Frutas

Gabiroba fruta: 30 benefícios, tipos, informação nutricional e malefícios

beneficios da gabiroba

Gabiroba (Campomanesia xanthocarpa) é uma planta de origem brasileira, cujo nome é originado da língua guarani, que quer dizer, árvore da casca amarga. Ela é conhecida popularmente por gabirobeira, guabiroba, guavirova, guabiroba-miúda e guabiroba-da-mata.

A fruta é extremamente rica em carboidratos, proteínas, sais minerais, Niacina e vitamina C e do complexo B. Pode ser consumida in natura ou na forma de sucos e sobremesas. O consumo da fruta pode servir para tratamentos gastrointestinais, como diarreia e disenteria. Tem propriedades adstringente.

beneficios da gabiroba

Ela também pode ser usada para combater problemas como a gripe e no tratamento de cãibras e males do trato urinário. A infusão das folhas de gabiroba, através de banhos de imersão, pode ser usada como um excelente relaxante muscular, ajudando a aliviar dores. A casca da árvore também pode servir para fazer um benéfico chá que auxiliará no tratamento de problemas como cistite e uretrite.

A planta possui ciclo perene, pouco exigente em relação ao solo, sendo resistente a diferentes climas e estiagens. Suas folhas são lisas ou ásperas e variam de verde-claro a verde-escuro. Possui flor hermafrodita, de coloração que varia do branco ao creme.

Seus frutos adocicados são arredondados, aparecem geralmente de outubro a dezembro e estragam com facilidade. A polpa é esverdeada, suculenta e possui grande quantidade de sementes. Propaga-se por sementes ou mudas.

Valor Nutricional da Gabiroba

Ela é rica em carboidratos, proteínas, sais minerais, Niacina e vitamina C e do complexo B. Ela possui propriedades terapêuticas tais como adstringente, antidiarreica, antigripal, anti-inflamatória, por isso ela é usada na medicina popular em várias regiões brasileiras.

Benefícios da Gabiroba Para Saúde

1. Gabiroba Para o Sistema Urinário:

Dentre as características desta fruta podemos destacar a atuação adstringente, antidiarreica e diurética. Esta última, tendo como exemplo, é encontrada especialmente nas folhas e cascas da planta e por causa disso esta pode ser usada no tratamento de vários distúrbios que afetam o sistema urinário das indivíduos.

2. Trata Acne:

A Gabiroba é de grande benefício para tratar a acne de modo eficiente. O conteúdo de vitamina C também faz a prevenção de acne.

3. Combate a Disenteria:

Este é outro rico Benefício da Gabiroba. Seu consumo regular de maneira moderada, ajuda no abrandamento de andaço e disenteria. Ajuda na advertência de constipação, no tratamento de cãibras e males do acordo urinário.

4. Gabiroba Para Saúde Cerebral:

A Niacina presente na fruta é tão importante para o cérebro que a neblina cerebral e outros sintomas psiquiátricos foram associados à sua deficiência. Além disso, uma pesquisa mostrou que algumas formas de esquizofrenia podem ser tratadas com Niacina pois a vitamina ajuda a desfazer o dano causado ao cérebro.

5. Melhora à Saúde Cardíaca:

A Gabiroba é benéfica para manter a saúde cardiovascular saudável. Isso ajuda na redução dos níveis de colesterol ruim e no aumento dos níveis bons de colesterol. Ela é a fonte decente de gorduras monoinsaturadas que são úteis para o coração saudável.

6. Benefícios da Gabiroba Para Saúde do Coração:

Embora seja mais conhecida como “vitamina das gestantes”, as Vitaminas do Complexo B presentes nesta fruta, são necessárias para o metabolismo, uma vez que está envolvido na produção de células sanguíneas e também pode controlar os níveis de homocisteína, reduzindo os riscos de problemas cardíacos.

7. Combate os Radicais Livres:

Os radicais livres presentes no corpo podem causar danos graves à saúde. Os antioxidantes naturais encontrado na Gabiroba são úteis na remoção desses radicais livres.

8. Previne a Constipação:

Das folhas se faz um chá para diminuição do colesterol e que do mesmo modo auxilia a reforçar a memória, regula o intestino e elimina o corrimento e limpa o útero. Com o mesmo chá de folhas de Gabiroba igualmente se combatem os sinais da constipação.

9. Possui Alto Teor de Proteínas:

A proteína encontrada na Gabiroba consiste em pouca quantidade de gorduras monoinsaturadas e tem muitas sementes dentro dela. As sementes desta fruta são constituídas por gorduras e proteínas que são benéficas para saúde do corpo em geral.

10. Gabiroba Contra a Impotência:

Estudos concluíram que a Niacina presente na Gabiroba pode melhorar a capacidade dos homens de manter uma ereção caso sofra de disfunção erétil. Uma vez que é apenas uma vitamina, os especialistas sentem que usar a Niacina é uma maneira simples e segura de tratar a disfunção erétil e a impotência.

11. Trata Inflamações:

A Artrite afeta diretamente as articulações e provoca irritação grave e imobilidade. Adicionar a Gabiroba o à sua dieta pode ajudá-lo a combater essas doenças. Os Benefícios da Gabiroba para pessoas que sofrem de artrite são tão grandes que é comumente referido como o “fruto anti-inflamatório“.

12. Promove a Saúde da Pele:

A vitaminas C encontrada na fruta é essencial para a cicatrização da pele, para a preservação dos vasos sanguíneos, auxilia a cuidar do coração, a ajudar de algumas doenças degenerativas e além de associar na metabolização de mais nutrientes e vitaminas, por causa disso é fundamentais incorporá-la na nossa regime de maneira adequada.

13. Benefícios da Gabiroba Contra Queimaduras:

Ao combinar a Gabiroba com suco de pepino e mel, você pode criar um composto muito bom para acalmar a pele queimada. Rica em vitamina B3, pode hidratar a pele queimada e liberar o calor da área afetada.

14. Aumenta a Imunidade:

Este também esta entre os principais Benefícios da Gabiroba, por ser rica rica em carboidratos, proteínas, sais minerais, Niacina e vitamina C e do complexo B. Ela tem características terapêuticas tais como adstringente, antidiarreica, antigripal, anti inflamatória, por causa disso ela é suada na medicina popular em diversas regiões brasileiras.

15. Melhora a Saúde Intestinal:

Por ser rica em fibra, esse é outro importante Benefício da Gabiroba. Para quem sofre com episódios regulares de prisão de ventre, a fruta pode servir como um bom remédio natural: a polpa da fruta é composta por um alto teor de fibras, que induzem os movimentos intestinais e estimulam a liberação de sucos digestivos.

gabiroba

Outros Benefícios da Gabiroba Para Saúde

  • A Gabiroba é um das mais simples e mais eficazes comportamento de acabar com a dor de dente de maneira natural;
  • Na medicina popular, a Gabiroba além disso é bastante usada para diminuir os graus de triglicerídeos e glicose no sangue, em casos de abatimento e declinação abstrato;
  • A infusão da casca da árvore se usa para cuidar complicações urinários diferentes e, o banho de assento reduz as hemorroidas. Já o banho das folhas é um rico relaxante muscular;
  • Também possuem quantidades significativas de antioxidantes, que previnem os radicais livres, auxiliando na imunização do organismo, formação da pele entre outros;
  • Auxilia nos processos digestivos e previne o câncer de cólon e diabetes;
  • Em Taiwan, diabéticos usam a fruta como substituto para o arroz como fonte de fibras;
  • Supostamente aumenta a excreção de metais pesados e diminui o colesterol e pressão sanguínea;
  • Comer regularmente alivia doenças crônicas do sistema respiratório;
  • A infusão da pele dos frutos da Gabiroba é usada no tratamento de processos catarrais, diarreia, disenteria;
  • A infusão da pele desse fruto é usada no tratamento de processos catarrais, andaço e disenteria;
  • A medicina aborígene aplica a Gabiroba para alimentar feridas e infecções na boca, dor de dente, contusões, dor de abdômen e impulsionar o concepção;
  • Protege as células do organismo, pois a casca deste fruto é rica em polifenóis que são antioxidantes;
  • Ajuda na digestão devido à presença de sementes na polpa;
  • As sementes são pobres em gordura poli-insaturada, e as vermelhas em particular não possuem gordura saturada. Sementes tem efeito laxante;
  • O talo e as flores são usados para problemas renais.

Malefícios da Gabiroba

O uso da fruta é contraindicado para grávidas, hemofílicos e pessoas que sofrem com doenças cardíacas ou renais. Pode aumentar o risco de hemorragias e o contato com a resina produzida pela árvore pode causar irritação na pele. Durante os meses de setembro e outubro, os polens podem provocar alergias, em particular a rinite alérgica.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.