Os 25 Benefícios da Cevada Para Saúde!

Os 25 Benefícios da Cevada Para Saúde!

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NUTRIÇÃO - CRN6-MA 16199

Os Benefícios da Cevada Para Saúde são incríveis, pois a Cevada contém grandes nutrientes indispensáveis para saúde geral do corpo. Além disso, cultivada por povos africanos e asiáticos há pelo menos 10 mil anos, a Cevada foi durante muito tempo considerada uma opção mais acessível que o trigo, alimento este que por séculos esteve restrito às classes.

Na Grécia e na Roma antiga, este grão era considerado um alimento essencial para os atletas, que atribuíam ao cereal parte de sua energia e força física. Os gladiadores, inclusive, chegaram a ser conhecidos como “comedores de cevada”, tamanha era a veneração pelos grãos do cereal.

cevada

Já os chineses viam a Cevada como um símbolo de virilidade, o que se devia tanto ao peso quanto às numerosas sementes das espigas do alimento.

Tipos de Cevada:

Existem vários tipos de Cevada disponíveis em lojas comerciais. Ela é mais comumente consumida sob a forma de sementes ou de Cevada, mas todas as outras formas de Cevadas são igualmente saudáveis.

Os diferentes tipos de Cevadas têm diferentes usos, então vamos dar uma olhada em cada um para entender qual formulário funciona melhor para você.

  1. Grama de Cevada: Estes são brotos jovens da Cevada, e são apenas alguns centímetros de altura. Esta grama é embalada com antioxidantes, vitaminas, minerais e proteínas. Também contém grandes quantidades de clorofila, que desintoxica o corpo.
  2. Cevada de Casca: Esta forma geralmente é consumida após a remoção do casco, que é a camada externa. Uma vez que o casco é processado, também é chamado de lata deshilada, pote ou escocesa. Esta forma de Cevada leva mais tempo para cozinhar, pois é rica em fibras.
  3. Cevada: Esta é a forma mais comum no mercado e o ingrediente mais utilizado no café da manhã e lanches em todo o mundo. Esta Cevada descascada sofre moagem para remover a casca e a camada de farelo.
  4. Pó Verde de Cevada: Esta é a forma em pó e tem vários benefícios médicos. É feito de forma semelhante ao pó de pastagem de trigo. Várias vitaminas e minerais são adicionados a este pó e vendidos comercialmente. É facilmente solúvel em água e pode assim ser consumido como suco.
  5. Farinha de Cevada: Esta farinha leve é ​​feita por moagem de Cevada integral e pode ser usada como alternativa à farinha de trigo. Esta farinha é mais rica em nutrientes e fibras uma vez que a sua camada externa de farelo permanece intacta mesmo após a moagem.
  6. Água de Cevada: Esta é feita por imersão de sementes em água durante a noite ou fervendo em água por alguns minutos. Tem excelentes propriedades medicinais que são benéficas para pacientes com problemas relacionados ao rim e à bexiga.

Valor Nutricional:

A Cevada tem vitamina B, ácido fólico, colina e vitamina K, é uma boa fonte de potássio, magnésio e fósforo, mas a sua principal virtude é a riqueza de oligoelementos: ferro, enxofre, cobre, zinco, manganês, crómio, selênio, iodo, o molibdénio.

Ela contém lisina (aminoácido limitante no trigo). Então, confira Os 25 Benefícios da Cevada Para Saúde:

1. Favorece a Saúde da Pele:

A Cevada é uma boa fonte de selênio, o que ajuda a preservar a elasticidade da pele, protegendo-a contra danos e afrouxamentos de radicais livres.

2. Controla o Colesterol:

A fibra insolúvel de deste grão produz ácido propiônico que ajuda a manter os níveis de colesterol no sangue baixos.

Sendo uma excelente fonte de fibras solúveis e insolúveis, também é especificamente recomendado pelos médicos pelo seu teor naturalmente baixo teor de gordura e zero colesterol.

3. Previne a Diabete Tipo 2:

A Cevada efetivamente ajuda a controlar a diabetes tipo 2. No entanto, pode-se evitar esse tipo de diabetes, perdendo peso, envolvendo-se em uma atividade física vigorosa e incluindo abundantes grãos integrais na dieta.

4. Combate o Câncer:

Ela contém certos tipos de fitonutrientes conhecidos como lignanos vegetais, que são transformados pela flora amigável em nossos intestinos em lignanas de mamíferos.

Uma dessas novas lignanas é chamada enterolactona, que ajuda a prevenir câncer de mama e outros tipos de câncer hormonal, bem como doenças cardíacas coronárias.

5. Promove a Saúde Cardiovascular:

A Cevada é conhecida por reduzir a pressão arterial e baixar os níveis de colesterol no organismo.

consumir grãos integrais dá ao seu corpo uma ampla gama de nutrientes que promovem um coração saudável e previne doenças cardiovasculares.

6. Auxilia na Perda de Peso:

Estes grãos ajudam a reduzir o peso, em parte devido a vários tipos de aminoácidos essenciais, e em parte devido ao seu teor de fibras.

A Cevada, em comparação com outros grãos, é baixa em calorias e, ao mesmo tempo, faz uma refeição satisfatória, ajudando você a se sentir mais longo, então você não precisa comer com tanta frequência.

7. Previne o Envelhecimento Precoce:

Os antioxidantes presentes na Cevada ajuda a desacelerar os sinais de envelhecimento. Pois ela libera as toxinas do corpo, dando-lhe um, livre de rugas textura da pele limpa.

8. Combate a Anemia:

Ela contém o mineral de cobre que ajuda na formação de hemoglobina, necessária para a produção de células vermelhas do sangue. Assim, ele ajuda a combater a anemia.

Benefícios da Cevada

9. Previne a Osteoporose:

Estes grãos contém fósforo e manganês, que são bons para a saúde geral dos ossos. O fósforo é eficaz na cura de doenças de ossos e dentes. O manganês é necessário para a produção normal do osso e também para o tratamento da deficiência de ferro.

Assim, a ela pode ser um remédio natural contra a osteoporose.

10. Benefício da Cevada Contra Infecções do Trato Urinário:

Ela mantém o trato urinário saudável, prevenindo a infecção do trato urinário (UTI).

A Cevada, quando consumida sob a forma de Água da Cevada, pode ser um diurético poderoso, e ajuda na produção de urina.

11. Favorece o Crescimento do Cabelo:

Ela é rica em micronutrientes, tiamina e niacina, que ajuda no crescimento do cabelo. Este grão também contém Procianidina B-3, o qual é isolado a partir dela e é identificado como um estimulante do crescimento de cabelo.

12. Protege Contra Aterosclerose:

A aterosclerose é uma condição em que as paredes arteriais tornam-se estreitas devido à acumulação de placa (como alimentos gordurosos e colesterol) ao redor da parede.

Esta é uma das principais causas de ataques cardíacos.

13. Reduz a Pressão Arterial:

Além de diminuir o uso de sal, consumir alimentos ricos em fibra é outra atitude que pode colaborar para diminuir os números perigosos da pressão arterial.

E esse é exatamente um dos benefícios da Cevada, pois ela contém fibras que auxiliam a digestão e combatem o inchaço.

14. Benefício da Cevada Para Melhorar a Digestão:

Ela melhora a digestão, permitindo que os sucos digestivos trabalhem horas extras, reduzindo assim a sensação de inchaço no estômago.

15. Cura a Impotência:

A grama de Cevada é conhecida por conter arginina e óxido nítrico, os quais são responsáveis ​​pela ereção do pênis e podem tratar a disfunção peniana.

A arginina também é conhecida por aumentar a produção de espermatozoides e células de ovo.

16. Combate a Perda de Cabelo:

A Cevada é rica em ferro e cobre o que não só trata a anemia, mas também aumenta a produção de glóbulos vermelhos. E isso combate a perda de cabelo.

Outros Benefícios:

Como Usar:

Você pode encontrar a Cevada em grãos ou então na forma de farelo, que pode substituir a farinha de trigo em receitas de bolos, pães, panquecas e tortas integrais.

Já os grãos dela podem ser cozidos e consumidos de maneira semelhante ao trigo e ao arroz, na forma de salada, risoto, sopa ou mesmo sozinhos, temperados a gosto e como chá.

Benefício da Cevada

Outro uso dela é no preparo do café verde, um tipo de bebida obtido a partir do cereal e que substitui o café tradicional com a vantagem de não conter cafeína.

Efeitos Colaterais:

O consumo dela é livre para todos, inclusive idosos e crianças, uma vez que não possui cafeína. Não foram encontradas contraindicações nem efeitos colaterais.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

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INFORMAÇÃO DO AUTOR: Ana Karolynne Goncalves

Sou graduada no curso de Nutrição pela Universidade Federal de Maranhão (UFMA), do CRN6-MA 16199, com Mestrado na área da Nutrição Clínica com relação ao metabolismo, prática e terapia nutricional, realizado também na Universidade Federal de Maranhão (UFMA). Atualmente trabalho no campo de pesquisa sobre a Qualidade e Inovação em Alimentos, e também atuo como editor no site Dr. Saúde, utilizando todo meu conhecimento para trazer qualidade de vida para nossos leitores.

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