Os 45 Benefícios da Cereja Para Saúde!

Revisado por

NUTRIÇÃO - CRN6-MA 16199

Benefícios da Cereja que muitos desconhecem. Além disso, a cerejeira é originária do Sudoeste da Ásia. Na cultura japonesa, a árvore era associada aos samurais, porque se considerava que a sua vida era tão efémera quanto a da flor de cerejeira. Esta é, alias, considerada uma das flores mais belas do mundo.

beneficios da cerejaNo Japão, todos os anos se cumpre a tradição de ir ao parque contemplar as cerejeiras na época de florescimento, o que chama milhares de turistas. Também na Índia a flor é considerada sagrada, dizendo-se que traz sorte e abundância.

Valor Nutricional da Cereja:

Mas falando das cerejas propriamente ditas, as cerejas não são apenas deliciosas, estas também são boas para a saúde. As Cerejas são uma excelente fonte de vitaminas e minerais, tais como: Vitamina A, vitamina B1, vitamina B2, vitamina C, Niacina, cálcio, fósforo, ferro, lipídeos e flavonoides. Então, confira Os 45 Benefícios da Cereja Para Saúde:

1. Ótimo Anti-inflamatórias:

As cerejas ganharam fama como um dos mais poderosos anti-inflamatórios da natureza, o que significa que elas são benéficas por várias razões. Devido às antocianinas das cerejas, os investigadores mostraram a sua eficácia contra os danos dos radicais livres e a inibição das enzimas ciclooxigenase, sendo melhor do que muitos químicos anti-inflamatórios.

2. Benefícios Para a Artrite:

De acordo com a Arthritis Foundation, beber sumo de cereja misturado com água três vezes por dia pode ser benéfico para pessoas com artrite. Isto devido às suas propriedades anti-inflamatórias.

3. Melhora a Saúde do Coração:

Um estudo da Universidade de Michigan descobriu que uma dieta que inclui cerejas reduz todos os fatores de risco para a doença cardíaca, incluindo a inflamação, gordura corporal e colesterol.

4. Ajuda na Proteção Contra o Câncer:

investigadores descobriram que as cerejas doces ajudam na luta contra o cancro, graças ao seu alto nível de um antioxidante chamado cianidina. A cianidina é um importante eliminador dos radicais livres e também pode promover a diferenciação celular, um processo importante na luta do organismo contra as células cancerosas.

5. Boa Fonte de Energia:

Antocianina também é bom para o cérebro e tem sido comprovado que ajuda a melhorar a memória.

6. Rico em Betacaroteno:

As cerejas são ricas em betacaroteno, que contém 19 vezes mais do que mirtilos ou morangos.

7. Ajuda no Sono:

As cerejas contêm melatonina, uma hormona que regula os ciclos de sono do corpo.

8. Protege Contra a Diabetes:

Isso é dito porque as cerejas têm baixos níveis glicêmicos, menor do que outras frutas como uva, mirtilos ou mesmo pêssegos. Seu consumo, especialmente para diabéticos, é extremamente aconselhado.

9. Previne e Trata Alzheimer:

As cerejas são ricas em antioxidantes, propriedades capazes de beneficiar pacientes de Alzheimer. Aliás, a cereja é oficialmente recomendada pela Alzheimer’s Association, associação de auxílio e tratamento de Alzheimer.

10. Reduz a dor Muscular:

Estudos realizados com grupos de maratonistas e corredores mostram que o consumo de 1 copo e ½ de cerejas é capaz de reduzir dores musculares. Todos os maratonistas que consumiram o fruto antes da corrida apresentaram menos dores ou menos quadros inflamatórios.

beneficio da cereja

11. Previne o Câncer de Cólon:

Um estudo mostrou que as substâncias presentes nas cerejas são capazes de evitar a formação de elementos químicos resultantes do processo de cozimento de hambúrgueres. O estudo concentrou-se na adição de cerejas aos hambúrguer normais e demonstrou que o tecido da fruta “não só retarda a deterioração oxidativa dos lipídios da carne, mas também reduz substancialmente a formação de aminas aromáticas heterocíclicas” suspeitas de serem cancerígenas ao homem.

12. Contra Dores de Cabeça, Insônia e Neurose:

É possível encontrar na composição da cereja alguns tipos de antioxidantes, entre eles a antocianina, cianidina, quercetina (mais potente entre os antioxidantes) e a melatonina, que possui efeito calmante sobre os neurônios do cérebro, acalmando a irritabilidade do sistema nervoso, e consequentemente aliviando problemas de neurose, insônia e dor de cabeça.

13. Redução da Gordura Abdominal:

Em pesquisas feitas com animais com uma dieta rica em cereja em pó, observou-se que os animais ganharam menos peso e acumularam menos gordura do que aqueles que não a consumiram. Além disso, tiveram baixos níveis de inflamação.

14. Redução de Dor Muscular:

Atletas que consumiram o suco de cereja antes de uma corrida de longa distância sentiram menos dores do que os que não consumiram, isso graças às propriedades e benefícios da cereja antioxidantes e anti-inflamatórios, que auxiliam no dano muscular e nas dores.

15. Menor Risco de AVC e Maior Proteção Para o Coração:

A cereja pode ativar os receptores ativados de peroxissoma nos tecidos do corpo. Esses receptores, também conhecidos como PPAR, ajudam a reduzir o risco de doenças cardíacas. Além disso, as cerejas são ricas em potássio, que ajuda a regular o ritmo cardíaco, a pressão sanguínea, e reduzir o risco de hipertensão e de fitoesterois que auxiliam na redução do mau colesterol.

16. Protege Contra a Diabetes:

A cereja possui um indice glicêmico baixo se comparado ao de outras frutas que pessoas com diabetes devem evitar. As cerejas frescas têm o índice glicêmico de 22 apenas. Por conta disso, esse é um dos benefícios da cereja, que é mais liberada para pessoas que sofrem com essa doença.

17. Afasta do Alzheimer:

Também por causa dos antioxidantes presentes na cereja, a fruta é considerada pela Associação do Alzheimer como uma das melhores para a memória.

18. Fortalece o Sistema Imunológico:

Mais uma vez, por ajudar a combater os radicais livres, a cereja também pode ser utilizada para aumentar a imunidade e as defesas do nosso corpo. Neste caso, você poderá ficar livre de vários tipos de doenças, sejam aquelas causadas por infecções bacterianas como outras acometidas por vírus ou fungos.

Com isso, o seu organismo estará protegido de gripes, tosses e resfriados, bem como de febres, enfermidades no trato urinário, cólon, sistema excretor e intestinos, entre outros.

19. Melhora a Visão:

Outra vez os antioxidantes presentes na cereja tornam a fruta um alimento poderoso na proteção do corpo, inclusive dos olhos. Ao consumir a frutinha, é possível proteger os olhos contra os danos causados pelos radicais livres, como a perda da visão, secura e degeneração macular.

Além disso, a cereja também pode auxiliar quando o assunto é manter a pressão ocular sempre adequada, bem como deixar os nossos olhos livres de quaisquer tipos de infecções comuns nessa região do corpo.

20. Melhora a Saúde Mental:

Comer cereja diariamente também pode fazer bem para o seu cérebro! Devido aos seus componentes antioxidantes, a frutinha vermelha pode ajudar a melhorar a eficiência desse importante órgão do corpo humano, mantendo-o mais ativo por reduzir a ação dos temidos radicais livres.

cereja beneficios

21. Melhora a Digestão:

A cereja também é uma fruta rica em fibras. Esses nutrientes são essenciais para aumentar o bolo fecal e facilitar a sua excreção, o que significa que, automaticamente, ela pode evitar a prisão de ventre.

Além disso, ela pode melhorar a digestão como um todo, já que os antioxidantes presentes na fruta estimulam a bílis e os sucos digestivos, enquanto as suas vitaminas auxiliam na absorção adequada dos nutrientes presentes nos alimentos que ingerimos.

22. Ajuda a Emagrecer:

Como você já deve saber, as frutas são grandes aliadas da perda de peso, graças à alta concentração de fibras que pouco se encontra em outros alimentos. E a cereja não é diferente…

Por conter esses nutrientes em abundância em sua composição, a fruta vermelha pode ajudar a aumentar a sensação de saciedade no estômago, evitando as “beliscadas” entre as refeições e a fome fora de hora, bem como a melhorar o trânsito intestinal, outro requisito para mandar alguns quilos extras embora e, ainda, evitar os incômodos inchaços causados por gases na barriga.

23. Combate Inflamações:

Por conter propriedades anti-inflamatórias, a cereja também foi apontada em algumas pesquisas como um alimento que pode atuar como um anti-inflamatório no tratamento e prevenção de doenças como artrite, fibromialgia, gota e lesões. Sendo assim, pacientes portadores dessas enfermidades podem recorrer ao consumo da fruta ou do seu suco para diminuir as dores ou evitar as crises.

24. Reduz o Inchaço:

A Cereja também contribui para eliminar com as dores e inchaços do corpo uma vez que fruta contém propriedades anti-inflamatórias.

25. Benefício da Cereja Para Saúde dos Dentes:

Os compostos presentes nela bloqueiam a formação da placa, que muitas vezes leva a cáries e decadência.

26. Combate o Ácido Úrico:

Por conta do ácido salicílico encontrado na Cereja, o consumo da fruta promove a saúde dos rins evitando o acúmulo de ácido úrico que em taxa elevada pode causar a gota e problemas reumáticos.

27. Benefícios da Cereja Contra o Alzheimer:

Por causa dos antioxidantes presentes, ela é considerada como uma das melhores frutas que estimulam a memória.

28. Cereja Previne a Anemia:

Por conter muito ferro, o consumo dela especialmente nos sucos naturais ajudam a prevenir e combater a anemia melhorando a saúde do sangue.

29. Combate Doenças Respiratórias:

Ainda por conta da vitamina C e outras propriedades e o seu consumo é bastante vantajoso para combater a gripe, resfriados e também as febres causadas por infestações virais e bacterianas.

30. Trata Ansiedade e a Depressão:

Ainda por conta da Melatonina encontrada na Cereja, o consumo da fruta ou em forma de sucos naturais promove efeitos relaxantes para combater a ansiedade e a depressão.

cereja

Confira Outros Benefícios da Cereja Para Saúde:

  • Possui muita água em sua composição, deixando o corpo hidratado e a pele macia;
  • Além de abaixar as taxas de ácido úrico, aliviar sintomas da gota, também combate a
  • hipertensão, mantendo a pressão arterial normal;
  • Por ser rica em ferro, ela combate a anemia e consequentemente, evita a perda de cabelos;
  • Reduz problemas de pele como acnes e ictiose vulgar;
  • Nutrientes presentes nela também ajudam e contribuem para um cabelo mais saudável;
  • São usados em muitos produtos de beleza devido a suas qualidades de clareamento de pele,
  • ajudando assim a promover uma pele mais saudável e brilhante.
  • Muitas vezes, o sumo é mais eficaz que aspirina para combater algumas dores, entre elas a
  • enxaqueca.
  • Previne aterosclerose, por ser rica em antocianinas, poderosos antioxidantes;
  • Combater inflamações no organismo, por conter vitamina C;
  • Prevenir câncer de cólon e de estômago, pois as antocianinas protegem o intestino;
  • Reduz a dor muscular;
  • Redução da gordura abdominal;
  • Combate a tosse;
  • Controla a diabetes;
  • Alivia enxaquecas.

Contraindicações da Cereja:

Lembre-se sempre de consultar um médico ou profissional de saúde antes de optar por iniciar qualquer tratamento ou nova dieta. Não se deve começar nenhum tratamento deliberadamente sem a orientação de um profissional.

Além disso, preste atenção se está comprando uma cereja verdadeira. No Brasil (e talvez em outros países) é muito comum comprar cereja feita de chuchu e achar que está comprando a verdadeira. Gente há que passou a vida toda sem ter comido uma única cereja de verdade, mas jura conhecer o seu sabor.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

Os 40 Benefícios da Aloe Vera Para Saúde

Os 40 Benefícios da Cúrcuma Para Saúde!