Os 40 Benefícios do Chá Verde Para Saúde!

Os 40 Benefícios do Chá Verde Para Saúde!

Os Benefícios do Chá Verde Para Saúde são inúmeros. Além disso, o consumo de chá verde tem suas origens enraizadas na China, durante o reinado do Imperador Shennong. Um livro escrito em 600-900 dC por Lu Yu (traduzido para o inglês como Tea Classic) é considerado importante na história do chá verde.

Chá VerdeOutro livro escrito em 1191 por Eisai (chamado The Kissa Yojoki, ou Livro do Chá), um sacerdote Zen, fala sobre como beber chá verde aumenta a saúde dos cinco órgãos vitais.

É importante notar que tudo isso não teria valor, se não fosse pelos maravilhosos ingredientes do chá verde que tornam essas propriedades saudáveis.

O Que é Chá Verde?

Sem o conhecimento de muitos, o chá verde vem da mesma planta de onde o chá normal é obtido. Cientificamente, é conhecido como Camellia sinensis. Na verdade, é o mesmo chá, mas é processado de forma diferente.

O Chá Preto normal é obtido pela fermentação das folhas de chá. Esta fermentação muda sua cor e sabor enquanto eleva o nível de Cafeina e tanino nele. Por outro lado, no caso do chá verde, as folhas de chá são secas ou levemente cozidas, mas não fermentadas. É isso que faz com que pareça verde quando é fabricado.

Valor Nutricional do Chá Verde:

Junto com a Cafeina, que dá ao chá verde seu sabor característico, amargor e efeito estimulante, o chá verde também é rico em um grupo de substâncias químicas, chamadas polifenóis catequinos (comumente conhecidos como taninos, que contribuem para o sabor amargo e adstringência). Estes polifenóis de catequina incluem catequina, epicatequina, galhato de epicatequina (ECG), galato de epigalocatequina (EGCG) e várias proantocianidinas.

Eles também são conhecidos como flavonóides e são antioxidantes muito poderosos. Os flavonóides, juntamente com alguns aminoácidos como a Tiamina, são responsáveis ​​pelo sabor potente do chá verde.

Além disso, o chá também contém aminoácidos, como a teanina, o ácido butírico e a lignina; alcaldes de xantina, tais como adenina, dimetilxantina, teobromina, teofilina e xantina; pectina (também encontrada em frutas ); sacarídeos ( açúcar ), clorofila e saponinas triterpênicas. Vitaminas, como Vitamina A, Vitamina B1, Vitamina B2, vitamina B3, Vitamina C e Vitamina E também são encontradas no chá verde. Depois dessa lista impressionante, talvez você possa começar a entender como o chá verde é repleto de nutrientes e componentes benéficos. Agora, confira Os 40 Benefícios do Chá Verde Para Saúde.

1. É um Excelente Antioxidante:

O chá verde contém os polifenóis ativos catequinas e epigalocatequina galato (EGCG), que são poderosos antioxidantes. Como o chá verde não é processado como a maioria das outras bebidas no mercado, você está obtendo sua dose completa de antioxidantes saudáveis ​​o tempo todo.

2. Bom Para o Cérebro:

A pesquisa científica indicou que beber o chá pode ter alguns benefícios cognitivos surpreendentes. Em um estudo, os participantes que beberam chá verde experimentaram melhora na memória porque desencadearam mudanças nas conexões cerebrais parieto-frontais, o que também levou a um melhor desempenho da tarefa.

3. Diga Adeus à Gordura Corporal:

Chá Verde

Algumas pesquisas indicaram que o chá verde é um queimador de gordura natural. Isso pode afetar positivamente o metabolismo do seu corpo, que é um componente-chave da perda e do gerenciamento de peso. Enquanto não há super bebida que pode praticamente derreter libras do seu corpo, beber chá verde em vez de outros refrigerantes é um grande benefício para a sua dieta.

4. Ajuda seu Corpo a Combater o Câncer:

Aqueles antioxidantes que estão em sua caneca de chá verde também podem ajudar a prevenir a formação de tumores cancerígenos, desencadeando enzimas naturais de combate ao câncer do seu corpo. Eles ajudam a ajudar as células do seu corpo durante muitos estágios de crescimento, construindo suas paredes naturais.

5. É um Antibiótico Natural:

Quando você está doente, o chá verde tem propriedades para fornecer antibióticos naturais que podem ajudar seu corpo a combater doenças. Além disso, se você beber chá verde enquanto toma seus antibióticos, você pode aumentar a resistência do seu corpo a bactérias nocivas, aumentando os efeitos da medicação.

6. Mantém o Coração Feliz e Saudável:

Beber chá verde pode manter seu coração saudável, ajudando a prevenir algumas doenças perigosas. Particularmente, os antioxidantes do chá verde podem ajudar a diminuir o risco de doenças cardiovasculares , derrame cerebral e doença arterial coronariana.

7. Combate a Ansiedade:

Muitas pessoas sofrem de ansiedade e passam muito tempo procurando maneiras de acalmar esses sentimentos desconfortáveis. O chá verde contém o aminoácido L-theanine, que ajuda a reduzir o estresse. Sentar-se com uma xícara de chá verde pode ajudá-lo a relaxar e se sentir à vontade.

8. Mantem seu Colesterol Equilibrado:

Se você sofre de colesterol alto, deve beber mais chá verde. Isso porque o chá contém propriedades que podem ajudar a equilibrar a proporção entre colesterol bom e ruim em seu corpo. Um estudo publicado no American Journal of Clinical Nutrition descobriu que o consumo deste chá levou à redução das concentrações de colesterol LDL no sangue dos participantes.

9. Gerencia a Diabetes:

O chá verde pode ajudar a regular os níveis de glicose no sangue, o que ajuda aqueles que têm diabetes a controlarem seus picos de insulina e a permanecerem regulados. Isso pode facilitar o gerenciamento do diabetes para aqueles que são diabéticos, e aqueles que não são podem ajudar a reduzir o risco.

10. Sua Rotina de Beleza Ganha Impulso:

Além de todos os benefícios surpreendentes de saúde interna do chá verde, seu corpo também recebe um impulso do lado de fora. O chá tem propriedades anti-envelhecimento que podem realmente ajudar a melhorar as rugas e combater os danos da pele.

11. Ajuda na Saúde Bucal:

Chá Verde

Alguns desses incríveis antioxidantes no chá verde são ótimos para a sua saúde bucal e higiene. A catequina, um desses componentes químicos, é um elemento-chave na prevenção de infecções na garganta, cárie dentária e outros problemas dentários. Se você quer uma boca saudável, continue bebendo chá verde.

12. É um Estimulante Natural:

O chá verde é uma fonte natural de Cafeina, tornando-se uma ótima maneira de se animar quando você está se sentindo cansado. A boa notícia é que o chá contém menos Cafeina que o café, o que significa que você pode saborear essa bebida durante a tarde sem perturbar significativamente o sono ou os efeitos colaterais de uma overdose de Cafeina.

13. Ajuda a Combater o Câncer:

Suas células naturalmente acumulam danos oxidativos durante o metabolismo celular regular. Uma classe de moléculas chamadas antioxidantes pode prevenir ou mesmo reverter esse dano. Um dos antioxidantes mais poderosos é chamado epigalocatequina galato, e é encontrado em níveis elevados no chá verde. Demonstrou-se que a epigalocatequina galato reduz o crescimento dos tumores da mama e da próstata.

14. Previne Doença Cardíaca:

O chá verde também pode ser bom para o coração. Em um estudo com 40.530 japoneses seguidos durante sete anos, beber de três a quatro xícaras de chá por dia foi associado a um risco 31% menor de morrer de doença cardiovascular.

15. Acelera o Metabolismo:

Os fitonutrientes no chá verde também podem ajudar a perder peso e mantê-lo desligado. Uma meta-análise de 2009 de estudos nesta área descobriu que beber chá verde rico em catequina reduzia significativamente o peso corporal. Além disso, as pessoas que bebiam o  chá eram mais propensas a manter um peso saudável após perda de peso significativa.

16. Chá Verde Pode Ajudá-lo a se Descontrair:

O chá verde contém o aminoácido L-theanine, que é encontrado quase exclusivamente em plantas de chá. L-theanine atua como um neurotransmissor no cérebro, o que significa que envia sinais para os neurônios. Vários estudos mostraram que a L-teanina parece aumentar a geração de ondas alfa no cérebro humano, sinalizando um estado de relaxamento.

17. Combate a Doença de Alzheimer:

A doença de Alzheimer é caracterizada por mudanças profundas na memória e habilidades de pensamento. Esta doença neurodegenerativa atualmente não tem cura. No entanto, os antioxidantes do chá verde parecem reduzir a probabilidade de você desenvolver a doença de Alzheimer.

18. Combate a Doença de Parkinson:

A doença de Parkinson é uma condição neurodegenerativa que afeta o movimento e o controle motor fino. Como a doença de Parkinson, a doença de Parkinson é progressiva e não tem cura. Os polifenóis do chá verde podem proteger contra a lesão celular causada por neurotoxinas, promovendo a sobrevivência de células saudáveis.

19. Estabiliza os Níveis de Açúcar no Sangue:

Os flavonóides do chá verde, incluindo o galato de epigalocatequina, mostraram diminuir a produção de glicose no fígado. Isso significa que seu corpo regula o açúcar no sangue com mais eficácia, mantendo os níveis de glicose dentro de uma faixa saudável.

20. Reduz o Risco de Diabetes Tipo 2:

O diabetes tipo 2 está se tornando uma epidemia, com quase 10% da população tendo essa condição. Beber chá verde pode diminuir seu risco. Em comparação com aqueles que bebiam uma xícara por semana, as pessoas que bebiam mais de seis xícaras de chá por dia tinham um surpreendente risco 33% menor de diabetes tipo 2. Esse efeito permaneceu mesmo após os pesquisadores controlarem fatores como idade, sexo e índice de massa corporal.

21. Promove Dentes Saudáveis:

O chá verde contém flúor, o mineral que é adicionado ao suprimento de água para apoiar uma saúde bucal mais forte. Pequenos aumentos na quantidade de flúor podem impedir que as bactérias ataquem os dentes.

22. Mantém os Ossos Fortes:

A perda de força óssea é um grande problema de saúde pública, particularmente para mulheres na pós-menopausa, que apresentam alto risco de osteoporose. Os polifenóis do chá verde podem aumentar a massa óssea, protegendo o tecido ósseo de danos.

23. Impulsiona o Sistema Imunológico:

Chá Verde

Beber chá verde pode evitar as fungadas neste inverno. Em um estudo controlado randomizado, 32% menos participantes tomando extrato deste chá desenvolveram sintomas de gripes ou resfriados em comparação com um grupo de controle com placebo. Os mecanismos exatos por trás desse efeito são desconhecidos, mas podem estar relacionados ao conteúdo de Vitamina C no chá verde.

24. É um Excelente Anti-inflamatório:

O chá verde não é apenas bom para sua saúde física, mas também pode mantê-lo ótimo! Especialistas em beleza comumente usam produtos de chá para seus efeitos anti-inflamatórios. Por exemplo, um regime combinado de 10% deste chá e de seus suplementos melhora a elasticidade da pele, o que mantém a pele mais jovem à medida que envelhece.

25. Ajudar a Reduzir a Ingestão de Açúcar:

O chá verde é uma escolha saudável para aqueles preocupados com açúcares adicionados, porque contém naturalmente zero gramas de açúcar. Em comparação com o refrigerante e o suco de frutas, que contêm muito açúcar, este chá é a escolha mais saudável.

Se você está acostumado a bebidas açucaradas, pode levar algum tempo para se ajustar ao sabor mais adstringente do chá. Uma boa maneira de colher os benefícios do chá verde é misturar uma ou duas colheres de chá em seus smoothies até que você se acostume a beber por conta própria.

26. Aumenta Sua Produtividade:

Como um estimulante suave, o chá verde pode ajudá-lo a se concentrar melhor. Se você estiver sentindo uma queda no meio da tarde, prepare uma xícara de chá para se animar e aumentar sua produtividade.

27. Aumenta o Desempenho Físico:

O chá verde também parece aumentar o desempenho físico, aumentar a resistência ao exercício e diminuir o tempo de reação, e há muitos, muitos desses estudos mostrando esses efeitos da Cafeina, embora outros ingredientes do chá possam ajudar nesse efeito.

A capacidade da Cafeina e do chá verde de mobilizar ácidos graxos no tecido adiposo para torná-los mais facilmente disponíveis para uso como energia também parece ajudar no desempenho físico.

Em um estudo, a Cafeina mostrou aumentar significativamente o desempenho físico (resistência ao esforço e esforço). Os antioxidantes no chá verde também podem ajudar a prevenir danos nos tecidos durante o esforço físico também.

28. Ajuda a Queimar Gordura:

Estudos clínicos sugerem que o chá verde pode aumentar o seu metabolismo e ajudar a queimar gordura. Além disso, ele também pode ajudar a perder peso e diminuir o risco de se tornar obeso ou com excesso de peso. Muito deste efeito é provavelmente devido à Cafeina, mas outros compostos no chá também podem contribuir para este efeito.

Ao ajudar você a queimar seletivamente a gordura armazenada em seu corpo para obter energia, o chá pode ajudá-lo a se sentir mais completo e a manter um nível de energia mais estável, resultando em menos desejos de fome e menos calorias consumidas.

29. Combate a Depressão:

A teanina é um aminoácido encontrado naturalmente nas folhas de chá. É esta substância que é pensado para proporcionar um efeito relaxante e tranquilizante e ser um grande benefício para os bebedores de chá.

30. Anti-viral e Anti-bacteriano:

As catequinas do chá são fortes agentes antibacterianos e antivirais que as tornam eficazes para tratar de tudo, desde a gripe ao câncer. Em alguns estudos, o chá verde mostrou inibir a disseminação de muitas doenças.

31. Cuidados com a Pele:

Chá Verde

O chá verde pode, aparentemente, também ajudar com as rugas e os sinais de envelhecimento, devido às suas atividades antioxidantes e anti-inflamatórias. Estudos em animais e humanos demonstraram que o chá aplicado topicamente pode reduzir os danos causados ​​pelo sol. Ele pode reduzir o risco de câncer de esôfago, mas também é amplamente pensado para matar células cancerosas em geral, sem danificar o tecido saudável ao seu redor.

32. Mantem os Olhos Saudáveis:

O chá verde é bom para os olhos, por ser é rico em Vitamina C, luteína, Vitamina E e zeaxantina. Estes antioxidantes são pensados ​​para proteger e fortalecer os tecidos do olho. O fortalecimento desses tecidos ajuda a proteger os olhos de doenças como o glaucoma.

33. Auxila na Digestão:

Alguns dados mostraram que o chá verde pode ajudar na digestão, melhorar a saúde intestinal e reduzir a DII (Doença Inflamatória Intestinal). Este chá pode atuar reduzindo a inflamação no intestino associado à doença de Crohn e à colite ulcerativa, os dois tipos de DII.

34. Mantém o Fígado Saudável:

Um fígado limpo é a chave para absorver os nutrientes adequados dos alimentos que você come. Estudos mostraram os efeitos do chá verde na saúde do fígado. Além disso, ele tem propriedades diuréticas que ajudam o fígado a se livrar das toxinas através da micção.

Beber até 10 xícaras deste chá pode ajudar a prevenir doenças do fígado e outras complicações. O acúmulo de gordura no fígado pode ser a causa da insuficiência hepática e muitas outras doenças. O consumo de chá verde tem um efeito de limpeza nas toxinas do fígado e impede o desenvolvimento de gordura visceral.

35. Combate o Mau Hálito:

Como um superalimento, o chá verde, além de manter o corpo em forma e saudável, também ajuda a combater bactérias e vírus na boca e eliminar o mau hálito. Os polifenóis presentes no chá ajudam a manter a boca limpa e livre de mau cheiro em mais de 30%.

36. Ajuda no Crescimento do Cabelo:

De acordo com muitas pesquisas, o chá verde ajuda a impedir a queda de cabelo e promove o crescimento do cabelo em homens e mulheres. O chá é cheio de catequinas que ajudam a suprimir a diidrotestosterona, que causa a perda de cabelo.

Outros compostos como a Vitamina C e Zinco que estão presentes no chá verde também ajudam no crescimento do cabelo.

37. Retarda o Envelhecimento Celular.

Testes em laboratório verificaram que a catequina presente no chá verde tem ação antioxidante mais forte que a Vitamina C e a Vitamina E.

38. Evita Infarto e AVC:

Pelas razões já apresentadas, as artérias do coração e cérebro agradecem. O chá verde serve para promover o equilíbrio da pressão do sistema circulatório.

39. Combate o Vírus da Gripe:

Estudos mostraram que a catequina, presente no chá verde, conseguiu matar ou inibir o crescimento do vírus Influenza.

40. Previne o Câncer Esofágico:

Ele pode reduzir o risco de câncer de esôfago, mas também é amplamente pensado para matar células cancerosas em geral, sem danificar o tecido saudável ao seu redor.

Tipos de Chá Verde:

Chá Verde

O chá verde é engarrafado e adoçado com açúcar ou adoçante artificial, em sacos de chá individuais, folhas soltas e em pó instantâneo.

Ele está disponível em vários tipos, incluindo:

  • engarrafado e adoçado com açúcar ou adoçante artificial.
  • em sacos de chá individuais.
  • como folhas soltas.
  • em pó instantâneo.
  • suplementos de chá verde, que são vendidos em forma de cápsulas ou extratos líquidos.

Além disso, os chás engarrafados não são equivalentes a chás fermentados, já que alguns chás engarrafados de 400 ml podem conter menos polifenóis do que uma xícara de chá fresco.

Efeitos Colaterais e Riscos:

Há pouco ou nenhum efeito colateral conhecido ou contra-indicações para beber este chá para adultos. No entanto, os seguintes riscos ou complicações devem ficar claros:

  • Sensibilidade à Cafeina: aqueles com sensibilidade severa à Cafeina podem sentir insônia, ansiedade, irritabilidade, náusea ou dor de estômago.
  • Diluentes de sangue: aqueles que tomam anticoagulantes, como o Coumadin / varfarina, devem beber chá verde com cuidado devido ao seu conteúdo de Vitamina K. Também é recomendado evitar o chá verde e a aspirina, porque ambos reduzem a eficácia da coagulação das plaquetas .
  • Outros estimulantes: se tomado com drogas estimulantes, o chá verde pode aumentar a pressão arterial e a frequência cardíaca.

Suplementos de chá verde contêm altos níveis de substâncias ativas que podem desencadear efeitos colaterais e interagir com outras ervas, suplementos ou medicamentos.

Suplementos deste chá não são regulamentados pelo FDA e também podem conter outras substâncias inseguras para a saúde ou com benefícios de saúde não comprovados. Sempre verifique com um médico antes de iniciar qualquer regime de erva ou suplemento.

Em particular, as mulheres grávidas ou lactantes, aquelas com problemas cardíacos ou hipertensão, problemas renais ou hepáticos, úlceras estomacais ou distúrbios de ansiedade não devem tomar suplementos ou extratos de chá verde.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

Deixe seu Comentário

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Wanessa Matos

Drª. Wanessa Matos
Dermatologista formou-se em Medicina na Unicamp e na mesma instituição realizou sua residência em Dermatologia, obtendo o título de especialista. Atua nas áreas de dermatologia clínica, cirúrgica e estética. Além disso, é sócio titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia, com registro no Conselho Regional de Medicina e Associação Médica Brasileira.

Os 40 Benefícios do Suco de Manga Para Saúde

Os 40 Benefícios do Tomilho Para Saúde