso, ele pode ser benéfico para reduzir o nível do seu estresse, porque tem os aminoácidos chamados L-theanine, que é comumente conhecido por sua capacidade de dar-lhe a sensação de relaxamento e melhor concentração.

Além disso, o chá também será uma fonte perfeita para estimular a redução das quantidades do hormônio cortisol, que é o hormônio amplamente conhecido como hormônio do estresse. Quando o stress e a ansiedade desaparecerem da sua mente, você será mais saudável.

11. Aumenta o Sistema Imunológico:

O chá preto acaba por ser uma boa fonte para fortalecer o sistema imunológico. Na verdade, com base na pesquisa, as células do sangue do sistema imunológico dos bebedores de chá responderam cinco vezes mais rápido ao germe, em comparação com as células do sangue do sistema imunológico dos bebedores de café.

Chá Preto

O chá preto contém antígenos de alquilamina que impulsionam o sistema imunológico e também contêm tanino, o que é muito benéfico para proteger nosso corpo contra infecções bacterianas, fúngicas e virais.

12. Melhora a Saúde Bucal:

O consumo regular de chá preto previne a placa oral, inibindo o crescimento bacteriano. Isso evita a cárie dentária, bem como a formação de cavidades. O chá contém polifenóis que matam as bactérias e enzimas bacterianas associadas à placa oral.

13. Aumenta a Saúde Cardiovascular:

O consumo de chás verde e preto reduz os riscos de acidente vascular cerebral e doença cardiovascular. Segundo a pesquisa, as pessoas que tomavam três ou mais xícaras de chá diariamente tinham 21% menos chances de sofrer um derrame do que as pessoas que bebem menos de uma xícara de chá verde ou preto diariamente.

14. Fortalece Ossos:

Vários estudos indicam que as pessoas que bebem chá regularmente têm ossos mais fortes e são menos propensas a desenvolver artrite. Os pesquisadores acreditam que os fitoquímicos no chá preto são os compostos por trás dos ossos mais fortes entre os bebedores regulares de chá.

15. Melhora a Digestão:

Além de estimular o sistema imunológico, os taninos ajudam a regular as atividades digestivas em seu intestino, evitando problemas gástricos e intestinais.

16. Aumenta a Energia:

Tomar uma xícara de chá preto pela manhã é uma excelente maneira de reabastecer seu corpo para as atividades do dia. Ao contrário do café, que é rico em Cafeina, a menor quantidade de Cafeina no chá melhora o fluxo de sangue para o cérebro, coração e rins. Isso melhora o metabolismo e coloca você no bom humor para permanecer ativo durante a maior parte do dia.

17. Elimina o Chulé:

Ninguém quer lidar com pés fedidos. Felizmente, o chá preto é um dos remédios caseiros mais eficazes para o chulé. O ácido tânico no chá forte mata as bactérias e fecha os poros – e pode ajudar seus pés a suar menos.

Aproveite este benefício mergulhando em um pedilúvio de com o chá. Ferva dois sacos de chá em um litro de água por 15 minutos, retire os sacos e dilua o chá com dois litros de água. Deixe a mistura esfriar, se necessário, em seguida, mergulhe os pés por 15 a 30 minutos. Repita diariamente. Esfregue algumas gotas desses óleos essenciais em seus pés para mantê-los com um cheiro fresco.

18. Melhora a Saúde da Gengiva:

Chá Preto

O chá preto contém ácidos tântricos adstringentes que encolhem os tecidos inchados e ajudam a estancar o sangramento. Se você tiver inchaço das gengivas, pressione diretamente os sacos de chá sobre eles para iniciar a cicatrização.

Você também pode usar o chá como um enxaguante bucal para melhorar a saúde da gengiva. Se tiver alguma preocupação, deve sempre consultar o seu médico ou dentista.

19. Alivia Olhos Irritados:

Sofrendo de olhos secos e coceira? Mergulhe dois sacos de chá preto em água morna por dez minutos. Pressione o excesso de líquido e coloque em seus olhos por dez minutos para aliviar a irritação e reduzir a inflamação. Esses remédios caseiros para olhos irritados são igualmente úteis.

20. Cura Feridas:

Como muitos remédios caseiros afta , os flavonóides e cafeína no chá têm sido mostrados para inibir o crescimento do vírus do herpes; supostamente, os sacos de chá Earl Grey parecem ser os mais eficazes. Para obter todos os benefícios do chá preto aqui, na primeira pontada de uma afta, você deve aplicar um saquinho de chá preto úmido e resfriado na área onde espera que o surto ocorra e mantê-lo por 10 minutos. Repita 3 a 4 vezes por dia para ajudar a reduzir a duração e gravidade de um surto. O chá também pode tratar aftas , que são igualmente teimosas.

21. Ajuda a Reduzir Conjuntivite:

A conjuntivite tem sintomas predominantes que vão além do olho ficar vermelho ou rosa. Se você sofre desta condição, coloque um saco de chá preto quente e úmido sobre o olho infectado por 5 minutos, seguido de um saco de chá fresco e úmido por 2 minutos. Os taninos dos saquinhos de chá ajudam a reduzir o inchaço. Repita várias vezes ao dia com um saquinho de chá fresco.

22. Combate a Diarreia:

Taninos no chá preto também têm uma ação adstringente sobre as membranas mucosas nos intestinos, o que ajuda o corpo a absorver fluidos e acalma a inflamação intestinal. Escolha o chá preto descafeinado, pois a Cafeina é desidratante, para obter os melhores benefícios. Se você gosta, pode adoçar seu chá com Mel, outro remédio natural para a diarreia.

23. Trata Hemorroidas:

Antes de falarmos sobre o tratamento de hemorroidas, certifique-se de que você não está se dando hemorroidas, mesmo sem perceber. Se você já sofre da condição dolorosa, coloque um saco de chá preto quente e úmido diretamente nos inchaços dolorosos. O calor deve acalmar e, como benefício adicional, o ácido tânico ajudará a reduzir o inchaço, além de sua ação adstringente ajudar a deter o sangramento.

24. Reduz o Risco de Câncer de Ovário:

Beber chá preto ajudará a reduzir o risco de câncer de ovário. Além disso, este chá contém theaflavins que podem inibir a proliferação de células de câncer de ovário. Este é um dos principais benefícios para a saúde deste chá.

25. Reduz o Risco de Parkinson:

Os polifenóis do chá têm um efeito neuroprotetor no cérebro. Uma pesquisa também sugeriu que a Cafeina no chá preto é inversamente associada à doença de Parkinson.

26. Mantem o Trato Digestivo Saudável:

O consumo de chá preto ajudará a melhorar a contagem e a variedade de micróbios intestinais. Os polifenóis do chá atuam como um pré-biótico que ajuda a aumentar as boas bactérias intestinais.

27. Ajuda na Perda de Peso:

Chá Preto

Os cientistas descobriram que o chá preto ajudou a reduzir a gordura visceral, reduzindo os genes indutores de inflamação. Assim, a obesidade induzida por inflamação pode ser evitada tomando chá preto.

28. Previne as Pedras Renais:

O chá preto pode ajudar a reduzir o risco de formação de pedra nos rins em 8%. Por isso, recomenda-se beber chá preto todos os dias para este fim.

29. Alivia Asma:

Pesquisadores descobriram que os flavonoides presentes no chá preto terão um efeito benéfico em pessoas com asma.

30. Elimina Radicais Livres:

O chá preto é carregado com antioxidantes e ajuda a expulsar essas moléculas tóxicas. Além disso, este chá com Limão é uma boa escolha para este fim.

31. Mata Bactérias:

Os cientistas confirmaram que os antioxidantes e outros fitonutrientes encontrados no chá preto possuem propriedades antibacterianas. Este é um dos principais benefícios do chá preto para a saúde.

32. Ajuda no Tratamento de Herpes:

Flavonoides e Cafeina podem reduzir o crescimento do vírus do herpes. Ao identificar qualquer ferida, aplique um saquinho de chá preto úmido e fresco na área vulnerável por 10 minutos. Repita com frequência durante o dia para reduzir a gravidade de um surto.

33. Reduz a Incidência de Úlceras Gástricas:

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o chá preto (consumido com moderação) não causa acidez nem leva a úlceras. Pelo contrário, estudos em animais experimentais mostraram que reduz a incidência de úlceras via catequinas e flavonoides naturalmente presentes nela.

34. Luta Contra Infecção Pelo HIV:

Evidências acumuladas sugerem que os polifenóis do chá poderiam ser usados ​​como suplementos dietéticos junto com os medicamentos anti-HIV convencionais. As teaflavinas são compostos potentes que inibem a entrada do HIV-1 em células normais (alvo).

35. Possui Propriedades de Antienvelhecimento:

O chá preto contém altos níveis de antioxidantes. Isso significa que beber regularmente pode retardar o processo de envelhecimento e retardar o aparecimento de doenças relacionadas à idade.

36. Melhora o Alerta Mental:

Se a sua atenção é menor, então você deve começar a consumir chá preto. Em um estudo, descobriu-se que as pessoas que bebiam o chá tinham maior atenção e melhor atenção auditiva e visual.

37. Ajuda a Tratar Alergias:

Se você cair vítimas para os gatilhos de alergias de primavera ou sentir suas alergias de outono flare, você pode encontrar alívio em sua caneca favorita. O chá é rico em flavonoides, que são produtos químicos vegetais que protegem contra a inflamação. Beba algumas xícaras por dia e você se beneficiará ao aliviar seus sintomas de alergia.

38. Aumenta a Energia:

Tomar uma xícara de chá preto pela manhã é uma excelente maneira de reabastecer seu corpo para as atividades do dia. Ao contrário do café, que é rico em cafeína, a menor quantidade de cafeína no chá melhora o fluxo de sangue para o cérebro, coração e rins. Isso melhora o metabolismo e coloca você no bom humor para permanecer ativo durante a maior parte do dia.

39. Recuperação Rápida da Fadiga Muscular:

O chá preto será uma grande fonte para todos vocês que querem fortalecer os ossos. Além dessa vantagem especial, o chá preto também oferece mais benefícios em relação aos ossos. Então, o chá tem um poderoso antioxidante chamado theaflavins.

Chá Preto

Este theaflavin acaba por ser uma fonte poderosa para reduzir significativamente a dor muscular de início tardio (DOMS) após o treino intensivo no ginásio ou outras atividades pesadas. Theaflavins também será muito útil para encurtar o tempo de recuperação depois de ter um treino também.

40. Previne o Câncer de Mama:

Beber chá, seja preto ou verde, ajuda as mulheres a prevenir o crescimento do câncer nos seios, especialmente as mulheres na fase pré-menopausa. O chá também ajuda a elevar o nível de hormônios globulínicos durante o ciclo menstrual.

A presença de teaflavinas no chá preto destrói células anormais no corpo antes que causem qualquer dano importante ou se transformem em células cancerígenas.

Possíveis Efeitos Colaterais:

Os efeitos colaterais de beber muito chá preto incluem dificuldade em dormir, dores de cabeça, nervosismo, diarreia, irritabilidade, batimento cardíaco irregular, confusão, azia, tremores nas extremidades e possivelmente convulsões. Esses efeitos colaterais são todos resultado do conteúdo de cafeína no chá preto.

Se você está acostumado a beber chá preto regularmente – particularmente em quantidades maiores – você pode desenvolver uma dependência física e psicológica da bebida, novamente, principalmente devido ao conteúdo de Cafeina. Beber entre 3 e 14 litros de chá preto por dia pode levar a hipocalemia – ou níveis baixos de Potássio no sangue – em idosos. Este efeito colateral também está associado ao alto consumo de Cafeina.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Wanessa Matos

Drª. Wanessa Matos
Dermatologista formou-se em Medicina na Unicamp e na mesma instituição realizou sua residência em Dermatologia, obtendo o título de especialista. Atua nas áreas de dermatologia clínica, cirúrgica e estética. Além disso, é sócio titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia, com registro no Conselho Regional de Medicina e Associação Médica Brasileira.

Os 35 Benefícios do Suco de Jambo Para Saúde

Os 40 Benefícios do Suco de Rambutan Para Saúde